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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostGosto muito de te ler, mas aqui acho que te espalhaste
Então achas que um Clio 1,2 puxava 285 ton ? basta atrelares um reboque com uma moto de água com menos de 500 kg e o carro já não anda nada, como é que querias fazer isso ?
Voçês não têm noção, eu conheci em tempos um senhor com um citro ZX que puxava uma pequena roulote e dizia que o carro se borrava todo e tu dizes-me que moviam uma massa de 285 toneladas
O mesmo para uma pessoa, uma senhora de 50 kg na melhor das hipóteses empurra um segmento C em terreno plano e durante 9 ou 10 mts.
Todo este tópico origina de completa ignorânca sobre os conceitos distintos de força e potência.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostGosto muito de te ler, mas aqui acho que te espalhaste
Então achas que um Clio 1,2 puxava 285 ton ? basta atrelares um reboque com uma moto de água com menos de 500 kg e o carro já não anda nada, como é que querias fazer isso ?
Voçês não têm noção, eu conheci em tempos um senhor com um citro ZX que puxava uma pequena roulote e dizia que o carro se borrava todo e tu dizes-me que moviam uma massa de 285 toneladas
O mesmo para uma pessoa, uma senhora de 50 kg na melhor das hipóteses empurra um segmento C em terreno plano e durante 9 ou 10 mts.
Um carro não foi feito para puxar esse peso todo, nem um trator foi, lol...
Consegue apenas porque tem potência e binário para isso, mas gostava de ver o estado dos componentes depois de essa aventura, será que foi vendido como novo?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNão espalhei nada, tu é que nao percebes nada de mecânica ou física. Tal como a senhora empurra o segmento C, o Clio também puxa um avião, puxa é devagar. Só é preciso jeito para o arranque.
Todo este tópico origina de completa ignorânca sobre os conceitos distintos de força e potência.
Mas apostaria que um Clio 1,2 nem um camião TIR carregado mexe quanto mais algo quase 10 x mais pesado.
Agora não me venhas é com teorias de desmultiplicações, porque falamos dos carros normais.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostNem percebo nem digo que percebo.
Mas apostaria que um Clio 1,2 nem um camião TIR carregado mexe quanto mais algo quase 10 x mais pesado.
Agora não me venhas é com teorias de desmultiplicações, porque falamos dos carros normais.
Mas o avião está assente em 3 rodas. Com sorte é mais fácil de arrancar do que propriamente o Camião...
O atrito estático é sempre o grande entrave, e esse é sempre função da área de contacto. Claro que também é função do peso, mas neste parâmetro da área de contacto é preciso saber se os n pneus do camião não ultrapassam os 3 pneus do avião em área de contacto...
Mas nunca pensei que isto era para levar a sério...
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostMas o avião está assente em 3 rodas. Com sorte é mais fácil de arrancar do que propriamente o Camião...
O atrito estático é sempre o grande entrave, e esse é sempre função da área de contacto. Claro que também é função do peso, mas neste parâmetro da área de contacto é preciso saber se os n pneus do camião não ultrapassam os 3 pneus do avião em área de contacto...
Mas nunca pensei que isto era para levar a sério...
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Por acaso e falando a sério, o elo mais fraco nestas coisas costuma ser a embraiagem. Portanto acaba por ser complicado num veículo sem redutoras.
Nestes carros modernos há um conjunto de electrónica que consegue mimetizar os antigos sistemas mecânicos dos TTs, desde bloqueios, controlo de arranque, descida, etc. Não sei como estes componentes reagem perante estes desafios, mas o certo é que não foram desenhados para grandes aventuras. Por exemplo, consegue-se fazer um caminho mais complicado com SUVs 4x4 com electrónicas destas, mas seguramente não é para fazer muitas vezes nem usar forte e feio que aquilo abusa de travões, etc. Os antigos TTs com diferenciais e caixas de transferências saiam de grandes desafios sem mácula.
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O Clio é so um exemplo exagerado, com jeitinho acredito que se fizesse, porque tem potência e força mais do que suficiente. A força que o Clio gera é muito maior que a força do homem mais forte do mundo...que chega para arrancar o avião.
O problema é só a embraiagem, é como tentar arrancar com o travão de mão puxado.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostGosto muito de te ler, mas aqui acho que te espalhaste
Então achas que um Clio 1,2 puxava 285 ton ? basta atrelares um reboque com uma moto de água com menos de 500 kg e o carro já não anda nada, como é que querias fazer isso ?
Voçês não têm noção, eu conheci em tempos um senhor com um citro ZX que puxava uma pequena roulote e dizia que o carro se borrava todo e tu dizes-me que moviam uma massa de 285 toneladas
O mesmo para uma pessoa, uma senhora de 50 kg na melhor das hipóteses empurra um segmento C em terreno plano e durante 9 ou 10 mts.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostNem percebo nem digo que percebo.
Mas apostaria que um Clio 1,2 nem um camião TIR carregado mexe quanto mais algo quase 10 x mais pesado.
Agora não me venhas é com teorias de desmultiplicações, porque falamos dos carros normais.
Uma pessoa tem muito pouca força comparando com um carro e é facílimo empurrar um carro de 1500 ou 2000 KG
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO Clio é so um exemplo exagerado, com jeitinho acredito que se fizesse, porque tem potência e força mais do que suficiente. A força que o Clio gera é muito maior que a força do homem mais forte do mundo...que chega para arrancar o avião.
O problema é só a embraiagem, é como tentar arrancar com o travão de mão puxado.
Toda a cadeia de potência e sua transmissão é muito diferente de um carro.
Um Clio 1,2 ou um carro com um motor fraco e tracção reduzida tem muito pouco poder de towing.
Reparem que no video da primeira página o Land rover serie 1 reboca um avião que será talvez 30 x mais leve que o airbus 380 e mesmo assim falamos de um TT com fortíssima capacidade de redução.Editado pela última vez por AlexKarelin; 09 May 2017, 15:48.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostReparem que no video da primeira página o Land rover serie 1 reboca um avião que será talvez 30 x mais leve que o airbus 380 e mesmo assim falamos de um TT com fortíssima capacidade de redução.
(nunca mais daqui saímos... )
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostGosto muito de te ler, mas aqui acho que te espalhaste
Então achas que um Clio 1,2 puxava 285 ton ? basta atrelares um reboque com uma moto de água com menos de 500 kg e o carro já não anda nada, como é que querias fazer isso ?
Voçês não têm noção, eu conheci em tempos um senhor com um citro ZX que puxava uma pequena roulote e dizia que o carro se borrava todo e tu dizes-me que moviam uma massa de 285 toneladas
O mesmo para uma pessoa, uma senhora de 50 kg na melhor das hipóteses empurra um segmento C em terreno plano e durante 9 ou 10 mts.
Ja te questionastes porque quando queres empurrar um armário pesado, no início custa tanto e depois fica bem mais fácil? Procura sobre coeficiente de atrito estático e cinético e vais perceber porque é que a maioria dos carros fariam aquilo se tivessem a capacidade de arrancar.
Acho que a maioria dos TT em lentas e pneus com bom grip , puxava aquilo com relativa facilidade.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostO homem mais forte do Mundo gerará algo como 6 cv e pode funcionar como uma cx de velocidades de redução quase infinita, portanto é uma péssima comparação com o carro.
Toda a cadeia de potência e sua transmissão é muito diferente de um carro.
Um Clio 1,2 ou um carro com um motor fraco e tracção reduzida tem muito pouco poder de towing.
Reparem que no video da primeira página o Land rover serie 1 reboca um avião que será talvez 30 x mais leve que o airbus 380 e mesmo assim falamos de um TT com fortíssima capacidade de redução.
O problema não é falta de força para mover o avião, é que há um regime mínimo para o motor funcionar, por isso é preciso arrancar muito gradualmente para o motor não abrandar muito e ir abaixo. Um motor com mais binário ao regime de relanti obviamente não precisa de o fazer tão gradualmente, mas com um motor pequeno tambem é possivel, é uma questão de embraiagem. Obviamente que a embraiagem de um Clio não é feita para este tipo de abuso e o que vai acontecer é que vais estar ali um minuto a fazer ponto e dar cabo dela.
Há carros com motores semelhantes, pesos semelhantes, relações de transmissão semelhantes, mas que um vai muito mais facilmente abaixo a fazer ponto de embraiagem que outro. Basta ter uma embraiagem que é mais ON/OFF para isto acontecer. É um dos motivos pelos quais se usa embraiagem com accionamento hidráulico em caixas manuais, ao multiplicar a força do pedal permite controlar a posição com mais precisão e usar uma mola mais forte.
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Coisa mais importante: tinha lastro ou não? Os carros que já fizeram coisas semelhantes só o conseguiram com centenas de quilos a mais na mala e até com amortecimento adaptado para aguentar tal engorda.
Isto é tudo muito relativo. Já vi um tractor agrícola a tentar puxar um Autocarro grandito e o autocarro nem 1cm se mexeu. O trator saltava bem, o homem até largava o volante.
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Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver PostGosto muito de te ler, mas aqui acho que te espalhaste
Então achas que um Clio 1,2 puxava 285 ton ? basta atrelares um reboque com uma moto de água com menos de 500 kg e o carro já não anda nada, como é que querias fazer isso ?
Voçês não têm noção, eu conheci em tempos um senhor com um citro ZX que puxava uma pequena roulote e dizia que o carro se borrava todo e tu dizes-me que moviam uma massa de 285 toneladas
O mesmo para uma pessoa, uma senhora de 50 kg na melhor das hipóteses empurra um segmento C em terreno plano e durante 9 ou 10 mts.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostIsto é tudo muito relativo. Já vi um tractor agrícola a tentar puxar um Autocarro grandito e o autocarro nem 1cm se mexeu. O trator saltava bem, o homem até largava o volante.
Ja puxei eu mesmo (não é teorias ) um tractor+semi-reboque carregado, numa rua a subir, em paralelos, com chuva (o camião não conseguia sair do sítio por falta de tracção), com uma retroescavadora, que tem geralmente uma capacidade de traçcão inferior a um tractor agrícola de tamanho semelhante. E sem dificuldade nenhuma, foi prender a cinta e puxar.
Ou então falas daqueles tractores agrícolas minusculos que são mais uma espécie de moto4 para lavrar que outra coisa.
Um tractor a sério usa conversor de binário ou transmissao hidrostática e não embraiagem (tal como a retro), lá esta o tal ponto que falava lá atrás...Editado pela última vez por SRLA; 09 May 2017, 17:44.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostEsqueceram-se do travão de mão?
Ja puxei eu mesmo (não é teorias ) um tractor+semi-reboque carregado, numa rua a subir, em paralelos, com chuva (o camião não conseguia sair do sítio por falta de tracção), com uma retroescavadora, que tem geralmente uma capacidade de traçcão inferior a um tractor agrícola de tamanho semelhante. E sem dificuldade nenhuma, foi prender a cinta e puxar.
Ou então falas daqueles tractores agrícolas minusculos que são mais uma espécie de moto4 para lavrar que outra coisa.
Um tractor a sério usa conversor de binário e não embraiagem (tal como a retro), lá esta o tal ponto que falava lá atrás...
Nao é nada por aí além o que disseste, já vi brincadeiras dessas com retroescavadoras que ninguém iria dizer que seria capaz de puxar
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Relembro este topico a explicar a potencia e binario: http://forum.autohoje.com/forum-gera...celeracao.html
Agora acrescento: qualquer carro pode puxar um avião, desde que tenha a tração necessaria e uma transmissão que faça a desmultiplicação suficiente para criar nas rodas o binario necessario para mover o avião.
Portanto, o binario do motor é indiferente porque a transmissão é que vai garantir que temos binario suficiente na roda, e a potencia, apenas significa que vai acelerar mais depressa ou mais devagar. Isto é, até um carro com 10 hp puxa o avião, apenas vai é acelerar muito mais lentamente.
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Originalmente Colocado por Tictac Ver PostEle terá um bocado de razão..
Ja te questionastes porque quando queres empurrar um armário pesado, no início custa tanto e depois fica bem mais fácil? Procura sobre coeficiente de atrito estático e cinético e vais perceber porque é que a maioria dos carros fariam aquilo se tivessem a capacidade de arrancar.
Acho que a maioria dos TT em lentas e pneus com bom grip , puxava aquilo com relativa facilidade.Originalmente Colocado por Tictac Ver PostHa aqui tanta gente com noções erradas de física que até assusta, e o pior é que se acham certos.
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