Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
    Falta referir que, se o hidrogénio quer ser opção, têm de fazer carros bonitos.

    Esse Mirai é o que aconteceria se o Picasso desenhasse automóveis.
    O primeiro Leaf não era propriamente bonito, e vendeu bastante bem

    Comentário


      Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
      Só vende se for bonito, mas a beleza é das "coisas" mais relativas deste mundo e das mais faceis de manipular, temos o melhor exemplo o do mundo da moda em que as tendencias mudam duas vezes por ano

      Para funcionar a longo prazo há que ser economicamente vantajoso, recursos abundantes e faceis de obter e ter autonomia e facilidade de carregamento, 3 pontos que os EVs a baterias não possuem


      A sério?!

      Então por favor contacta os tipos da tesloop.com, que tem uma porrada de Teslas com mais de 300.000 km (https://www.tesloop.com/blog/2019/2/...mileage-teslas) e explica-lhes que eles estão errados, que os EVs não são economicamente vantajosos e que não funcionam a longo prazo.

      Eles vão agradecer a tua visão e acutilância.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
        [/B]
        A sério?!

        Então por favor contacta os tipos da tesloop.com, que tem uma porrada de Teslas com mais de 300.000 km (https://www.tesloop.com/blog/2019/2/...mileage-teslas) e explica-lhes que eles estão errados, que os EVs não são economicamente vantajosos e que não funcionam a longo prazo.

        Eles vão agradecer a tua visão e acutilância.

        Em 1º lugar, e já que falas em visão e acutilancia, para perceber melhor termos quantitativos do que falamos quanto é "uma porrada de teslas" ao certo?

        Em 2º, em que ponto dos 3 que referi se insere esses tais 300.000 km da tal "porrada de teslas"?

        Comentário


          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
          Em 1º lugar, e já que falas em visão e acutilancia, para perceber melhor termos quantitativos do que falamos quanto é "uma porrada de teslas" ao certo?

          Em 2º, em que ponto dos 3 que referi se insere esses tais 300.000 km da tal "porrada de teslas"?
          Reformula para as tuas 3 falasias.

          Mais propaganda de baixa qualidade...

          Comentário


            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
            Na verdade, são 4 os pontos os enunciados:

            • economicamente vantajoso: só com a maturação da tecnologia da pilha de combustível e com a disponibilização do hidrogénio em si é que podemos avaliar este ponto.
            • recursos abundantes e faceis de obter: Nos BEV, em termos do recurso "energia", é fácil e abundante; Nos BEV, em termos do recurso "baterias/lítio", já não será tão fácil/abundante; Nos FCEV, o armazenamento da energia é mais difícil; Nos FCEV, a produção de pilhas de combustível também pode passar por falta de recursos tal como o lítio (mas neste ponto apenas é um palpite meu);
            • autonomia: qualquer um tem este ponto resolvido
            • facilidade de carregamento: os FCEV têm vantagem sobre o BEV na rapidez de carregamento, mas os BEV têm vantagem na facilidade (podem ser carregados em casa)
            É sempre bom ver que ainda há bom senso nestes tópicos.

            Comentário


              500 Taxis a hidrogénio em Paris
              https://www.motor24.pt/motores/ecolo...FwAmEaQEPMWPAI

              Comentário


                Nem tudo no hidrogénio é bom, o que me faz duvidar da tecnologia:

                - Processo altamente ineficiente devido a sucessivas transformações de energia;
                - Duração limitada da célula (como uma bateria);
                - Perdas de hidrogénio devido ao tamanho dos átomos (mesmo estando em repouso, o depósito vai perdendo hidrogénio com o tempo);
                - Armazenamento caro (pressões elevadas, necessidade de arrefecimento, implementação de sistemas caros de monitorização de fuga);
                - Dependência directa de fornecedores de H2;

                Basta haver um salto na evolução das baterias (que segundo consta pelos últimos desenvolvimentos, irá acontecer), e o hidrogénio para carros ligeiros sai fora da equação...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                  Nem tudo no hidrogénio é bom, o que me faz duvidar da tecnologia:

                  - Processo altamente ineficiente devido a sucessivas transformações de energia;
                  - Duração limitada da célula (como uma bateria);
                  - Perdas de hidrogénio devido ao tamanho dos átomos (mesmo estando em repouso, o depósito vai perdendo hidrogénio com o tempo);
                  - Armazenamento caro (pressões elevadas, necessidade de arrefecimento, implementação de sistemas caros de monitorização de fuga);
                  - Dependência directa de fornecedores de H2;

                  Basta haver um salto na evolução das baterias (que segundo consta pelos últimos desenvolvimentos, irá acontecer), e o hidrogénio para carros ligeiros sai fora da equação...
                  Acho difícil entrar sequer na equação. Os elétricos estão mais à frente. Mesmo sem muitos locais de abastecimento muita gente tem a possibilidade de carregar em casa.

                  Uma pessoa queira um carro a hidrogénio vai sempre ter de esperar por uma rede de abastecimento satisfatória.

                  Essa rede de abastecimento vai ter de ser construída quando inicialmente não haverá quase carros para abastecer. Não sei quem é que vai investir nisso.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                    Isso deve ser os gajos da Air Liquid que devem ter uma grande cunha na câmara de Paris.

                    Comentário






                      In arrivo a Liverpool bus a idrogeno a due piani

                      Comentário


                        Zero emissões

                        Comentário


                          Marketing nem sempre acompanha a parte técnica, mas alguém devia procurar corrigir.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            - Processo altamente ineficiente devido a sucessivas transformações de energia;
                            Podias parar logo neste facto. Basta isto para relegar o hidrogénio para segundo plano, apenas para situações de nicho.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Podias parar logo neste facto. Basta isto para relegar o hidrogénio para segundo plano, apenas para situações de nicho.
                              Depende. O GPL por exemplo. É altamente ineficiente e nem sei porque não vinga mais, pois é mais amigo da carteira.
                              Mas o hidrogénio nem isso...

                              Comentário


                                CNG (NADA de coisa obsoleta e velha como o GPL).

                                Comentário


                                  "(...)Più metano, meno benzina

                                  Un sensibile miglioramento è stato ottenuto anche sui consumi e le emissioni di CO2 della Volkswagen Golf 1.5 TGI che scendono rispettivamente a un minimo di 4,1 kg/100 km e 113 g/km. Il merito è attribuibile al funzionamento a ciclo Miller del motore, anche con l’alimentazione a gas metano, al rapporto di compressione elevato (12,5:1) e alla maggiore pressione fornita dalla turbina a geometria variabile.



                                  La terza bombola di metano che porta la capacità totale a quota 115 litri (17,3 kg) prende il posto del precedente serbatoio della benzina, sostituito da un serbatoio di riserva da 9 litri di benzina."

                                  Volkswagen Golf 1.5 TGI, 130 CV a metano e prezzo da 25.800 euro

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Depende. O GPL por exemplo.
                                    Mas estamos a falar de combustíveis fósseis, ou do futuro, em que a mobilidade será baseada em energias renováveis?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MrRousseau Ver Post
                                      Zero emissões
                                      Mesmo... Deita vapor de água... Aldraboes. Vou a correr comprar um Clean Diesel da VW.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        Mesmo... Deita vapor de água... Aldraboes. Vou a correr comprar um Clean Diesel da VW.
                                        Vapor de água, por acaso, contribui imenso para o efeito de estufa.

                                        Felizmente não costuma durar muito na atmosfera, dando origem àquilo que comummente chamamos de chuva.

                                        Comentário


                                          O ideal é fazer GARIMPO clandestino para obter minério, e esburacar para não escrever pior vernáculo lençol freático de água potável, como a aponta a FAO (ONU).

                                          A ESPECULAÇÃO financeira é transversal hoje a TODA a ECONOMIA VERDE, para (re)lembrar distraído com pequeno electrodoméstico.

                                          Comentário






                                            "Os veículos eléctricos são o futuro e esta realidade é hoje de tal forma evidente que nem os amantes dos motores a gasolina (como nós) ousam contestar. Contudo, uma coisa é o automóvel eléctrico e outra, totalmente diferente, é o eléctrico alimentado por bateria. Sobretudo, porque este acumulador gera poluição ao fabricar e ao reciclar e porque, entretanto, provoca constrangimentos à rede eléctrica.

                                            Há um outro tipo de veículo eléctrico que consegue ter as vantagens dos eléctricos a bateria, mas sem os inconvenientes.

                                            Referimo-nos aos carros a fuel cell, ou célula de combustível, essencialmente modelos que em vez de se movimentarem com a electricidade que retiram da rede, produzem-na a bordo. Também possuem uma pequena bateria, mas apenas de cerca de 1,6 kWh – muito mais pequena do que as de 40, 60 ou 100 kWh montadas nos veículos alimentados a partir de acumulador –, que serve exclusivamente para a fase de arranque e para assegurar os picos de potência.

                                            Toda a energia eléctrica que movimenta o carro provém da fuel cell. Na realidade, uma série de fuel cells montadas em série, que realizam a operação inversa à electrólise da água. Em vez de se fornecer energia para separar o hidrogénio do oxigénio, as células de combustível produzem energia eléctrica ao juntar o H2 que existe no tanque ao oxigénio retirado do que ar, gerando no processo água. E pura. Este é o princípio de funcionamento do Toyota Mirai, o mais vendido dos automóveis a célula de combustível a hidrogénio, que abastece numa questão de minutos (entre 3 e 5) 5 kg de hidrogénio, o que depois lhe dá para percorrer 550 km (segundo o método NEDC, ou seja, cerca de 450 km de autonomia em condições mais próximas da realidade). E sem ter de se ligar à rede e sem emitir qualquer emissão nociva.

                                            O que vai acontecer em Portugal?

                                            A Toyota Caetano Portugal, representante histórica da Toyota no nosso país e que em Gaia tem a primeira fábrica da marca japonesa em solo europeu, produz há muito autocarros, tendo montado 550 unidades em 2017 e prevendo 600 para este ano. Para 2021, o objectivo é atingir 2.000 unidades, entre chassis e veículos completos, o que representa um incremento brutal de vendas.

                                            De salientar que a Toyota Caetano Portugal, mais precisamente a CaetanoBus, produziu este ano os primeiros autocarros eléctricos (60 unidades) em Portugal, dos quais vendeu 15 à Carris. Mas a novidade é que a Toyota assinou um acordo com a CaetanoBus para permitir à empresa de Gaia fabricar autocarros eléctricos a fuel cell a hidrogénio, destinados a abastecer o nosso país e, sobretudo, a Europa. Não será a única fábrica deste tipo para a marca japonesa, mas é a primeira.

                                            Segundo o presidente da Salvador Caetano Indústria, José Ramos, “a Toyota fornece à CaetanoBus as fuel cells, os tanques para armazenar o hidrogénio a 350 bar de pressão (metade dos 700 bar do Mirai, por possuir menos limitações de espaço), os motores eléctricos e a unidade de gestão”, sendo da responsabilidade da empresa portuguesa construir o chassi (que é similar ao eléctrico que já fabrica), carroçá-lo, montar os interiores e instalar todos os componentes mecânicos vindos do Japão.


                                            O Cobus, concebido pela CaetanoBus para funcionar em aeroportos, é dos modelos mais conhecidos do fabricante

                                            É esta deslocação para a Europa da produção de autocarros a células de combustível que leva a Toyota afirmar que, se este ano fabricou apenas 3.000 unidades do Mirai – muito pouco para conseguir ter um preço mais competitivo, mas que se compreende pela falta de rede de distribuição de hidrogénio –, pretende produzir 30.000 unidades de células de combustível em 2020, com a maior parte do excedente a destinar-se a este tipo de autocarros.

                                            O denominado Projecto Fuel Cell Bus já arrancou, fruto de um investimento de 8 milhões de euros iniciado em 2010, a que se juntou agora outro de 3 milhões, e visa ter construídos dois protótipos em condições de iniciar a fase de testes e demonstrações antes do final de 2019. Em 2020 serão fabricadas as primeiras unidades destinadas a clientes (não mais de 14 ou 15), para depois, no ano seguinte, a produção aumentar consideravelmente.(...)"

                                            Eléctricos sem limitações. Hidrogénio em Portugal

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                              Vapor de água, por acaso, contribui imenso para o efeito de estufa.

                                              Felizmente não costuma durar muito na atmosfera, dando origem àquilo que comummente chamamos de chuva.
                                              Anda a fazer falta uns veículos a hidrogênio para ver se chove

                                              Comentário


                                                Toyota comercializa carro de célula de combustível de hidrogénio por cerca de 50 mil

                                                02 MAI 2019 · MOTORES 29 COMENTÁRIOS

                                                Se por um lado os veículos elétricos ganham mais adeptos, por outro a indústria automóvel ainda aposta no hidrogénio. Um exemplo claro desta realidade chega-nos do Japão. A Toyota está a adotar uma abordagem não convencional para reduzir as emissões automóveis. A empresa está a vender um carro de célula de combustível de hidrogénio por 50 mil dólares.
                                                Além da causa ambiental, a empresa nipónica tem outro grande trunfo. Segundo eles, “nós vamos ao mesmo posto de gasolina e abastecemos nos mesmos poucos minutos.”



                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                                                  (...)
                                                  Segundo eles, “nós vamos ao mesmo posto de gasolina e abastecemos nos mesmos poucos minutos.”
                                                  ... e largam o mesmo ou mais guito.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                    ... e largam o mesmo ou mais guito.

                                                    Isso não é verdade, não trolles o topico sff



                                                    1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina

                                                    Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia

                                                    Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                                                      Isso não é verdade, não trolles o topico sff



                                                      1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina

                                                      Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia

                                                      Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador
                                                      Tu é que estas a dizer asneira.

                                                      O rapaz que se deu ao trabalho de te responder vive num país onde já é comercializado hidrogénio em alguns postos de combustível. Queres ver que ele nao sabe ler?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                        Tu é que estas a dizer asneira.

                                                        O rapaz que se deu ao trabalho de te responder vive num país onde já é comercializado hidrogénio em alguns postos de combustível. Queres ver que ele nao sabe ler?
                                                        Ele não disse quanto custa é que rendimento tem.

                                                        Em todo o caso se aumenta a autonomia e a rapidez de abastecimento, parece-me perfeitamente razoável pagar por isso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                                                          Isso não é verdade, não trolles o topico sff



                                                          1 kg de hidrogénio poderá rondar os 3 € e produz 4 vezes mais energia do que a mesma quantidade de gasolina, acrescentando a isso o facto destes motores serem 2 a 3 vezes mais eficazes do que os motores a gasóleo e motores a gasolina

                                                          Fazendo a comparação com os actuais carros elétricos, que possuem baixas autonomias, no caso do hidrogénio é possivel conseguir 3 a 4 vezes mais autonomia

                                                          Para mais e considerando que é uma fonte de energia limpa e ilimitada com um melhor desempenho e melhor consumos até poderia custar o mesmo do que custa o gasóleo ou a gasolina que acabaria por ser sempre compensador
                                                          Lê com atenção até ao fim.

                                                          Hydrogen Cars Have 4× Annual Fuel Cost & 2–70× The Carbon Debt As Electric Vehicles

                                                          https://cleantechnica.com/2019/04/26...tric-vehicles/

                                                          O parágrafo mais revelador:

                                                          Yeah. The hydrogen-powered Mirai (if you could buy one where you are and if there were hydrogen pumps where you wanted to go, and neither of those things are true) would cost you about four times what just using the electricity would cost and almost twice what just driving a gas car would cost (and hydrogen cars are expensive of course).
                                                          Sem falar que já foi mais que rebatido esse argumento da baixa autonomia (totalmente falso).

                                                          Como o hidrogénio é simplesmente usado para criar electricidade, não é mais eficiente que a electricidade, e como já foi referido (e ignoras convenientemente), o custo de produzir hidrogénio é extremamente ineficiente. Esses valores que apresentas são claramente contestados no artigo acima.

                                                          Já te dissemos isso neste tópico.

                                                          Comentário


                                                            O maior problema parece-me as dificuldades de armazenamento

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Ele não disse quanto custa é que rendimento tem.

                                                              Em todo o caso se aumenta a autonomia e a rapidez de abastecimento, parece-me perfeitamente razoável pagar por isso.
                                                              Rendimento, o Mirai gasta 1kg/100km, pelo ciclo NEDC. Na Noruega em 2018 1kg de H2 custava 9€.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X