A cena dos braços nesses Alfas não é um quebra-cabeças como alguns querem fazer passar. Nem tão pouco é caro.
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Alfa 147 jtd ou stilo 1.9 jtd
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Tive um stilo e um grande amigo meu um 147.
O Stilo não me deu problemas, com exceção do tejadilho por lamelas (a evitar). Fiz 86000km com ele em dois anos e vendi-o a um amigo de infância, que ao fim destes anos todos ainda o tem. A reportar neste tempo todo, os plásticos da parte inferior do tablier, que tiverem que ser substituídos, porque colavam à roupa e sujavam a roupa e as mãos. De resto, é um carro que cumpre.
O Alfa do meu amigo ficou nas mãos dele por sete anos e vendeu-o a um irmão, que o teve mais alguns e depois trocou-o. Nunca teve problemas.
Comparando os dois, o Alfa é mais bonito e tem um interior com materiais muito superiores - do melhor que se fazia na altura.
O único verdadeiro defeito do Alfa são os fracos resultados nos testes de colisão. De resto, um carro com muito boa condução.Editado pela última vez por Safety; 25 March 2020, 23:27.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostSim, mas usam plataformas diferentes. Daí o Stilo parecer um carro mais evoluído, não é aparência, é mesmo mais evoluído.
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Originalmente Colocado por DarkCrow Ver PostO 147 está de origem ...é de um velhote vizinho do meu avo. Nao tem alterações, teve 2 donos.
Tem 319 mil quilômetros, levou aos 280 mil quilômetros a correia de distribuição, o turbo foi retificado na mesma altura no turbocenter - porto.
O velhote quer comprar carro de 5 portas, uma vez que o alfa tem 3! Dai a venda.
Uma dúvida, estes motores jtd, sendo 147 ou stilo são carros que fazem 800, 900 mil quilômetros com uma atenta manutenção.. como tive um focus comercial de 2003 que cheguei aos 768 mil quilômetros!
Ou sao motores que nao fazem assim, tantos?!
Pa, os braços podem durar 80mil como podem durar 300mil ou mais. Depende muito das estradas por onde anda. É verdade que não é uma despesa nada por aí além trocar os braços, Mas também é verdade que o stilo não vais ter essa despesa, podes só ter um rolamento da suspensão ou assim.
O Alfa é suposto ser mais caro e valer mais que um Stilo. Para a mesma condição, kilometros e ano, o 147 vale mais dinheiro que um Stilo, porque é um carro superior em quase tudo, principalmente a nível de materiais interiores e sofisticação do chassis. O 147 é um chassis bastante divertido de conduzir, com uma direção porreira, o Stilo é um carrinho de ir ás compras banal.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostOs 1.6 jtdm tem a m32 também? Os que verdadeiramente tem essa caixa sei que são os 1.9 jtd, e os JTD fazem mais binário/cavalos por isso havendo o problema aparece mais rápido no 1.9.
O 1.9 JTD no caso do 147 não tem a M32, tem a C530 (a mesma caixa que se podia encontrar por exemplo no AR 166, no 147 GTA, no Lancia Kappa ou Lancia Thesis).
Já agora, o binário do 147 JTD 115cv era de 275Nm e no caso do Stilo 1.9 JTD 115cv era 250Nm, em que este usava uma caixa Getrag (e em que próprias relações de caixa eram diferentes).Editado pela última vez por nto; 26 March 2020, 08:53.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostOs 1.6 jtdm tem a m32 também? Os que verdadeiramente tem essa caixa sei que são os 1.9 jtd, e os JTD fazem mais binário/cavalos por isso havendo o problema aparece mais rápido no 1.9.
Tens razão. no Bravo o único que tem a M32 é o 1.4 T-JET.
Fiz confusão com o Alfa Mito. Esse é que tem a M32 no 1.6 JTDm
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o stilo 5 portas é um mono electrodoméstico, o de 3 portas até é engraçado.
o 147 é bonito em qualquer configuração.
não conheci um único stilo que não tivesse graves e peganhentos problemas de rubber touch.
o 147 também tem nalguns componentes mas de forma muito mais suave.
muito se fala dos braços e barulhos dos 147, quem vem dum bmw serie 1 também deve saber o que é esse ranger e trocar de tempos a tempos, eu troquei 1 vez (trw) quando comprei o 156 e durou até o vender ao fim de 5 ou 6 anos.
tive mais despesas com pneus e seu desgaste interior do que nos tão falados componentes de suspensão.
se for a pensar em contenção de custos e simplicidade, tanto no stilo como no 147 apostaria sempre nas versões de 115cv, desde a simplicidade das cabeças 8v passando pelas caixa mais fiável e a inexistência de swirl flaps que pode haver em modelos mais recentes (pelo menos no 147)
custos e material de manutenção normal deve ser ela por ela entre ambos, no caso de algum toque ou peças especificas é que no alfa a coisa deve ficar mais cara.
é ver qual deles aparenta estar em melhores condições e com melhores cuidados, se bem que eu descartava logo o stilo por ser de 5 portas.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostO 1.9 JTD no caso do 147 não tem a M32, tem a C530 (a mesma caixa que se podia encontrar por exemplo no AR 166, no 147 GTA, no Lancia Kappa ou Lancia Thesis).
Já agora, o binário do 147 JTD 115cv era de 275Nm e no caso do Stilo 1.9 JTD 115cv era 250Nm, em que este usava uma caixa Getrag (e em que próprias relações de caixa eram diferentes).
o alfa é pull type e o fiat push type.Editado pela última vez por zezoca; 26 March 2020, 09:31.
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Há cerca de 1 ano fui ver um stilo 5p que custava cerca de 2500€. Foi o carro mais degradado que alguma vez conduzi, não sei se havia mais alguma luz que pudesse estar acesa naquele quadrante... Enfim, completamente estourado.
Isto para dizer que na minha opinião, comprar um carro destes por este preço para 'poupar', estás desgraçado. 147 ainda pior.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostHá cerca de 1 ano fui ver um stilo 5p que custava cerca de 2500€. Foi o carro mais degradado que alguma vez conduzi, não sei se havia mais alguma luz que pudesse estar acesa naquele quadrante... Enfim, completamente estourado.
Isto para dizer que na minha opinião, comprar um carro destes por este preço para 'poupar', estás desgraçado. 147 ainda pior.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostNão sei a que te referes em plataforma mais evoluida, Mas o chassis do 147 é 500x melhor que o do stilo. O alfa tem triangulos duplos à frente e multilink atrás, o stilo tem suspensão budget, mcpherson à frente e eixo de torção atrás. o 147 tem obrigação de ser MUITO mais carro.
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Originalmente Colocado por DarkCrow Ver PostBoas pessoal..
Preciso de comprar um carro para o dia a dia!
Tenho 2500 euros para esse fim, sendo que a ideia é gastar o menos possível, para ainda poder fazer seguro, e uma revisãozinha..
Estou um pouco indeciso, e tenho algumas dúvidas.. o carro será a diesel.
Estou inclinado para um dos dois seguintes, veículos..
- Alfa Romeo 147 jtd
- Fiat Stilo 1.9 jtd
Ja tive a ler algumas dicas, blogs, e a falar com alguns colegas.. no qual sei que ambos têm o mesmo motor, sendo jtd são motores muito fiáveis e com genica.
O meu anterior carro era um serie 1 (118d) com repro, vendi-o porque precisava diminuir custos gerais (iuc, manutenções, seguro, etc).
Ambos os carros acima, serão dos anos 2002/04.
Estou mais inclinado para o alfa!
Gosto mais dos interiores, e do chassi!
Em consumos deveram andar muito proximos..
A dúvida que tenho é em relação às manutenções.. sempre tive a percepção que a alfa é careira! Que me podem dizer em relação a isso.. qual será a melhor escolha!?
Abraço
O alfa e melhor na qualidade dos interiores e no chassis. Muito melhor do que o stilo.
Não sei quais as caixas que os modelos possuem, mas se for a M32 não avançaria para essa compra. Se for assim tenta escolher um modelo com outra caixa. (A selespeed tambem é de evitar). Outra coisa a ter em conta é a bimassa, ao relenti coloca o pé na embraigeme e embraia e desembraia e vê se trepida, se trepidar tens outro problema a evitar
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Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver PostO alfa e melhor na qualidade dos interiores e no chassis. Muito melhor do que o stilo.
Não sei quais as caixas que os modelos possuem, mas se for a M32 não avançaria para essa compra. Se for assim tenta escolher um modelo com outra caixa. (A selespeed tambem é de evitar). Outra coisa a ter em conta é a bimassa, ao relenti coloca o pé na embraigeme e embraia e desembraia e vê se trepida, se trepidar tens outro problema a evitar
A caixa não é a M32.
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eu posso dar o preço de um braço para o stilo, se quiserem. eu tive problemas nas duas rótulas, troquei-as com 2 meses de intervalo, a pior primeiro (do lado direito). como não havia só a rótula, teve que ser o braço completo. na casa de peças onde o vsilva trabalha, com desconto de 40% ficou-me por 130€, se não estou em erro. tenho um valor de 100€ na cabeça, mas acho que foram mesmo 130. portanto, em 3 meses, só para não ser em 2, levou-me logo quase 300€ já com a mão-de-obra. fica o registo do preço...
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já agora, ia esquecendo de outra coisa: os kms dos carros. esse tem mais de 300 mil, eu supus que tivesse uns 270 ou 280 mil. não é que o carro se desintegre, mas se levou poucas peças, prepara-te para, no espaço de 1 anito e fazendo uns 15 a 20 mil, precisares de trocar algumas peças (excluindo a correia, pelos vistos). não é que o carro se vá desintegrar, mas quantos mais kms mais problemas eventualmente dará (de peças, manutenção não programada, por aí).
agora se esse 147 é de um velhote minimamente conhecido (podes até falar com o teu avô e perguntar que trajetos o homem faz e que tipo de uso dá ao carro) eu fazia o trabalho de casa e se calhar apostava nesse cavalo. para o despachares depois é que deve ser uma aventura e aí mais valia manteres o carro até te dar despesas que não valessem a pena. é uma questão de veres mais alguns e aí ficas com uma ideia. pode ser que apareça algo porreirito e mais recente ou com menos kms.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Posteu posso dar o preço de um braço para o stilo, se quiserem. eu tive problemas nas duas rótulas, troquei-as com 2 meses de intervalo, a pior primeiro (do lado direito). como não havia só a rótula, teve que ser o braço completo. na casa de peças onde o vsilva trabalha, com desconto de 40% ficou-me por 130€, se não estou em erro. tenho um valor de 100€ na cabeça, mas acho que foram mesmo 130. portanto, em 3 meses, só para não ser em 2, levou-me logo quase 300€ já com a mão-de-obra. fica o registo do preço...
Mero exemplo :
https://www.endado.pt/braco-oscilant...)-16054-10671-
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostAs M32 não davam só problemas por causa do binário dos motores de mais potencia? (Ex 150 e 170cv). Ou também dão raia nos modelos menos potentes?
Está aqui um bom artigo, sobre esse cancro da GM: https://stillrunningstrong.com/car-m...rbox-bearings/
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Originalmente Colocado por Progressive Ver PostEngraçada a postura dos fiatistas/alfistas relativamente aos produtos que resultaram dessa joint-venture. Quando são bons o crédito pertence à Fiat, mas quando corre mal e correu muita coisa mal nessa aliança, a culpa é da GM
Beijinho.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostDavam mais problemas nos 1.4 T-Jet 180 e 170, especificamente os equipados no AGP e no MiTo QV.
Está aqui um bom artigo, sobre esse cancro da GM: https://stillrunningstrong.com/car-m...rbox-bearings/
É o que dá deixar o financeiro fazer escolhas de engenharia.
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Originalmente Colocado por Progressive Ver PostEngraçada a postura dos fiatistas/alfistas relativamente aos produtos que resultaram dessa joint-venture. Quando são bons o crédito pertence à Fiat, mas quando corre mal e correu muita coisa mal nessa aliança, a culpa é da GM
E mesmo os motores/carros italianos que tinham os seus problemas, normalmente eram divertidos de conduzir. Os twinspark bebiam um bocado de óleo e "comiam" variadores de fase, Mas eram uma delicia de conduzir, um som fantástico. Já os motores GM que os precedem, não são propriamente mais fiáveis, Mas são motores com uma experiencia de condução banal, claramente sem qualquer pedigree.
Mas a verdade é esta, uma grande parte dos produtos da GM na altura da alfa não eram grande espada. No meio disto, as transmissões F40 dos 2.4 jtdm até eram bastante boas. As automáticas também eram muito fiáveis, Mas essas são Aisin (toyota)
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