Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por SlavkoCosic Ver Post
    Tambem aposto no hidrogenio, pois é uma tecnologia muito recente com um potencial fabuloso de evolução contrastando com mais de um seculo que têm os motores de combustão e os carros a baterias, que sejamos honestos, estes dois ultimos dificilmente irão evoluir muito mais

    Tem o melhor dos dois modelos, a autonomia e rapidez de abastecimento e este sim pode ser verdadeiramente ecológico
    Um EV dificilmente vai evoluir muito mais?

    Quanto a autonomia, uma bela falasia que teimam em repetir como se fosse verdade. 500km num Mirai... Um Tesla Model Y tem anunciado 482km...

    Enfim... Não dá para discutir com tiradas destas.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
      O problema é que não há magia.

      Imaginando que tens uma turbina eólica a funcionar.

      Pegares nessa energia e transportá-la sobre a forma de eletricidade para carregar uma bateria que alimenta um carro elétrico, irá sempre permitir fazer mais quilómetros por quantidade de energia do que pegar nessa energia, produzir hidrogénio, comprimi-lo para dentro de um tanque, transferi-lo para outro tanque e transportá-lo até um posto de combustível onde é transferido para outro tanque para depois ser transferido para dentro do tanque do automóvel para depois gerar eletricidade para depois carregar uma bateria que depois alimenta um motor elétrico.

      Portanto, se precisas inevitavelmente de mais energia para fazer os mesmos quilómetros, isso significa que o custo por quilómetro será superior.
      Esqueces-te que num carro a bateria a energia consumida tem de estar a ser produzida nesse momento. O hidrogénio pode ser produzido nas horas em que a energia é mais barata, quando há excesso de produção. Isso pode influenciar o preço final.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
        Esqueces-te que num carro a bateria a energia consumida tem de estar a ser produzida nesse momento. O hidrogénio pode ser produzido nas horas em que a energia é mais barata, quando há excesso de produção. Isso pode influenciar o preço final.
        Quando há excesso de produção, essa energia pode ser armazenada directamente na bateria de um BEV, e o processo será sempre mais eficiente do que usar esse excesso para produzir H.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
          Esqueces-te que num carro a bateria a energia consumida tem de estar a ser produzida nesse momento. O hidrogénio pode ser produzido nas horas em que a energia é mais barata, quando há excesso de produção. Isso pode influenciar o preço final.
          Por agora Portugal tem um sistema de armazenamento de energia mais eficiente que o hidrogénio. Nas barragens o excesso de energia é usado para bombear água no sentido oposto.
          Segundo este site, já temos capacidade de absorver mais de 2GW!!!

          Comentário


            #95
            Tem tudo a ver com a densidade energetica, é por isso que as baterias não são solução para o futuro da mobilidade









            Comentário


              #96



              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                Esqueces-te que num carro a bateria a energia consumida tem de estar a ser produzida nesse momento. O hidrogénio pode ser produzido nas horas em que a energia é mais barata, quando há excesso de produção. Isso pode influenciar o preço final.
                Mas os carros são a bateria, não são ligados à tomada.

                A bateria também pode ser carregada quando houver excesso de produção. Aliás, se houver milhões de carros ligados à rede estes irão ser como uma bateria gigante capaz de absorver picos de produção e demanda.

                Repara que o hidrogénio tem de ser criado através de eletrólise que não é um processo muito eficiente, por sua vez, é preciso usar compressores para meter o hidrogénio em tanques, que depois têm de ser transportados em camiões cisterna que gastam combustível. A própria célula de combustível tem uma eficiência relativamente baixa a converter hidrogénio de volta em eletricidade.

                Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                Tem tudo a ver com a densidade energetica, é por isso que as baterias não são solução para o futuro da mobilidade









                A densidade atual das baterias não é suficiente para estas serem viáveis em carros elétricos? Porquê?
                Editado pela última vez por rrrfff; 21 March 2019, 22:13.

                Comentário


                  #98
                  São possiveis, mas com a evolução do hidrogenio este será bastante melhor do ponto de vista da rentabilidade e nesse aspecto não há volta a dar, no futuro depois da tecnologia ter evoluido o suficiente vai-se sempre optar pela solução mais pratica e viavel e/ou vantajosa do ponto de vista económico

                  Analogia:É possivel fazer Lisboa-Porto de bicicleta e se apenas existissem bicicletas seria o meio de transporte a adoptar, mas como há melhor a esmagadora maioria opta por outra solução

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                    São possiveis, mas com a evolução do hidrogenio este será bastante melhor do ponto de vista da rentabilidade e nesse aspecto não há volta a dar, no futuro depois da tecnologia ter evoluido o suficiente vai-se sempre optar pela solução mais pratica e viavel e/ou vantajosa do ponto de vista económico
                    Como é que é mais rentável se é muito menos eficiente?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                      Mas os carros são a bateria, não são ligados à tomada.

                      A bateria também pode ser carregada quando houver excesso de produção.(...)
                      Para bom entendedor, meia palavra basta. Óbvio que o que eu queria dizer é que um carro a baterias, quando está a ser carregado, está a consumir energia da rede ao preço que ela estiver nesse momento.

                      Quem carrega um carro elétrico, sabe lá se está a haver excesso de produção ou não...

                      A produção de hidrogénio pode ser alocada a períodos em que a energia está mais barata.
                      Editado pela última vez por pontopt; 21 March 2019, 23:47.

                      Comentário


                        O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

                        Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                        Para bom entendedor, meia palavra basta. Óbvio que o que eu queria dizer é que um carro a baterias, quando está a ser carregado, está a consumir energia da rede ao preço que ela estiver nesse momento.

                        Quem carrega um carro elétrico, sabe lá se está a haver excesso de produção ou não...

                        A produção de hidrogénio pode ser alocada a períodos em que a energia está mais barata.
                        Não te percebo. Então a energia que está a ser consumida a um determinado momento num VE não pode ter sido armazenada num período de excesso de produção??????

                        O que é para ti a energia vendida em períodos de vazio?


                        Sent from my iPhone using Tapatalk
                        Editado pela última vez por Tekk; 22 March 2019, 07:16.

                        Comentário


                          Não consigo perceber quem defende o hidrogénio, pois a questão é muito simples de ver, o hidrogénio obriga-nos a estarmos agarrados a um sistema de produção, transporte e armazenagem enquanto a electricidade dá-nos completa liberdade, até podemos produzir a própria energia utilizada, como podem não entender isto?? Alem de acreditarem na evolução do hidrogénio mas os BEV vão estagnar, qual a lógica deste raciocínio?
                          Somando a parte ecológica que no caso de utilizar o hidrogénio existem montes de perdas energéticas pelo caminho e poluição associada a isso.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tekk Ver Post
                            Não te percebo. Então a energia que está a ser consumida a um determinado momento num VE não pode ter sido armazenada num período de excesso de produção??????

                            O que é para ti a energia vendida em períodos de vazio?
                            Eu não estou a dizer que não pode. O que estou a dizer é que o carregamento de baterias, por ser um consumo imediato, tanto pode coincidir com um período de excesso de produção, como não. No hidrogénio poderia ser concentrada apenas nos períodos de vazio.

                            Mas pode o meu pensamento estar errado. Não sei se, de um ponto de vista legal, um produtor de energia pode optar por não colocar a sua energia no mercado e produzir diretamente hidrogénio.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                              Eu não estou a dizer que não pode. O que estou a dizer é que o carregamento de baterias, por ser um consumo imediato, tanto pode coincidir com um período de excesso de produção, como não. No hidrogénio poderia ser concentrada apenas nos períodos de vazio.

                              Mas pode o meu pensamento estar errado. Não sei se, de um ponto de vista legal, um produtor de energia pode optar por não colocar a sua energia no mercado e produzir diretamente hidrogénio.
                              O facto é que o hidrogénio que consomes pode até ter sido produzido através de combustíveis fosseis, havendo um lobby por detrás disso o fabricante faz o que quer, ficas sempre agarrado ao sistema. Tal como a produção de energia eléctrica pode ser através de combustíveis fosseis, tens é muito mais liberdade de escolha, que até a podes produzir.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                Não consigo perceber quem defende o hidrogénio, pois a questão é muito simples....
                                Não é apenas isso que não consegues perceber, muito devido à simples razão de optares por um raciocínio simplista

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                  Eu não estou a dizer que não pode. O que estou a dizer é que o carregamento de baterias, por ser um consumo imediato, tanto pode coincidir com um período de excesso de produção, como não. No hidrogénio poderia ser concentrada apenas nos períodos de vazio.

                                  Mas pode o meu pensamento estar errado. Não sei se, de um ponto de vista legal, um produtor de energia pode optar por não colocar a sua energia no mercado e produzir diretamente hidrogénio.
                                  Para aproveitar, da melhor forma, qualquer energia produzida em excesso (e falando de energia para fins de mobilidade), é armazená-la numa bateria. Usá-la para produzir H vai provocar maiores perdas. É melhor que nada, mas havendo baterias...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                    Não é apenas isso que não consegues perceber, muito devido à simples razão de optares por um raciocínio simplista
                                    E o simplista sou eu? Tu que ainda não te vi com nenhuma argumentação por aqui, apenas disparas e foges.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                      São possiveis, mas com a evolução do hidrogenio este será bastante melhor do ponto de vista da rentabilidade e nesse aspecto não há volta a dar, no futuro depois da tecnologia ter evoluido o suficiente vai-se sempre optar pela solução mais pratica e viavel e/ou vantajosa do ponto de vista económico

                                      Analogia:É possivel fazer Lisboa-Porto de bicicleta e se apenas existissem bicicletas seria o meio de transporte a adoptar, mas como há melhor a esmagadora maioria opta por outra solução
                                      A evolução das baterias também vai melhorar o ponto de vista da rentabilidade, com custos mais baixos por km de longe, mais simplicidade logo menor manuntenção e mais eficiência.

                                      Por isso é também óbvio a solução a ser adoptada, e pelo caminho que se está a tomar: não é o hidrogênio. Basta olhar para o salão de Genebra e constatar isso mesmo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                                        Tem tudo a ver com a densidade energetica, é por isso que as baterias não são solução para o futuro da mobilidade









                                        Seja hidrogênio seja BEV: o futuro vai sempre envolver baterias.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                          Para bom entendedor, meia palavra basta. Óbvio que o que eu queria dizer é que um carro a baterias, quando está a ser carregado, está a consumir energia da rede ao preço que ela estiver nesse momento.

                                          Quem carrega um carro elétrico, sabe lá se está a haver excesso de produção ou não...
                                          A eletricidade é mais barata durante a noite precisamente por ser quando costuma haver excesso de produção. Por isso muita gente, atualmente, carrega à noite.

                                          Os carros também poderão comunicar com a rede e adaptar a velocidade de carga consoante a demanda, ou mesmo dar eletricidade de volta à rede.

                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                          A produção de hidrogénio pode ser alocada a períodos em que a energia está mais barata.
                                          Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                          Eu não estou a dizer que não pode. O que estou a dizer é que o carregamento de baterias, por ser um consumo imediato, tanto pode coincidir com um período de excesso de produção, como não. No hidrogénio poderia ser concentrada apenas nos períodos de vazio.
                                          Como eu expliquei anteriormente, os carros ligados à rede também poderão funcionar como uma bateria gigante que absorve os picos de produção e demanda.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            Um EV dificilmente vai evoluir muito mais?

                                            Quanto a autonomia, uma bela falasia que teimam em repetir como se fosse verdade. 500km num Mirai... Um Tesla Model Y tem anunciado 482km...

                                            Enfim... Não dá para discutir com tiradas destas.
                                            Um EV a baterias precisa de evoluir mais no grav€t€. Um EV a hidrogénio nunca há-de evoluir o suficiente no guito.

                                            Comentário




                                              O hidrogénio é um processo mais ineficiente e por conseguinte mais caro de utilizar, as baterias são mais baratas de usar.

                                              Um Mirai tem um custo de compra ao nível dum Model 3 LR AWD.

                                              Resumindo, os carros custam o mesmo, um abastece em 5m minutos mas é mais caro de utilizar, o outro leva muito tempo a carregar mas é mais barato de utilizar.

                                              Quem não poder esperar pelo carregamento optará pelo hidrogénio, quem poder esperar opta pelo mais económico.

                                              Eu pessoalmente acho que o hidrogénio vai perder a guerra pela razão que é mais caro de utilizar.

                                              Actualmente o hidrogénio tem espaço para existir mas está muito atrasado no seu desenvolvimento, e só vai até onde as baterias evoluírem, uma bateria que carregue rápido e é o fim do hidrogénio nos carros, portanto é difícil prever mas o importante é não pararem o desenvolvimento porque qualquer uma é mais limpa que os motores ICE.

                                              Comentário


                                                Os construtores continuam a investir, a Audi a par dos eléctricos aumentou recentemente o investimento nas células de combustível ( https://insideevs.com/audi-intensify...ll-efforts-ev/ )

                                                A Coreia do Sul pode vir a exigir que os veículos comercias (camiões e construção) sejam a hidrogénio/células de combustível em 2035

                                                https://www.caradvice.com.au/738180/...iesel-by-2035/

                                                Comentário


                                                  Falta referir que, se o hidrogénio quer ser opção, têm de fazer carros bonitos.

                                                  Esse Mirai é o que aconteceria se o Picasso desenhasse automóveis.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por WH Ver Post
                                                    Os construtores continuam a investir, a Audi a par dos eléctricos aumentou recentemente o investimento nas células de combustível ( https://insideevs.com/audi-intensify...ll-efforts-ev/ )
                                                    Interessante esta parte: However, Schot questioned if there would be enough supply of EVs and batteries for rising electric-car demand in the coming years. “If this modality is here to stay, then you have to try to find the most effective and efficient way to drive electric,” he said. “And then you come to fuel cells.”

                                                    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                    Falta referir que, se o hidrogénio quer ser opção, têm de fazer carros bonitos.

                                                    Esse Mirai é o que aconteceria se o Picasso desenhasse automóveis.
                                                    Sim, o mirai, tal como o atual prius, conseguem gerar repulsa... O Honda Clarity, apesar de melhor um pouco, também não é consensual. O mais bonito julgo ser de longe o Mercedes GLC.

                                                    Edit: Pode ser também estratégico: demasiado diferente, para ser falado.
                                                    Editado pela última vez por pontopt; 22 March 2019, 16:24.

                                                    Comentário


                                                      Esse primeiro ponto funciona precisamente contra o hidrogénio.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                        Falta referir que, se o hidrogénio quer ser opção, têm de fazer carros bonitos.

                                                        Esse Mirai é o que aconteceria se o Picasso desenhasse automóveis.

                                                        Só vende se for bonito, mas a beleza é das "coisas" mais relativas deste mundo e das mais faceis de manipular, temos o melhor exemplo o do mundo da moda em que as tendencias mudam duas vezes por ano

                                                        Para funcionar a longo prazo há que ser economicamente vantajoso, recursos abundantes e faceis de obter e ter autonomia e facilidade de carregamento, 3 pontos que os EVs a baterias não possuem

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
                                                          Só vende se for bonito, mas a beleza é das "coisas" mais relativas deste mundo e das mais faceis de manipular, temos o melhor exemplo o do mundo da moda em que as tendencias mudam duas vezes por ano

                                                          Para funcionar a longo prazo há que ser economicamente vantajoso, recursos abundantes e faceis de obter e ter autonomia e facilidade de carregamento, 3 pontos que os EVs a baterias não possuem
                                                          Os EVs não possuem esses 2 primeiros pontos?

                                                          Comentário


                                                            Na verdade, são 4 os pontos os enunciados:

                                                            • economicamente vantajoso: só com a maturação da tecnologia da pilha de combustível e com a disponibilização do hidrogénio em si é que podemos avaliar este ponto.
                                                            • recursos abundantes e faceis de obter: Nos BEV, em termos do recurso "energia", é fácil e abundante; Nos BEV, em termos do recurso "baterias/lítio", já não será tão fácil/abundante; Nos FCEV, o armazenamento da energia é mais difícil; Nos FCEV, a produção de pilhas de combustível também pode passar por falta de recursos tal como o lítio (mas neste ponto apenas é um palpite meu);
                                                            • autonomia: qualquer um tem este ponto resolvido
                                                            • facilidade de carregamento: os FCEV têm vantagem sobre o BEV na rapidez de carregamento, mas os BEV têm vantagem na facilidade (podem ser carregados em casa)
                                                            Editado pela última vez por pontopt; 02 April 2019, 10:19.

                                                            Comentário


                                                              Eu coloquei os dois ultimos no mesmo, claro que são pontos que se estão a resolver.
                                                              Os dois primeiros é que discordo totalmente:
                                                              Economicamente vantajoso, tenho um exemplo em casa, poupo cerca de 50€ a cada 1000 kms que faço com o meu LEAF em relação à alternativa que poderia comprar na altura.
                                                              Recursos abundantes, não tens mais recursos no planeta que as energias renováveis, já no fabrico das baterias o que mais tens é recursos para isso, se o litio é finito, existem montes de outros materiais para as construir, ainda estão em estudo, mas sim são uma possibilidade.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X