Em conversa com um cliente que tem um ZOE e faz entregas urgentes com o carro, faz na boa 300km por dia.
1ª revisão, foi só mesmo o filtro de habitáculo.
Carrega todas as noites o carro e afirma que a factura da luz aumentou uma media de 150€ mês.
Pagar mais 150€ de energia no final do mês, isso é o mesmo que pagar em gasóleo por ex.
Qual a vantagem?
Deve ser o primeiro tópico onde (quase) ninguém se pega por causa dos diferentes combustíveis e onde deu já para tirar umas ideias sobre o que realmente gastam estes carros, quanto tempo levam a carregar, os impostos e manutenções. Assim já vale a pena ler!
Pagar mais 150€ de energia no final do mês, isso é o mesmo que pagar em gasóleo por ex.
Qual a vantagem?
tens a certeza disso???? e acho que é mais a rondar os 400€ mensais, então que carro é esse que faz 300km\s diários e só gasta 150€ em combustível por mês...
Editado pela última vez por carbookk; 12 October 2017, 11:01.
Nessa ordem de magnitude comparável só um carro a GPL a gastar 6 litros / 100 (difícil mas possível) e a abastecer a 55 cêntimos o litro, mesmo assim a conta seria em torno dos €200 mensais fora a manutenção do motor a cada 2/3 meses.
Ontem experimentei por 2x o Ubergreen e nas duas ocasiões veio um Nissan Leaf. Ambos os proprietários estavam muito contentes com o carro pelas vantagens já enumeradas aqui no tópico.
Principais desvantagens são mesmo viagens mais longas que necessitem de carregamento, com a particularidade de em autoestrada se ter que circular a velocidades próximas dos 100km/h para não sacrificar em demasia a autonomia e o aquecimento excessivo das baterias.
O principal impulsionador dos veículos elétricos está a ser a nova rede de carregamento que permite colocar a bateria em 80% em menos de meia hora.
Com este facto a tendência será para no curto prazo os taxis serem substituídos por veículos elétricos.
Estive em Itália há pouco tempo e nas cidades onde andei a proporção de taxis elétricos esmagava os taxis a combustível fóssil.
Nessa ordem de magnitude comparável só um carro a GPL a gastar 6 litros / 100 (difícil mas possível) e a abastecer a 55 cêntimos o litro, mesmo assim a conta seria em torno dos €200 mensais fora a manutenção do motor a cada 2/3 meses.
Ontem experimentei por 2x o Ubergreen e nas duas ocasiões veio um Nissan Leaf. Ambos os proprietários estavam muito contentes com o carro pelas vantagens já enumeradas aqui no tópico.
Principais desvantagens são mesmo viagens mais longas que necessitem de carregamento, com a particularidade de em autoestrada se ter que circular a velocidades próximas dos 100km/h para não sacrificar em demasia a autonomia e o aquecimento excessivo das baterias.
O principal impulsionador dos veículos elétricos está a ser a nova rede de carregamento que permite colocar a bateria em 80% em menos de meia hora.
Com este facto a tendência será para no curto prazo os taxis serem substituídos por veículos elétricos.
Estive em Itália há pouco tempo e nas cidades onde andei a proporção de taxis elétricos esmagava os taxis a combustível fóssil.
Vai ser mesmo o futuro (muito próximo), e como pagam menos impostos muitas empresas estão a aderir em força a veículos eléctricos.
Sei de muito empresários que estão em pulgas para haver uma berlingo electrica, por ex, com boa autonomia para alterarem a frota.
Em conversa com um cliente que tem um ZOE e faz entregas urgentes com o carro, faz na boa 300km por dia.
1ª revisão, foi só mesmo o filtro de habitáculo.
Carrega todas as noites o carro e afirma que a factura da luz aumentou uma media de 150€ mês.
Com este facto a tendência será para no curto prazo os taxis serem substituídos por veículos elétricos.
Estive em Itália há pouco tempo e nas cidades onde andei a proporção de taxis elétricos esmagava os taxis a combustível fóssil.
Eu estive em Roma este verão e não vi muitos Táxis eléctricos, nem nada que se parecesse com esmagar os de combustível fóssil, o que reparei é que para aí um terço dos Táxis eram híbridos, não consegui foi perceber se funcionavam a GPL.
Eu estive em Roma este verão e não vi muitos Táxis eléctricos, nem nada que se parecesse com esmagar os de combustível fóssil, o que reparei é que para aí um terço dos Táxis eram híbridos, não consegui foi perceber se funcionavam a GPL.
Em Itália há muita adesão ao GPL e até ao ao gás natural, por isso é provável que sejam a gás.
Em Vila Real vi noutro dia perto de uma empresa que distribui gás natural, 11 carros a gás natural, sendo 3 ou 4 deles Toyota Prius.
Ou pelo menos diziam na lateral: Movido a Gás Natural.
E depois disseste que um carro a gasolina era muito melhor opção.
Então se quando te põem à frente a hipótese de carro eléctrico para fazer 300km, tu dizes que é melhor andar de Taxi, porque é que a seguir dizer que a gasolina era melhor opção?
Quando dizes isso, dás a entender que é melhor opção em relação ao Taxi. Ou seja, para ti era primeiro gasolina, em segundo Taxi, e só depois carro eléctrico.
Não consigo perceber essa lógica.
Em termos de motores AC sincronos o que podes mudar são os rolamentos, que falar em 1 ou 2 milhões são peanuts.
Sim, deve ser isso. Bem, seja como for as locomotivas elétricas são um exemplo de motor com milhões de km que funcionam perfeitamente. Os alfa pendular devem andar na casa do 1 milhão.. estão agora a ser renovados, mas que eu sabia é só no interior
E depois disseste que um carro a gasolina era muito melhor opção.
Então se quando te põem à frente a hipótese de carro eléctrico para fazer 300km, tu dizes que é melhor andar de Taxi, porque é que a seguir dizer que a gasolina era melhor opção?
Quando dizes isso, dás a entender que é melhor opção em relação ao Taxi. Ou seja, para ti era primeiro gasolina, em segundo Taxi, e só depois carro eléctrico.
Não consigo perceber essa lógica.
Mas se calhar no caso de Lisboa-Porto em que faço 2 horas e meia vá para o dobro ou mais, não? Carregar um carro demora quanto tempo?
Aqui podes fazer a simulação de quanto baterias é necessário para as deslocações, podes escolher qual o carro, velocidade, etc. Aconselho a alterar o passo do carro, pois ele considera a tara metam mais o peso estimado da carga/pessoas que vai levar (Nota importante tem de meter o peso que a balança tem e não o que voces acham que têm )
Em relação ao carregamento exemplo de três carregamentos em PCR:
Os três carregamentos foram seguidos, sendo que o ultimo as baterias estavam quase no vermelho.
Tem de haver uma adaptação da parte dos utilizadores dos carros eléctricos nesse sentido.
Eu pessoalmente, a menos que vá cheio de pressa (que muito raramente pode acontecer), não vejo qual o entrave de fazer 2 ou 3 paragens do porto ao algarve, já que supostamente deveríamos parar de 2 em 2 horas para descansar, ora aqui a única diferença é que antes de ir ao wc, coloca-se o bicho a carregar, facilmente se está meia hora sem dar conta numa estação de serviço, wc, café, tabaco, noticias.
A menos que tenhas 2 carros na fila e assim. Já se transforma em paragens de 1:30h cada uma.
Tem de haver uma adaptação da parte dos utilizadores dos carros eléctricos nesse sentido.
Eu pessoalmente, a menos que vá cheio de pressa (que muito raramente pode acontecer), não vejo qual o entrave de fazer 2 ou 3 paragens do porto ao algarve, já que supostamente deveríamos parar de 2 em 2 horas para descansar, ora aqui a única diferença é que antes de ir ao wc, coloca-se o bicho a carregar, facilmente se está meia hora sem dar conta numa estação de serviço, wc, café, tabaco, noticias.
A questão dos eléctricos já foi mais que debatida neste forum. E esse continua a ser o erro de muita gente que defende este tipo de viaturas.
Os objectos (carros, telemóveis, etc.) é que têm que se adaptar ao quotidiano dos utilizadores. Se for para os utilizadores mudarem os seus hábitos, terá obrigatoriamente de ser para melhor. Infelizmente o carro eléctrico ainda não oferece isso para todos.
A autonomia do novo ZOE 4.0, já se aproxima de algo aceitável para a minha utilização. Agora só falta abandonarem aquele preço lunático por uma caixa de fósforos.
A questão dos eléctricos já foi mais que debatida neste forum. E esse continua a ser o erro de muita gente que defende este tipo de viaturas.
Os objectos (carros, telemóveis, etc.) é que têm que se adaptar ao quotidiano dos utilizadores. Se for para os utilizadores mudarem os seus hábitos, terá obrigatoriamente de ser para melhor. Infelizmente o carro eléctrico ainda não oferece isso para todos.
A autonomia do novo ZOE 4.0, já se aproxima de algo aceitável para a minha utilização. Agora só falta abandonarem aquele preço lunático por uma caixa de fósforos.
Bom post os carros eléctricos efectivamente não servem para todos, mas ja servem para muita gente, poucas são as pessoas que fazem mais de 200km por dia, agora com as próximas gerações vão cada vez mais ser úteis a generalidade da população.
O engraçado mesmo assim é que os carros eléctricos estão com lista de espera, as próprias marcas não tem capacidade para a procura,por exemplo o Leaf o ano passado estava com pelo menos 4 meses de espera, o Ioniq, já aumentaram a produção em 50% e não conseguem dar vazão as encomendas, não tem baterias, como vão lançar uma versão com um pack de baterias maior para o ano que vem, pensavam que o de 28 kwh não ia vender muito que as pessoas preferiam esperar, mas afinal existe muita pessoa a quem uma autonomia mais curta não é impeditivo.
Comentário