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Desde quando é que a Opel usa os motores da Fiat ?

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    #91
    Originalmente Colocado por Germany Ver Post
    Evita logo tudo o que é Opel, o problema dos Opel vai muito além dos motores é das piores marcas do mercado.
    Vindo de quem tem um BMW como foto de perfil, tem a sua piada.

    Considerando após 2003:

    1.3 e 1.9 são de origem Fiat. O 2.0 CDTI é uma evolução do 1.9, logo é a mesma coisa.

    1.7 DI, DTI e CDTI, seja qual for a gama de potência é Isuzu.

    1.6 CDTI é motor Opel.

    Nenhum deles parte correntes porque sim, não racham cabeças, e não ardem.

    1.7 DI e DTI são maus motores. 1.3 e 1.9, não são brilhantes, mas não têm problemas graves. 2.0 não tenho bom feedback, e tenho pouco conhecimento.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
      [emoji23]

      A OPEL optou por eles por serem maus, queres ver?

      Enfim... a ignorância acerca disto dos "carros"... faz com que ainda se "emprenhe pelos ouvidos" e se coma gelados com a testa.
      Optou por ser mais barato que desenvolver um novo, ou adaptar os 2.0 e 2.2 DTI para cumprir as novas normas ambientais. O problema surgiu por usarem apenas uma árvore de cames com 16V, o que fez com que fosse impossível utilizar o sistema common rail naquela cabeça de motor, obrigado a reformular todo o bloco.

      É por esse motivo, também, que a Mercedes utiliza o 1.5 DCI da Renault... Na calha estavam o 1.6 da Opel e o 1.6 da PSA. A Renault fez mais barato.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
        Mete aí a tua carroça para comparar


        Se fosse num G 2.0 DTI diria que era de um colega aqui da empresa Levou uma bomba injectora, e um sensor de massa de ar.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
          Optou por ser mais barato que desenvolver um novo, ou adaptar os 2.0 e 2.2 DTI para cumprir as novas normas ambientais. O problema surgiu por usarem apenas uma árvore de cames com 16V, o que fez com que fosse impossível utilizar o sistema common rail naquela cabeça de motor, obrigado a reformular todo o bloco.

          É por esse motivo, também, que a Mercedes utiliza o 1.5 DCI da Renault... Na calha estavam o 1.6 da Opel e o 1.6 da PSA. A Renault fez mais barato.
          Sim... mas a opção lógica, nesses casos, é usar motores com provas dadas.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
            Já há muitos anos que de Alemã nada tem.

            Cumps
            Realmente... De alemã só mesmo o centro de desenvolvimento e investigação em Rüsselsheim. Ai tanta lacuna cultural... ainda bem que só cá venho quando o rei faz anos.

            Eles vão falando, mas eu é que vou andando, e poupando.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
              Sim... mas a opção lógica, nesses casos, é usar motores com provas dadas.
              Infelizmente a industria, seja ela qual for, está pouco importada com isso. Querem números! São decisões tomadas por concelhos de administração e gestão, onde a engenharia e desenvolvimento pouco opinam. É assim em todo lado e em todas as áreas. Enquanto os senhores de fato e gravata dominarem toda essa área de gestão e organização, as coisas não funcionarão bem.


              A Opel está mal actualmente, na gama global de modelos? Está. Está tão mal quanto Mercedes, Audi, Fiat, Renault, Peugeot. Todas têm telhados de vidro.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                Optou por ser mais barato que desenvolver um novo, ou adaptar os 2.0 e 2.2 DTI para cumprir as novas normas ambientais. O problema surgiu por usarem apenas uma árvore de cames com 16V, o que fez com que fosse impossível utilizar o sistema common rail naquela cabeça de motor, obrigado a reformular todo o bloco.

                É por esse motivo, também, que a Mercedes utiliza o 1.5 DCI da Renault... Na calha estavam o 1.6 da Opel e o 1.6 da PSA. A Renault fez mais barato.
                Não vale a pena inventar.

                A Renault-Nissan e a Daimler estabeleceram uma mini-aliança, envolvendo partilha de capital entre os grupos (cada uma detém 3% da outra ou algo do género).

                A partilha do 1.5 dCi foi apenas um aspecto de um acordo muito mais vasto:
                - Smart Forfour/Twingo III
                - Citan/Kangoo
                - Classe A/Q30; GLA/QX30
                - 1.6 dCi no Classe C
                - ...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Não vale a pena inventar.

                  A Renault-Nissan e a Daimler estabeleceram uma mini-aliança, envolvendo partilha de capital entre os grupos (cada uma detém 3% da outra ou algo do género).

                  A partilha do 1.5 dCi foi apenas um aspecto de um acordo muito mais vasto:
                  - Smart Forfour/Twingo III
                  - Citan/Kangoo
                  - Classe A/Q30; GLA/QX30
                  - 1.6 dCi no Classe C
                  - ...
                  Não inventei. Resumi a fundo o que me chegou por pessoas "do meio" e, na minha óptica, de confiança. A coisa estava "pensada" há imenso tempo, e culminou como culminou especialmente por custos.

                  Comentário


                    #99
                    Não, podes fazer o pino que o que disseste não está certo.

                    Tu especificamente disseste -para desvalorizar o mérito do motor 1.5 dCi- que a Mercedes apenas o usou porque era mais barato que o 1.6 da Opel ou o 1.6 da PSA.

                    Ora, por especulações de caserna que tenhas, há a realidade dos factos. E a realidade dos factos é que a Mercedes estabeleceu uma parceria abrangente com a Renault-Nissan onde o 1.5 dCi é apenas um dos elementos.

                    E, portanto, sim, não foi por ser o mais baratinho aka rasquinho que acabou no capot do Classe A.

                    Nunca percebi muito bem esta necessidade para defendermos a nossa marca de ter que sujar as restantes.

                    Comentário


                      Apagar

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                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                        Quanto ao custo, estou muito admirado com esse valor. Acho que nem no manel Gt se consegue esse valor. Na Nissan, a um amigo pediram-lhe 900 € para esse serviço, à parte da revisão.
                        Esse valor é um absurdo, as peças são cerca de 60€ depois depende da mão de obra mas é simples e rápido.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post

                          1.6 CDTI é motor Opel.
                          O 1.6 CDTI não é motor Opel, é um motor totalmente concebido pela GM Torino em Itália, aliás como o 2.0 CDTI. Refiro-me ao 1.6 CDTI do Astra, porque como já expliquei anteriormente, a Opel usa também o 1.6 dCi da Renault e o 1.6 Multijet nos comerciais, e o 1.6 HDi da Peugeot nos futuros modelos. A Opel atualmente não concebe motores diesel. Isso é um erro muito comum dizer que o 1.6 CDTI é Opel, normalmente dito pelos vendedores e também por alguma imprensa para afastar o nome Fiat e GM da Opel





                          GM Powertrain Torino[2] is a powertrain engineering center headquartered in Turin, Italy and was founded in 2005. In September 2008 the center moved into its new Politecnico di Torino facility, making General Motors the first automotive company to become a physical part of a university campus. The Engineering Center currently engineers and develops diesel engines, controls and propulsion systems, and employs over 650 people.[3]
                          GM Powertrain Europe is center for innovation and development for diesel engines and related electronic control of GM globally and designs propulsion systems for Opel, Chevrolet, GMC and Buick. From design to the study of virtual components or tests on the engine benches – everything takes place in the laboratories and test cells of GM Powertrain Europe in Turin.
                          GM Powertrain Europe Turin represents a strategic asset for GM globally. In Europe, the engineering center provides Opel vehicles with premium diesel technology, like the all-new 1.6 CDTI engine.

                          https://en.wikipedia.org/wiki/GM_Powertrain_Torino

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Não, podes fazer o pino que o que disseste não está certo.

                            Tu especificamente disseste -para desvalorizar o mérito do motor 1.5 dCi- que a Mercedes apenas o usou porque era mais barato que o 1.6 da Opel ou o 1.6 da PSA.

                            Ora, por especulações de caserna que tenhas, há a realidade dos factos. E a realidade dos factos é que a Mercedes estabeleceu uma parceria abrangente com a Renault-Nissan onde o 1.5 dCi é apenas um dos elementos.

                            E, portanto, sim, não foi por ser o mais baratinho aka rasquinho que acabou no capot do Classe A.

                            Nunca percebi muito bem esta necessidade para defendermos a nossa marca de ter que sujar as restantes.
                            A tua descrição é bem mais credível e aceitável que a que me foi dada, de facto. Como não tenho factos concretos e apenas me baseei em informação dada "boca a boca", não vou afirmar detalhes. Acredito que bem explorado, não estou totalmente errado, e que esse tipo de junção terá sido pensada com várias marcas, optando pela hipótese mais rentável.


                            Aqui nem se trata de depreciar, foi apenas para corroborar a ideia de que, hoje em dia, a rentabilidade está acima de tudo e todos. É mais importante a rentabilidade que a qualidade/fiabilidade. Independentemente do 1.5 DCI ser bom ou mau, a verdade é que este é o exercício. Seja na industria automóvel ou fora dela, não é "grave" beliscar a qualidade e a robustez de um produto, se oferecer boa rentabilidade.

                            Nem sequer estava a sujar nada, estava a falar mais no sentido de "gestão da coisa".

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              O 1.6 CDTI não é motor Opel, é um motor totalmente concebido pela GM Torino em Itália, aliás como o 2.0 CDTI. Refiro-me ao 1.6 CDTI do Astra, porque como já expliquei anteriormente, a Opel usa também o 1.6 dCi da Renault e o 1.6 Multijet nos comerciais, e o 1.6 HDi da Peugeot nos futuros modelos. A Opel atualmente não concebe motores diesel. Isso é um erro muito comum dizer que o 1.6 CDTI é Opel, normalmente dito pelos vendedores e também por alguma imprensa para afastar o nome Fiat e GM da Opel

                              GM Powertrain Torino[2] is a powertrain engineering center headquartered in Turin, Italy and was founded in 2005. In September 2008 the center moved into its new Politecnico di Torino facility, making General Motors the first automotive company to become a physical part of a university campus. The Engineering Center currently engineers and develops diesel engines, controls and propulsion systems, and employs over 650 people.[3]
                              GM Powertrain Europe is center for innovation and development for diesel engines and related electronic control of GM globally and designs propulsion systems for Opel, Chevrolet, GMC and Buick. From design to the study of virtual components or tests on the engine benches – everything takes place in the laboratories and test cells of GM Powertrain Europe in Turin.
                              GM Powertrain Europe Turin represents a strategic asset for GM globally. In Europe, the engineering center provides Opel vehicles with premium diesel technology, like the all-new 1.6 CDTI engine.

                              https://en.wikipedia.org/wiki/GM_Powertrain_Torino

                              O motor é fabricado em Turin. Foi desenvolvido pela Opel, em colaboração com engenheiros de Turin e dos EUA.

                              O desenvolvimento de produtos da Opel (enquanto grupo GM) sempre foi feita pela Opel, e para isso basta observar e conhecer os locais onde cada detalhe foi ensaiado e desenvolvido. Até o Insignia A que, esse sim, é mais GM (Chevrolet) que Opel, foi quase todo desenvolvido dentro das instalações da Opel em Rüsselsheim.

                              "At the Geneva Motorshow (7-17 March, 2013) Opel will introduce a new generation diesel engine, the 1.6 CDTI ECOTEC—its cleanest diesel yet—in the seven-seater Zafira Tourer. Equipped with Opel’s “BlueInjection” SCR (selective catalytic reduction) technology, the engine already meets Euro 6 emissions limits. (The coming Euro 6 specs target 0.08 g/km NOx for passenger car diesels, compared to 0.18 g/km for Euro 5. Euro 6 levels are still higher than the US Tier 2 Bin 5 NOx standard.)

                              The new generation 1.6 CDTI ECOTEC unit delivers 100 kW/136 hp and 320 N·m (236 lb-ft) of torque, with fuel consumption of 4.1 l/100 km (57 mpg US) and 109 g/km CO2 in the Zafira Tourer. The new advanced Opel four-cylinder 1.6-liter diesel engine not only sets benchmarks for performance with its high power and torque density but also for refinement with an very low level of noise, vibration and harshness, Opel says.
                              The new 1.6 CDTI ECOTEC diesel and its engine control unit were entirely developed in-house by a global team of engineers in Turin, Rüsselsheim and the USA. (...)"

                              http://www.greencarcongress.com/2013...-20130214.html

                              "The Medium Diesel Engine (MDE) is a four-cylinder diesel engine developed by Adam Opel AG and branded "1.6 CDTI Ecotec" in most markets. (...)"

                              https://en.wikipedia.org/wiki/GM_Medium_Diesel_engine

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                O motor é fabricado em Turin. Foi desenvolvido pela Opel, em colaboração com engenheiros de Turin e dos EUA.

                                O desenvolvimento de produtos da Opel (enquanto grupo GM) sempre foi feita pela Opel, e para isso basta observar e conhecer os locais onde cada detalhe foi ensaiado e desenvolvido. Até o Insignia A que, esse sim, é mais GM (Chevrolet) que Opel, foi quase todo desenvolvido dentro das instalações da Opel em Rüsselsheim.

                                "At the Geneva Motorshow (7-17 March, 2013) Opel will introduce a new generation diesel engine, the 1.6 CDTI ECOTEC—its cleanest diesel yet—in the seven-seater Zafira Tourer. Equipped with Opel’s “BlueInjection” SCR (selective catalytic reduction) technology, the engine already meets Euro 6 emissions limits. (The coming Euro 6 specs target 0.08 g/km NOx for passenger car diesels, compared to 0.18 g/km for Euro 5. Euro 6 levels are still higher than the US Tier 2 Bin 5 NOx standard.)

                                The new generation 1.6 CDTI ECOTEC unit delivers 100 kW/136 hp and 320 N·m (236 lb-ft) of torque, with fuel consumption of 4.1 l/100 km (57 mpg US) and 109 g/km CO2 in the Zafira Tourer. The new advanced Opel four-cylinder 1.6-liter diesel engine not only sets benchmarks for performance with its high power and torque density but also for refinement with an very low level of noise, vibration and harshness, Opel says.
                                The new 1.6 CDTI ECOTEC diesel and its engine control unit were entirely developed in-house by a global team of engineers in Turin, Rüsselsheim and the USA. (...)"

                                http://www.greencarcongress.com/2013...-20130214.html

                                "The Medium Diesel Engine (MDE) is a four-cylinder diesel engine developed by Adam Opel AG and branded "1.6 CDTI Ecotec" in most markets. (...)"

                                https://en.wikipedia.org/wiki/GM_Medium_Diesel_engine


                                O motor não é fabricado em Turim, é fabricado na Hungria. O motor é desenvolvido em Turim na Itália, é a própria GM que o afirma:

                                Founded in 2005, GM Powertrain Europe is the center of innovation and development for diesel engines and related electronic control of GM globally and designs propulsion systems for Opel/Vauxhall, Chevrolet, and other GM brands. From design to the study of virtual components or tests on the engine benches – everything takes place in the laboratories and test cells of GM Powertrain Europe in Turin.

                                http://media.gm.com/media/intl/en/op...equipment.html

                                Os motores diesel da GM/Opel/Vauxhall são totalmente desenvolvidos em Itália, na GM Torino.

                                Curiosamente este centro de engenharia em Itália que é a responsável pelo desenvolvimento dos motores CDTI que a Opel hoje usa foi a única unidade da GM Europa que não foi vendida à PSA.

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                                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                  Esse valor é um absurdo, as peças são cerca de 60€ depois depende da mão de obra mas é simples e rápido.
                                  Claro que é, que acabou por não o fazer.

                                  Mas as se as peças são 60€, nem a marca nem nenhuma oficina faz este trabalho por esse valor, como adiantaste. Era, no fundo, isso que eu queria dizer.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Claro que é, que acabou por não o fazer.

                                    Mas as se as peças são 60€, nem a marca nem nenhuma oficina faz este trabalho por esse valor, como adiantaste. Era, no fundo, isso que eu queria dizer.
                                    Não expliquei bem mas referia-me ao preço das peças, mas se for feito em conjunto com a mudança de óleo se calhar em alguns locais até fica mesmo por esse preço.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Curiosamente este centro de engenharia em Itália que é a responsável pelo desenvolvimento dos motores CDTI que a Opel hoje usa foi a única unidade da GM Europa que não foi vendida à PSA.
                                      Provavelmente porque a PSA não tinha interesse.

                                      Com o abandono do mercado europeu e face ao futuro próximo do diesel, a GM tem pouco ou nenhum interesse nisso.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                        Vindo de quem tem um BMW como foto de perfil, tem a sua piada.

                                        Considerando após 2003:

                                        1.3 e 1.9 são de origem Fiat. O 2.0 CDTI é uma evolução do 1.9, logo é a mesma coisa.

                                        1.7 DI, DTI e CDTI, seja qual for a gama de potência é Isuzu.

                                        1.6 CDTI é motor Opel.

                                        Nenhum deles parte correntes porque sim, não racham cabeças, e não ardem.

                                        1.7 DI e DTI são maus motores. 1.3 e 1.9, não são brilhantes, mas não têm problemas graves. 2.0 não tenho bom feedback, e tenho pouco conhecimento.
                                        Até podia ter o avatar da Tata isso não apagaria os graves problemas da Opel. Com base na grande quantidade de graves problemas em vários motores e na má assistência, não recomendo a Opel , agora cada um que se faça o que pretender com o seu dinheiro.

                                        O 1.9 cdti também tem problemas graves? Esses DI e DTi são Isuzu? O 2.0 cdti pelo menos até 2011 é um dos maiores cancros que andam por aí.

                                        O que vai salvar esta marca é a Peugeot/Citroen, isto demonstra bem ao estado a que chegou a Opel, é preciso virem os Franceses salvar uma empresa "Alemã".

                                        Comentário


                                          Já foi alemã, agora é mais um marca francesa, a Opel nunca mais vai ser a mesma mas isso não quer dizer que fique pior.
                                          Existem marcas Premium com muitos mais problemas que a Opel.
                                          Editado pela última vez por rafsantos; 18 October 2017, 20:31.

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                                            Originalmente Colocado por DiogoFilipe Ver Post
                                            Para primeiro carro ofereceram-me um opel astra J 2010 1.3 cdti, é assim tão problemático? agora fiquei com medo lol
                                            A minha esposa teve um que infelizmente foi perda total.
                                            Tinha 175000km e só levou um compressor de ac e uma bateria.
                                            Convem andar atento aos níveis.

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                                              Tanta conversa sobre qual o motor que vem de Itália e qual o que vem da Cochinchina e parece que ninguém percebe que o problema aqui é mesmo que um Opel com um 1.3 Diesel (que a bem dizer nem 1.3 é) até pode ser o motor mais fiável do mundo que mesmo assim não se deseja a ninguém.

                                              Até num 500 aquilo é mau, até tenho pesadelos ao imaginar que estamos a falar daquilo a puxar um Astra...

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                                                Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                                A minha esposa teve um que infelizmente foi perda total.
                                                Tinha 175000km e só levou um compressor de ac e uma bateria.
                                                Convem andar atento aos níveis.
                                                O que aconteceu?

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                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Tanta conversa sobre qual o motor que vem de Itália e qual o que vem da Cochinchina e parece que ninguém percebe que o problema aqui é mesmo que um Opel com um 1.3 Diesel (que a bem dizer nem 1.3 é) até pode ser o motor mais fiável do mundo que mesmo assim não se deseja a ninguém.

                                                  Até num 500 aquilo é mau, até tenho pesadelos ao imaginar que estamos a falar daquilo a puxar um Astra...
                                                  Não é assim tão mau como se pensa claro que em recuperações é mesmo muito fraco, mas tirando isso tem um andamento normal, não é daqueles que precisas meter uma abaixo para ultrapassar alguém (ainda hoje aconteceu) mas sim um astra e devido ao seu peso pede mais de motor. .

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                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Tanta conversa sobre qual o motor que vem de Itália e qual o que vem da Cochinchina e parece que ninguém percebe que o problema aqui é mesmo que um Opel com um 1.3 Diesel (que a bem dizer nem 1.3 é) até pode ser o motor mais fiável do mundo que mesmo assim não se deseja a ninguém.

                                                    Até num 500 aquilo é mau, até tenho pesadelos ao imaginar que estamos a falar daquilo a puxar um Astra...
                                                    É mau em que aspecto? Tenho um Punto de 2014 (85cv/200Nm) com esse motor em casa e não tenho nada a apontar. Extremamente fiável, consome uns 7L -- no máximo -- a ser mal tratado e com jantes de 17'' e mexe-se bem q.b.
                                                    Não estou a ver nenhum motor diesel com com uma cilindrada semelhante que seja superior.

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                                                      Se a ideia é competir pela cilindrada mais baixa a gasóleo, a Hyundai ainda tem o 1.1 crdi 75cv no i20

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Se a ideia é competir pela cilindrada mais baixa a gasóleo, a Hyundai ainda tem o 1.1 crdi 75cv no i20
                                                        Fiquemo-nos pelos 4cl.

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                                                          Originalmente Colocado por TubularBells Ver Post
                                                          A tua descrição é bem mais credível e aceitável que a que me foi dada, de facto. Como não tenho factos concretos e apenas me baseei em informação dada "boca a boca", não vou afirmar detalhes. Acredito que bem explorado, não estou totalmente errado, e que esse tipo de junção terá sido pensada com várias marcas, optando pela hipótese mais rentável.


                                                          Aqui nem se trata de depreciar, foi apenas para corroborar a ideia de que, hoje em dia, a rentabilidade está acima de tudo e todos. É mais importante a rentabilidade que a qualidade/fiabilidade. Independentemente do 1.5 DCI ser bom ou mau, a verdade é que este é o exercício. Seja na industria automóvel ou fora dela, não é "grave" beliscar a qualidade e a robustez de um produto, se oferecer boa rentabilidade.

                                                          Nem sequer estava a sujar nada, estava a falar mais no sentido de "gestão da coisa".
                                                          Acredita que se a Mercedes escolheu a Renault/Nissan é porque é o parceiro que lhe deu mais garantias a todos os níveis, tanto de fiabilidade como de know-how. A Mercedes antes de criar uma parceria desta dimensão estudou muito bem todos os fatores. A fiabilidade dos motores sempre foi um fator muito importante para a Mercedes. A Renault/Nissan é atualmente um dos maiores produtores de motores do Mundo e a nível de fiabilidade atualmente está bastante bem posicionada nos testes e estatísticas de fiabilidade e resistência mecânica que são efetuados por todo o Mundo.

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                                                            O 1.3 CDTI no Astra H era muito fraco, no Astra J melhorou devido às melhores relações da caixa mas mesmo assim é demasiado lento devido ao elevado peso. No fundo é um motor pouco adequado para o segmento C, com exceção do novo Fiat Tipo mas este também é um carro mais leve do que o normal para o segmento por isso este motor até se safa bem no Tipo.

                                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                            É mau em que aspecto? Tenho um Punto de 2014 (85cv/200Nm) com esse motor em casa e não tenho nada a apontar. Extremamente fiável, consome uns 7L -- no máximo -- a ser mal tratado e com jantes de 17'' e mexe-se bem q.b.
                                                            Não estou a ver nenhum motor diesel com com uma cilindrada semelhante que seja superior.
                                                            Comparando com segmentos B com 1.500 e 1.600 de cilindrada o que achas?

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                                                              O 1.3 CDTI no Astra H era muito fraco, no Astra J melhorou devido às melhores relações da caixa mas mesmo assim é demasiado lento devido ao elevado peso. No fundo é um motor pouco adequado para o segmento C, com exceção do novo Fiat Tipo mas este também é um carro mais leve do que o normal para o segmento por isso este motor até se safa bem no Tipo.



                                                              Comparando com segmentos B com 1.500 e 1.600 de cilindrada o que achas?
                                                              Já conduzi um C4 1.6 HDI de 110cv e não notei assim grande diferença para o Punto. Puxa um pouco mais, o que é natural. Mas não há grande diferença de andamentos.
                                                              Mas é lógico que um 1.3 para um Astra/Tipo não é muito apropriado.
                                                              Editado pela última vez por brkncrss; 19 October 2017, 00:39.

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