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Continuará a fazer sentido classificar marcas como generalistas vs premium
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostIsso é um vestido bonito por cima de uma base fraquinha.
Eu tive um Clio desses comprado novo (não o Baccara), privei com mais uns quantos durante anos, e ao fim de 10 anos (mesmo mantidos com muito cuidado) já os plásticos começavam a ter manchas vindas de dentro, alguns a quererem partir, etc.
E não vamos falar nos travões de madeira que os equipavam (salvo no S, 16v e Williams), ou outras coisas de má qualidade (eventualmente alinhadas com o preço de um RT, mas não de um Baccara).
Não nos podemos esquecer que não se fazem omoletes sem ovos, e o Clio sempre foi um segmento B, com todas as restrições orçamentais que isso acarreta.
Na minha opinião, tanto bancos em pele como touchscreens (na actualidade) são coisas para encher o olho, mas com pouca substância e sem "peso" na qualidade global do carro.
A qualidade estrutural e solidez de todo o automóvel é muito mais importante, e foi exactamente isso que aguentou os 190D na praça e lhes deu fama. A quantidade real de motores a fazerem 1 milhão de km ou mais sem abrir alinha mais pelas lendas urbanas, e saindo desse modelo e motorização as coisas ainda se complicam mais (do lado mecânico).
Hoje em dia os construtores já não fazem automóveis com esse rigor (ou do w124), começando logo pela MB.
Até sabemos que muitas vezes metem os pés pelas mãos e lançam coisas problemáticas (o que em rigor também não é nada de novo nos alemães).
Estão longe de ser perfeitos (como bem sabemos), mas dificilmente será num generalista de preço altamente competitivo que estará a maior solidez e qualidade, porque o construtor não tem budget para fazer de outra forma.
Eu já conduzi um 1.4 RT e gostei mas já estava muito velhote.
De qualquer forma o que eu vejo muitas vezes é falarem dos premium e não só, como solidez, qualidade, insonorização, etc ora eu acho que um carro é muito mais que isso.
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Originalmente Colocado por Rasec Ver PostO mais curioso é que "premium" vs não premium é apenas um posicionamento do departamento de marketing e assenta em preço, distribuição e comunicação.
Um bom exemplo é a VW, premium em Portugal, do mais barato que se consegue comprar nos EUA, considerada abaixo da Ford por exemplo, na cadeia de valor de "premium".
E o oposto, marcas como Cadillac e Buick (basicamente Opel) consideradas "premium" nos EUA que são uma vergonha a todos os níveis, mas o posicionamento é esse.
Fora do mundo dos carros, na roupa isso acontece imenso. Levis é roupa de trabalho baratucha nos EUA e roupa premium em PT, Zara em Pt é do mais barato que se arranja, nos EUA o seu posicionamento é muito mais high end.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEu tenho um carocha de 63 que está impecável, está tão bom quanto o 10 anos mais novo volvo 164e. Conclusões? A minha é que essas comparações não provam nada.
Eu enquanto fui participativo em passeios de alguns clássicos da citroen, cheguei a ver um Visa 10E com 20 e tal anos e o raio do carro parecia novo
Uma coisa é certa ninguem diz que a qualidade não influencia pois sabemos que sim, mas o tratamento é talvez o factor chave.
Claro que um W124 bem tratado parece hoje após 30 anos, saído do stand.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEntão actualmente as modas andam em que a questão premium é definida pela capacidade de personalização? Diria então que a Citroen deve ser a marca mais premium do mercado, aquilo é cores do tejadilho, espelhos, frisos, cromados,....... bancos, interiores,......
A capacidade de personalização que aqui se fala nada tem a ver com isso.
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Originalmente Colocado por Mig999 Ver PostPara mim premium são modelos com determinadas versões de equipamento associadas e não marcas.
Ou há alguem que acredite que um class A com jantes de tampão que mal anda, arrasta-se, sem extras nenhuns é premium por ter o emblema da mercedes?
Só experimentando.
Atrás do teclado é que não consigo emitir opinião
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Originalmente Colocado por Error0001 Ver PostPergunto porque oiço muita gente a dizer que são o mesmo carro, só muda o logotipo
Ha carros que na sua base são o mesmo, partilham tudo, chassis, mecanica, equipamentos de segurança, motores, por aí fora, mas distinguem-se na qualidade dos materiais, conforto a bordo e quantidade de extras disponibilizados. Um exemplo é por exemplo o A3, um leon ou um octavia
Um Megane e um classe A partilham tudo à semelhamça de um A3 e um leon por exemplo?
Um C3 ou um Ds3 tambem são a mesma coisa? A plataforma é partilhada. Mas difere. E na prática nada têm a ver um com o outro.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostAfinal o que é ser premium?:
Equipamento ultra-luxuoso de série, mesmo que a maioria dos materiais seja "caca" no que respeita à qualidade a longo prazo (americanos)?
Equipamento de base pobre, mas materiais com excelente montagem e durabilidade (alemães)?
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Originalmente Colocado por Aston007 Ver PostViva, continua-se a dividir ou classificar os construtores automóveis, como generalistas vs premium, mas a meu ver esta classificação deixou de fazer sentido.
Digo isto porque para mim, o termo generalista, tem a ver com a amplitude da gama do construtor, isto é estar representado no maior número de segmentos.
E o que acontece agora, é que as marcas ditas premium é que sao verdadeiramente as generalistas, pois estas têm vindo a encolher as gamas onde estão representadas, e as premium têm cada vez mais modelos desde os citadinos até aos segmentos mais altos onde sempre tiveram tradição.
Por exemplo a Mercedes, até aos anos 80 quando lançou o 190, curiosamente chamado na altura de Baby Benz por ser mais pequeno, só estava representada do segmento E para cima, hoje em dia se incluirmos a Smart, está presente desde os micro citadinos, até ao segmento de luxo passando por todos os sub-segmentos de SUV's, Cabrios, GT's, etc. até aos comerciais.
Do outro lado as generalistas têm vindo a encolher as gamas, se bem que agora com os SUV's tem-se atenuado essa tendência. Mas nos segmentos tradicionais tem sido uma razia, por exemplo até aos anos 90 quase todas as marcas tinham carros para competir no segmento E (ex. Alfa 166, Citorën XM, Ford Scorpio, Opel Omega, etc.), agora isso nao acontece, a Citroën por exemplo, só vai até ao segmento C, isto para não falar da Fiat que eclipsou completamente a gama de modelos, estando restrita, em breve, ao 500 e pouco mais.
Eu sei que houve uma mudança de paradigma e vários segmentos caíram em desuso, mas entretanto e voltando ao tema do tópico, as premium expandiram as suas gamas e variantes enormemente, enquanto as outras encolheram-se e deixaram, na minha opinião, de ser generalistas e são marcas de nicho.
Curto e grosso: faz.
Enquanto existirem marcas tradicionais que conseguem vender, graças à sua imagem, automóveis de 100/150/200/250 mil, euros, essa marcas não são iguais às outras, quer que queira quer não. E é isso que faz um premium.
A menos que aches que alguém comprava um R8 com um símbolo da Peugeot, ou um SLR com o da Fiat.
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Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver PostIsso de ser premium é facil saber, mede-se com um invejometro.
A partir do dia que o vizinho/colega/primo começar a dizer que tiveram que pedir dinheiro ao banco para comprar a carroça quer dizer que têm um carro premium, quanto mais cascarem mais premium é
Eu vou passar de um Mercedes CLA para um Ford Mustang.
Nenhum deles é premium.
Premium agora são Porsche, Jaguar, Maserati, Ferrari, Aston Martin e diria que um M5, Classe E... Isso sim.
Edit: isto para dizer também que esta designação é azeitice. Os carros são, acima de tudo, um meio de transporte. Se eu não gostasse de carros comprava um Ford KA ou uma treta qualquer barata. Vejo aí muita malta a comprar BMW Série 1, Audi 1, Classe A's só por causa do símbolo, tudo equipamento de base e o motor mais arrastadeiro de sempre. Premium onde?
Enviado do meu SM-G935F através do TapatalkEditado pela última vez por andrevieira28; 04 September 2018, 23:42.
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Para mim a definição de "premium" só serve mesmo para a criação de tópicos tipo este, onde toda a gente manda palpites e rapidamente se fala dos símbolos, da inveja, dos críticos dos símbolos, dos que têm a mania...
Prefiro falar antes de características particulares e posicionamento de mercado enquanto marca, enquanto modelo, enquanto política e objectivos de vendas e sobretudo dentro do segmento onde se enquadra (e até isto é subjectivo).
Por esse motivo e recorrendo a um exemplo corrente - Classe A vs. Golf - pode-se dizer que enquanto marca a Mercedes tem um posicionamento acima da VW, no entanto o Golf acaba por estar no topo do segmento e acima do anterior Classe A. No novo o posicionamento e estratégia de mercado foram revistos, tendo claramente intenção de ocupar o topo do segmento.
Uma mesma marca pode ter num segmento um produto que alinha por baixo, e no outro um produto que alinha por cima no segmento. Depois há ainda a profundidade da gama, personalização e política de acessórios. Estes 3 campos muitas vezes são associados aos ditos premium, mas no fundo só existem porque são uma mais valia para a marca em termos de estratégia de mercado.
Um bom exemplo é a Fiat que tem o 500 como um modelo dito mais "premium" e o panda e restante gama que alinham por baixo no segmento.
Pode-se falar também de marcas mais exclusivas ou exóticas onde os veículos podem até não ser superiores a outros. o exemplo do Maserati parece-me bem, onde quem o compra goza de uma exclusividade diferente de quem escolhe um Mercedes, Audi, Jaguar... mesmo que de qualidade superior.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostAfinal o que é ser premium?:
Equipamento ultra-luxuoso de série, mesmo que a maioria dos materiais seja "caca" no que respeita à qualidade a longo prazo (americanos)?
Equipamento de base pobre, mas materiais com excelente montagem e durabilidade (alemães)?
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Aquelas forras têm de facto muito mau aspecto, o que é estranho quando mesmo um Jazz em 2003 não apresentava esse tipo de exemplos de concepção.
De qualquer das maneiras, são pormenores que não alinham com a restante qualidade do produto, e hoje em dia isto é, infelizmente, a normalidade dentro de praticamente todas as marcas.
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pegando em vários posts aqui em cima, acho que é preciso separar as águas entre ser premium e o quanto custa A MAIS ser premium.
Quem ande alguns meses/anos num A3 sportback e num Golf, Leon e Octavia => VAI notar diferenças entre um premium e um generalista.
Outra coisa é dizer se a diferença de preço vale a pena ou não !
Mas que existem efectivamente diferenças isso existem
seja no amortecedor do capot que uns tem e outros não
seja no virtual display ou na caixa dsg, que uns tem e outros não
seja nos plasticos fofinhos (ainda nao percebi a obsessão com os plasticos fofinhos aqui no forum)
seja na qualidade dos tecidos dos bancos ou dos tapetes,
seja nas opção de jantes
etc
são pequenos pormenores ? sim , são !
a qualidade da condução é assim tão diferente ? não.
a maioria das pessoas nota diferença ? talvez não
mas para isso, em teoria, qualquer carro com 4 rodas e AC servia.
ninguém me diga que um megane é equivalente a um classe A, ou um A3 sportback igual a um octavia !!!
agora se me perguntarem se as pequenas diferenças justificam o diferencial de preço ?
isso depende de cada um
por exemplo a Lexus é premium na maneira como trata os clientes com as revisões (serviço de recolha)
A Ford criou a marca Vignale para dar um serviço/assistência melhor, e forrou os interiores a pele (e pouco mais), e já está !
a Citroen criou a DS
a Peugeot quer posicionar o 3008 como premium. porquê ?
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostDe qualquer das maneiras, são pormenores que não alinham com a restante qualidade do produto, e hoje em dia isto é, infelizmente, a normalidade dentro de praticamente todas as marcas.
Como dizia um colega nosso há 1-2 páginas atrás... os carros novos são plásticos descartáveis. Peço desculpa por não ter fixado o nome dele, mas assino por baixo sem ler... isto basta ver a realidade do que nos pretendem fazer comprar hoje.
A única coisa boa que têm é a segurança passiva e o ESP para quem não sabe conduzir.
Ah! E os sensores para ligar os médios e os limpa-vidros para a malta que está muito cansada e não tem bracinhos nem mãos para rodar um manípulo... ou que já não conseguem ver quando é oportuno ligar as luzes ou lavar os vidros...
Eu sei... é o velho do Restelo... eu sei!
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Originalmente Colocado por MainstreamBias Ver PostLexus pode ser uma marca com uma certa exclusividade,mas está um pouco abaixo de premium. Está num patamar intermédio à semelhança de uma VW
Dou o desconto no CT. agora no resto da gama...
Obviamente que nunca sentaste o cu num Lexus. Por isso, mais valia estares calado.
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Originalmente Colocado por carlosfst Ver PostAté me cuspi todo
Dou o desconto no CT. agora no resto da gama...
Obviamente que nunca sentaste o cu num Lexus. Por isso, mais valia estares calado.
Quando se sentar num LS, quero ver onde vai buscar comparações com a VW
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostEstou para ver onde vão meter a Jaguar...
Mas também são prémiums nas manutenções e reparações! Prémios não é para todos... é para quem pode!
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