Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico de homenagem ao 1.9 TDI, provavelmente o melhor motor de sempre!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sim, só saiu em 2001, salvo erro em Março desse ano. No Passat o PD130 só saiu no Facelift do B5.

    Em 1999 só os VP 90 e 110 que me lembre.

    Tudo isto, se não tiver em erro.

    Comentário


      Ok, obrigado. Acho que também vieram com o de 115cv. Aquele só tem 5v. Não sou expert no 1.9 tdi, mas penso que só saíram com caixa de 6.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Ok, obrigado. Acho que também vieram com o de 115cv. Aquele só tem 5v. Não sou expert no 1.9 tdi, mas penso que só saíram com caixa de 6.
        Lembro-me do pd115 sair no passat perto do fim do ano de 1999. Na empresa havia um de janeiro de 2000 com caixa de 5. Foi para abate com 580 mil km.

        Comentário


          E ainda houve um 1.9 TDI 130 com caixa de 5.

          Comentário


            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            E ainda houve um 1.9 TDI 130 com caixa de 5.
            Estava com ideia que não...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Ok, obrigado. Acho que também vieram com o de 115cv. Aquele só tem 5v. Não sou expert no 1.9 tdi, mas penso que só saíram com caixa de 6.
              Sim, algo que falas já vi uns quantos Passat B5 pre-facelift com o PD115, portanto esse deve ter sido dos primeiros PD e saiu antes de 2001.

              Agora, o PD130 tenho a certeza que só em 2001, o mes é que pode não ser Março (é o que me lembro).

              Mas como tu, também não sou expert, so a falar do que me lembro

              PS: lembro-me na altura, o meu pai andava a ver as Golf IV Variant, e na altura tinham, ainda por matricular, uma Variant Highline com caixa auto, com o PD115... A denominação de fabrica daquela carrinha era GTI TDI. Na altura o vendedor andava a aconselhar esperar mais uns tempos por uma Variant mas com o PD130 que estava prestes a sair. Falamos de inícios de 2001.

              Acabou por ir para um A3 com meses e o VP110.
              Editado pela última vez por Carmaniaco90; 27 July 2019, 11:03.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Estava com ideia que não...
                Ao que sei foi só no A4, que teve tanto 5v como 6. E o de 5 tinha menos binário.

                Comentário


                  O Passat 115 saiu no inicio de 1999 com caixa de 5.
                  O A4 B6 130 também saiu inicialmente com caixa de 5 e binário limitado a 285NM.

                  Comentário


                    Os meus pulmoes choram quando vejo este tópico com 31 páginas.

                    Alterei as definições standard para ter menos posts por página mas mesmo assim é bem mais que o que seria suposto acontecer.

                    Dando a minha opinião propriamente dita, diria que o melhor motor de sempre será algo que estará montado num carro em que tanto o carro como o motor agradam a gregos e troianos.

                    Portanto... senao vivessemos em portugal mas ainda assim sem me exceder muito para mim seria um bmw série 3 f30 com o motor 28i ou 30i turbo a gasolina e porque não convertido para GPL.

                    Mesmo em Portugal e mesmo sendo estupidamente raro já se devem vender a preços porreiros.

                    Não faz sentido trazer para aqui um motor inalcançável mas a porcaria dum 1.9 tdi também não, porque o melhor motor de sempre sera sempre e volto a repetir algo que agrade a gregos e troianos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Ontem estive na presença de um passat 1.9 tdi de 1999. O dono assegurou-me que era o de 130cv. Fiquei cismado e nem contrapus, mas tinha ideia que esta motorização só saiu em 2001. Estou correcto?
                      Em 2001 já existia o 1.9tdi de 150cvs pelo que talvez o de 130 possa ter saído antes...

                      Comentário


                        O de 130 CV (PD) saiu com o facelift em Outubro de 2001.

                        O de 150 já existia e não era PD (os PD eram já uma evolução dos antigos 1.9).

                        Comentário


                          O primeiro pd penso ser o de 115cv e 285nm, que saíu em Janeiro de 1998 no A6 C5, e ainda no mesmo ano, no A4 B5.

                          O pd 130 cx 6 310nm apareceu em Maio de 2000 no A3 8l. Houve um 130 cx 5 285nm do fim de 2000 a fim de 2001

                          O pd 150 foi estreado em Setembro de 2000 no Golf 4 / Bora


                          O 1.9 tdi não pd mais potente foi o de 110cv.

                          Comentário


                            Alguém sabe se o Polo tipo de 2004 além do 1.4 TDI teve o 1.9 TDI 100cv ?

                            Sempre achei curioso o ibiza TDI 100cv, uma boa alternativa ao tractor económico 1.4 TDI. Já andava bem e lembro-me da imprensa da época dizer que era um conjunto muito equilibrado.

                            A minha maria tem o Polo base e aquilo já tem algum conforto e espaço para o segmento e os materiais safam-se bem. Imagino que a versão full extras deva ser bem interessante e já vi Polos com bancos em pele, fica engraçado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                              O primeiro pd penso ser o de 115cv e 285nm, que saíu em Janeiro de 1998 no A6 C5, e ainda no mesmo ano, no A4 B5.

                              O pd 130 cx 6 310nm apareceu em Maio de 2000 no A3 8l. Houve um 130 cx 5 285nm do fim de 2000 a fim de 2001

                              O pd 150 foi estreado em Setembro de 2000 no Golf 4 / Bora


                              O 1.9 tdi não pd mais potente foi o de 110cv.
                              Já agora o 150 só foi usado no Golf e Bora e leon ? Porque raio o A4 e o A3 nunca o tiveram?

                              Comentário


                                O polo tal como o Fabia e o ibiza teve pd100 e pd130 são é raros

                                Comentário


                                  Ok boa, mas o 130 e depois até 160 no Ibiza Cupra TDi ...não sei....não será demasiada força às 2000 RPM para um ibiza ?

                                  Comentário


                                    Ainda havia o TDI de 160cv no Ibiza cupra

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                      Ainda havia o TDI de 160cv no Ibiza cupra
                                      O sonho molhado de qualquer xunga ex-cup / 106 gti porque GPL não dá estilo e futuro BMW série 1 coupe... branco... com jantes pretas... :D

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Já agora o 150 só foi usado no Golf e Bora e leon ? Porque raio o A4 e o A3 nunca o tiveram?
                                        E no Toledo, Sharan, Alhambra e Ford Galaxy... Políticas esquisitas, não sei. No a4/a6 é facil, tinham o 2.5 tdi para montar. No a3 não sei.


                                        Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                                        O sonho molhado de qualquer xunga ex-cup / 106 gti porque GPL não dá estilo e futuro BMW série 1 coupe... branco... com jantes pretas... :D
                                        Infelizmente é verdade. De qualquer forma, um ibiza pd 130 mesmo original já impõe algum 'respeito' num país como o nosso, em que 99% do carros eram / são arrastadeiras económicas. Com uma ligeira modificação electrónica já se tornam uma coisa bastante engraçada.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                          E no Toledo, Sharan, Alhambra e Ford Galaxy... Políticas esquisitas, não sei. No a4/a6 é facil, tinham o 2.5 tdi para montar. No a3 não sei.

                                          Infelizmente é verdade. De qualquer forma, um ibiza pd 130 mesmo original já impõe algum 'respeito' num país como o nosso, em que 99% do carros eram / são arrastadeiras económicas. Com uma ligeira modificação electrónica já se tornam uma coisa bastante engraçada.
                                          Ya uma repro de 20% faz bem a qualquer carro :D sem grandes inconvenientes.

                                          O meu fascínio é a aceleração mas parece que uma modificação da praxe é o preciso oposto nestes carros... caixa do Ibiza 130 tdi versão sport salvo erro (?).

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                                            Os meus pulmoes choram quando vejo este tópico com 31 páginas.


                                            Dando a minha opinião propriamente dita, diria que o melhor motor de sempre será algo que estará montado num carro em que tanto o carro como o motor agradam a gregos e troianos.

                                            Portanto... senao vivessemos em portugal mas ainda assim sem me exceder muito para mim seria um bmw série 3 f30 com o motor 28i ou 30i turbo a gasolina e porque não convertido para GPL.

                                            Não faz sentido trazer para aqui um motor inalcançável mas a porcaria dum 1.9 tdi também não, porque o melhor motor de sempre sera sempre e volto a repetir algo que agrade a gregos e troianos.

                                            F31, certo? Sem botijas de gás...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                              F31, certo? Sem botijas de gás...
                                              Não aprecio a carrinha.

                                              No spritmonitor e no autoscout24.eu não há nada disto a GPL.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Já agora o 150 só foi usado no Golf e Bora e leon ? Porque raio o A4 e o A3 nunca o tiveram?

                                                Também me questionei varias vezes acerca disso, tal como questionava os que diziam que o PD 130 ia ao banco a acusava bem mais do que os 130cv

                                                Mas penso que na altura a marca desportiva do grupo era a seat e era aí que haviam os TDIs mais potentes

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Ok boa, mas o 130 e depois até 160 no Ibiza Cupra TDi ...não sei....não será demasiada força às 2000 RPM para um ibiza ?
                                                  Né nada muita força às 2000rpm, já tive dois 1.9 TDI e já andei em dezenas deles... E a "porrada" dum Cupra TDI às 2000rpm nem é assim nada de especial, já senti "porradas" muito piores de TDI's carregados, que até o tablier quase salta do sitio A sensação do "Fdx é o fim do mundo, vou morrer"

                                                  Como sabes, tenho um carro muito melhor, a gasolina, mas o 1.9 TDI n se esquece... Voltarei a ter um em breve.

                                                  Comentário


                                                    "O 1.9 tdi não se esquece".

                                                    Que dirás tu dum Honda civic type r ep3 por exemplo?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                                                      "O 1.9 tdi não se esquece".

                                                      Que dirás tu dum Honda civic type r ep3 por exemplo?
                                                      Chico, nunca tive nenhum 1.9 tdi, mas essa comparação não tem nexo - quantos conheces que tenham tido um type R ? Daqui a pouco metes ao barulho um Porsche, ou Ferrari... São carros que não têm nada a ver.

                                                      1.9 tdi houve imensos, e para a época marcaram muitos jovens pelo acréscimo de potência e acessibilidade face à concorrência, pela facilidade em alterar o motor e obter ainda mais força, pela fiabilidade, pela economia, etc.

                                                      Daí se compreender ser um motor marcante e ser lembrado por muitos com saudosismo.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                        Chico, nunca tive nenhum 1.9 tdi, mas essa comparação não tem nexo - quantos conheces que tenham tido um type R ? Daqui a pouco metes ao barulho um Porsche, ou Ferrari... São carros que não têm nada a ver.

                                                        1.9 tdi houve imensos, e para a época marcaram muitos jovens pelo acréscimo de potência e acessibilidade face à concorrência, pela facilidade em alterar o motor e obter ainda mais força, pela fiabilidade, pela economia, etc.

                                                        Daí se compreender ser um motor marcante e ser lembrado por muitos com saudosismo.
                                                        Não importa para o que tentei transmitir ao gmigas quantos tiveram um e outro mas as sensações de cada um deles e tive o cuidado de ir buscar algo parecido, não tenho culpa que se tirem mais 40 a 80cv dum 2.0 Otto rotativo atmosférico que dum 1.9 turbo diesel. :D

                                                        Nem fui buscar o s2000 porque esse sim tem desvantagens para obter tanta potência especifica e portanto esse sim não faz sentido mencionar.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ChicoEsperto Ver Post
                                                          Nem fui buscar o s2000 porque esse sim tem desvantagens para obter tanta potência especifica e portanto esse sim não faz sentido mencionar.
                                                          Mas olha que conheço quem tenha tido ambos os Hondas mencionados, e nunca fala com saudosismo dele como muitos ex-donos de 1.9 tdi... Experiências.

                                                          O 1.9 tdi é marcante porque quem o adquiriu são as mesmas pessoas que, caso ele não existisse, teriam adquirido uns Peugeots, nissans, ou coisas do género a diesel... E com o 1.9 tdi tiveram direito a tanto mais que teriam tido com esses, percebes?

                                                          O mercado é outro completamente diferente dos que mencionas - e por isso as expectativas também. Daí este ter marcado uma geração.
                                                          Editado pela última vez por tonirai; 28 July 2019, 14:00.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                                            Mas olha que conheço quem tenha tido ambos os Hondas mencionados, e nunca fala com saudosismo dele como muitos ex-donos de 1.9 tdi... Experiências.

                                                            O 1.9 tdi é marcante porque quem o adquiriu são as mesmas pessoas que, caso ele não existisse, teriam adquirido uns Peugeots, nissans, ou coisas do género a diesel... E com o 1.9 tdi tiveram direito a tanto mais que teriam tido com esses, percebes? O mercado é outro completamente diferente dos que mencionas.
                                                            O s2000 é um carro que em 95% do tempo desilude daí o pessoal dos swaps meter o motor do Civic type r ep3 e não do s2000, só tarde percebi o motivo.

                                                            O diesel só vingou por causa da ignorância sobre o gpl.

                                                            Os toninhos que compraram ibizas tdi antes desfizeram se de cups, gti e VTI porque o gpl nem era opção face ao que gastavam em combustível com o carro.

                                                            Depois com legislação apertada não havia a mística dos tdi porque não haveriam chaminés de fumo e inclusive empresas que vivem dessa mesma mística como a AM motorsport.

                                                            Se queres um diesel modificado realmente potente e com um mínimo de civismo tens de o transformar em biturbo como o golf IV do dono do fórum tuning online, o pessoal é que se dá ao luxo de cortar caminho rumo ao objectivo porque vive na república das bananas.

                                                            Basta ver que um diesel passa na ipo sem catalisador, egr e FAP desde que o fumo seja aceitável.

                                                            Comentário


                                                              Estás a desconversar demais para o que é a temática do tópico. Ninguém está a falar de GPL, ou de civics, mas sim do 1.9 tdi e do quanto este foi marcante para eles.

                                                              Vingou porque vingou... Porque era um bom produto face à oferta da época. E já que mencionas, face à legislação (ou falta dela) da época.

                                                              Claramente não tiveste 20 anos nos anos 90... Provavelmente foi mais quando nasceste. Portanto não viveste esse clima. Eu tive, e vivi isso. Outros tempos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X