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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostO objectivo da Peugeot e ser a mais premium das generalistas!
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostIsto é uma mixórdia de trocas! Toyota com motor BMW e PSA, Opel com motor Peugeot, Mercedes com motor Renault.... Continuem
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostAí temos a PSA a vender produtos da arqui-rival Renault... Muito bom!
Estes devem ser os próximos a ir de vela!
Quem fica numa situação delicada é a Renault. Que, ou muito me engano, vai acabar a estender a parceria de clonagem com a Mercedes nos comerciais além da Kangoo/Citan...
Portanto no final quem ainda se pode lixar é a VW ao poder deixar de ter parceiro para a Crafter
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostA PSA vai muito provavelmente adicionar a versão clonada Opel aos diferentes projectos de parceria em comerciais onde está metida (Fiat e Toyota).
Quem fica numa situação delicada é a Renault. Que, ou muito me engano, vai acabar a estender a parceria de clonagem com a Mercedes nos comerciais além da Kangoo/Citan...
Portanto no final quem ainda se pode lixar é a VW ao poder deixar de ter parceiro para a Crafter
E é por isso que agora, além da Crafter, temos isto:
De qualquer forma, é de esperar que essas parcerias com a Renault e Fiat terminem.
A da Fiat deve estar mesmo a terminar, já que em 2018 vem uma nova Combo já com base PSA.
E não deve demorar muito para a Opel ter a sua própria versão da Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Toyota ProAceEditado pela última vez por crash; 13 November 2017, 21:33.
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Oh sim...
No plano agora apresentado, a Opel quer ser mais forte nos comerciais. Quer aumentar vendas em 25% até ao final da década, o que é ambicioso.
VW agora está sozinha neste guerra.
A Fiat tem a parceria com a Renault para a Talento, e com a PSA para a Ducato. Mas a Dobló segue novamente a solo. De qualquer forma, têm a Ram nos EUA para vender Ducato e Dobló.
Acho que só a Ford é que tem evitado relações promíscuas nestes anos todos. E com grande sucesso, diga-se.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostAs "invejas" recentes da marca VW perante a Skoda, têm a ver com o aproveitamento desta de tecnologias no grupo sem investir nelas, o que tem permitido aos checos apresentar margens de rentabilidade próximas da Audi.
O grupo VW tem algumas particularidades na forma como funciona, mas não é o facto de alguém optar por um Octavia e não por um Golf que afetará a performance comercial e financeira do grupo.
A euforia em relação à performance comercial/rentabilidade da Skoda é totalmente desprovida de senso e só quem não sabe como o grupo VW funciona não percebe o que na verdade se passa: a Skoda -tal como a Seat- não tem qualquer R&D. No dia em que não tiver acesso ao produto do R&D da VW acaba. E esse dia pode ser teoricamente amanhã caso a VW assim o entendesse. Não há nada na Skoda que lhe permita uma sobrevivência sozinha porque se limita a ser um badge. Só a Audi tem algum grau de independência técnica e, mesmo assim, bastante limitada.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostOh sim...
No plano agora apresentado, a Opel quer ser mais forte nos comerciais. Quer aumentar vendas em 25% até ao final da década, o que é ambicioso.
VW agora está sozinha neste guerra.
A Fiat tem a parceria com a Renault para a Talento, e com a PSA para a Ducato. Mas a Dobló segue novamente a solo. De qualquer forma, têm a Ram nos EUA para vender Ducato e Dobló.
Acho que só a Ford é que tem evitado relações promíscuas nestes anos todos. E com grande sucesso, diga-se.Editado pela última vez por Fabulous; 13 November 2017, 21:50.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostA fraca rentabilidade da Opel também era influenciada por um fenómeno semelhante. Os custos de desenvolvimento de Rüsselsheim ficavam nas suas contas e depois as plataformas e clones eram comercializados pelas diversas marcas da GM nos 4 cantos do mundo.
A euforia em relação à performance comercial/rentabilidade da Skoda é totalmente desprovida de senso e só quem não sabe como o grupo VW funciona não percebe o que na verdade se passa: a Skoda -tal como a Seat- não tem qualquer R&D. No dia em que não tiver acesso ao produto do R&D da VW acaba. E esse dia pode ser teoricamente amanhã caso a VW assim o entendesse. Não há nada na Skoda que lhe permita uma sobrevivência sozinha porque se limita a ser um badge. Só a Audi tem algum grau de independência técnica e, mesmo assim, bastante limitada.Editado pela última vez por Fabulous; 13 November 2017, 21:51.
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O problema da Skoda/VW é o mesmo problema que encontramos diariamente com opções de nearshoring, offshoring etc. É o problema de termos os salarios maiores do mundo:
"LABOUR ADVANTAGE
Skoda's operating profit more than doubled over three years to 1.2 billion euros ($1.4 billion) in 2016, lifting its profit margin to 8.7 percent - second only to Porsche within the Volkswagen stable.
The VW brand, whose margin dipped to 1.8 percent after earnings fell by a third, still outsells Skoda globally but is growing more slowly in Europe.
Skoda's healthy profits partly reflect the shared car platform's economies of scale. Designed by VW engineers in Germany, MQB has been rolled out progressively since 2012.
But Skoda gets a further boost from cheaper labour. Manufacturing wages average 10.10 euros per hour in the Czech Republic, where most of its European cars are assembled, compared with 38.70 euros in German industry, according to Berlin's official statistics office."
Enquanto numa França e Portugal isto tem 1 decisão fácil : Congelar salários
Isto na Alemanha não é assim. E basta ver o custo em Berlim: 38,7 euros/hora significa um trabalhador 8 horas/dia tira quase 300 euros/dia.
Eu acho que a VW nunca pensou que um consumidor VW comprasse Skoda mas a Skoda evoluiu muito (ao contrario de outras marcas no ramo):
"The new Skoda Kodiaq sports-utility vehicle (SUV) is priced 1,500 euros ($1,765) below the VW Tiguan yet trumped the German brand in a quality survey by Auto Motor und Sport magazine. Skoda's Superb also drew favourable comparisons with the Passat."
Toda a gente sabe que Países com salarios mais baixos existem em todo mundo. A unica forma de contornar isso é produtividade.
O problema aqui e claro no artigo: Um País mais barato faz carros melhores que a Alemanha.
Se fosse assim a industria dos relogios na Suiça teria ido abaixo. Ha muitos paises a fazer relogios por 100 euros.
Quanto a Seat e Skoda terem acesso ao R&D a custo zero so pode ser piada. Nenhum gestor pode fazer contas assim. Um motor tem 1 custo x. Quando transaccionado entre marcas tem um custo.
E por isso que muitas empresas tem um centro de SS (shared services). Cada grupo que consuma tecnologia paga royalties.Editado pela última vez por Superfast; 14 November 2017, 07:26.
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Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
O problema aqui e claro no artigo: Um País mais barato faz carros melhores que a Alemanha.
Quanto a Seat e Skoda terem acesso ao R&D a custo zero so pode ser piada. Nenhum gestor pode fazer contas assim. Um motor tem 1 custo x. Quando transaccionado entre marcas tem um custo.
E por isso que muitas empresas tem um centro de SS (shared services). Cada grupo que consuma tecnologia paga royalties.
E é aí que a Skoda ganha margem, produzindo barato, e vendendo caro ou quase como a VW.
Tanto a a Skoda como a Seat têm R&D, mas nada se compara ao da VW ou Audi.
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Originalmente Colocado por now Ver PostOs checos não fazem carros melhores ou piores, nem é isso que está em causa. Têm sim é custos de produção inferiores, mão de obra, electricidade, água, etc, etc, em relação a uma fábrica alemã.
E é aí que a Skoda ganha margem, produzindo barato, e vendendo caro ou quase como a VW.
Tanto a a Skoda como a Seat têm R&D, mas nada se compara ao da VW ou Audi.
Aqui a Skoda Octavia e o modelo numero 1 ultrapassando o Golf. Ve-se muitas familias com a Octavia.
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Um Skoda é um VW mais barato e mais espaçoso por isso é natural que as pessoas estejam mais satisfeitas com a SKoda, têm mais por menos.
A VW tem melhores plásticos e interiores mas no dia a dia as pessoas dão muito mais valor a outras coisas do que a plásticos. Só nos fóruns é que se dá demasiado valor a isso.
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Originalmente Colocado por now Ver PostOs checos não fazem carros melhores ou piores, nem é isso que está em causa. Têm sim é custos de produção inferiores, mão de obra, electricidade, água, etc, etc, em relação a uma fábrica alemã.
E é aí que a Skoda ganha margem, produzindo barato, e vendendo caro ou quase como a VW.
Tanto a a Skoda como a Seat têm R&D, mas nada se compara ao da VW ou Audi.
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Opel com menos modelos e base tecnológica PSA - Actualizado
Originalmente Colocado por Superfast Ver PostA parte do melhor esta no artigo. Os consumidores estao mais contentes com a skoda.
Aqui a Skoda Octavia e o modelo numero 1 ultrapassando o Golf. Ve-se muitas familias com a Octavia.
Ou andas aqui a trollar o pessoal ou então tens um QI muito baixinho...
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A VW é a 6ª maior empresa do Mundo em termos de receitas, se há empresa que percebe de gestão é a VW, se eles pedem mais pelo T-Roc é porque existe uma razão racional para isso, não se esqueçam também que o novo T-Roc estreia a nova plataforma MQB A0 que imagino deve ser mais cara a produzir do que anterior porque é tecnologicamente mais evoluída.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostA VW é a 6ª maior empresa do Mundo em termos de receitas, se há empresa que percebe de gestão é a VW, se eles pedem mais pelo T-Roc é porque existe uma razão racional para isso, não se esqueçam também que o novo T-Roc estreia a nova plataforma MQB A0 que imagino deve ser mais cara a produzir do que anterior porque é tecnologicamente mais evoluída.
O T-Roc usa a mesma variante da MQB usada no Golf, Q2 e afins.
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Originalmente Colocado por crash Ver PostA MQB A0 foi estreada pelo Seat Ibiza, seguido do VW Polo e agora Seat Arona, e terá como destino apenas os utilitários ou modelos segmento B do grupo.
O T-Roc usa a mesma variante da MQB usada no Golf, Q2 e afins.
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Originalmente Colocado por Fcanta Ver PostO tuga recebe pouco, o gás, luz e água é praticamente o mesmo, mas o T-ROC é caro
Já o admirável Carlos Tavares, CEO da PSA se queixava disso mesmo: o preço da electricidade em Portugal e o impacto que isso pode ter na secção de carroçarias, pintura, etc. Isto a propósito da fábrica de Mangualde, obviamente.
Desculpem o off-topic.
(um like para o post do @now sobre a rentabilidade da Skoda, conjugando com factores que o user @Andre já referiu)
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostQuem fica numa situação delicada é a Renault. Que, ou muito me engano, vai acabar a estender a parceria de clonagem com a Mercedes nos comerciais além da Kangoo/Citan...
Originalmente Colocado por Andre Ver PostA PSA vai muito provavelmente adicionar a versão clonada Opel aos diferentes projectos de parceria em comerciais onde está metida (Fiat e Toyota).Originalmente Colocado por crash Ver PostA da Fiat deve estar mesmo a terminar, já que em 2018 vem uma nova Combo já com base PSA.
E não deve demorar muito para a Opel ter a sua própria versão da Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Toyota ProAce
E note-se que já anteriormente houve envolvimento da Renault e da FIAT em comerciais, mais concretamente com a filial IVECO.
Originalmente Colocado por crash Ver PostAcho que só a Ford é que tem evitado relações promiscuas nestes anos todos. E com grande sucesso, diga-se.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostApenas no que toca a plataformas. Mecanicamente, esteve bastante ligada à PSA com a família de motores PUMA, na Transit. Entretanto, nesta nova geração de Transit, os motores PSA foram substituídos por motores próprios da Ford.
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O Opel Crossland X foi o primeiro modelo a ser concebido sobre uma plataforma e mecânicas PSA, sendo dos obreiros na recuperação da marca
"Apurados os resultados de 2018, a PSA concluiu que a sua mais recente aquisição, a Opel/ Vauxhall, conseguiu chegar aos lucros – algo que não registou nas últimas duas décadas de gestão sob a alçada da General Motors (GM), a sua antiga proprietária.
O saldo positivo, mais precisamente de 859 milhões de euros, surpreendeu a própria PSA, na medida em que o grupo francês tinha previsto que os cortes e as alterações que têm sido implementados só permitissem à marca de Rüsselsheim sair do vermelho em 2019. Um ano antes do previsto, ainda com produção de muitos modelos de origem GM (Insignia, Astra, Zafira, Mokka X e Corsa), e mesmo com a operação da Vauxhall no Reino Unido sob a ameaça do Brexit, a Opel conseguiu passar dos 250 milhões de dólares de prejuízo, registados em 2017, para quase 1.000 milhões de dólares de lucro.
Recorde-se que a Opel/Vauxhall foi adquirida em 2017 pela PSA, numa operação liderada pelo português Carlos Tavares, que está à frente do conglomerado francês. Logo nesse ano, apesar de continuar a dar prejuízo, a Opel baixou as perdas.
No fecho do primeiro semestre de 2018, a operação já não perdia dinheiro, fruto de um duro plano de reestruturação, que levou ao despedimento de 3.700 funcionários. Além disso, os stocks foram reduzidos (menos 32.000 unidades/ano) e as sinergias ampliadas, do recurso aos motores Puretech, passando pelas plataformas PF1 e EMP2. A primeira serve de base ao Crossland X e a segunda acolhe o maior Grandland X, dois SUV com um interessante contributo para as vendas da Opel, que entretanto prepara para (muito) breve a chegada do novo Corsa – modelo de extrema importância por competir no segundo segmento que vende mais a nível europeu.
O plano agora é rumar à Rússia, mercado onde a PSA aposta na marca alemã, enquanto prepara o regresso da Peugeot aos Estados Unidos da América e aponta a Citroen à Índia."
Opel dá lucro. Recuperação surpreende até a PSA
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"Esta será a primeira vez que a unidade do grupo em Mangualde produz veículos da marca Opel, integrada no grupo PSA em 2017.
A fábrica irá produzir o novo Opel Combo nas variantes comercial e de passageiros e os mercados a que se destinam são Portugal, Espanha, França e Itália.
Portugal já produziu automóveis da Opel, mas a fábrica situada na Azambuja, quando a Opel pertencia à General Motors, encerrou no final de 2006, deixando sem emprego 1.100 trabalhadores.
A produção do novo veículo da Opel será partilhado com a fábrica espanhola de Vigo, que já produz a marca Opel desde julho do ano passado, indica o comunicado. As duas unidades terão o exclusivo mundial de produção deste modelo.
O grupo assinala que, em 2018, a unidade de Mangualde iniciou a produção dos novos Peugeot Partner/Rifter e Citroën Berlingo/ Berlingo Van. Para tal, refere, a fábrica de Mangualde, "realizou um profundo processo de modernização e uma das mais importantes transformações industriais da sua história".
No ano passado, a PSA de Mangualde produziu 63.093 veículos, uma subida de 17,6% face a 2017, representando 21,4% das 294.366 viaturas produzidas em Portugal. A maioria da produção da PSA foi no segmento de comerciais ligeiros, com 49.844 unidades, que correspondem a mais de 90% dos veículos comerciais ligeiros produzidos no país em 2018.
A fábrica do grupo francês, que emprega 700 trabalhadores, exportou um total de 56.910 veículos, ou seja 90,2% da sua produção."
Fábrica da PSA de Mangualde vai produzir novo Opel Combo
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https://1.bp.blogspot.com/-Mh9tEKKBo...ntaggio_05.jpg
"FCA investe ad Atessa (Chiete) storico stabilimento per la produzione dei furgoni Fiat Ducato, Citroen Jumper e Peugeot Boxer. Fiat continuerà a produrre in Val di Sangro i tre furgoni fino al 2027. Sono previsti i nuovi Ducato, Jumper, Boxer e visto che Opel fa parte del gruppo PSA, si dovrebbe aggiungere anche il nuovo Opel Movano, che oggi è su base Renault Master (Combo è già su base PSA, mentre il Vivaro sarà su base Jumpy ed Expert).
I nuovi furgoni Fiat e PSA arriveranno nel 2020. FCA investe ad Atessa per aumentare la capacità produttiva e per sviluppare il Ducato elettrico. Fiat ha anche registrato il nome Ducato PHEV (ibrido plug-in).
Atessa produce i componenti del RAM Promaster, la versione RAM del Fiat Professional Ducato, che viene assemblato in Messico."
Novità per Atessa con i nuovi Fiat Ducato, Citroen Jumper, Peugeot Boxer e Opel Movano
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