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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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    #61
    Originalmente Colocado por MrRousseau Ver Post
    E para alem disso os carregamentos rapidos degradam as baterias
    https://electrek.co/2018/04/14/tesla...radation-data/


    (...)company had simulated over 500,000 miles on it by repeatedly cycling it and that it was still operating at over 80% of its original capacity.(...)
    O rácio médio de degradação das baterias Tesla é bem aceitável.

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      #62
      As pilhas de combustível aguentam quantos ciclos? Quanto custa substituí-las?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
        As pilhas de combustível aguentam quantos ciclos? Quanto custa substituí-las?
        Pois, o pessoal esquece-se, ou não sabe, que as pilhas de combustível têm um tempo de vida expectável idêntico às baterias de lítio e têm na sua constituição materiais mais raros do que as baterias comuns de lítio.

        https://batteryuniversity.com/learn/...ell_technology

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          Pois, o pessoal esquece-se, ou não sabe, que as pilhas de combustível têm um tempo de vida expectável idêntico às baterias de lítio e têm na sua constituição materiais mais raros do que as baterias comuns de lítio.

          https://batteryuniversity.com/learn/...ell_technology
          Não estraguem isto, o hidrogénio é a safa para quem acha que ninguém lhes vai obrigar a estar 40min ou mais num posto de carregamento á espera que o carro carregue.

          De qualquer forma, é uma coisa que está em evolução, os nosso submarinos (os do Portas) são com fuelcell, portanto a hidrogénio.

          Há barcos, aviões, autocarros, é mais um sistema para a mobilidade, que vai servir para uns e que não serve para nada para outros.

          Se alguém fica chateado com isto é quem não gosta de pensar e se sente obrigado a ter que escolher entre coisas que não domina.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            Pois, o pessoal esquece-se, ou não sabe, que as pilhas de combustível têm um tempo de vida expectável idêntico às baterias de lítio e têm na sua constituição materiais mais raros do que as baterias comuns de lítio.

            https://batteryuniversity.com/learn/...ell_technology
            E continuam a precisar de baterias essas danadas!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
              É incrivel como em qualquer topico que se fale em mobilidade é sempre mais do mesmo, aparece sempre o clã dos fanaticos dos EVs a trollar, sempre com a mesma conversa gasta, aka cassete que vira e toca sempre o mesmo, ....e que estão todos mal, só eles é que sabem o que é melhor e só eles sabem aquilo que vai acontecer daqui a 50 anos, como se fossem detentores da verdade absoluta ou da bola de cristal que a maya deixou desde que foi para a cmtv, tudos restantes que não tenham a mesma opinião são logo apelidados de ignorantes/trolls/clones, etc, numa vã tentativa de descredibilização
              Por alguma razão és conhecido pelo Leites do azeite que anda a espalhar fumo no seu golf mkl......tiraste o video do youtube?...não me digas que o vais colocar a hidrogénio...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                Não estraguem isto, o hidrogénio é a safa para quem acha que ninguém lhes vai obrigar a estar 40min ou mais num posto de carregamento á espera que o carro carregue.

                De qualquer forma, é uma coisa que está em evolução, os nosso submarinos (os do Portas) são com fuelcell, portanto a hidrogénio.

                Há barcos, aviões, autocarros, é mais um sistema para a mobilidade, que vai servir para uns e que não serve para nada para outros.

                Se alguém fica chateado com isto é quem não gosta de pensar e se sente obrigado a ter que escolher entre coisas que não domina.
                Sim, para máquinas de grande porte pode ser a solução, nos barcos ou submarinos até pode ser relativamente fácil a purificação do ar que vai para a fuell cell e assim aumentar a sua longevidade, num carro já não será tão fácil.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                  E continuam a precisar de baterias essas danadas!
                  De menor capacidade.

                  O que importa é que haja oferta no mercado de soluções de mobilidade mais amigas do ambiente. Seja BEV, seja Fuel Cell. Se a solução de hidrogénio não for viável, automaticamente morre ou não nasce, mas que há fortes players a apostar na tecnologia, isso é inegável e certamente não será por puro divertimento.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                    De menor capacidade.

                    O que importa é que haja oferta no mercado de soluções de mobilidade mais amigas do ambiente. Seja BEV, seja Fuel Cell. Se a solução de hidrogénio não for viável, automaticamente morre ou não nasce, mas que há fortes players a apostar na tecnologia, isso é inegável e certamente não será por puro divertimento.
                    Acho que é unânime que todas as tecnologias seja bem vindas.

                    O que não é unânime é pegar no hidrogênio, fazer dele o salvador da pátria, com argumentos falsos ou ignorantes e entrar numa de anti-EV.

                    Agora de repetente tudo virou ambientalista e se preocupa com reciclagem de bateria... Irónico e usam isso para elevar outras soluções e rebaixar os EV. Isso é que não concordo, há espaço para conversa civilizadas e abertas, mas por vezes, leio coisas que questiono se não há interesses (económicos, políticos etc) por de trás de certos posts.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                      De menor capacidade.

                      O que importa é que haja oferta no mercado de soluções de mobilidade mais amigas do ambiente. Seja BEV, seja Fuel Cell. Se a solução de hidrogénio não for viável, automaticamente morre ou não nasce, mas que há fortes players a apostar na tecnologia, isso é inegável e certamente não será por puro divertimento.
                      Eu também acho que é importante o consumidor reflectir, bem, e ver se é boa ideia perpetuar o mesmo paradigma dos fósseis, ainda que com apenas uma fracção da pegada, através dos Fuel Cell, ou cortar com o passado começando a andar no dia-a-dia com uma mecânica altamente simplificada e que recorra a uma fonte energética muito, mas muito mais acessível, com um BEV.

                      Posto isto, não tenho rigorosamente nada contra a tecnologia Fuel Cell, e tenho a certeza que terá o seu lugar... mas espero que não como principal meio de nos movermos, nos nossos automóveis particulares, no dia-a-dia. O BEV aí é imbatível, e com os termos de carregamento a diminuir e autonomia a aumentar, é fácil concluir porquê.

                      Comentário


                        #71
                        Pois, mas o que se vê é muito pessoal dos BEV também a dizer que não faz sentido nenhum o hidrogénio. Há fanáticos nos dois lados e isso não é positivo.

                        O tempo dirá se a questão ambiental das baterias se se tornará efetivamente um problema ou não, se o hidrogénio e os fuel cell serão economicamente viáveis dado que atualmente também são caros na produção/aquisição...

                        Não devemos é estar a excluir logo à partida tecnologias que, comparando com o uso de combustíveis fósseis, são positivas.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                          Pois, mas o que se vê é muito pessoal dos BEV também a dizer que não faz sentido nenhum o hidrogénio. Há fanáticos nos dois lados e isso não é positivo.

                          Menos positivo é para eles que à conta da sua cegueira acabam por ser levados com uma facilidade enorme a comprar pedaços de terreno no ceu

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                            Pois, mas o que se vê é muito pessoal dos BEV também a dizer que não faz sentido nenhum o hidrogénio. Há fanáticos nos dois lados e isso não é positivo.
                            Estás a chamar fanáticos apenas por terem a opinião de que o hidrogénio não é viável?

                            Comentário


                              #74
                              Fanáticos pela atitude do bota abaixo, de dizerem que não faz sentido... quando a missa ainda vai a meio.

                              fa·na·tis·mo
                              substantivo masculino
                              1. Paixão religiosa do fanático.
                              2. Facciosismo partidário.
                              3. Adesão cega e inconsiderada a um partido, uma opinião, uma pessoa.
                              4. [Figurado] Paixão excessiva.

                              "fanatismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/fanatismo [consultado em 21-03-2019].


                              É uma tecnologia ainda em evolução, que tem algumas vantagens face aos BEV (nomeadamente a velocidade de carregamento) e que pode vir a ser viável, a meu ver. Mas não me considero fanático pois acho que os BEV têm vantagens suficientes para serem uma solução de mobilidade real e em massa.

                              Atualmente os BEV ainda são algo caros e, para quem faz poucos quilómetros, economicamente podem não compensar em relação a um ICE. Não sabemos a evolução das coisas. Podemos ver no futuro o preço das baterias a manter-se e as pilhas de combustível a equipararem-se aos valores dos motores de combustão e por este motivo o hidrogénio até compensar face aos BEV. Ou o contrário! Não sabemos. Temos de aguardar.
                              Editado pela última vez por pontopt; 21 March 2019, 11:48.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                De menor capacidade.

                                O que importa é que haja oferta no mercado de soluções de mobilidade mais amigas do ambiente. Seja BEV, seja Fuel Cell. Se a solução de hidrogénio não for viável, automaticamente morre ou não nasce, mas que há fortes players a apostar na tecnologia, isso é inegável e certamente não será por puro divertimento.
                                Esse é outro dos problemas dos FCEV, é do conhecimento geral que as baterias se degradam com um maior numero de ciclos, uma das razões das baterias da Tesla em relação a concorrência, é o facto de terem baterias e assim para o mesmo numero de km, fazem menos ciclos, nos FCEV ao terem baterias mais pequenas não vai diminuir a duração do pack?

                                Ao serem mais pequenas ao se construírem carros mais potentes, não irá criar um maior "stress" no pack por a carga ser distribuída por menos Células?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
                                  Menos positivo é para eles que à conta da sua cegueira acabam por ser levados com uma facilidade enorme a comprar pedaços de terreno no ceu
                                  Acho que para ter uma verdadeira opinião fundamentada é preciso conhecer os dois lados.
                                  E o que leio de muitos que mandam bitaitada é que só conhecem o mundo a combustão e não têm experiência de ter um BEV.

                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                  Fanáticos pela atitude do bota abaixo, de dizerem que não faz sentido... quando a missa ainda vai a meio.

                                  fa·na·tis·mo
                                  substantivo masculino
                                  1. Paixão religiosa do fanático.
                                  2. Facciosismo partidário.
                                  3. Adesão cega e inconsiderada a um partido, uma opinião, uma pessoa.
                                  4. [Figurado] Paixão excessiva.

                                  "fanatismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/fanatismo [consultado em 21-03-2019].


                                  É uma tecnologia ainda em evolução, que tem algumas vantagens face aos BEV (nomeadamente a velocidade de carregamento) e que pode vir a ser viável, a meu ver. Mas não me considero fanático pois acho que os BEV têm vantagens suficientes para serem uma solução de mobilidade real e em massa.

                                  Atualmente os BEV ainda são algo caros e, para quem faz poucos quilómetros, economicamente podem não compensar em relação a um ICE. Não sabemos a evolução das coisas. Podemos ver no futuro o preço das baterias a manter-se e as pilhas de combustível a equipararem-se aos valores dos motores de combustão e por este motivo o hidrogénio até compensar face aos BEV. Ou o contrário! Não sabemos. Temos de aguardar.
                                  Sim, ainda é uma incógnita.
                                  Mas basta existir uma revolução nas baterias em que seja permitido carregar de uma forma muito mais rápida, que a viabilidade da solução do hidrogénio (pela eficiência energética e consequente valor monetário) poderá ficar comprometida pelo menos em veículos ligeiros.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Mas basta existir uma revolução nas baterias em que seja permitido carregar de uma forma muito mais rápida (...)
                                    O "problema" é que para esse carregamento muito mais rápido exige um carregador também muito mais rápido. E se o preço para carregar num rápido "normal" já se aproxima de um diesel, não sei se não se vão também puxar preços para cima nesses especiais. Em todo o caso, não seria uma solução para o dia-a-dia, mas mais em grandes viagens.

                                    Como também não temos preços de hidrogénio distribuido em massa, atualmente não é possível comparar soluções.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                      O "problema" é que para esse carregamento muito mais rápido exige um carregador também muito mais rápido. E se o preço para carregar num rápido "normal" já se aproxima de um diesel, não sei se não se vão também puxar preços para cima nesses especiais. Em todo o caso, não seria uma solução para o dia-a-dia, mas mais em grandes viagens.

                                      Como também não temos preços de hidrogénio distribuido em massa, atualmente não é possível comparar soluções.
                                      E já viste o que é preciso para teres umas bombas que armazenem hidrogénio? Será mais fácil do que teres um carregador ultra rápido? E o preço será mais barato do que esse carregamento? Isto são perguntas que já se sabe a resposta antecipadamente, aliado a isso sabes que o hidrogénio peca pela sua pouca eficiência, pela limitada durabilidade da fuell cell em ambientes poluídos e pela necessidade de baterias. Sinceramente não consigo ver onde encaixa o hidrogénio nos veículos ligeiros.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        E já viste o que é preciso para teres umas bombas que armazenem hidrogénio? Será mais fácil do que teres um carregador ultra rápido? E o preço será mais barato do que esse carregamento? Isto são perguntas que já se sabe a resposta antecipadamente (...)
                                        Se sabes as respostas, podes partilhar? Eu não sei. Podes colocar aqui algumas fontes?

                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        (...) pela limitada durabilidade da fuell cell em ambientes poluídos e pela necessidade de baterias. (...)
                                        Podes colocar aqui elementos/notícias/testes sobre a limitada durabilidade? A parte de ter baterias, já se falou atrás que são obviamente de menor capacidade, pelo que para a mesma matéria prima de um BEV dá para mais baterias de FCEVs.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Claro que posso, se procurares também encontrarás, a informação está por todo o lado, isto não é só falar como se tratasse do sporting ou do benfica.

                                          Fueling stations cost up to $2 million to build,
                                          https://phys.org/news/2017-04-hydrog...pslowlyon.html

                                          High material costs made the fuel cell prohibitive for commercial use. The fuel cell core (stack) is expensive and has a limited life span.
                                          https://batteryuniversity.com/learn/...ell_technology

                                          https://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_cell

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                            Fanáticos pela atitude do bota abaixo, de dizerem que não faz sentido... quando a missa ainda vai a meio.

                                            É uma tecnologia ainda em evolução, que tem algumas vantagens face aos BEV (nomeadamente a velocidade de carregamento) e que pode vir a ser viável, a meu ver. Mas não me considero fanático pois acho que os BEV têm vantagens suficientes para serem uma solução de mobilidade real e em massa.
                                            Tu achas que podem vir a ser viáveis, eu acho improvável. Sou fanático por ter uma opinião contrária à tua?


                                            Repara que se o hidrogénio fosse a única alternativa possível, acredito que lá chegássemos.

                                            Simplesmente não consigo ver como é que as pessoas vão adotar em massa uma tecnologia que será sempre mais cara que os carros a bateria.

                                            Prós para os carros a hidrogénio: abastecimento rápido e... mais nenhum.
                                            Editado pela última vez por rrrfff; 21 March 2019, 16:56.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              Claro que posso, se procurares também encontrarás, a informação está por todo o lado, isto não é só falar como se tratasse do sporting ou do benfica.



                                              https://phys.org/news/2017-04-hydrog...pslowlyon.html



                                              https://batteryuniversity.com/learn/...ell_technology

                                              https://en.wikipedia.org/wiki/Fuel_cell
                                              Custo Estação:
                                              Custo elevado, sim, mas se economicamente viável (depende do número de clientes), não interessa se caro ou barato. É um investimento. Quanto custaria instalar carregadores tipo os tais V3 da Tesla que carregam a 250kW?

                                              Duração de Fuel-Cell:

                                              H2 fuel cells currently in production have a life expectancy of from 5,000 to 10,000 hours. If we apply that to an average driving speed of 45 mph (a combination of in-town on highway driving), we should expect to get 225,000 to 450,000 miles.
                                              em: https://www.quora.com/How-long-will-...ogen-cars-last

                                              Third, fuel cells ought to last at least as long as conventional engines, that is, the car around it should fall apart first. In England, ACAL Energy’s FlowCath hydrogen fuel cell is the first in the world to break the 10,000hr endurance test without significant degradation in performance. This 10,000hr endurance test is the equivalent of driving 300,000mi, comparable to the best light-weight diesel engines or the 1.8ℓ i4 gasoline engine in my 1989 Toyota Camry. Additionally, ACAL’s fuel cell is much cheaper, having replaced high-cost platinum with a liquid catalyst that functions as coolant and catalyst to extend the life of the fuel cell stack.
                                              em: https://www.greenoptimistic.com/hydr...ines-20130628/


                                              Vai partilhando mais coisas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                Tu achas que podem vir a ser viáveis, eu acho improvável. Sou fanático por ter uma opinião contrária à tua?


                                                Repara que se o hidrogénio fosse a única alternativa possível, acredito que lá chegássemos.

                                                Simplesmente não consigo ver como é que as pessoas vão adotar em massa uma tecnologia que será sempre mais cara que os carros a bateria.

                                                Prós para os carros a hidrogénio: abastecimento rápido e... mais nenhum.
                                                Ao dizeres que é improvável, não estás a ser fanático. Se disseres que não faz sentido nenhum (foi o que escrevi), não estás a equacionar a hipótese de eventualmente estares errado (certamente não és especialista na área) e isso já considero uma posição extremista, fanática.

                                                Como é que sabes que será sempre mais cara que os carros a bateria? Tantas certezas que tens!

                                                Abastecimento rápido é um grande pró, para quem o valoriza desse modo.

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                  Custo Estação:
                                                  Custo elevado, sim, mas se economicamente viável (depende do número de clientes), não interessa se caro ou barato. É um investimento. Quanto custaria instalar carregadores tipo os tais V3 da Tesla que carregam a 250kW?

                                                  Duração de Fuel-Cell:


                                                  em: https://www.quora.com/How-long-will-...ogen-cars-last


                                                  em: https://www.greenoptimistic.com/hydr...ines-20130628/


                                                  Vai partilhando mais coisas.

                                                  Isto é discutir o sexo dos anjos, pois estás a ver a coisa só de um lado, aliás, queres comparar o custo de um PCR com umas bombas de hidrogénio, é no mínimo ....
                                                  Estás a comparar fuell cells com motores de combustão? Então não seria mais lógico comparares com EVs e suas baterias? Alem disso nesses links que mostras não referem nada da sua degradação precoce por causa da poluição do ar que é usado no processo.
                                                  Queres a toda a força dizer que um dia poderá ser viável, mas a questão não é essa, a questão é que a tecnologia das baterias vai evoluir também e o hidrogénio nunca será tão simples, tanto de produzir, armazenar, transportar,... nem eficiente, isto é que ditará o seu sucesso como combustível de um ligeiro, por isso não acho que algum dia venha a ser uma opção nesse mercado.
                                                  A tecnologia das fuell cell será sempre mais cara do que a dos BEV, não é preciso nenhum estudo que mo diga, basta ires ao mercado e vês o preço das coisas.

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                                                    #85
                                                    Mas sabes o custo ou não? É só fazer uma puxada simples de qualquer lado, ou uma potência que permita despachar tantos carros por hora como uma bomba hidrogénio exige outro tipo de equipamentos e linhas?

                                                    Não estou a comparar com combustão. Apenas apresentei fontes que falam da durabilidade.

                                                    Baterias vão evoluir, ótimo. Mas se o hidrogénio vier a ter um preço competitivo quando comparado com os BEV, com a vantagem do carregamento instantâneo, qual é o problema mesmo? As Fuel Cell nunca vão baixar de preço e evoluir, é isso que estás a dizer?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                      Mas sabes o custo ou não? É só fazer uma puxada simples de qualquer lado, ou uma potência que permita despachar tantos carros por hora como uma bomba hidrogénio exige outro tipo de equipamentos e linhas?

                                                      Não estou a comparar com combustão. Apenas apresentei fontes que falam da durabilidade.

                                                      Baterias vão evoluir, ótimo. Mas se o hidrogénio vier a ter um preço competitivo quando comparado com os BEV, com a vantagem do carregamento instantâneo, qual é o problema mesmo? As Fuel Cell nunca vão baixar de preço e evoluir, é isso que estás a dizer?
                                                      O problema é que não há magia.

                                                      Imaginando que tens uma turbina eólica a funcionar.

                                                      Pegares nessa energia e transportá-la sobre a forma de eletricidade para carregar uma bateria que alimenta um carro elétrico, irá sempre permitir fazer mais quilómetros por quantidade de energia do que pegar nessa energia, produzir hidrogénio, comprimi-lo para dentro de um tanque, transferi-lo para outro tanque e transportá-lo até um posto de combustível onde é transferido para outro tanque para depois ser transferido para dentro do tanque do automóvel para depois gerar eletricidade para depois carregar uma bateria que depois alimenta um motor elétrico.

                                                      Portanto, se precisas inevitavelmente de mais energia para fazer os mesmos quilómetros, isso significa que o custo por quilómetro será superior.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Esta é a realidade actual, num um país que tem incentivos para o hidrogénio. Se é mais caro que a gasolina, para quê mudar?

                                                        https://youtu.be/tBHc9u89-nc

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Tambem aposto no hidrogenio, pois é uma tecnologia muito recente com um potencial fabuloso de evolução contrastando com mais de um seculo que têm os motores de combustão e os carros a baterias, que sejamos honestos, estes dois ultimos dificilmente irão evoluir muito mais

                                                          Tem o melhor dos dois modelos, a autonomia e rapidez de abastecimento e este sim pode ser verdadeiramente ecológico

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                            Mas sabes o custo ou não? É só fazer uma puxada simples de qualquer lado, ou uma potência que permita despachar tantos carros por hora como uma bomba hidrogénio exige outro tipo de equipamentos e linhas?

                                                            Não estou a comparar com combustão. Apenas apresentei fontes que falam da durabilidade.

                                                            Baterias vão evoluir, ótimo. Mas se o hidrogénio vier a ter um preço competitivo quando comparado com os BEV, com a vantagem do carregamento instantâneo, qual é o problema mesmo? As Fuel Cell nunca vão baixar de preço e evoluir, é isso que estás a dizer?
                                                            Só estou a dizer que tendo uma forma tão simples de produzir, transportar e armazenar, porque carga de água se irá para a forma mais complicada?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por SlavkoCosic Ver Post
                                                              Tambem aposto no hidrogenio, pois é uma tecnologia muito recente com um potencial fabuloso de evolução contrastando com mais de um seculo que têm os motores de combustão e os carros a baterias, que sejamos honestos, estes dois ultimos dificilmente irão evoluir muito mais

                                                              Tem o melhor dos dois modelos, a autonomia e rapidez de abastecimento e este sim pode ser verdadeiramente ecológico
                                                              De que forma é que achas que os carros a baterias teriam de evoluir para serem viáveis?

                                                              Porque é que os carros elétricos com pilha de combustível podem ser verdadeiramente ecológicos e os carros elétricos sem pilha de combustível não?

                                                              Comentário

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