Anúncio

Collapse
No announcement yet.

CEO da Ferrari questiona impacto ambiental dos veículos eléctricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Já percebi que é renovável e não há problema de futuro com a dita.
    Sim, podes usar o argumento que a água poderá ser finita, e por isso, não renovável... mas nesse caso tens de meter no mesmo saco o SOL, que é dado adquirido que um dia se apagará.

    Comentário


      Não precisa de meter num saco. Espera pela noite!

      Comentário


        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        Já percebi que é renovável e não há problema de futuro com a dita.
        Acho que estás a confundir água potável com água da chuva e do mar.

        Sim é verdade que a água potável é um recurso limitado e pode mesmo um dia faltar, mas a energia hídrica não depende apenas de água potável mas de todo o tipo de água.

        Existem problemas devido à redução das reservas de água potável no Mundo mas isso é outro assunto.

        Comentário


          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
          É pena ser um sonho tão caro.
          É tão caro que um sistema fotovoltaico usado em autoconsumo paga-se a si próprio em 7 anos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
            Por acaso o meu pai tem um sistema solar fotovoltaico de 3.6kw, que comprou na altura que a venda de energia era comparticipada, e cheguei a ver vários dias no contador mais de 30kw, o que com um leaf dá para fazer 200km... é certo que nem todos os dias tem tanto sol, mas acredito bem que a média durante o ano dê para fazer mais de 100km por dia em média. o único problema é que tinha de armazenar a produção do dia para carregar o carro a noite, mas as soluções começam a aparecer o preço a descer.
            Então esse Sr. tem o segredo mais bem guardado: a EDP está em vias de fechar! Imagino como vai ser quando souberem.
            Mesmo assim, 100kms por dia em média num eléctrico não se podem fazer carregando a bateria só pra 100kms. Porque senão é enorme o risco de ter de empurrar o carro até casa ou ao local de carregamento. E eles são muuuuito pesados...

            Comentário


              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
              Também não exageremos... Já existem uns painéis solares, uns aerogeradores, e até umas montagens de muitas micro-turbinas com se pode produzir electricidade renovável em casa, mas outra coisa é produzi-la em quantidade suficiente pra alimentar um carro. É que o carro consome 3 a 4 vezes mais que o conjunto de todos os electrodomésticos da casa.
              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
              Então esse Sr. tem o segredo mais bem guardado: a EDP está em vias de fechar! Imagino como vai ser quando souberem.
              Mesmo assim, 100kms por dia em média num eléctrico não se podem fazer carregando a bateria só pra 100kms. Porque senão é enorme o risco de ter de empurrar o carro até casa ou ao local de carregamento. E eles são muuuuito pesados...
              Não digas barbaridades... É muito fácil carregar um VE apenas com renováveis, a potência necessária é baixa.

              Basicamente existe 3 níveis de carregamento:
              Nível 1 (lento)
              Nível 2 (médio)
              Nível 3 (rápido)



              Consegues facilmente ir até ao Nível 2 (o mais comum) e em poucas horas ficas com a bateria nos 100%. O número de horas que demora depende do tipo de carro.
              O Nível 1 (2kW) consegues mesmo apenas com 1 ou 2 módulos fotovoltaicos de 250W.
              O nível 2 (7kW) já vais precisar de uns 5 módulos fotovoltaicos de 250W.
              Se tiveres um kit híbrido com solar e eólica (que eu aconselho), além de ajudar na potência, tens ainda a vantagem de repor carga nas baterias do sistema durante a noite.

              Tens aqui um exemplo neste vídeo, com 20 módulos fotovoltaicos alimentas 3 estações de carga Nível 2. E uma delas é Tesla que necessita de mais potência (10kW).
              https://www.youtube.com/watch?v=aoyxSQMwyIk

              Esclarecido agora? Ou continuas a pensar que precisas de uma central nuclear para alimentar um simples VE?
              Editado pela última vez por carromaniaco; 20 October 2017, 02:19.

              Comentário


                Já me referi algumas vezes a esta questão neste tópico... muita gente ainda não percebeu como já nos é possível gerar a energia que precisamos para o dia-a-dia, ou pelo menos, a maior parte dela. Não é ficção cientifica, é progresso tecnológico. A adopção em massa deste tipo de soluções é importantíssima para a sustentabilidade energética e para que os preços destas continuem a baixar significativamente.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  Vai ver a realidade além Portugal, grandes centros urbanos tipo Paris, Londres, Genebra, Bruxelas e etc e depois falamos Lausanne ( que conheço relativamente muito bem) é uma cidade extremamente dificil de electrificar. O ordenamento da cidade, estrutura de parques de estacionamento, facilidades de estacionamento associados a custos, torna qualquer cidadao incapacitado de comprar ou carregar o seu carrinho electrico. Se por vezes nem estacionamentos existem para se estacionar, quanto mais encontrar estacionamento na rua com possibilidade de carregamento do carro....

                  Atençao que acredito que o futuro passara por ser totalmente electrico, so nao sera enquanto eu aqui andar.

                  Como te disse, podes ter muita teoria e muito blablabla, mas estas a anos luz da realidade Europeia.

                  Ja so para teres uma amostra, os meus avos, que moravam a 1.5kms de um poste electrico, viviam numa casa sem acesso a electricidade devido aos altos custos. a EDP pedia mais de 6mil euros para lhe meter um poste a 50 mts de casa....

                  Mas sim, o limitado sou eu..... enfim... tira as palas dos olhos e depois falamos.
                  Com a tua forma de pensar e falta de ambição, o homem nunca teria conseguido ir à lua, por exemplo, entre muitos outros feitos de extrema importância.
                  Se toda a gente fosse como tu, ainda andávamos na idade da pedra, sem progresso nenhum. Muitas das tecnologias indispensáveis no dia à dia que usas, foi devido a pessoa que acreditaram ser possível, quando muitas outras afirmavam ser impossível. Nada é impossível, só precisas de ambição e vontade de criar, algo que já percebi que não faz parte da tua capacidade de pensar e entender. Continua no teu "mundinho" do pessimismo, mas deixa trabalhar quem tem a ambição de transformar o mundo para melhor, porque se for por ti nunca sairemos das cavernas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                    Mesmo assim, 100kms por dia em média num eléctrico não se podem fazer carregando a bateria só pra 100kms. Porque senão é enorme o risco de ter de empurrar o carro até casa ou ao local de carregamento. E eles são muuuuito pesados...
                    O que se faz é ter a bateria sempre carregada a 100%. Se num dia fazes 100 km, a seguir carregas aquilo que gastaste até voltar aos 100%.

                    O facto é que a energia fotovoltaica já se paga em menos de 10 anos e dura pelo menos 20 anos, ou seja, reduz o gasto em eletricidade em 20 anos para metade.

                    O problema da energia fotovoltaica é o armazenamento. Se comprar baterias acaba por sair um bocado cara. Idealmente usar-se-ia a rede elétrica como uma bateria (durante o dia é quando a rede precisa de mais eletricidade, e é precisamente quando se produz mais), mas para isso seria preciso que a EDP pagasse pela energia que recebe.

                    Mas acredito que no futuro as distribuidoras de eletricidade estão tramadas, as pessoas vão começar a produzir uma boa parte da eletricidade que precisam.

                    Comentário


                      Eletrificar a cidade?? Não é necessário. Se não podes carregar em casa as gasolineiras estão desejosas por vender cargas rápidas nos actuais postos de combustível.

                      Carmaniaco , tens aí um erro nos teus cálculos, parece que trocaste umas grandezas.
                      Independentemente da carga ser tipo 1 ou 2, um carro como o Nissan Leaf por exemplo, pode carregar com potências entre os 1,3kw e os 6,6kw, sendo possível que o evse do carro faça variar a potência do carro consoante o consumo instântaneo da casa ou da produção fotovoltaica. Para carregar com uma potência de 2,2kw necessitas de pelo menos 9 painéis de 250w, no entanto, os painéis apenas fornecem os 250w nas condições perfeitas. Há muitos detalhes a ter em conta, o que parece complexo para nós, é algo simples de resolver para os profissionais do sector, haja €€.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                        Então esse Sr. tem o segredo mais bem guardado: a EDP está em vias de fechar! Imagino como vai ser quando souberem.
                        Mesmo assim, 100kms por dia em média num eléctrico não se podem fazer carregando a bateria só pra 100kms. Porque senão é enorme o risco de ter de empurrar o carro até casa ou ao local de carregamento. E eles são muuuuito pesados...
                        Tanta asneira que não sei por onde começar, mas vamos lá.

                        Esse Sr. é meu pai, por isso sei do que falo, podes ver a produção da ultima factura:



                        A ultima factura foi do mês de Agosto, que até pode não ser o mês mais produtivo, pois quando está muito calor os painéis perdem um pouco de rendimento, mas se quiseres posso ver outro mês.

                        A produção foi de 797kw, ou seja pode carregar a 100% as baterias do carro 28 dias no mês de Agosto, ou seja mais de 5.000km, se calhar tens razão a EDP está em vias de fechar

                        Nota: o valor de venda dos kw de 0,38€ por bonificação, existiram contratos a mais de 0,7€ mas os painéis eram mais caros na altura, actualmente não existe esta bonificação, mas os painéis são mais baratos.

                        Para o sistema ser 100% viável tinha de ter baterias extra para armazenar a energia durante o dia quando não está em casa e a noite descarregar para o carro.

                        Em relação ao peso um Leaf 30kw tem uma tara de 1570kg um serie 1 20D tem uma tara de 1445kg, não é assim uma diferença de peso tão grande, se formos para um Golf 1,6 1300kg, fica a menos de 20% a diferença, por isso não é asiiiiiiiim tão pesado como afirmas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                          Eletrificar a cidade?? Não é necessário. Se não podes carregar em casa as gasolineiras estão desejosas por vender cargas rápidas nos actuais postos de combustível.

                          Carmaniaco , tens aí um erro nos teus cálculos, parece que trocaste umas grandezas.
                          Independentemente da carga ser tipo 1 ou 2, um carro como o Nissan Leaf por exemplo, pode carregar com potências entre os 1,3kw e os 6,6kw, sendo possível que o evse do carro faça variar a potência do carro consoante o consumo instântaneo da casa ou da produção fotovoltaica. Para carregar com uma potência de 2,2kw necessitas de pelo menos 9 painéis de 250w, no entanto, os painéis apenas fornecem os 250w nas condições perfeitas. Há muitos detalhes a ter em conta, o que parece complexo para nós, é algo simples de resolver para os profissionais do sector, haja €€.
                          Eu sei que o Nissan Leaf pode carregar com variadas potências, assim como outros carros o fazem. Apenas fiz referência aos 3 tipos de carregamentos standard para não complicar mais a informação e as pessoas entenderem mais facilmente.
                          Esses cálculos de potência não funcionam assim de forma tão simples como falas, só será assim se os painéis estiverem a produzir directamente ligados ao carro, e esse não é o melhor uso para dar a painéis fotovoltaicos.
                          Tens de ter em conta as horas de exposição solar durante o dia, no meu caso contei com 8h por dia, e com a carga acumulada nas baterias. Não faz sentido carregar um VE com renováveis sem ter baterias para armazenamento de electricidade.
                          Com baterias não precisas de todos esses painéis que falas para atingir determinada potência, pois tens de contar com a carga já existente nas baterias (que carregaram quando não estão a ser usadas).
                          Se fosse assim como falas, seria impossível ter aquela estação de carregamento (Nível 2) com apenas 20 painéis. Irias precisar de 72 painéis de 250w para alimentar 3 VE com uma potência de carga de 6kW para cada um.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                            É tão caro que um sistema fotovoltaico usado em autoconsumo paga-se a si próprio em 7 anos.
                            Falas nos sistemas de habitação?
                            Esses sistemas fazem mais sentido em escritórios, pois produzem energia qd há mais consumo.
                            Em habitação, o "desperdício" de energia é muito elevado e é injetado na rede.
                            Conheço alguns casos em que a produção até é elevada, mas mais de 70% da energia produzida é injetada na rede.
                            O break even, nestes casos particulares, não vai ser possível no tempo de vida útil dos painéis (10 anos?).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                              Vocês não percebem nada, pá... Não vêem que ele está a contar beber a água toda, para assim interromper o ciclo e poder dizer que a produção hídrica não é renovável [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

                              Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
                              A à gua potável não é assim tão abundante. Nisso ele tem razão.
                              Mas as centrais hídricas não necessitam de à gua potável para funcionar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                Falas nos sistemas de habitação?
                                Esses sistemas fazem mais sentido em escritórios, pois produzem energia qd há mais consumo.
                                Em habitação, o "desperdício" de energia é muito elevado e é injetado na rede.
                                Conheço alguns casos em que a produção até é elevada, mas mais de 70% da energia produzida é injetada na rede.
                                O break even, nestes casos particulares, não vai ser possível no tempo de vida útil dos painéis (10 anos?).
                                Edifícios de serviços, fábricas, etc. Dependendo das condições não é difícil de conseguir retornos entre 6 a 8 anos, sendo que os painéis se tiverem qualidade duram bem mais de 20.

                                Em habitações é complicado pelo facto de o consumo ser de noite e a produção de dia. Mas até nisto os elétricos podem ajudar - as baterias usadas com alguma perda de capacidade podem vir a ser usadas em habitações para armanzenar a energia produzida durante o dia. Vamos ver se os preços evoluem para tornar isto atrativo.

                                Quem diria há meia dúzia de anos que os painéis fotovoltaicos podiam ser rentáveis sem subsídios?
                                Editado pela última vez por RLTsport; 20 October 2017, 22:28.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                  Edifícios de serviços, fábricas, etc. Dependendo das condições não é difícil de conseguir retornos entre 6 a 8 anos, sendo que os painéis se tiverem qualidade duram bem mais de 20.

                                  Em habitações é complicado pelo facto de o consumo ser de noite e a produção de dia. Mas até nisto os elétricos podem ajudar - as baterias usadas com alguma perda de capacidade podem vir a ser usadas em habitações para armanzenar a energia produzida durante o dia. Vamos ver se os preços evoluem para tornar isto atrativo.

                                  Quem diria há meia dúzia de anos que os painéis fotovoltaicos podiam ser rentáveis sem subsídios?
                                  Em edificios de serviços, ou até mesmo indústria, os paineis são rentáveis, pois produzem energia qd é necessário.
                                  Baterias para armazenar energia fica caro e aí já não sei se conseguirá ter retorno do investimento, até porque as baterias terão uma durabilidade limitada.

                                  Comentário


                                    Eu tenho 2 de 250w e a fatura da eletricidade tem andado cerca de 10€ mais barata do que o ano passado, ou seja, por alto posso dizer que poupo cerca de 100€ por ano, custaram 600€. É só fazer as contas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Eu tenho 2 de 250w e a fatura da eletricidade tem andado cerca de 10€ mais barata do que o ano passado, ou seja, por alto posso dizer que poupo cerca de 100€ por ano, custaram 600€. É só fazer as contas.
                                      Eu este ano também tenho faturas bem mais baratascde eletricidade e não instalei paineis solares!
                                      Tens a aplicação que te diz o que os paineis produziram, o que aproveitaste e o que foi injetado na rede?
                                      Mas acredito que te esteja a compensar, pois depende essencialmente dos hábitos de cada um.
                                      Com alguma disciplina nos gastos, pode se aproveitar ainda mais os paineis ( programar as lavagens de roupa para os picos de produção, engomar a roupa de dia, etc)

                                      Comentário


                                        Claro que tenho, instalei o Engage efergy para monitorizar o que produzo e o que dou à rede. E o valor de 10€ não é de cór. Este ano foi atípico, pois houve muito sol, mas não o posso ignorar nas contas, o que digo é que a media de poupança anda nos 10€, mais coisa menos coisa.

                                        Comentário


                                          Ha por aqui uns pérolas que deveriam ir trabalhar para a NASA
                                          se vivêssemos no mundo da fantasia teríamos o problemas do mundo todos resolvidos.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                            Ha por aqui uns pérolas que deveriam ir trabalhar para a NASA
                                            se vivêssemos no mundo da fantasia teríamos o problemas do mundo todos resolvidos.

                                            Argumentos para os contrariar é que nada.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              Argumentos para os contrariar é que nada.
                                              Só um tolo não conhece os limites comuns de energia renovável.

                                              quando o vento não sopra ou o céu não está propício ou não podes abrir a barragem acendes uma vela.
                                              a energia renovável não è previsível seu armazenamento limitado e com perdas.
                                              de momento serve apenas para baixar emissões tendo as centrais ncomuns a servir como backup isto já com um sistema hiperdesenvolvido.

                                              para a energia renovavel ser 100% produtiva comparada a uma central comum teria que ter uma rede a nível global com os custo de triliões de triliões de triliões euros, não é por acaso que gastamos bilhões na fusão nuclear que se funcionar torna a energia renovável totalmente obsoleta

                                              o grande problema é produção de energia de acordo com a demanda mas pelos vistos por aqui não se sabe o que isso é, e sonha-se.
                                              que tal começar fazer uma armazém de baterias a cada esquina...

                                              Comentário


                                                O único mundo da fantasia é dito por ti nos teus posts sem conhecimento do que se diz.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por singularidade Ver Post
                                                  Só um tolo não conhece os limites comuns de energia renovável.

                                                  quando o vento não sopra ou o céu não está propício ou não podes abrir a barragem acendes uma vela.
                                                  a energia renovável não è previsível seu armazenamento limitado e com perdas.
                                                  de momento serve apenas para baixar emissões tendo as centrais ncomuns a servir como backup isto já com um sistema hiperdesenvolvido.

                                                  para a energia renovavel ser 100% produtiva comparada a uma central comum teria que ter uma rede a nível global com os custo de triliões de triliões de triliões euros, não é por acaso que gastamos bilhões na fusão nuclear que se funcionar torna a energia renovável totalmente obsoleta

                                                  o grande problema é produção de energia de acordo com a demanda mas pelos vistos por aqui não se sabe o que isso é, e sonha-se.
                                                  que tal começar fazer uma armazém de baterias a cada esquina...
                                                  Vai pesquisar para não dizeres disparates... Depois de tanta informação metida dizer isto é mesmo gozar com o pessoal que ainda perde tempo a alimentar mentes que não conseguem ser alimentadas.

                                                  Até o raio da China, está a cancelar centrais de carvão para investir em energias renováveis... Enfim, tanta evidência que depois sair com isto é mesmo ter palas.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                    O único mundo da fantasia é dito por ti nos teus posts sem conhecimento do que se diz.
                                                    Wahtever entretanto o mundo gira e a energia renovável não è sufeciente para nossa demanda.
                                                    entretanto temos tu o profeta da bateria

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Vai pesquisar para não dizeres disparates... Depois de tanta informação metida dizer isto é mesmo gozar com o pessoal que ainda perde tempo a alimentar mentes que não conseguem ser alimentadas.

                                                      Até o raio da China, está a cancelar centrais de carvão para investir em energias renováveis... Enfim, tanta evidência que depois sair com isto é mesmo ter palas.
                                                      Conseguir reduzir emissões sim autonomia? Continua a sonhar...
                                                      Vai pesquisar tu e vai passear ou troca as pilhas e põe duracel assim pensas melhor

                                                      Comentário


                                                        O armazenamento limitado? Então diz-me o que é uma barragem senão uma enorme bateria de energia? Ou até os combustíveis fosseis? Esses que são finitos é que serão a solução? Imagina tu que estariam a acabar, o que farias? Desistias, ou procuravas novas maneiras de armazenar a energia do sol? A tal que é renovável e a única que podemos aproveitar de borla, e que está ao alcance de todos?

                                                        Comentário


                                                          Pronto, diz disparates, quando confrontado, trolla... É isso.

                                                          Enquanto pensas assim, cada vez mais se usa renvaveis, e as tuas teorias, vão pelo cano abaixo. Realidade.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            O armazenamento limitado? Então diz-me o que é uma barragem senão uma enorme bateria de energia? Ou até os combustíveis fosseis? Esses que são finitos é que serão a solução? Imagina tu que estariam a acabar, o que farias? Desistias, ou procuravas novas maneiras de armazenar a energia do sol? A tal que é renovável e a única que podemos aproveitar de borla, e que está ao alcance de todos?
                                                            Ele ia dizer watever e estava resolvido.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                              O armazenamento limitado? Então diz-me o que é uma barragem senão uma enorme bateria de energia? Ou até os combustíveis fosseis? Esses que são finitos é que serão a solução? Imagina tu que estariam a acabar, o que farias? Desistias, ou procuravas novas maneiras de armazenar a energia do sol? A tal que é renovável e a única que podemos aproveitar de borla, e que está ao alcance de todos?
                                                              nao estou a dizer que devamos usar energia fosseis
                                                              estou a dizer que a energia renovável tem suas limitações de pelo menos de momento.
                                                              de momento apenas as podemos usar pra reduzir de maneira substâncial a necessidade de queimar as fósseis.

                                                              como pode ser uma barragem uma bateria de energia? Queres fazer inundações?
                                                              tens um número sufeciente de barragens para as tuas necessidades energéticas?
                                                              isto é um problema
                                                              nao continuamos a queimar só porque sim continuamos a queimar porque precisamos de uma fonte produtiva infalível de energia para as nossas necessidades independente se não há sol ou vento .

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X