Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É ilegal ter uma dashcam no carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Qual é para ti a forma continuada?

    Sabes que as dashcam gravam em looping...e a maioria com a memória de origem dá para 1 dia se tanto (depende do número de minutos de condução).

    Só fica efectivamente gravado (para só poder ser apagado pelo próprio) eventos que excedam determinada força G, eventos em que veículos se cheguem muito perto (esta é top para os idiotas da Rede Expresso).

    Aliás esquece o comentário....fico à espera do auto.

    A mim já me serviu algumas vezes inclusivé num acidente para "correcção" do descritivo e eliminação de "testemunhas" com muito gozo pelo meio. Só por aí já valeu a pena
    É o mesmo que filmar 1h seguida o rabo de uma moça na praia e dizer que aquilo só grava os "grandes" eventos e só as últimas 24h.

    Agora imagina que tens um canal de youtube e colocas lá as cenas "grandes"...

    Na prática a dashcam pode ter situações de uso ilegal...mas pode ser usada. Importante é ter noção do que se usa e como se usa. Eu diria que em uso exclusivamente privado, o risco é mínimo, mas quando se começam a publicar coisas, é preciso algum cuidado.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      É o mesmo que filmar 1h seguida o rabo de uma moça na praia e dizer que aquilo só grava os "grandes" eventos e só as últimas 24h.

      Agora imagina que tens um canal de youtube e colocas lá as cenas "grandes"...

      Na prática a dashcam pode ter situações de uso ilegal...mas pode ser usada. Importante é ter noção do que se usa e como se usa. Eu diria que em uso exclusivamente privado, o risco é mínimo, mas quando se começam a publicar coisas, é preciso algum cuidado.
      Há de tudo, até há quem publique sem tapar matrículas e/ou caras....mas isso vai de cada um, de cada país e/ou de cada situação.

      Agora vais ao YT e encontras videos de dashcams de todos os países da EU....a sério que vais dizer que Portugal vai ser o único a chatear? Não me parece, nunca ouvi/li/vi tal coisa e em relação ao CNPD leva o mesmo tratamento da SPA

      Comentário


        #93
        Falta de sensibilidade não se tapar as matrículas.....

        Comentário


          #94
          Close call..... Twice!!

          Borraram a cueca e com razão.... Fónix!!

          É entalar esses 2 artistas!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Falta de sensibilidade não se tapar as matrículas.....

            Nesse vídeo só te chateia ele não ter tapado a matrícula? Vês um potencial assassino e chateia-te o gajo que não tapou a matrícula...

            Sabias que o automóvel não é uma pessoa? A "identidade" do automóvel não tem de ser salvaguardada. Por essa lógica também terias de censurar tudo o que fossem números de portas, nomes de ruas, placas de localidades... Aliás, toda a paisagem teria de ser censurada pois eu posso ver uma casa e reconhecer a zona e depois fico a saber que casa é...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
              Nesse vídeo só te chateia ele não ter tapado a matrícula? Vês um potencial assassino e chateia-te o gajo que não tapou a matrícula...

              Sabias que o automóvel não é uma pessoa? A "identidade" do automóvel não tem de ser salvaguardada. Por essa lógica também terias de censurar tudo o que fossem números de portas, nomes de ruas, placas de localidades... Aliás, toda a paisagem teria de ser censurada pois eu posso ver uma casa e reconhecer a zona e depois fico a saber que casa é...
              Sabes usar o tico e o teco para ler o tópico? Então força

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por gfsm Ver Post
                Mas quem é que vos disse que é ilegal captar imagens em via pública? O que pode envolver direitos é a divulgação das imagens! Ou seja, é precisamente o contrário do que estão a dizer... a comunicação social é que tem que ter direitos para passar imagens. Aliás, na verdade, até é necessário ter uma licença para ter um tripé na via pública, mas eu não conheço um único meio de comunicação social que o faça no dia a dia. Um cidadão anónimo pode muito bem fotografar a Rua Augusta ou a Rua de Sta Catarina as vezes que quiser, desde que não individualize um sujeito.

                É permitido fotografar ou gravar em todos os espaços públicos, o que não se pode é fotografar uma pessoa individualmente. Como essas câmaras apanham sempre uma vasta área da via, podem usar as mesmas sem qualquer ilegalidade. E já agora, fiquem a saber que em espaços privados os direitos de imagem são propriedade do dono do espaço. Quando vão a estádios ou a concertos, por exemplo, até vos podem fazer um grande plano da cara que não há ilegalidade nenhuma, desde que a captação e divulgação de imagens esteja permitida pelo dono do espaço.
                Isto.

                Se assim não fosse, até as máquinas fotográficas, individuais ou integradas em telemóveis, teriam impedimentos legais difusos! Claro que assim não é, desde que, atenção, não haja invasão da privacidade pessoal. A via pública é, por definição, um lugar público onde ninguém pode andar escondido!

                Uma dashcam, usada como instrumento lúdico ou, em situação última (...), no caso de um acidente serve, definitivamente, como prova se for requerida a validação e não houver lugar a arguição de nulidade (em situação penal), ou, em direito estradal, como "a testemunha"! Para as seguradoras será um must...

                ...as imagens depois podem ser usadas em tribunal, não faço ideia.
                Podem, se não for arguída nulidade ou for, em certos casos, solicitada a competente validação...

                Comentário


                  #98
                  é isto que o povo ignorante não quer ver.
                  Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                  Apesar de haver uma indefinição enorme a esse respeito, o princípio geral é que não podes montar uma câmara apontada pra fora da tua propriedade e fazer uso das imagens dela sem autorização da CNPD. Compreende-se, uma imagem vale mais que mil palavras e uma simples câmara pode desmontar as mais refinadas mentiras do poder político e económico, daí que eles tivessem engendrado essa submissão à CNPD. Portanto, pra o cidadão comum do proletariado ou classe média assalariada não adianta nada esgrimir com a câmara, eles invalidam-na logo. E ainda te chateiam com multas ou até pedidos de indemnização, se aparecer a fuça de algum meco.
                  Agora, estando em causa grandes interesses da burguesia exploradora, por exemplo, se mediante aquilo uma seguradora puder evitar pagar milhares ou milhões de euros, aí aparece logo o parecer do prof. catedrático fulano de tal a garantir a pés juntos que sim senhor, as imagens são legais e válidas, apesar de captadas sem autorização.
                  É mesmo essa a ideia por detrás da indefinição legal. A lei é igual pra todos, mas pra alguns é mais igual que pra outros.
                  Sent from my XT1033 using Tapatalk

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                    Nesse vídeo só te chateia ele não ter tapado a matrícula? Vês um potencial assassino e chateia-te o gajo que não tapou a matrícula...

                    Sabias que o automóvel não é uma pessoa? A "identidade" do automóvel não tem de ser salvaguardada. Por essa lógica também terias de censurar tudo o que fossem números de portas, nomes de ruas, placas de localidades... Aliás, toda a paisagem teria de ser censurada pois eu posso ver uma casa e reconhecer a zona e depois fico a saber que casa é...
                    Era ironia, mas pelos vistos escapou-te.

                    Comentário


                      A atitude de muitos ciclistas tambem não ajuda a serem respeitados. Há muita agressividade e desrespeito por parte de muitos ciclistas e depois é normal que alguns automobilistas respondam na mesma moeda

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                        A atitude de muitos ciclistas tambem não ajuda a serem respeitados. Há muita agressividade e desrespeito por parte de muitos ciclistas e depois é normal que alguns automobilistas respondam na mesma moeda
                        Achas normal para um anormal, um anormal e meio?

                        Eu não acho...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                          A atitude de muitos ciclistas tambem não ajuda a serem respeitados. Há muita agressividade e desrespeito por parte de muitos ciclistas e depois é normal que alguns automobilistas respondam na mesma moeda
                          A estupidez de tentar justificar atitudes extremas como esta é reveladora do "c*gar" na estrada....não é distracção, não é o telemóvel, não é o sol a bater nas trombas. São pura e simplesmente atitudes premeditadas do: "se bater que se lixe não têm nada que andar na estrada".

                          Depois admiram-se porque é que são vítimas de road rage

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                            Era ironia, mas pelos vistos escapou-te.
                            Ah, sarcasmo na Internet, como não notar. /s

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                              Nesse vídeo só te chateia ele não ter tapado a matrícula? Vês um potencial assassino e chateia-te o gajo que não tapou a matrícula...

                              Sabias que o automóvel não é uma pessoa? A "identidade" do automóvel não tem de ser salvaguardada. Por essa lógica também terias de censurar tudo o que fossem números de portas, nomes de ruas, placas de localidades... Aliás, toda a paisagem teria de ser censurada pois eu posso ver uma casa e reconhecer a zona e depois fico a saber que casa é...

                              Também nunca percebi este excesso de zelo com tapar matrículas em tudo o que é lado. Até parece que os carros circulam em propriedade privada.
                              Acho que é mais um exclusivo português, porque frquento outros foruns estrangeiros e não vejo esta preocupação em quase lado nenhum.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                Também nunca percebi este excesso de zelo com tapar matrículas em tudo o que é lado. Até parece que os carros circulam em propriedade privada.
                                Acho que é mais um exclusivo português, porque frquento outros foruns estrangeiros e não vejo esta preocupação em quase lado nenhum.
                                Vê lá tu que até dá direito a ser banido de grupos de FB de OS local....

                                Portugal é pequenito

                                Comentário


                                  Mas os carros agora têm direito a imagem?

                                  Comentário


                                    Apesar de tudo acho que uma das regras do fórum é precisamente não mostrar as matriculas das viaturas...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      Mas os carros agora têm direito a imagem?
                                      Não, mas há quem te possa bater à porta e perguntar se queres ter direito a uma cara....

                                      Repito, o país é pequeno e como utilizador de uma DC, recomendo vivamente e especialmente localmente, não andar "armado em carapau de corrida videovigilante", excepto em situações extremas (como é o caso do vídeo com os ciclistas)
                                      Editado pela última vez por ; 07 October 2018, 20:06.

                                      Comentário


                                        Perguntar por uma cara? Já tenho, não preciso de mais

                                        Voltamos ao mesmo... Se esta na via pública, não há muito a pegar, tirando uma foto focada ao carro em questão, como acontece no Spotting.

                                        Comentário


                                          Já agora, deixo um canal que não se preocupa muito com matrículas:

                                          https://www.youtube.com/channel/UC0f...6iYVKpeWF7awGg

                                          Há mais, mas só sigo este.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            Já agora, deixo um canal que não se preocupa muito com matrículas:

                                            https://www.youtube.com/channel/UC0f...6iYVKpeWF7awGg

                                            Há mais, mas só sigo este.
                                            Tenho pena é que não apareça nenhum dos meus carros, porque garanto-te que já estava fechado.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Não, mas há quem te possa bater à porta e perguntar se queres ter direito a uma cara....

                                              Repito, o país é pequeno e como utilizador de uma DC, recomendo vivamente e especialmente localmente, não andar "armado em carapau de corrida videovigilante", excepto em situações extremas (como é o caso do vídeo com os ciclistas)
                                              Pois, não sabem o que fazem de depois acontece como eu vi noutro dia, em que as autoridades lá tiveram que apagar o que estava gravado... azares...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                Tenho pena é que não apareça nenhum dos meus carros, porque garanto-te que já estava fechado.
                                                Pena é o pessoal que aparece não levar talhada de multa pela m**da que faz nas estrada.

                                                Pena é o pessoal ser filmado a fazer borrada e as autoridades não fazerem nada, abriam a pestana mais vezes.

                                                Se aparecesse o teu...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Pena é o pessoal que aparece não levar talhada de multa pela m**da que faz nas estrada.

                                                  Se aparecesse o teu...
                                                  Estou a ver que és um "éroi" da estrada, mais conhecidos pelo nome de "justiceiro da faixa da esquerda" ou outros nomes mais corriqueiros usados no dia a dia...

                                                  Depois um dia espero que não venhas dizer que tiveste azar...

                                                  Até porque a lei portuguesa nem é para todos cumprirem (existe uma excepção para os "érois")
                                                  Editado pela última vez por PSerra; 07 October 2018, 21:25.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                    Estou a ver que és um "éroi" da estrada, mais conhecidos pelo nome de "justiceiro da faixa da esquerda" ou outros nomes mais corriqueiros usados no dia a dia...

                                                    Depois um dia espero que não venhas dizer que tiveste azar...
                                                    Já vi que és mais um que fica aziado quando faz borrada e mete terceiros em risco e dá-se para mauzão. Um dia também podes ter azar.


                                                    Se queres entrar por aí, também sei... Ou então, aceitas que quem faz porcaria devia de ser responsabilizado por isso.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                      Já vi que és mais um que fica aziado quando faz borrada e mete terceiros em risco e dá-se para mauzão. Um dia também podes ter azar.


                                                      Se queres entrar por aí, também sei... Ou então, aceitas que quem faz porcaria devia de ser responsabilizado por isso.
                                                      Estás quase, quase lá! Só mais um esforcinho, vá lá!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                        Estás quase, quase lá! Só mais um esforcinho, vá lá!
                                                        Boa continuação de domingo

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                          Tenho pena é que não apareça nenhum dos meus carros, porque garanto-te que já estava fechado.



                                                          Como assim? Baseado em que legislação? Não estou a contestar nada, só estou mesmo curioso.

                                                          Se os maiores meios de comunicação do mundo (CNN, BBC, Skynews, etc) publicam fotos e videos todos os dias sem o mínimo cuidado em tapar matrículas, e eles certamente têm um departamento jurídico bastante alargado e sabem que não estão a violar nenhuma lei, não estou a ver até que ponto é ilegal fazê-lo. É uma lei exclusivamente portuguesa?

                                                          Comentário


                                                            As pessoas so se preocupam com o direito à privacidade quando estão a fazer porcaria…

                                                            É engraçado. :D

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                              As pessoas so se preocupam com o direito à privacidade quando estão a fazer porcaria…

                                                              É engraçado. :D
                                                              E as pessoas quando deixam o mundo virtual acabam por aprender que nesta vida se apanha de tudo: aqueles que se estão a borrifar para a câmara, aqueles que ficam pelas palavras.....ou aqueles que expostos e sem capacidade intelectual suficiente, podem vir bater à porta.

                                                              Foi só um aviso de quem já teve vários "tête-à-tête"

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X