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    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Ah ok, não respondes!
    Notei que quando andavamos a debater o motor do BX que alegavas que não devia ter comparado o 1.4 PSA com o 1.4 opel de 82 cv, porque a entrada da gama astra era o de 60 cv. Mas a entrada da gama BX era o 1.1...
    Depois ainda disseste que seria mais justo comparar o 1.4 de 75 cv da PSA com o 1.2 de 75 cv da Renault...
    Que grande confusão que para aí vai. Fazes as comparações em função do que te interessa, mesmo que depois te contradigas....
    Fonix falta-te mesmo sentido de interpretação. Então, o Astra 1.4 60cv era motorização concorrente do 1.1 60cv da PSA do ZX , diga-se mas se quiseres do BX 11 .

    O 1.4 75cv 8v era digamos concorrente do 1.2 16v 75cv da Renault , qual a dúvida ? Para concorrer com o 1.2 60cv havia o 1.1 60cv da PSA.

    Tal como a Fiat apostou num 1.2 60cv para combater os 1.1 e na versão 16v era para combater os 1.4 tipo 75cv como era o caso da PSA e do grupo VW, ou achas que as marcas iam todas criar cilindradas iguais ? Cada uma aproveita o melhor de forma a garantir vendas/preço, etc.

    Depois dizes que faço acusações em função do que me interessa, curioso

    E como é que queres que eu responda ? Se nunca conduzi nem um Clio II nem um 206 como achas que posso escolher entre eles ? Eu falo do que sei e não nos preconceitos.

    EDITAR : no Clio II só andei à pendura, num II fase 1 1.2 60cv e num II 1.2 16v 75cv
    Editado pela última vez por EscapeLivre; 05 September 2017, 22:34.

    Comentário


      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
      Isso eram mais 85 kg do que o 2 cavalos!
      É. E mesmo assim conseguia ter melhor comportamento que um Fiat Uno ou VW polo, mas é claro que perdia noutros aspectos, sim porque se vamos falar em comportamento em estrada de montanha, os franceses eram reis.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Exacto.

        E acho que qualquer condutor que ainda só conduziu carros modernos com ABS, ESP, etc, deveria ter nem que fosse uns dias de condução com estes carros.
        Ganha-se muito respeito pela estrada. Não é carregar no travão e esperar que o ESP e ABS façam tudo.

        É claro que sou um grande adepto da segurança, mas o facto de ter tido como 1º carro um Fiat Uno a carburador só me fez ganhar respeito pela estrada, a ter que compreender o carro, a saber usar o travão em caso de urgência, a não abusar nas curvas pois sabia que o ESP não estava lá para corrigir.

        Aconteceu uma ou outra vez, ter-me esticado um bocado em curvas e sentir o carro a fugir, mas felizmente consegui corrigir.

        Com os sustos aprende-se muuuuito.

        Hoje em dia vejo miudos de 20 anos com o seu nos seus scirocco tdi e tal e sentem-se grandes condutores......quando num simples fiat uno iriam parecer uns azelhas ao inicio Já para não falar de quem tem experiência num RWD sem qualquer ajuda electrónica e com mais de 150cv por ex, isso sim, kit de unhas
        Tenho sorte de ter começado com um carro sem filtro nenhum. Na época eu não percebia e até reclamava, hoje sinto saudades.

        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        O Ford Escort/Orion.
        Mas em design estava no topo do segmento

        Comentário


          Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
          Mas em design estava no topo do segmento
          Isso é bastante discutível. Acho que até nem era desagradável, mas daí a estar "no topo" vai um longo caminho. Essa geração, por exemplo, apesar de ter uma "cara" simpática, não trouxe nada de novo em termos de design, sendo até bastante conservador.

          E de que vale um aspecto simpático se depois em termos técnicos era um carro desactualizado, inclusivamente tendo resultados muito maus nos crash-tests dos primeiros modelos? E nem mesmo o comportamento passava da mediania...

          Fords compactos? Só mesmo a partir do Focus.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Não estarás a fazer confusão com o 1.9 com injecção que sempre existiu no 405 desde o lançamento?
            Nop. Tenho um conhecido que é viciado nesse modelo.
            E num dos sites de specs consta lá.

            Comentário


              Já se falou no Astra mas não no Vectra, que em 1989 foi uma pedrada no charco, quer a nível exterior quer interior.
              Que inclusive teve esta versão 4x4.

              Comentário


                Repetido.

                Comentário


                  Tambem sempre gostei muito do Vectra, linhas fluidas e sedutoras.

                  Mas o meu preferido dessas épocas era, já nos anos 90 é verdade, o Xantia

                  Comentário


                    Existem algumas versões do Vectra com preços parecidos aos do Mi16 que consigam fazer-lhe frente? Ou por aqueles preços só Vectras comuns?

                    Comentário


                      Do Xantia eu gosto com o facelift.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por TheDriver37 Ver Post
                        Existem algumas versões do Vectra com preços parecidos aos do Mi16 que consigam fazer-lhe frente? Ou por aqueles preços só Vectras comuns?

                        Há o Vectra 2000, que tinha o 2.0 16V de 150cv.

                        Comentário


                          Já agora:




                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Ora, como isto não é só de mandar a acha para a fogueira... aqui fica os preços constantes na revista TURBO de fevereiro de 1991:





















                          in : http://forum.autohoje.com/showthread...post1067961433

                          Comentário


                            Já nesta altura o Ferrari F40 era considerado mítico!!
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post

                            Comentário


                              Falaram do F40 ?

                              Comentário


                                Pode ser mito, mas não chega aos calcanhares de um Mi16


                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Em frança acontecia o mesmo. Não era raro haver Lagunas 2.2D 95cv por exemplo. Por cá, rendia mais o 1.9 dT 90cv.

                                  Mas isso das baixas potências demonstra que as marcas faziam aquilo que lhes era mais vantajoso conforme o mercado onde os modelos seriam vendidos. Faziam melhor ou pior conforme o que apostassem em cada motorização.

                                  Mas o que queres referir com " VW aldrabar desde 1980 " ?
                                  Eu disse VW a aldrabar desde 1980, pelo menos.
                                  Eu não sei como é que andas num fórum automóvel e ainda não deste pela última aldrabice da VW, o escândalo das emissões de NOx.

                                  Comentário


                                    E o que aldrabavam eles em 1980? É isso que se está a perguntar.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      E o que aldrabavam eles em 1980? É isso que se está a perguntar.
                                      Mas isso foi o eu disse no primeiro post sobre este assunto.
                                      Não repararam?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Eu disse VW a aldrabar desde 1980, pelo menos.
                                        Eu não sei como é que andas num fórum automóvel e ainda não deste pela última aldrabice da VW, o escândalo das emissões de NOx.
                                        Não é isso, como foi falado uma versão 1.8 75cv e depois disseste isso pensei que estivesses a falar de VW a aldrabar do género a esconder CV para os motores serem beneficiados em fiscalidade.

                                        Comentário


                                          Há um carro dos anos 80 que até podia ser comum mas eu só vi uma vez na vida : Peugeot 505 GTI ( 2.2i 130cv ) em carrinha.

                                          Lembro-me de ver era muitos na versão GRD.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Não é isso, como foi falado uma versão 1.8 75cv e depois disseste isso pensei que estivesses a falar de VW a aldrabar do género a esconder CV para os motores serem beneficiados em fiscalidade.
                                            Ufa... Finalmente, percebeste bem!

                                            Comentário


                                              Mas isso não era só a VW...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Mas isso não era só a VW...
                                                Não sei, mas como eu disse "desde" é até agora. E pelos vistos, até agora é a única!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Isso é bastante discutível. Acho que até nem era desagradável, mas daí a estar "no topo" vai um longo caminho. Essa geração, por exemplo, apesar de ter uma "cara" simpática, não trouxe nada de novo em termos de design, sendo até bastante conservador.

                                                  E de que vale um aspecto simpático se depois em termos técnicos era um carro desactualizado, inclusivamente tendo resultados muito maus nos crash-tests dos primeiros modelos? E nem mesmo o comportamento passava da mediania...

                                                  Fords compactos? Só mesmo a partir do Focus.
                                                  Eu acho os carros daquela década no geral muito bonitos, mas não consigo me lembrar de nada muito superior.. O Civic era, o Astra F talvez, o Xsara (mas esse já era um pouco mais recente e precisava ser o VTS).

                                                  Tecnicamente o Escort era mediano, isso era mesmo verdade.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Ufa... Finalmente, percebeste bem!

                                                    Ui, o mito dos CV escondidos ainda existe ?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                                      Eu acho os carros daquela década no geral muito bonitos, mas não consigo me lembrar de nada muito superior.. O Civic era, o Astra F talvez, o Xsara (mas esse já era um pouco mais recente e precisava ser o VTS).

                                                      Tecnicamente o Escort era mediano, isso era mesmo verdade.
                                                      Baralhei-me. O Civic, astra F e xsara ? É que o Xsara era do tempo do Focus, porque do Escort seria o ZX e lá está o astra F.

                                                      Desc lá, isto hoje está lento para os meus lados

                                                      Comentário


                                                        De facto e na época, houve motores de maiores cilindradas e pouca potência (e tinham mesmo menos potência).

                                                        Mas também não se pode esquecer, que eram outros tempos...

                                                        Mesmo na década de 80, quando surgiu um 2.0 a fazer 120/150cv... muitos diziam que era potência em demasia, num "motor" pequeno vs o habitual que era obtido em motores 2.5/2.8....

                                                        O mesmo acontecendo quando surgiram os pequenos motores a diesel 1.5/1.8... com potência equivalentes a 2. atmosféricos... também se dizia que não iriam aguentar e era em demasia...

                                                        Certo é, que se aguentaram e duraram...


                                                        No entanto, esta conversa parece "cíclica"...

                                                        Quando surgiram na década de 90 os 1.9td/2.0td... foi a mesma história e o resultado foi o mesmo.

                                                        Comentário


                                                          Como os Tdi de 110cv, que eram a loucura, ou o 325tds com 143.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            De facto e na época, houve motores de maiores cilindradas e pouca potência (e tinham mesmo menos potência).

                                                            Mas também não se pode esquecer, que eram outros tempos...

                                                            Mesmo na década de 80, quando surgiu um 2.0 a fazer 120/150cv... muitos diziam que era potência em demasia, num "motor" pequeno vs o habitual que era obtido em motores 2.5/2.8....

                                                            O mesmo acontecendo quando surgiram os pequenos motores a diesel 1.5/1.8... com potência equivalentes a 2. atmosféricos... também se dizia que não iriam aguentar e era em demasia...

                                                            Certo é, que se aguentaram e duraram...


                                                            No entanto, esta conversa parece "cíclica"...

                                                            Quando surgiram na década de 90 os 1.9td/2.0td... foi a mesma história e o resultado foi o mesmo.
                                                            Boas

                                                            e com o 1242cc multijet da fiat com 75cv...nao iam fazer sequer 50 000km...eu tive um na empresa que fez 312 000 km , reprogramado desde os 5000km..
                                                            Passa se o mesmo agora com os 1.0 Turbo.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                                              Boas

                                                              e com o 1242cc multijet da fiat com 75cv...nao iam fazer sequer 50 000km...eu tive um na empresa que fez 312 000 km , reprogramado desde os 5000km..
                                                              Passa se o mesmo agora com os 1.0 Turbo.

                                                              Cumps



                                                              Mas aí estás, são "histórias" ciclicas... é evolução e o pessoal (ainda que sendo de gerações distintas em alguns casos), acabem por vir com as mesmas interrogações...

                                                              No entanto o certo é, que a evolução ocorre e os motores lá se aguentam.

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