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Gasóleo: Ainda uma boa aposta?

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    Impedir de circular tendo em conta a poluição é correto.

    Infelizmente o governo devia começar pelos transportes públicos.

    Quanto ao gasóleo se fizesse muitos kms não teria nenhum problema em comprar um.

    Comentário


      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
      Um quarto dos automóveis são anteriores à euro 6? Tens a certeza?
      Só citei a notícia.

      Comentário


        O artigo do DN é tão mal escrito que parece um estagiário
        Passamos a fronteira e estamos em Madrid
        O Carlos Barbosa calado era um poeta
        Híbridos do StandVirtual aumentam 300% claro, basta olhar para o aumento de vendas, é proporcional
        Depois a Utopia...um quarto dos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais do parque nacional - são anteriores à norma Euro 6 Não será o oposto, 3/4 serem anteriores à E6?

        Esqueçam, é lenha...disse uma data de coisas sem pés nem cabeça, junto tudo num bolo e serviu para quem quiser provocando digestões convulsas..
        Se disserem, a tecnologia do Diesel está a morrer, grandes capitais vão banir viaturas a gasolina e Gasóleo, que se a medida espalhar, pode provocar o fim das viaturas. Podiam falar da procura louca do Litio, ou da capacidade da rede em abastecer viaturas com carga rápida, ou falar das autonomias das viaturas que existem, ou até dos mild hibrid, do novo motor a gasolina da mazda, da futura Euro 7, mas não...como dizem os Uk....Fuck off

        Comentário


          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
          Impedir de circular tendo em conta a poluição é correto.

          Infelizmente o governo devia começar pelos transportes públicos.

          Quanto ao gasóleo se fizesse muitos kms não teria nenhum problema em comprar um.
          por muito que os autocarros sejam mega tratores, eles levam 50 ou 60 pessoas, pelo que a poluiçao dividida pelo nº pessoas e menos grave. De resto acho que o ideal é andar nos seguintes carros 190 D, 1.5 D, 1.8D, 1.9 D, TD60 etc esses purificam o ar por onde passam

          Comentário


            Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
            Infelizmente o governo devia começar pelos transportes públicos.
            Isso não faz sentido, os transportes públicos são dos que menos poluem por passageiro.

            Um autocarro que leve 20 pessoas polui menos do que 20 carros que na maioria das vezes levam uma pessoa.

            Comentário


              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
              Isso não faz sentido, os transportes públicos são dos que menos poluem por passageiro.

              Um autocarro que leve 20 pessoas polui menos do que 20 carros que na maioria das vezes levam uma pessoa.
              Tens a certeza disso?
              É que ainda se vêm muito autocarro de 90 e picos e largar belas fumaradas.
              Prefiro 20 que passem por mim 20 carros do que levar com uma nuvem dum destes autocarros...

              E os Táxis que não têm que cumprir ainda as restrições de pré-2000 no centro de Lisboa?

              Comentário


                Acho que o problema não é a poluição dos autocarros nem isso é muito lógico, o que se deve discutir é o melhoramento dos transportes publicos, isso sim.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                  Isso não faz sentido, os transportes públicos são dos que menos poluem por passageiro.

                  Um autocarro que leve 20 pessoas polui menos do que 20 carros que na maioria das vezes levam uma pessoa.
                  Há camionetas de 85 a circular, certamente não devem fazer bem ao ambiente.

                  Além do mais deveria ser uma das obrigações do caderno de encargos para quem quisesse ter uma transportadora quer de passageiros, quer de mercadorias.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                    Acho que o problema não é a poluição dos autocarros nem isso é muito lógico, o que se deve discutir é o melhoramento dos transportes publicos, isso sim.
                    Os centros das cidades deveriam ser pedonais.

                    Os transportes modernos e eficientes em termos de poluição.

                    Não deveria ser permitido que se utilizasse transportes velhos e poluentes profissionalmente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                      Acho que o problema não é a poluição dos autocarros nem isso é muito lógico, o que se deve discutir é o melhoramento dos transportes publicos, isso sim.
                      Sim claro , o que é preciso é que muitos idiotas deixem os carros em casa e comecem a andar de bus .... Porem bus é coisa de pobre e como tal é sempre melhor andar no seu carrinho de 5 lugares a gasoleo para andar sozinho e gastar 5 euros só no transito por dia

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        Sim claro , o que é preciso é que muitos idiotas deixem os carros em casa e comecem a andar de bus .... Porem bus é coisa de pobre e como tal é sempre melhor andar no seu carrinho de 5 lugares a gasoleo para andar sozinho e gastar 5 euros só no transito por dia
                        Colocar esse ónus de culpa na idiotice das pessoas é errado e não leva a lado nenhum.
                        Enquanto se achar que as pessoas não usam mais transporte públicos por casmurrice não se resolve nada.

                        E a política que se tem visto, de taxar e limitar o tráfego funciona, mas é errado e grave se não for acompanhado por melhorias nos transportes públicos

                        Usando o exemplo de Lisboa, as pessoas usam o transporte próprio por N razões.
                        1. É mais rápido e práctico nos seus percursos, que incluem múltiplas paragens diariamente.
                        (a) Esta questão é mais ampla do que parece, não basta restringir tráfego, o próprio preço e localização das casas e locais de trabalho, localização de cresces e escolas, deslocalização do comércio para a periferia, tudo tem influência nisto.
                        Basta pensar em alguém com um filho pequeno, que mora na periferia e trabalha em Lisboa.

                        2. Os transportes públicos têm um nível de fiabilidade e conforto cada vez pior, algo que é inadmissível se quer ser alternativa ao transporte individual, aliado a um custo pouco competitivo para que o utilizador ocasional se "cative" e comece a deixar o carro em casa. (ver as filas enormes à porta do metro do aeroporto para comprar bilhete deixa-me envergonhado)

                        3. Flexibilidade, não depender de uma rede que têm restrições de horários, que não chega à porta de toda a gente ou depende de muitos transbordos.

                        4. Não existe incentivo ao tráfego que entra na cidade a estacionar gratuitamente perto de uma plataforma intermodal de transporte.

                        Comentário


                          Eu já estive mais longe de não usar transportes públicos...

                          É sempre uma incerteza, em todos os que utilizo. Dentro de lx, por exemplo, o metro tem atrasos constantes e prolongados...

                          Um gajo paga o passe e depois tem de usar transporte próprio se quer ter a certeza de chegar a horas.

                          Já agora, porque não as entidades competentes, fiscalizarem de verdade o funcionamento dos semáforos? Na margem sul conheço vários (muitos...) que fecham sem razão aparente. Isto várias vezes ao dia/semana/ano dá um resultado brutal no que toma a emissões poluentes... Mas parece que ninguém se preocupa


                          Cump.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                            Sim claro , o que é preciso é que muitos idiotas deixem os carros em casa e comecem a andar de bus .... Porem bus é coisa de pobre e como tal é sempre melhor andar no seu carrinho de 5 lugares a gasoleo para andar sozinho e gastar 5 euros só no transito por dia
                            Este é o tipo de afirmação de quem não anda em transportes públicos

                            E sim vivo em Lisboa e sei do que falo, o sistema de transportes público é CARO, deficiente, pouco fiável e compromete a saúde mental e física.

                            Comentário


                              São já 11 as cidades europeias que anunciaram que vão proibir os veículos a diesel nos próximos 10 anos. Também outras cidades já têm ou vão ter restrições à circulação de carros poluentes.Vários países anunciaram que vão impedir a entrada de veículos a gasóleo até 2025. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Bélgica estão entre os principais a proibir a circulação de carros a diesel. "Os motores de combustão vão desaparecer muito antes do que se pensa", afirmou Elzbieta Bienkowska, comissária europeia para a Indústria.
                              Em França a venda de veículos com motores de combustão será proibida a partir de 2040. A tendência é que os países vizinhos sigam na mesma direcção, começando pelas principais cidades onde os níveis de poluição do ar são preocupantes.A Alemanha e os maiores grupos do sector, entre os quais a Mercedes, VW, BMW ou Opel, acordaram alterar o software de mais de cinco milhões de carros a gasóleo para diminuir até 30% as emissões. Além de implementarem incentivos à troca de carro por veículos menos poluentes.

                              Caso a Espanha decidisse banir os carros a diesel das suas estradas, significaria que 1,4 milhões de automóveis em Portugal seriam impedidos de sair do país. Mais de um milhão de carros vendidos em Portugal, entre 2006 e 2014, não cumprem os limites impostos sobre as emissões poluentes, avançou o Diário de Notícias.

                              Para Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), "os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores pensam assim", disse.

                              Com a introdução destas novas regras as vendas de carros a diesel estão a cair um pouco por toda a Europa, com uma média de queda fixada nos 9,6%. Portugal não é excepção, mas a queda tem sido menor (5%), sendo um dos países europeus com a maior quota de carros a gasóleo.

                              http://www.aquelamaquina.pt/tome-not...=HP_Carroussel

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                Os centros das cidades deveriam ser pedonais.

                                Os transportes modernos e eficientes em termos de poluição.

                                Não deveria ser permitido que se utilizasse transportes velhos e poluentes profissionalmente.
                                falas muito bem, mas o problema é que toda gente é amiga do ambiente e tal, mas quando se toca no ponto crucial que é financiamento para que seja criadas essas condições, os senhores responsáveis olham para o lado, pois não há €€€€ para isso, mas para outras coisas fúteis há sempre...

                                por isso é que isto é tudo muito bonito, mas nas grandes cidades acabar com os carros vai ser muito complicado, enquanto não forem criadas condições decentes, algo que neste momento são péssimas...

                                Comentário


                                  Esse Carlos Barbosa é a real nodoa...

                                  Comentário


                                    A diferença entre a poluição de motores a gasolina e diesel é enorme


                                    Emissions for Road Vehicles (per vehicle kilometre)
                                    Vehicles Carbon monoxide Hydro - carbons Oxides of nitrogen Carbon dioxide
                                    Petrol car without a catalyst 100 100 100 100
                                    Diesel cars without a catalyst 2 3 31 85
                                    Fonte: http://www.air-quality.org.uk/

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por BedfordFan Ver Post
                                      A diferença entre a poluição de motores a gasolina e diesel é enorme


                                      Emissions for Road Vehicles (per vehicle kilometre)
                                      Vehicles Carbon monoxide Hydro - carbons Oxides of nitrogen Carbon dioxide
                                      Petrol car without a catalyst 100 100 100 100
                                      Diesel cars without a catalyst 2 3 31 85
                                      Fonte: http://www.air-quality.org.uk/
                                      Anda aí uma quantidade de carros sem catalisador Ui Ui !

                                      Essa fonte então é um mimo, aposto que o servidor até cuspiu a disquete quanto teve tantos cliques

                                      Comentário


                                        O tráfego aéreo em Lisboa e Porto, aviões a aterrar e a levantar minuto a minuto, não tem poluição pior que os carros a diesel?

                                        Além disso, previsão para 2040 (mais os normais regulamentos 2045) em todo caso estamos em 2017 e até 2040 muito irá acontecer, uma é que a maioria que estão aqui a postar ou já foi ou está na varanda ver passar aeronaves!

                                        Esta é a verdade, porquê stressar atualmente e em 2017?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          falas muito bem, mas o problema é que toda gente é amiga do ambiente e tal, mas quando se toca no ponto crucial que é financiamento para que seja criadas essas condições, os senhores responsáveis olham para o lado, pois não há €€€€ para isso, mas para outras coisas fúteis há sempre...

                                          por isso é que isto é tudo muito bonito, mas nas grandes cidades acabar com os carros vai ser muito complicado, enquanto não forem criadas condições decentes, algo que neste momento são péssimas...
                                          Sim, é necessário como dizes a criação de infraestruturas para se resolver a questão da mobilidade.

                                          Mas é o melhor a longo prazo, os governantes têm de se capacitar.

                                          Comentário


                                            Ficheiros anexados

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                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              São já 11 as cidades europeias que anunciaram que vão proibir os veículos a diesel nos próximos 10 anos. Também outras cidades já têm ou vão ter restrições à circulação de carros poluentes.Vários países anunciaram que vão impedir a entrada de veículos a gasóleo até 2025. França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Bélgica estão entre os principais a proibir a circulação de carros a diesel. "Os motores de combustão vão desaparecer muito antes do que se pensa", afirmou Elzbieta Bienkowska, comissária europeia para a Indústria.
                                              Em França a venda de veículos com motores de combustão será proibida a partir de 2040. A tendência é que os países vizinhos sigam na mesma direcção, começando pelas principais cidades onde os níveis de poluição do ar são preocupantes.A Alemanha e os maiores grupos do sector, entre os quais a Mercedes, VW, BMW ou Opel, acordaram alterar o software de mais de cinco milhões de carros a gasóleo para diminuir até 30% as emissões. Além de implementarem incentivos à troca de carro por veículos menos poluentes.

                                              Caso a Espanha decidisse banir os carros a diesel das suas estradas, significaria que 1,4 milhões de automóveis em Portugal seriam impedidos de sair do país. Mais de um milhão de carros vendidos em Portugal, entre 2006 e 2014, não cumprem os limites impostos sobre as emissões poluentes, avançou o Diário de Notícias.

                                              Para Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), "os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores pensam assim", disse.

                                              Com a introdução destas novas regras as vendas de carros a diesel estão a cair um pouco por toda a Europa, com uma média de queda fixada nos 9,6%. Portugal não é excepção, mas a queda tem sido menor (5%), sendo um dos países europeus com a maior quota de carros a gasóleo.

                                              http://www.aquelamaquina.pt/tome-not...=HP_Carroussel
                                              Li este artigo de manhã, e concordo com a frase do presidente do ACP.

                                              Este artigo é tão esquisito que faz parecer que os carros a diesel são só um problema de Portugal, como se fosse o nosso pequeno país a alimentar as fábricas europeias (e não só) que passaram bem mais de uma década focados nos motores diesel.


                                              Ainda que a mudança venha a ser inevitável em algum ponto, parece que muitos governantes andam na lua quanto aos custos reais para a sua própria economia de tentar colocar a carroça à frente dos bois.

                                              Aliás, a ironia nasce logo em terem sido eles próprios (governos) a exigirem metas anti-poluição dificilmente alcançáveis, mas ao mesmo tempo a não fiscalizar com qualquer tipo de rigor as emissões reais dos carros vendidos (e falo em todos os fabricantes europeus, particularmente no diesel).

                                              Agora aparecem espantados como se fossem uns anjinhos e não imaginassem que a poluição dos carros era muito superior (tal como eram os consumos face aos homologados), e a insistir novamente em colocar a carroça à frente dos bois.

                                              Aguardemos com serenidade, até porque muita água terá de passar por baixo de muitas pontes.

                                              Comentário


                                                Quanto à questão inicial do tópico, a resposta hoje é a mesma que era há 10 anos atrás, e é um "depende"!

                                                Sejamos claros no facto de existirem motores a gasóleo globalmente maus em termos de fiabilidade, o que combinado com condições menos do que ideais os transforma num pesadelo em chatices.

                                                Mas esses motores sempre existiram também na versão a gasolina, e o 1.4 TSI até é um deles, sempre pronto para "rebentar" por diversos pontos.
                                                É mesmo uma das piores coisas a gasolina que se fez na última década.

                                                Daí que antes de qualquer compra faça mais sentido olhar para a utilização que se vai dar ao carro (muitos ou poucos km anuais, trajectos longos ou curtos com maior frequência), histórico dos problemas mais comuns da motorização que estamos a pensar comprar, e no final o estado da unidade em concreto que estamos a pensar comprar.

                                                Não acredito muito em respostas do combustível A, B, C ou D serem melhores em todos os factores, e muito menos como se o design do motor não fosse tão ou mais importante do que o combustível em termos da sua longevidade média.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por BedfordFan Ver Post
                                                  Podemos então concluir que a gasolina é um verdadeiro perigo. Ou seja, como os americanos dizem, um verdadeiro Danger.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BedfordFan Ver Post
                                                    Custa muito perceber que estao apenas a considerar o CO2? Que por acaso nem e um poluente?

                                                    E que foi nesse equívoco que a europa andou a dormir nas últimas duas décadas?

                                                    Vê lá se os EUA dormiram na forma...
                                                    Editado pela última vez por RLTsport; 28 August 2017, 23:37.

                                                    Comentário


                                                      Pondo de lado os poluentes tóxicos e cancerígenos do diesel – óxidos de azoto e de enxofre e partículas finas, que causam cancros, AVCs, DPOCs e enfartes – a queima de um litro de gasóleo são 2,64 kilos de CO2/km, contra 2,33 kilos para um litro de gasolina. É a consequência lógica de o gasóleo ser mais pesado e mais denso em carbono. E é por aí que tudo tem de começar: a única forma democrática e eticamente aceitável de taxar os combustíveis é indexado ao carbono. Por exemplo, 20 ou 25 cêntimos, ou o que for, por kilo de CO2 emitido. Precisamente o contrário do que se passa hoje, em que um litro de gasolina dos pandas, twingos e dacias do proletariado e classe média assalariada paga 26 cêntimos de imposto fixo a mais pra a burguesia exploradora ter gasóleo mais barato pra os seus mercs, bimmers, cayennes e panameras e poluir mais. Até Bentl Quando se paga mais pra poluir menos o veredicto é sem apelo: está-se a ser ROU-BA-DO.
                                                      Você dirá: “ah, e tal, mas eu com um litro de gasóleo faço muito mais kms que outros com um de gasolina, e no fim, na contagem do CO2 sou muito mais eficiente”. Óptimo, se faz mais kms com o mesmo combustível, o benefício é todo seu, não vai repartir com o vizinho os seus ganhos de eficiência. Nem pense que à conta disso ainda vai e exigir ao vizinho que lhe subsidie fiscalmente o combustível. Aliás, o critério da eficiência pode servir é pra taxar carros, só isso, nunca combustíveis. O combustível custa o mesmo pra utilizadores muito, pouco ou nada eficientes. O Estado tem é de taxar o total de poluição que você produz, e que a taxar por igual aos outros, sem olhar ao rendimento do seu carro, que é assunto seu.
                                                      O balanço final de CO2 acaba até por ser catastrófico, porque os dieselistas compram carros muito maiores e são estimulados a usá-los mesmo sem necessidade e a fazer muito mais kms só para justificar o investimento num diesel.
                                                      O diesel é um verdadeiro escândalo que vive à custa do privilégio fiscal anacrónico. Só que isso tem resposta: a guerra, que já começou a ser travada e um dia há-de acabar com ele. Ou pelo menos com o privilégio. Talvez já não venha assim tão longe.

                                                      Comentário


                                                        Quem quer carro pra durar, sem surpresas desagradáveis e com pouca despesa de manutenção, só tem uma opção: os bons velhos carros a gasolina, sem turbos nem injecções ultra-sofisticadas. Tem é a chatice de largar na bomba 26 cêntimos de imposto a mais em litro pra subsidiar o gasóleo barato a outros. Mas aí o defeito não é do carro.

                                                        Comentário


                                                          A propósito da questão das 11 cidades que estão com intenção de proibir o Diesel no futuro, a SIC entrevistou o presidente da ACAP que representa os vendedores.

                                                          Como é natural a resposta dele foi algo como "desde que se abatam os antigos e se comprem novos, tudo bem". E chegou a dizer que ser diesel ou gasolina é exactamente igual, o importante é a idade... Boa....

                                                          Digo isto há séculos, nós em Portugal não temos uma associação que defenda mesmo a sério o sector automóvel. Há os vendedores, os ambientalistas, o desporto automóvel, os peões, etc. Todos "defendem o sector"

                                                          Cada um puxa a brasa à sua sardinha.

                                                          Depois temos a aberração de um carro com 200cv a gasolina ou GPL de 1998 poder pagar uns 500 euros de IUC e outro a Diesel poder pagar uns 40.... e quem temos para sensibilizar os nossos governantes sobre esta questão?

                                                          Ninguém.

                                                          Desde que se vendam novos, isso sim é o ideal. Abater tudo. E la desaparece algum património.

                                                          Comentário


                                                            A sensibilidade dos governates é para sacar impostos e o ambiente é a mera desculpa politicamente correta para o efeito.

                                                            Um plug-in que gasta 1/2 ou 1/3 de uma viatura normal é recompensado com um IUC superior à média.

                                                            Os táxis podem deduzir o IVA do gasóleo mas não o da gasolina. Enquanto nas cidades europeias do primeiro mundo se vêm imensos híbridos, ajudando à qualidade do ar, em Portugal subsidia-se os fumarentos cancerígenos para continuarem a circular como se nada fosse.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                              Tens a certeza disso?
                                                              É que ainda se vêm muito autocarro de 90 e picos e largar belas fumaradas.
                                                              Prefiro 20 que passem por mim 20 carros do que levar com uma nuvem dum destes autocarros...

                                                              E os Táxis que não têm que cumprir ainda as restrições de pré-2000 no centro de Lisboa?
                                                              Tens a noção de que uma "baforada" de fumo preto é menos nociva do que as partículas que realmente causam problemas à saúde? AS partículas que formam o tal fumo preto são tão grandes que nem sequer passam do nariz.

                                                              Comentário

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