É indiscutível a imagem fantástica de qq 911. Na perspectiva de comprador, parece-me que os valores são optimistas. Ter em atenção que o 996 apenas com tracção traseira tem condução algo sensível. Será preferível um C4. Penso que o 997 veio bastante melhor quando em C2.
Referia-me à cor.
É outro modelo que fica muito bem em cinza prata.
O pessoal estava a criticar os carros cinza prata ou de uma maneira depreciativa a cor panela cinza
Daí eu dizer que existem modelos que só equaciono em cinza
Referia-me à cor.
É outro modelo que fica muito bem em cinza prata.
O pessoal estava a criticar os carros cinza prata ou de uma maneira depreciativa a cor panela cinza
Daí eu dizer que existem modelos que só equaciono em cinza
Pois, aí estamos em perfeita sintonia...
Cls w219 em prata!!! Sem dúvida...
Lamento só ter visto este tópico agora.
Terrano, ainda estás a equacionar a compra?
Nalguns pontos pode ser preferível comprar um 996 dos primeiros anos. Para além de pagar um IUC menor, são mais imunes ao problema do IMS por terem um rolamento mais robusto.
De qualquer forma, havendo possibilidade, acho que será sempre preferível comprar um modelo o mais recente possível.
Manutenção "normal" (óleo, filtros, velas, etc.) não acho que seja especialmente caro, mas tudo o que seja reparações começa a ficar puxado. E estes carros estão agora a entrar na casa dos 20 anos pelo que será espectável começarem a precisar de operações mais onerosas como travões, embraiagens, braços de suspensão, etc.
Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizer. [emoji6]
Lamento só ter visto este tópico agora.
Terrano, ainda estás a equacionar a compra?
Nalguns pontos pode ser preferível comprar um 996 dos primeiros anos. Para além de pagar um IUC menor, são mais imunes ao problema do IMS por terem um rolamento mais robusto.
De qualquer forma, havendo possibilidade, acho que será sempre preferível comprar um modelo o mais recente possível.
Manutenção "normal" (óleo, filtros, velas, etc.) não acho que seja especialmente caro, mas tudo o que seja reparações começa a ficar puxado. E estes carros estão agora a entrar na casa dos 20 anos pelo que será espectável começarem a precisar de operações mais onerosas como travões, embraiagens, braços de suspensão, etc.
Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizer. [emoji6]
Eu tinha ideia que o mais problemático seria a primeira versão de todas (motor 3.4L), mas não?
Eu cada vez gosto mais do 996 (Turbo, 4S e GTs).
E cada vez gosto menos do 997 e 991 (traseiras muito elaboradas e subidas, interiores muito "cheios" e complexos que ficarão datados muito rapidamente, electrónica a mais, condução muito artificial e desligada da estrada).
Adoro o 997 GT3 RS.
Editado pela última vez por MaxVerstappen; 28 August 2018, 09:42.
Lamento só ter visto este tópico agora.
Terrano, ainda estás a equacionar a compra?
Nalguns pontos pode ser preferível comprar um 996 dos primeiros anos. Para além de pagar um IUC menor, são mais imunes ao problema do IMS por terem um rolamento mais robusto.
De qualquer forma, havendo possibilidade, acho que será sempre preferível comprar um modelo o mais recente possível.
Manutenção "normal" (óleo, filtros, velas, etc.) não acho que seja especialmente caro, mas tudo o que seja reparações começa a ficar puxado. E estes carros estão agora a entrar na casa dos 20 anos pelo que será espectável começarem a precisar de operações mais onerosas como travões, embraiagens, braços de suspensão, etc.
Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizer. [emoji6]
Sim, se bem que não será para breve até porque entretanto me atravessei com outra viatura mas para outro objectivo que não o deste.
O 961 está sempre em cima da mesa e aliás a ideia é ir aprendendo e perceber os meandros deste modelo de modo a poder procurar com tempo e calma.
O maior receio são tipo avarias que obrigam desmanchar meio carro por causa de uma peça disto ou daquilo...
Ou seja o valor de mão de obra seria sempre um exagero.
Sim, se bem que não será para breve até porque entretanto me atravessei com outra viatura mas para outro objectivo que não o deste.
O 961 está sempre em cima da mesa e aliás a ideia é ir aprendendo e perceber os meandros deste modelo de modo a poder procurar com tempo e calma.
O maior receio são tipo avarias que obrigam desmanchar meio carro por causa de uma peça disto ou daquilo...
Ou seja o valor de mão de obra seria sempre um exagero.
Lamento só ter visto este tópico agora.
Terrano, ainda estás a equacionar a compra?
Nalguns pontos pode ser preferível comprar um 996 dos primeiros anos. Para além de pagar um IUC menor, são mais imunes ao problema do IMS por terem um rolamento mais robusto.
De qualquer forma, havendo possibilidade, acho que será sempre preferível comprar um modelo o mais recente possível.
Manutenção "normal" (óleo, filtros, velas, etc.) não acho que seja especialmente caro, mas tudo o que seja reparações começa a ficar puxado. E estes carros estão agora a entrar na casa dos 20 anos pelo que será espectável começarem a precisar de operações mais onerosas como travões, embraiagens, braços de suspensão, etc.
Se quiseres saber mais alguma coisa é só dizer. [emoji6]
Os 996.1 são exatamente os que deves evitar.
O problema foi corrigido no 996.2.
Os 996.1 são exatamente os que deves evitar.
O problema foi corrigido no 996.2.
Focando apenas na questão do IMS (há muitos outros problemas nestes motores), a situação não é assim tão linear.
Este vídeo explica bem a questão, especialmente a partir do minuto 15: https://www.youtube.com/watch?v=i14LKvAW-So
Basicamente este problema pode acontecer em qualquer ano do 996 portanto nunca houve uma resolução do problema.
Para além disso, no 996 existiram 2 tipos diferentes de rolamentos:
- os de fila dupla até ~2000;
- os de fila simples de ~2000 em diante.
Os rolamentos mais problemáticos eram os de fila simples que estavam montados não só nas versões mais tardias do motor com 3.4l de cilindrada, mas também nas versões 3.6 pós restyling (que só foi lançado no final de 2001).
Depois, para o 997, a Porsche montou um rolamento simples maior. Estes serão os mais fiáveis mas parece que também não são imunes a falhas.
Quando eu falei que um 996 dos primeiros anos era menos mau no problema do IMS estava a falar mesmo dos primeiros 2-3 anos de produção (como podem ver no vídeo não está claro quando exactamente foi feita a transição do rolamento duplo para o simples), e não de toda a produção da versão pré-restyling.
Seja como for, este problema do IMS é bastante conhecido e é algo que pode ser razoavelmente gerido. Eu preferiria comprar um carro sempre o mais recente possível, mesmo que a primeira coisa que fizesse com ele fosse logo torcar o rolamento do IMS.
Já agora, aqui fica uma foto do meu "troféu":
ims.jpg
Foi trocado aquando da substituição da embraiagem com o carro com ~120kkm.
Parecia estar em perfeito estado mas já estava cheio de óleo do motor, sinal que os vedantes tinham falhado e já não teria o lubrificante interno que deveria ter.
Se calhar iria continuar a funcionar indefinidamente, mas estando a trocar a embraiagem e sabendo do potencial problema não fazia sentido deixá-lo lá.
Editado pela última vez por Zar; 28 August 2018, 14:55.
Sim, se bem que não será para breve até porque entretanto me atravessei com outra viatura mas para outro objectivo que não o deste.
O 961 está sempre em cima da mesa e aliás a ideia é ir aprendendo e perceber os meandros deste modelo de modo a poder procurar com tempo e calma.
O maior receio são tipo avarias que obrigam desmanchar meio carro por causa de uma peça disto ou daquilo...
Ou seja o valor de mão de obra seria sempre um exagero.
Pois, custos de reparações elevados acho que são inevitávais. Pode-se ter sorte durante algum tempo mas em carros com 20 anos mais cedo ou mais tarde vai aparecer alguma coisa.
É claro que se se fizer uma utilização esporádica a frequência de reparações será menor. Falando por mim, uma boa parte das reparações que fiz (em suspensão e embraiagem) teriam sido seguramente adiadas se eu não usasse o carro diariamente, mas eventualmente iriam ser necessárias um dia.
Fundamentalmente, comprar um 996 é um acto de fé. É preciso acreditar que não vai correr tudo mal.
Isso e também deixar logo uns 10k de lado quando se compra o carro para eventualmente torcar o motor.
Pois, custos de reparações elevados acho que são inevitávais. Pode-se ter sorte durante algum tempo mas em carros com 20 anos mais cedo ou mais tarde vai aparecer alguma coisa.
É claro que se se fizer uma utilização esporádica a frequência de reparações será menor. Falando por mim, uma boa parte das reparações que fiz (em suspensão e embraiagem) teriam sido seguramente adiadas se eu não usasse o carro diariamente, mas eventualmente iriam ser necessárias um dia.
Fundamentalmente, comprar um 996 é um acto de fé. É preciso acreditar que não vai correr tudo mal.
Isso e também deixar logo uns 10k de lado quando se compra o carro para eventualmente torcar o motor.
Eu também penso assim e por isso é que acho que o 996 é uma escolha mais acertada do que outros modelos mais cotados.
Sempre comprei carros usados e novos. Nos usados tenho tido grande sorte ou pelo menos procura-a e não me importo de dar algo mais por uma viatura que apresenta uma melhor conjectura, desde aspecto, manutenção kms, etc.
Por norma gasto dinheiro não em avarias mas em manutenções preventivas, exactamente baseado nas informações que vou recolhendo sobre esses veículos.
Agora principalmente tenho de perceber se o modelo é ou não uma boa base para investir e quando digo investir não falo se vou ganhar dinheiro depois na venda, mas se poderei ter uma viatura que não me dará chatices de manutenção ou me deixe apeado "só por dá cá aquela palha".
Eu também penso assim e por isso é que acho que o 996 é uma escolha mais acertada do que outros modelos mais cotados.
Sempre comprei carros usados e novos. Nos usados tenho tido grande sorte ou pelo menos procura-a e não me importo de dar algo mais por uma viatura que apresenta uma melhor conjectura, desde aspecto, manutenção kms, etc.
Por norma gasto dinheiro não em avarias mas em manutenções preventivas, exactamente baseado nas informações que vou recolhendo sobre esses veículos.
Agora principalmente tenho de perceber se o modelo é ou não uma boa base para investir e quando digo investir não falo se vou ganhar dinheiro depois na venda, mas se poderei ter uma viatura que não me dará chatices de manutenção ou me deixe apeado "só por dá cá aquela palha".
Relativamente ao aspecto que está a bold, sim, eu acho que é uma boa base para investir.
Os carros são exigentes em manutenção e efectivamente têm algumas potenciais falhas catastróficas que não dão aviso e saem muito caras, mas em termos de utilização normal são carros globalmente fiáveis.
Ou seja, quando avaria alguma coisa que imobiliza o carro normalmente é algo muito mau e que vai sair muito caro, mas estes eventos são muito raros e as outras questões que eventualmente possam surgir são mais de desgaste normal e não comprometem a utilzação do carro.
Relativamente ao aspecto que está a bold, sim, eu acho que é uma boa base para investir.
Os carros são exigentes em manutenção e efectivamente têm algumas potenciais falhas catastróficas que não dão aviso e saem muito caras, mas em termos de utilização normal são carros globalmente fiáveis.
Ou seja, quando avaria alguma coisa que imobiliza o carro normalmente é algo muito mau e que vai sair muito caro, mas estes eventos são muito raros e as outras questões que eventualmente possam surgir são mais de desgaste normal e não comprometem a utilzação do carro.
Alguns desses problemas mais críticos teoricamente existe uma boa possibilidade de estarem resolvidos à data não ? Ou são reincidentes mesmo depois de serem resolvidos da primeira vez ?
Alguns desses problemas mais críticos teoricamente existe uma boa possibilidade de estarem resolvidos à data não ? Ou são reincidentes mesmo depois de serem resolvidos da primeira vez ?
Eu diria que têm sempre potencial para reincidência, mas pode ser é num horizonte mais prolongado.
Por exemplo, um rolamento de IMS bom se calhar dura uns 100kkm (ou o intervalo entre trocas de embraiagens). Trocas o rolamento e podes ficar descansado durante mais 100kkm mas se calhar é melhor substiuí-lo à mesma quando chegares aos 200kkm.
Existem é alguns problemas que o carro pode ou não ter já desde novo (e.g. porosidade do bloco do motor). Nestes casos, se o carro sobrevieu até hoje é porque não tem o problema de todo, ou já foi detectado quando o carro era novo e o motor foi substituído na altura.
Aqui está uma lista mais completa dos potenciais problemas do motor: https://www.pelicanparts.com/techart...a_Problems.htm
Como podes ver a maioria estão associados de algum modo ao desgaste de utilização portanto podem sempre reaparecer, embora na prática se foi reparado na tua mão podes ficar descansado durante bastante tempo.
Gosto muito do 997, especialmente do interior que tem muuuuuiito melhor aspecto que o 996!
Só é pena é terem movido os interruptores dos vidros para a porta. Só por isso é que não compro nenhum.
Pois, custos de reparações elevados acho que são inevitávais. Pode-se ter sorte durante algum tempo mas em carros com 20 anos mais cedo ou mais tarde vai aparecer alguma coisa.
É claro que se se fizer uma utilização esporádica a frequência de reparações será menor. Falando por mim, uma boa parte das reparações que fiz (em suspensão e embraiagem) teriam sido seguramente adiadas se eu não usasse o carro diariamente, mas eventualmente iriam ser necessárias um dia.
Fundamentalmente, comprar um 996 é um acto de fé. É preciso acreditar que não vai correr tudo mal.
Isso e também deixar logo uns 10k de lado quando se compra o carro para eventualmente torcar o motor.
Por acaso aqui há coisa de 1 mês estive quase a fechar negócio num 996.2, 100.000kms, todas as revisões na marca. Não fiquei com ele porque era auto e a caixa é muito fraca (para os standards actuais). Ainda andei a estudar a possibilidade de trocar a caixa, mas o valor, incerteza e complexidade ditaram o não fecho do negócio.
O 996 é um bocado o underdog dos 911. Ainda assim estão a começar a "valorizar".
A doença dos carros é F. O meu cls custou quase metade disso, menos kms (108 KKm) e 1 ano mais novo... Mas é apenas um cls 55 amg...
Não podes comparar dessa forma... É a lei da procura e da oferta a funcionar, objectivamente é mais difícil vender um CLS 55 AMG do que um 911. De qualquer das formas, acho que em teoria fizeste um bom negócio porque compraste o carro quase no seu pico de desvalorização, desconfio que ele não vá baixar muito desse valor.
Apesar de tudo um 996 + um motor novo ainda é mais barato que um turbo. :-P
Bom mesmo teria sido comprar um turbo há meia dúzia de anos atrás quando eles andavam pelos 45-50k. Já hoje em dia é o que se vê...
Por acaso aqui há coisa de 1 mês estive quase a fechar negócio num 996.2, 100.000kms, todas as revisões na marca. Não fiquei com ele porque era auto e a caixa é muito fraca (para os standards actuais). Ainda andei a estudar a possibilidade de trocar a caixa, mas o valor, incerteza e complexidade ditaram o não fecho do negócio.
O 996 é um bocado o underdog dos 911. Ainda assim estão a começar a "valorizar".
Eles já valorizaram nestes últimos anos.
Antes um 996 dos primeiros anos, nacional e com quilometragem moderada, era colocado à venda entre os 25-30k, e os pós-restyling começavam nos 35k.
Hoje em dia não há nenhum anunciado por menos de 30k e até aos 33k são normalmente os importados.
Por acaso aqui há coisa de 1 mês estive quase a fechar negócio num 996.2, 100.000kms, todas as revisões na marca. Não fiquei com ele porque era auto e a caixa é muito fraca (para os standards actuais). Ainda andei a estudar a possibilidade de trocar a caixa, mas o valor, incerteza e complexidade ditaram o não fecho do negócio.
O 996 é um bocado o underdog dos 911. Ainda assim estão a começar a "valorizar".
A caixa auto mata por completo o carácter do 911. Parece outro carro.
Já a PDK..... é outra louça. Mas só foi introduzida em gerações seguintes.
Ainda hoje tenho saudades do 996.2 C4 que passou por cá...
Eles já valorizaram nestes últimos anos.
Antes um 996 dos primeiros anos, nacional e com quilometragem moderada, era colocado à venda entre os 25-30k, e os pós-restyling começavam nos 35k.
Hoje em dia não há nenhum anunciado por menos de 30k e até aos 33k são normalmente os importados.
Verdade. Há dois ou três anos arranjava-se um C4S em relativo bom estado por um pouco menos de 25k.
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