Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O calor e as avarias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Tu já experimentaste ligar algo via OBD II (num VAG, o VCDS era o ideal) e veres essas temperaturas reportadas pela centralina?
    É que aí têm mesmo de ser mais reais.

    Não sei qual é o caso concreto do teu carro, mas se em alguns casos o termostato até tem o sensor de temperatura no mesmo corpo (caso do OM651 da MB), importaria saber em que zona do motor está no teu carro.

    Mas se eu percebi bem, dizes que o teu carro chega aos 90 graus no digital e "não mexe", o que a verificar-se tanto em ritmos "a deslizar" como a fundo, só demonstra que tem de haver um arredondamento.


    Se é um VAG recente, dificilmente não tens um turbo e injectores de alta pressão, e logo coolers de EGR, o próprio intercooler, etc.

    Não é viável que tudo isso possa ter a amplitude térmica inevitável pelas diferentes solicitações de carga de acelerado e o valor manter-se fixo à unidade de grau em temperatura.
    Existem sempre delays nesses ajustes, e puxares 30 segundos a fundo a partir de 2ª numa subida ou em 6ª a direito numa AE vão sempre ser situações diferentes.

    Mas tu até és a melhor pessoa para analisares isso no teu carro, desde que lhe ligues algo via OBD II que "fale" com a Centralina (se tiveres paciência ou curiosidade suficiente para ires a esse pormenor, que na verdade não te cria diferença nenhuma na condução).
    Como disse, pela enésima vez, existem diversas temperaturas no sistema de refrigeração.
    Ou seja, como é que eu vou saber, como é que tu sabes, se estás a comparar os mesmos valores?
    Comparas valores de leitura no radiador, com os de leitura no termostato, e depois como são diferentes, consideras que o mostrador tem erro?
    Eu acho isso errado!

    É claro que um TE tem sempre que ter um sensor de temperatura..

    Já andou a fundo, durante muitos minutos, largos minutos , a queimar o FAP, em altas rotações, apesar da caixa longa, mas também já andou a descer a Serra da Estrela, com 2 ou 3 graus. Sempre com a temperatura nos 90ºC.
    Não creio que haja algum arredondamento. Ele até aquecer, mas 89, marca 83, marca 75, marca 69. O óleo a mesma coisa.

    Estás a dizer-me isso tudo, aceito a tua opinião, não partilho dela, mas aceito-a.
    Agora recorda-te que quando aqui chegaste, disseste logo que isto era um tema "não sujeito a opiniões"!
    E olha onde a gente já vai!

    Eu já apresentei o meu ponto de vista.
    O TE através da ECU gere toda a temperatura do motor, objetivo: ter o líquido de refrigeração sempre nos 90ºC.
    E trabalha assim.

    Agora médias, medianas, espécie de médias, algoritmos, programações para 30 segundos, etc...

    Comentário


      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Eu não sei onde foste buscar os 75 e os 105 graus, mas como não foi certamente a nada que eu tenha dito...

      Quanto ao resto, tu já te deste ao trabalho de ir ao ETKA Online, introduzir o modelo do teu carro, procurar o termostato e sensores de temperatura, e olhares para como funciona o que tens debaixo do capôt?

      Ou já introduziste no Google o teu motor/modelo e procuraste informação?

      Já te foi explicado por diversos users qual o princípio de funcionamento da apresentação da temperatura para o normal condutor (que não é nem tem de ser conhecedor de pormenores mecânicos), e já te foi explicado como podes obter a informação rigorosa.

      O resto do caminho terás de ser tu a fazer, se assim o entenderes, claro.
      Se tens 15º de erro para trás, terás o mesmo erro para a frente.
      Realmente não falaste no valor superior, mas se erra para a frente, erra para trás.

      Não, não fiz nada disso.
      Eu sei o que tenho, a forma como funciona, e o como funciona satisfaz-me, não preciso de saber mais.
      A questão não está em saber como este funciona, está em demonstrarem como os outros funcionam.

      Eu considero que a informação prestada pelo CB, num mostrador digital numérico, é rigorosa.

      Comentário


        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        O fórum é dinâmico, mas tens que manter o focus, a atenção e o contexto.
        Senão estás num fórum de automóveis, a falar de agriões...
        Hás-de explicar-me como é que eu afirmar (confirmar, porque outros o disseram antes de mim) que os ponteiros dos VAGs não mexem dos 90º é perder o focus, a atenção e o contexto...

        Pois a conversa inicial era o calor e as avarias, a quantidade de carros a encostar avariados... a maioria serem velhos e descuidados, etc...

        Na tua 1ª intervenção a sério sobre o assunto, da qual cito a seguir a sequência, alguém já falava sobre os ponteiros ficarem estáticos, mas como erradamente mencionou manómetros, daí para a frente divagaste e esqueceste-te que se falava de simples mostradores análógicos...
        Dizes depois que foi com a permissa de se ter termostatos eletrónicos... não perdeste tu o focus, a atenção e o contexto?
        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
        Já tive vários Vag e independentemente da temperatura exterior o ponteiro da temperatura não sai dos 90°.
        provavelmente se ligares um leitor obd vês a temp. a variar ao longo do teu percurso.

        basicamente esse sistema (que a maioria dos carros com manómetro usa) é a versão mais semelhante à de não ter manómetro da atualidade.
        o facto do ponteiro ficar estático nos 90º não quer dizer que o carro esteja sempre nessa temperatura, foi um método que os fabricantes arranjaram para descansar o utilizador comum em vez de olharem para um ponteiro "bailarino" causando alguma impressão.

        não me recordo do nome técnico do tipo de leitura e apresentação no manómetro, mas é algo tipo wideband e narrow band das sondas lambda.
        Não!
        E não é manómetro, é termómetro.
        O sensor da temperatura está apenas num ponto e é onde faz essa leitura. Mas vais ter outras temperaturas ao longo de todo o sistema de refrigeração. Mas naquele ponto a temperatura mantém-se sempre nos 90 graus. Não é nada para descanso do utilizador.
        Mas já chega deste "eu disse, tu disseste"...

        Comentário


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Como disse, pela enésima vez, existem diversas temperaturas no sistema de refrigeração.
          Ou seja, como é que eu vou saber, como é que tu sabes, se estás a comparar os mesmos valores?
          Comparas valores de leitura no radiador, com os de leitura no termostato, e depois como são diferentes, consideras que o mostrador tem erro?
          Eu acho isso errado!

          O TE através da ECU gere toda a temperatura do motor, objetivo: ter o líquido de refrigeração sempre nos 90ºC.
          Então, se está sempre nos 90º, é num determinado ponto, certo? Tem de ter lá um termómetro, certo?
          Ao ligares-te por OBD logo vês quantas temperaturas diferentes terás... pelo nome até podes saber qual é, mas senão, pelos valores vais lá... tem de ser a que está a oscilar nos 90º - e logo vês se oscila ou não, em relação ao mostrador digital.

          Comentário


            Não sei se é ou não do espírito do fórum mas este assunto interessa-me por várias razões, e fui estudar um pouco mais como funciona o controlo do sistema de arrefecimento. E aquilo que consegui perceber é basicamente o seguinte:

            - É do interesse do bom funcionamento do motor (quer de um ponto de vista de combustão quer de um ponte de vista mecânico) que a temperatura do bloco/cabeça (em particular a zona mais crítica, junto das válvulas de escape) se mantenha o mais constante possível.
            - É razoavelmente claro (pelo menos espero que seja para aqueles que ainda se estão a dar ao trabalho de ler) que quanto maior for a potência produzida pelo motor mais calor vai ter de ser retirado pelo líquido de refrigeração para manter essa temperatura.
            - Num motor equipado com uma bomba de circulação mecânica (ainda a esmagadora maioria, mas já vão aparecendo algumas eléctricas), o caudal de líquido que passa pelo motor só depende da rotação do motor
            - Nestas circunstâncias de temperatura de saída do motor +-constante (ainda não chegámos ao radiador, já lá vamos), para uma situação estacionária, a rotação constante, a única maneira de aumentar a taxa de transferência de calor para o líquido é baixar a sua temperatura à entrada do motor.
            - O circuito de refrigeração não tem um caminho único, quando a água sai do motor tem dois caminhos possíveis, ou volta ao motor ou é encaminhada para o radiador.
            - Quando o motor está a aquecer (situação que deve ocorrer o mais rápido possível, principalmente por causa das emissões), o liquido nunca passa pelo radiador
            - À medida que o líquido aquece vai chegar a uma altura que atinge a temperatura de funcionamento pretendida (tipicamente por volta dos 90º à saída do motor, mas pode variar, já lá vamos). Quando passa desse valor entra em funcionamento a válvula termoestática, que vai começar a encaminhar parte do liquido para o radiador, onde este é arrefecido, sendo depois reintroduzido no circuito e misturado com o líquido que está a entrar no motor, arrefecendo-o.
            - Num sistema bem desenhado e a funcionar correctamente nunca devemos ter todo o líquido a passar pelo radiador, pois tal significaria que já não há capacidade de reserva de arrefecimento, e neste caso a única possibilidade de rejeitar mais calor para o exterior seria de aumentar a temperatura à saída do motor/entrada do radiador, o que levaria a aumentar a temperatura do motor, o que já vimos não ser boa ideia.

            Voltando à situação que tem estado a ser discutida, temos então não uma mas várias temperaturas relevantes:
            - Temperatura à saída do motor, que num sistema bem desenhado deve ser aproximadamente constante
            - Temperatura à entrada do motor, que vai variar, diminuindo com o aumento da potência por forma a aumentar a troca de calor no motor
            - Temperatura à saída do radiador, que vai depender de quanto líquido foi encaminhado para o radiador e das condições exteriores, e vai variar substancialmente

            Agora põe-se a questão, qual destas três temperaturas está a ser medida? No caso do meu carro estou em crer que será a temperatura à entrada do motor (que é diferente da temperatura à saída do radiador, pois vou misturar líquido que foi arrefecido no radiador com líquido que não passou por lá), e daí as variações observadas e reportadas pelo OBD.

            Uma nota adicional, a válvula termoestática de controlo electrónico tem como função alterar a temperatura objectivo à saída do motor (penso que já foi referido algures numa mensagem anterior). Por exemplo quando a ECU detecta uma solicitação de potência elevada vai baixar essa temperatura para ganhar alguma capacidade de arrefecimento extra, à custa de sacrificar as emissões.

            Peço desculpa da mensagem extensa, mas o meu objectivo é perceber como as coisas funcionam e, principalmente, ser capaz de o explicar, espero ter sido claro (e não ter dito nenhum disparate).

            Comentário


              Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
              (...)
              Bom post, bem explicado.

              Temos então também a possível variável adicional da bomba de água elétrica - em que é possível aumentar/diminuir o caudal sem aumentar/diminuir o regime do motor...
              Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
              Agora põe-se a questão, qual destas três temperaturas está a ser medida? No caso do meu carro estou em crer que será a temperatura à entrada do motor (que é diferente da temperatura à saída do radiador, pois vou misturar líquido que foi arrefecido no radiador com líquido que não passou por lá), e daí as variações observadas e reportadas pelo OBD.
              No caso dos valores que não mexem (90º), a única explicação que me parece lógica é que esse valor venha da saída do motor, já que a válvula termostática pode aumentar ou diminuir o caudal, fazendo o líquido entrar a maior ou menor temperatura, para fazer face à temperatura do bloco, que queremos manter a uma temperatura óptima.

              E com este entendimento, quanto a esta frase:
              Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
              Uma nota adicional, a válvula termoestática de controlo electrónico tem como função alterar a temperatura objectivo à saída do motor
              Eu diria manter em vez de alterar.
              Pois com bloco mais quente, precisas de enviar mais caudal ou caudal mais frio, para retirar mais calor;
              Com bloco menos quente, precisas de enviar menos caudal ou caudal mais quente, para retirar menos calor.
              O objetivo será sempre uma temperatura estável de saída, sinónima da optimização da transferência de calor no bloco.

              Será isto?

              De notar que isto não invalida a percepção de que haja uma estabilidade programada no output de saída da temperatura digital, visível ao condutor nos VAGs, que mantenha esse valor fixo dentro duma gama de temperatura... pois acho impossível que a temperatura não tenha, mesmo no ponto mais controlado (optimizado) do circuito, variações de 5 ou 10º, entre cargas (altas rotações) e alívio de cargas repentinos.

              Comentário


                No meu A3, vou pelo menu secreto do climatronic ver a temperatura do líquido de refrigeração (canal 49) e é óbvio e observável que quando a temperatura chega aos 80ºC, o ponteiro que se encontra nos 80ºC, começa a fazer o resto do percurso até aos 90ºC a uma velocidade constante, ficando nos 90ºC enquanto que a temperatura actual ainda vai nos 80ºC ou 81ºC. Isto é um facto. Também já cheguei (quando tinha uma mistura de anticongelante incorrecta) por volta dos 100ºC num troço de autoestrada a fundo no meio do Verão e apenas aí o ponteiro começou a passar dos 90ºC. Isto é claramente constatável. Com qualquer ELM327 se verifica isto (para quem não tem menus secretos).

                Um amigo meu até chegou a reprogramar o quadrante do E46 dele para o ponteiro marcar sempre a temperatura real em vez dos arredondamentos do algoritmo original. Não há como negar isto, existem provas reais.

                Comentário


                  eu fui um bocado animal, no sábado e no pico do calor, onde apanhei 45/46 constantes, andei abusar e sempre a rasgar, o problema é que o carro não desenvolvia como sempre (meio asmático) e estava com pressa para um almoço
                  ac no máximo claro.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    eu fui um bocado animal, no sábado e no pico do calor, onde apanhei 45/46 constantes, andei abusar e sempre a rasgar, o problema é que o carro não desenvolvia como sempre (meio asmático) e estava com pressa para um almoço
                    ac no máximo claro.
                    Então, é um bom teste ao estado do carro

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Então, é um bom teste ao estado do carro
                      Carro de Março 2018 é bom que aguente!

                      Comentário


                        mai nada !

                        és aquele zeca da mazda 6 -> bmw 520d -> ?? ?

                        Comentário


                          bem sei que sou o tal user que chama manómetro ao termostato, mas pode ser que documentos internos da propria vw sejam mais convincentes.
                          o tal termostato de funcionamento elétrico em que alguém alega que a temperatura é fixa ao contrario dos outros -
                          E realmente sem a utilização de um TE ocorrem oscilações de temperatura. Já admiti isto.
                          aqui está como funciona o tal termostato e as janelas de funcionamento do mesmo conforme as cargas.
                          http://www.volkspage.net/technik/ssp/ssp/SSP_222.pdf
                          agora quero mesmo ver esses ponteiros modernos analógicos ou de barras digitais a bailar ao sabor das variações da temperatura de funcionamento.


                          em todo o caso, acho que nem fazendo um vídeo do ponteiro e ao lado um portátil com o vcds a mostrar a temperatura em tempo real e suas variações o homem irá desarmar
                          e até pode selecionar as temperaturas de 2 sensores apesar do g62 (no corpo do termostato) ser o que na maioria dos casos dá a informação que será apresentada no manómetro (termómetro) e em qualquer um deles a temperatura oscila sem que os ponteiro saia dos 90º

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post

                            Temos então também a possível variável adicional da bomba de água elétrica - em que é possível aumentar/diminuir o caudal sem aumentar/diminuir o regime do motor...
                            Não sei quão comuns são estas bombas, mas neste caso, em vez de ajustar a temperatura de entrada (via válvula termoestática e bypass ao radiador), ajusta o caudal que passa pelo motor. O sistema é também independente da rotação do motor, e teoricamente (não sei se na prática) não precisaria de uma válvula termoestática, simplesmente um (ou mais) sensores de temperatura. Mas isto é (novamente) especulação, voltemos ao sistema mecânico

                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post

                            No caso dos valores que não mexem (90º), a única explicação que me parece lógica é que esse valor venha da saída do motor, já que a válvula termostática pode aumentar ou diminuir o caudal, fazendo o líquido entrar a maior ou menor temperatura, para fazer face à temperatura do bloco, que queremos manter a uma temperatura óptima.
                            Aqui vejo duas hipóteses que me parecem possíveis:

                            1 - O motor tem dois sensores de temperatura, um à entrada e um à saída do motor. A ECU usa os dois (quanto mais não seja para ligar ou desligar a ventoinha), mas como só pode reportar uma via OBD, usa aí a que varia mais (à entrada do motor), e manda para o painel de instrumentos a saída do motor. Isso explicaria todos os comportamentos que estão a ser relatados pelos utilizadores, a principalmente a discrepância entre os valore do OBD e os valores do painel. Tudo bem aqui, mas aparentemente pelo menos o motor do meu carro só tem um sensor de temperatura, o que nos leva à segunda hipótese

                            2 - Esta é um pouco mais rebuscada, admito, mas gostava de a expor na mesma. Vamos imaginar o engenheiro que projectou o sistema de arrefecimento como o da hipótese 1. Está todo contente com o seu trabalho mas eis que chega o chefe e lhe diz: "Ó Joaquim (quer dizer, Joachim, deve ser alemão), este teu sistema e muito bonito e tal, mas os sensores de temperatura são caros, não consegues fazer isto só com um?". O Joachim põe-se a matutar e diz que sim, como? O Joachim sabe que tem uma válvula termoestática (mecânica e burra) que vai sempre garantir que, se a temperatura à saída do motor subir acima de um valor T, vai encaminhar parte do líquido para o radiador e arrefecer o líquido. Portanto, enquanto a temperatura à entrada do motor (onde está o sensor que o Joachim tenciona usar) for inferior à temperatura de controlo do termoestáto ele sabe duas coisas: que a temperatura à saída do motor deve estar próximo da temperatura objectivo, e que o motor não está a sobreaquecer. Et voilá, sistema de controlo só com um sensor. Esta é a temperatura reportada no OBD, pois é a única temperatura relevante para o controlo (desde que a válvula termoestática não avarie...).

                            Problema resolvido? Não.

                            Uns dias depois bate-lhe à porta o Tomás (ou Thomas, já estão a ver onde isto vai. O Thomas é o responsável pela informação do painel de instrumentos). O Thomas tem um problema. O sinal que ele pretendia usar para por no painel era o da saída do motor. Estável, bonitinho, perfeito. Só que agora o sensor já não existe, a única coisa que tem para trabalhar é um sinal que anda sempre a flutuar. E o Thomas não gosta de sinais a flutuar. O Thomas não gosta de muita coisa. O Joachim atura o chefe, mas não tem paciência para o Thomas. Mas resolve ajudá-lo, nem que seja para ele se ir embora. E o que sugere é o seguinte. O projectista do sistema de controlo do painel sabe qual a temperatura objectivo da válvula termoestática. Tb sabe (porque o Joachim lhe disse) que assim que a temperatura à entrada do motor deixa de subir e passa a oscilar significa que a temperatura do líquido à saída atingiu a temperatura nominal de funcionamento T. Enquanto esta estiver a oscilar a temperatura que o painel deve reportar é a temperatura objectivo. Se nalguma situação a temperatura à entrada do motor for superior à temperatura objectivo então temos um problema. E nessa situação o painel de instrumentos deve não só aumentar a temperatura indicada, como também ligar uma luz amarela ou vermelha (por vontade do Thomas seriam todas vermelhas).

                            É rebuscado? Sim. Possível? Talvez. Explicaria todo o comportamento que é reportado pelos condutores? Sim.

                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post

                            Eu diria manter em vez de alterar.
                            Pois com bloco mais quente, precisas de enviar mais caudal ou caudal mais frio, para retirar mais calor;
                            Com bloco menos quente, precisas de enviar menos caudal ou caudal mais quente, para retirar menos calor.
                            O objetivo será sempre uma temperatura estável de saída, sinónima da optimização da transferência de calor no bloco.
                            Aqui é mesmo alterar a temperatura objectivo. Ao baixar essa temperatura imediatamente vai aumentar a quantidade de líquido passa pelo radiador e aumenta a capacidade de arrefecimento. Consequência? Baixar a temperatura do motor, o que diminui eficiência e aumenta as emissões, mas o motor fica mais protegido. E se o condutor tem o prego a fundo, que se lixem as emissões, o motor é que não convém falhar.

                            Originalmente Colocado por tonirai Ver Post

                            De notar que isto não invalida a percepção de que haja uma estabilidade programada no output de saída da temperatura digital, visível ao condutor nos VAGs, que mantenha esse valor fixo dentro duma gama de temperatura... pois acho impossível que a temperatura não tenha, mesmo no ponto mais controlado (optimizado) do circuito, variações de 5 ou 10º, entre cargas (altas rotações) e alívio de cargas repentinos.
                            As hipóteses acima são as duas compatíveis com isto. Noto que do que li, se o sistema de arrefecimento estiver a funcionar devidamente, a temperatura à saída do motor, embora com algumas flutuações inevitáveis devido à inércia dos componentes, é bastante estável (agora define estável...)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                              bem sei que sou o tal user que chama manómetro ao termostato, mas pode ser que documentos internos da propria vw sejam mais convincentes.
                              o tal termostato de funcionamento elétrico em que alguém alega que a temperatura é fixa ao contrario dos outros -


                              aqui está como funciona o tal termostato e as janelas de funcionamento do mesmo conforme as cargas.
                              http://www.volkspage.net/technik/ssp/ssp/SSP_222.pdf
                              agora quero mesmo ver esses ponteiros modernos analógicos ou de barras digitais a bailar ao sabor das variações da temperatura de funcionamento.


                              em todo o caso, acho que nem fazendo um vídeo do ponteiro e ao lado um portátil com o vcds a mostrar a temperatura em tempo real e suas variações o homem irá desarmar
                              e até pode selecionar as temperaturas de 2 sensores apesar do g62 (no corpo do termostato) ser o que na maioria dos casos dá a informação que será apresentada no manómetro (termómetro) e em qualquer um deles a temperatura oscila sem que os ponteiro saia dos 90º
                              Esse documento é muito bom! Toda esta conversa já valeu a pena por ele.
                              Uma nota, do que entendo esse gráfico de temperatura diz respeito à saída do motor que se aplica para cada condição de funcionamento. No caso de um motor com válvula termoestática simples aplica-se a curva de cima da página 6, e aí a variação é de 90º +- 5º. Num ponteiro analógico dificilmente dará para perceber. A temperatura à entrada é que deve variar bastante, e como referi acima pode perfeitamente ser esse o valor reportado pelo OBD.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                Esse documento é muito bom! Toda esta conversa já valeu a pena por ele.
                                Uma nota, do que entendo esse gráfico de temperatura diz respeito à saída do motor que se aplica para cada condição de funcionamento. No caso de um motor com válvula termoestática simples aplica-se a curva de cima da página 6, e aí a variação é de 90º +- 5º. Num ponteiro analógico dificilmente dará para perceber. A temperatura à entrada é que deve variar bastante, e como referi acima pode perfeitamente ser esse o valor reportado pelo OBD.
                                não.
                                segundo a pagina 20 e seu gráfico eles dizem que nas versões com termostato simples/normal a janela de funcionamento correto será algo entre os 85º e os 100º com maior frequência a rondar os 90º e poucos.

                                no termostato eletrónico (mapped) a janela é mais alargada, funcionando dos 85º aos 110º com maior frequência em torno dos 105º. ou seja ainda tem uma janela de funcionamento bem maior do que o outro caso.

                                o gráfico que vês na pagina 6 é referente apenas ao termostato eletrónico mostrando as duas janelas (mapas) de funcionamento ideais conforme a situação de carga/aceleração.
                                basicamente diz que com pouco esforço e consequente menor criação de calor do motor a gestão mantem a temperatura de refrigeração na janela mais quente. em esforço entra a janela mais fria para contrariar o aquecimento criado.
                                Editado pela última vez por zezoca; 08 August 2018, 22:03.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Eu não sei onde foste buscar os 75 e os 105 graus, mas como não foi certamente a nada que eu tenha dito...

                                  Quanto ao resto, tu já te deste ao trabalho de ir ao ETKA Online, introduzir o modelo do teu carro, procurar o termostato e sensores de temperatura, e olhares para como funciona o que tens debaixo do capôt?

                                  Ou já introduziste no Google o teu motor/modelo e procuraste informação?

                                  Já te foi explicado por diversos users qual o princípio de funcionamento da apresentação da temperatura para o normal condutor (que não é nem tem de ser conhecedor de pormenores mecânicos), e já te foi explicado como podes obter a informação rigorosa.

                                  O resto do caminho terás de ser tu a fazer, se assim o entenderes, claro.
                                  Já agora informação de hoje.
                                  O gráfico tem 4 barras, a primeira acende logo que dás à ignição do motor, a segunda aos 65, a terceira aos 75, e a quarta aos 85.
                                  Tem 4 barras, como quem diz, até atingir a normalidade, são 4. Nunca vi a 5ª!
                                  Ou seja, admito que a última, tenha um erro de +/- 5ºC
                                  Isto verificado pelo mostrador digital numérico.

                                  Mas parece ser tudo correto e proporcional.
                                  O digital só começa a contar a partir dos 50ºC.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                    Hás-de explicar-me como é que eu afirmar (confirmar, porque outros o disseram antes de mim) que os ponteiros dos VAGs não mexem dos 90º é perder o focus, a atenção e o contexto...

                                    Pois a conversa inicial era o calor e as avarias, a quantidade de carros a encostar avariados... a maioria serem velhos e descuidados, etc...

                                    Na tua 1ª intervenção a sério sobre o assunto, da qual cito a seguir a sequência, alguém já falava sobre os ponteiros ficarem estáticos, mas como erradamente mencionou manómetros, daí para a frente divagaste e esqueceste-te que se falava de simples mostradores análógicos...
                                    Dizes depois que foi com a permissa de se ter termostatos eletrónicos... não perdeste tu o focus, a atenção e o contexto?

                                    Mas já chega deste "eu disse, tu disseste"...
                                    Lá estás tu com essa história.
                                    Já admiti que o ponteiro pode ter um erro associado. Vê o meu caso, que referi mesmo agora, tens logo 10ºC de imprecisão.
                                    Depois a conversa seguiu, imediatamente diga-se, para a forma de análise.
                                    Coloca as citações posteriores e vais ver que o que se falou foi unicamente dos pontos de leitura.
                                    Já é a 3ª ou 4ª vez que digo isto, e a ti diretamente é a 2ª, portanto se não entendes, a partir daqui o problema é teu.
                                    Tu próprio disseste que o fórum é dinâmico...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      bem sei que sou o tal user que chama manómetro ao termostato, mas pode ser que documentos internos da propria vw sejam mais convincentes.
                                      o tal termostato de funcionamento elétrico em que alguém alega que a temperatura é fixa ao contrario dos outros -


                                      aqui está como funciona o tal termostato e as janelas de funcionamento do mesmo conforme as cargas.
                                      http://www.volkspage.net/technik/ssp/ssp/SSP_222.pdf
                                      agora quero mesmo ver esses ponteiros modernos analógicos ou de barras digitais a bailar ao sabor das variações da temperatura de funcionamento.


                                      em todo o caso, acho que nem fazendo um vídeo do ponteiro e ao lado um portátil com o vcds a mostrar a temperatura em tempo real e suas variações o homem irá desarmar
                                      e até pode selecionar as temperaturas de 2 sensores apesar do g62 (no corpo do termostato) ser o que na maioria dos casos dá a informação que será apresentada no manómetro (termómetro) e em qualquer um deles a temperatura oscila sem que os ponteiro saia dos 90º
                                      O motor do meu não é o 1.6, e esse acho que é a gasolina, o meu é TDI, portanto deve ter algumas diferenças no funcionamento face a esse.
                                      Como já disse, nunca o vi passar dos 90ºC, mas também não ando sempre a ver. Trata-se de um menu, portanto temos que o ter ativado e normalmente preocupo-me mais com o consumo.
                                      Os 90ºC parecem-me ser um meio termo entre os altos regime e pouca carga.

                                      De qualquer forma, e admito a questão dos ponteiros, tudo o que disse corrobora o que está dito nesse ficheiro.
                                      Aliás até fui o único a falar nesse sentido e em função do conteúdo dessa informação.
                                      Tu nem sabias distinguir um manómetro de um termómetro, outros falavam em médias, outros ainda em "espécie de médias" e sei lá o que mais, e afinal está tudo claro.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Gsqr Ver Post
                                        Esse documento é muito bom! Toda esta conversa já valeu a pena por ele.
                                        Uma nota, do que entendo esse gráfico de temperatura diz respeito à saída do motor que se aplica para cada condição de funcionamento. No caso de um motor com válvula termoestática simples aplica-se a curva de cima da página 6, e aí a variação é de 90º +- 5º. Num ponteiro analógico dificilmente dará para perceber. A temperatura à entrada é que deve variar bastante, e como referi acima pode perfeitamente ser esse o valor reportado pelo OBD.
                                        Sim, o documento tem informação pertinente e importante, mas convém ressalvar alguns aspetos.
                                        Primeiro creio que se refere a um motor a gasolina, no qual é mais complicado gerir as temperaturas, daí eles jogarem com intervalos de temperatura.
                                        Um motor a gasolina atinge temperaturas internas superiores ao diesel.
                                        Segundo, quanto maior for o poder do sistema de refrigeração, ou seja, a capacidade de troca de calor, mais potência e rendimento estás a retirar ao motor térmico.
                                        Terceiro, trata-se de um documento de 1999, ou seja, já muita coisa evoluiu desde lá até cá.

                                        Eu mantenho que no meu caso, especificamente deste carro a gasóleo, mas posso também verificar num a gasolina que cá anda, a temperatura alvo são os 90ºC.

                                        Comentário


                                          e continuam as voltas

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X