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Porque que os Diesel têm mais disparo que os Gasolina?
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GOLF mkIII 2.0 TDI 150cv vs GOLF mkIII 1.5 TSI 150cv
Nem é preciso ir para um 2lt TSI, basta o 1.5 para fazer o comparativo e verificar que é taco-a-taco em quase todos os valores.
Em velocidade máxima, a partir dos 120/130km/h, o TSI vai-se embora
Também podemos ir buscar o 2.0 GTD TDI vs 2.0 GTI TSI , mas penso que nem vale a pena
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostNo dia a dia ninguém anda a puxar pelos carros até elevadas rotações por isso é que os carros a diesel são melhores para o dia a dia além de consumirem bem menos.
Agora quem sabe e gosta muito de conduzir consegue retirar mais prazer de condução de um motor a gasolina.
Por aqui critica-se muito quem diz que os carros a gasolina andam pouco, porque dizem que essas pessoas não sabem puxar pelas rpm. Mas ninguém no seu perfeito juízo faz o seu daily commute a trocar todas as mudanças às 6000rpm.
Daí se conclui que, em carros mundanos, o Turbo Diesel de 100cv é muito mais despachado até às 2000 rpm que o Gasolina Atmosférico de 100cv até às 2500rpm.
Os Gasolina Turbo vieram alterar um pouco este paradigma ao oferecer um binário superior numa faixa mais precoce de rpm.
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Originalmente Colocado por mdbc Ver PostOra bem!
Por aqui critica-se muito quem diz que os carros a gasolina andam pouco, porque dizem que essas pessoas não sabem puxar pelas rpm. Mas ninguém no seu perfeito juízo faz o seu daily commute a trocar todas as mudanças às 6000rpm.
Daí se conclui que, em carros mundanos, o Turbo Diesel de 100cv é muito mais despachado até às 2000 rpm que o Gasolina Atmosférico de 100cv até às 2500rpm.
Os Gasolina Turbo vieram alterar um pouco este paradigma ao oferecer um binário superior numa faixa mais precoce de rpm.
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Originalmente Colocado por mdbc Ver PostOra bem!
Por aqui critica-se muito quem diz que os carros a gasolina andam pouco, porque dizem que essas pessoas não sabem puxar pelas rpm. Mas ninguém no seu perfeito juízo faz o seu daily commute a trocar todas as mudanças às 6000rpm.
Daí se conclui que, em carros mundanos, o Turbo Diesel de 100cv é muito mais despachado até às 2000 rpm que o Gasolina Atmosférico de 100cv até às 2500rpm.
Os Gasolina Turbo vieram alterar um pouco este paradigma ao oferecer um binário superior numa faixa mais precoce de rpm.
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Originalmente Colocado por TSport Ver PostGOLF mkIII 2.0 TDI 150cv vs GOLF mkIII 1.5 TSI 150cv
Nem é preciso ir para um 2lt TSI, basta o 1.5 para fazer o comparativo e verificar que é taco-a-taco em quase todos os valores.
Em velocidade máxima, a partir dos 120/130km/h, o TSI vai-se embora
Também podemos ir buscar o 2.0 GTD TDI vs 2.0 GTI TSI , mas penso que nem vale a pena
Mas as potências tb são algo diferentes.
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Originalmente Colocado por Ratcher Ver PostGTD vs GTI nem sequer é taco a taco, parece que o GTD vai com o travão de mão acionado.
Mas as potências tb são algo diferentes.
E mesmo assim o diesel ainda deve ter pressao de injecao superior ao gti
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Originalmente Colocado por mdbc Ver PostOra bem!
Por aqui critica-se muito quem diz que os carros a gasolina andam pouco, porque dizem que essas pessoas não sabem puxar pelas rpm. Mas ninguém no seu perfeito juízo faz o seu daily commute a trocar todas as mudanças às 6000rpm.
Daí se conclui que, em carros mundanos, o Turbo Diesel de 100cv é muito mais despachado até às 2000 rpm que o Gasolina Atmosférico de 100cv até às 2500rpm.
Os Gasolina Turbo vieram alterar um pouco este paradigma ao oferecer um binário superior numa faixa mais precoce de rpm.
Ainda estou à espera que me respondam porque "andar mais" significa "ser melhor".
Alguém no seu perfeito juízo que queira fazer uma condução económica e cumpridora de limites pouco importa se o carro é rápido ou não.
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Os meus 3 carros anteriores passavam das 7.000 rpm mas o actual (a gazóile ) permite um andamento bem mais apressado sem que isso seja evidente no habitáculo. Já nos gasolina atmosféricos mais resposta passava sempre por mais rotação. Ainda gosto bastante de puxar um pouco pela rotação mas mais pelo gozo do que por necessidade. Por isso para daily dificilmente me vejo a abdicar da sobrealimentação.
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Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostOs meus 3 carros anteriores passavam das 7.000 rpm mas o actual (a gazóile ) permite um andamento bem mais apressado sem que isso seja evidente no habitáculo. Já nos gasolina atmosféricos mais resposta passava sempre por mais rotação. Ainda gosto bastante de puxar um pouco pela rotação mas mais pelo gozo do que por necessidade. Por isso para daily dificilmente me vejo a abdicar da sobrealimentação.
Quanto ao andamento e respectivas sensações também depende muito do segmento e isolamento do veículo.
Ter por exemplo o mesmo motor montado num segmento B e num segmento D, dá sensações diferentes, umas melhores num e outras noutro. Idem para a performance.
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Originalmente Colocado por mdbc Ver PostOra bem!
Por aqui critica-se muito quem diz que os carros a gasolina andam pouco, porque dizem que essas pessoas não sabem puxar pelas rpm. Mas ninguém no seu perfeito juízo faz o seu daily commute a trocar todas as mudanças às 6000rpm.
Daí se conclui que, em carros mundanos, o Turbo Diesel de 100cv é muito mais despachado até às 2000 rpm que o Gasolina Atmosférico de 100cv até às 2500rpm.
Os Gasolina Turbo vieram alterar um pouco este paradigma ao oferecer um binário superior numa faixa mais precoce de rpm.
Nem os carros altamente rotativos precisam de 6000 RPM para andar decentemente....
Se me falares de 3000 / 4500 RPM aí tudo bem. Agora 6000 já é mesmo para condução empenhada.
E sim , muita gente acha um 1.4i 90cv lento porque insiste em mudar sempre às 2000 ou 2500 RPM e nem sempre isso pode ser, sobretudo em subidas.
Tal como muitos diesel que é simplesmente insuportável andar com eles abaixo das 2000 RPM. Temos que nos adaptar a cada carro. E infelizmente motores diesel fracos em baixas RPM é das coisas mais horríveis que há, enquanto um gajo não se habitua a estar sempre nas 2000 RPM ou mais.
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostEm termos de potência também eram inferiores, certo?
Quanto ao andamento e respectivas sensações também depende muito do segmento e isolamento do veículo.
Ter por exemplo o mesmo motor montado num segmento B e num segmento D, dá sensações diferentes, umas melhores num e outras noutro. Idem para a performance.
Experiência curta o suficiente para que muitos considerassem logo um carro lento
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Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver PostEm termos de potência também eram inferiores, certo?
Quanto ao andamento e respectivas sensações também depende muito do segmento e isolamento do veículo.
Ter por exemplo o mesmo motor montado num segmento B e num segmento D, dá sensações diferentes, umas melhores num e outras noutro. Idem para a performance.
actual: Honda Accord 2-2 i-CTDi, 140 cvs, 1550 kgs
anteriores:
Honda Concerto 1.6i-16, 130 cvs, 1090 kgs
Rover 216 Coupé, 122 cvs, 1085 kgs
Rover 400 1.6, 111 cvs, 1175 kgs
Sim, tudo o que referes conta e não se pode ignorar. O 400 a nível de refinamento era muito melhor que o Concerto e Coupé mas ainda assim o som do motor notava-se quando estávamos em andamento apressado, o que também acontece noutros carros mais modernos que conduzi (atmosféricos a gasolina).
Mas a questão que queria tocar é que num diesel face a um gasolina atmosférico "equivalente" habitualmente disfarça melhor a aceleração (isto falando em diesel com common-rail). Pode não ser a comparação mais justa mas durante muitos anos o mercado era assim, muitos TD e uma grande parte dos gasolina atmosféricos.
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Eh pá, um 325i não se ouve o motor em andamento? Ouve não ouve? Ainda bem !
É música meus caros.
Não se aborrecem com tanto silêncio? Eu a gasolina tanto posso ter silêncio como algum som que goste.
Num fórum de carros e todos querem é binário de camião, silêncio de tesla e consumos de smart cdi.......
Sabem quem me ensinou a gostar de alfa romeos ? Foi uma pessoa que infelizmente já morreu, mas que me disse um dia " Carro que é carro, tem de andar muito e gastar muita GASOLINA " . Só podia ser um grande apreciador de automóveis italianos e bem dita a hora que me deixou conduzir o alfa dele....um " simples " 147 que me fez despertar ainda mais a paixão automóvel , e que um dia me disse algo como " no futuro irás preferir motores a gasolina ".
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostOra! Pelo que se lê aqui recorrentemente, é só redliners a esganiçar as mudanças para retirar um pouco de sumo dos seus gasosas. Depois é vê-los no tópico dos consumos a dizer que fazem 5L/100 km.
Agora fizeste-me lembrar um tipo que ia no seu 206 1.1 a esganar a 3ª toda para passar um golf 2.0 tdi. Lá passou porque o golf devia ir em 6ª em ia claramente em condução relaxada
No final vira-se ele e diz....."Carros a gasolina é outra fruta"
Eu pergunto se "ela por ela" se ele trocava o 206 pelo carro que ultrapassou, ao que ele responde...."Nunca na vida, tratores é para agricultura"
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Quando leio estes tópicos fico sempre com a ideia de que o pessoal tem pouca experiência.
Não tem mal nenhum, mas propicia mais algumas ideias erradas. Principalmente a ideia que de um lado da barricada é tudo bom e do outro tudo mau.
Já conduzi motores a gasóleo muito bons e apesar de preferir claramente os motores a gasolina, também depende. Por exemplo um 40d tem muita disponibilidade, potência, é relativamente económico e tem umas subidas e descidas de regime (faz 5.000 rpm) que parece não ter atrito mecânico.
Adoro carros “poderosos”, mas também conduzo de bom grado carros modestos. De vez em quando pego num Opel Karl que tem um motor 1,0 com 75 cv e 95 nm e é um exemplo de um carro em que a andar nas calmas se faz muitas trocas de mudanças às 3.500/4.000
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEh pá, um 325i não se ouve o motor em andamento? Ouve não ouve? Ainda bem !
É música meus caros.
Não se aborrecem com tanto silêncio? Eu a gasolina tanto posso ter silêncio como algum som que goste.
Num fórum de carros e todos querem é binário de camião, silêncio de tesla e consumos de smart cdi.......
Sabem quem me ensinou a gostar de alfa romeos ? Foi uma pessoa que infelizmente já morreu, mas que me disse um dia " Carro que é carro, tem de andar muito e gastar muita GASOLINA " . Só podia ser um grande apreciador de automóveis italianos e bem dita a hora que me deixou conduzir o alfa dele....um " simples " 147 que me fez despertar ainda mais a paixão automóvel , e que um dia me disse algo como " no futuro irás preferir motores a gasolina ".
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostNão tem nada a ver....
Nem os carros altamente rotativos precisam de 6000 RPM para andar decentemente....
Se me falares de 3000 / 4500 RPM aí tudo bem. Agora 6000 já é mesmo para condução empenhada.
E sim , muita gente acha um 1.4i 90cv lento porque insiste em mudar sempre às 2000 ou 2500 RPM e nem sempre isso pode ser, sobretudo em subidas.
Tal como muitos diesel que é simplesmente insuportável andar com eles abaixo das 2000 RPM. Temos que nos adaptar a cada carro. E infelizmente motores diesel fracos em baixas RPM é das coisas mais horríveis que há, enquanto um gajo não se habitua a estar sempre nas 2000 RPM ou mais.
Até o 1.3 cdti ou mjet responde bem antes das 2000rpm.
Nos motores pequenos, prefiro de longe os diesel. De longe mesmo.
Em motores médios (2.0l) e grandes prefiro gasolina, desde que seja outra pessoa a pagar o combustível, ande poucos km anuais ou esteja a gpl.
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Originalmente Colocado por rcontra Ver PostTens conduzido carros diesel recentes?
Até o 1.3 cdti ou mjet responde bem antes das 2000rpm.
Nos motores pequenos, prefiro de longe os diesel. De longe mesmo.
Em motores médios (2.0l) e grandes prefiro gasolina, desde que seja outra pessoa a pagar o combustível, ande poucos km anuais ou esteja a gpl.
Mesmo no dia a dia dá-me muito gozo volta e meia esticar uma 2ª ou 3ª até quae ao red line .
Em tempos andava com o C1 1.0i e com o Clio III DCI 70cv. Ambos muito lineares mas o clio com mais força nas baixas RPM. Mas preferia sempre o mini vvti, isto cada um é pó que nasce
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tonyV
Eu gosto é de começar às 1500rpm e só trocar quando o fumarento já passou 3 mudanças....conversas de *****
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostEu gosto é de começar às 1500rpm e só trocar quando o fumarento já passou 3 mudanças....conversas de *****
Mas vêm já aí dizer que caixas curtas é melhor porque os carros andam mais
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim tem havido muitos motores pequenos diesel já de 2ª ,3ª e 4ª evoluções que já os fazem ficar muito agradáveis, mesmo assim eu prefiro sempre a gasolina.
Mesmo no dia a dia dá-me muito gozo volta e meia esticar uma 2ª ou 3ª até quae ao red line .
Em tempos andava com o C1 1.0i e com o Clio III DCI 70cv. Ambos muito lineares mas o clio com mais força nas baixas RPM. Mas preferia sempre o mini vvti, isto cada um é pó que nasce
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Fora o consumo, no resto prefiro sempre os otto. Nos carros pequenos por causa do maior silencio e menores vibrações, nos grandes porque a vantagem do diesel (com a exceção do consumo) é inexistente de todo.
Em resumo, no meu caso sempre que optei pelo diesel foi exclusivamente pelo seu menor consumo.
edit: O estar constantemente a comparar motores otto de baixa cilindrada com motores diesel de alta cilindrada e que resulta nessa falsa ideia de que os diesel andam mais, são mais elásticos, etc. Na realidade a vantagem dos diesel é só o seu menor consumo. E claro que, embora sendo apenas o consumo, ainda assim é algo muito importante, que não se deve menorizar.Editado pela última vez por Jbranco; 08 February 2019, 09:47.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostOra! Pelo que se lê aqui recorrentemente, é só redliners a esganiçar as mudanças para retirar um pouco de sumo dos seus gasosas. Depois é vê-los no tópico dos consumos a dizer que fazem 5L/100 km.
A ver pelo tipico carro a gasolina que se vê nas estradas nacionais é normal que tenham que os espremer bem
Ver um carro a gasolina com mais de 1.2 é uma raridade, normalmente são opções economicas de jovens recentemente encartados
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Originalmente Colocado por ExamplU Ver PostA ver pelo tipico carro a gasolina que se vê nas estradas nacionais é normal que tenham que os espremer bem
Ver um carro a gasolina com mais de 1.2 é uma raridade, normalmente são opções economicas de jovens recentemente encartados
Depois vão para o gasóleo, que normalmente têm mais cavalos e binário que o carro a gasolina que estão habituadas e depois dizem que os carros a gasolina não andam nada...pudera.
É como comparar um android de 150€ com um iphone e dizer que o iphone é melhorEditado pela última vez por afc; 08 February 2019, 10:12.
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Originalmente Colocado por afc Ver PostDepois vão para o gasóleo, que normalmente têm mais cavalos e binário que o carro a gasolina que estão habituadas e depois dizem que os carros a gasolina não andam nada...pudera.
É como comparar um android de 150€ com um iphone e dizer que o iphone é melhor
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