Conheci um 205 com o 1.8d, e cheguei a andar com ele..e não tenho rigorosamente nada a apontar ao motor...era barulhento...mas também aquilo não tem insonorização nenhuma!!!E eram viagens semanais de Évora para Figueira durante 4 anos...tinha uma força bruta o motor..por isso não concordo com esse na lista...
Pois... esse motor é capaz de não se safar no Xsara/306....
A confusão com o 1.7D , é que esse era 1.75 na realidade [8D]
vá.........então , o que é que faz um motor não prestar para nada??consumir muito , e andar pouco né? ...são estes todos, á excepção do 1.4d que fazia tudo o resto mal, menos beber grandes coisas!
Bem, o problema destes tópicos do "melhor, pior - bom, mau" é sempre este: cada um tem uma intepretação diferente e o autor do tópico nunca especifica o que quer concretamente.
Para ti um motor mau é aquele que consome muito e anda pouco. Para mim um motor mau é aquele que consome muito e avaria muito. A potência nem é tão relevante. Ora esses motores da VW podiam ser pastelões mas, porra, duravam até cairem de maduros!
E ainda nem li as 4 páginas de tópico, vamos a ver o que anda aí.
vá.........então , o que é que faz um motor não prestar para nada??consumir muito , e andar pouco né? ...são estes todos, á excepção do 1.4d que fazia tudo o resto mal, menos beber grandes coisas!
Bem, o problema destes tópicos do "melhor, pior - bom, mau" é sempre este: cada um tem uma intepretação diferente e o autor do tópico nunca especifica o que quer concretamente.
Para ti um motor mau é aquele que consome muito e anda pouco. Para mim um motor mau é aquele que consome muito e avaria muito. A potência nem é tão relevante. Ora esses motores da VW podiam ser pastelões mas, porra, duravam até cairem de maduros!
E ainda nem li as 4 páginas de tópico, vamos a ver o que anda aí.
tens razão sim senhor!isto é subjectivo.........se existissem parametros internacionais do que é ser um mau motor era mais facil! :D
gasta muito e avaria muito = mau motor.......pode ser por exemplo o de grandes carros que andam por ai impreza se calhar?:D Ae86?
eheheh.....tou na brinca!
acho que temos que interpretar isto como o que cada um de nós acha ser um mau motor, sem nos sentirmos picados ou algo do género (nao é pra ti nem pa ninguem Nitro) é mesmo a generalizar pa malta toda!
O exemplo do AE86 é curioso. Realmente o 4A-GE não era um paradigma de fiabilidade, como se pode pensar pelo nome Toyota. O meu irmão era frequentador assíduo de fóruns de donos de AE86 e mostrava-me como esses motores levavam peças e mais peças com bastante regularidade para evitar algumas chatices que por vezes aconteciam. Gastava muito? Gastava. Avariava muito? Bem, pode-se dizer que era "high-maintenance" :D Era um mau motor? Não acho. Era um motor especial num carro especial, dono de características que o diferenciavam, e muito, de outros motores. E andava "pa caraças".
Isto serve para mostrar como é importante explicar o porquê das nossas escolhas, dado que essas escolhas envolvem muitas variáveis. Há tantos tópicos em que se diz "é X" ou "Y melhor que Z" sem haver argumentos. Está mal, a malta está preguiçosa. [:P]
Opel 2.3td montado no Frontera (baseado no 2.3d do opel Rekord) problemas infindaveis nas cabeças do motor que racham constantemente, pra não falar do elevado consumo de oleo e de gasoleo. Muito mau!
Ja não via um topico de resposta tão obvia desde, já não me lembro quando!!!
E a resposta "certa" é algo como isto :
Todo e qualquer motor de fabrico italiano. Ou que esteja montado num carro de uma marca italiana, ou...
Nota : Excluindo obviamente a Lambo que agora é grupo VW e por isso ja não é incluida (valido para qualquer Lambo).
Nota 2 : Se o veiculo em questão tiver um simbolo da "deutsch technoligie", tambem não se aplica.
EDIT: Esqueci-me que era preciso dizer uma razão!!
Mas não está facil de ver ? São... Italianos.
Não é uma resposta muito fácil, até porque muita vezes os "molengões" contrapõem com excelente fiabilidade e... vice versa.
Mesmo assim acho que tenho de referir o antigo 1.4 8v de 60cv da VW. Era de facto um pânico para subir de rotação, era barulhento e os consumos não eram famosos. Já a fiabilidade era boa, motor de guerra.
Outros que eram mauzinhos, foram os diesel VM usados nos Range Rover e nos Cherokee.
Em relação ao 1.8XUD do grupo PSA também discordo do paulinhu. Era um excelente motor com índices de longevidade ímpares, mesmo o 1.8TD de 88cv! Tanto um como outro, para a época, puxavam razoavelmente bem e eram extremamente fiáveis.
Já agora, porque votam quase todos no 1.4D do grupo PSA? Tinha um ponto negro que era a fiabilidade (sem dúvida), mas apresentava consumos excelentes e as prestações sem ser nada demais também não envorgonhavam ninguém (quem dera ao Golf III 1.4 :D ), pelo menos nos pequenos AX14 e 114GSD.
Não é uma resposta muito fácil, até porque muita vezes os "molengões" contrapõem com excelente fiabilidade e... vice versa.
Mesmo assim acho que tenho de referir o antigo 1.4 8v de 60cv da VW. Era de facto um pânico para subir de rotação, era barulhento e os consumos não eram famosos. Já a fiabilidade era boa, motor de guerra.
Outros que eram mauzinhos, foram os diesel VM usados nos Range Rover e nos Cherokee.
Em relação ao 1.8XUD do grupo PSA também discordo do paulinhu. Era um excelente motor com índices de longevidade ímpares, mesmo o 1.8TD de 88cv! Tanto um como outro, para a época, puxavam razoavelmente bem e eram extremamente fiáveis.
Já agora, porque votam quase todos no 1.4D do grupo PSA? Tinha um ponto negro que era a fiabilidade (sem dúvida), mas apresentava consumos excelentes e as prestações sem ser nada demais também não envorgonhavam ninguém (quem dera ao Golf III 1.4 :D ), pelo menos nos pequenos AX14 e 114GSD.
1.4 8v 60cv da VW motores de guerra? LOLol meu deus q motor coitadinho... [xx(]
Não acho que o 1.4D PSA seja o pior.. afinal consome 3.5 l/100 com cuidado...
Os piores mesmo são o 1.4 60cv VAG, e 1.8D PSA
Qual é a razão para dizeres que o 1.4 60 Cv da VAG era mau?
O meu pai teve um Seat Ibiza com esse motor e num teve nenhum problema.
Pronto... e o meu pai teve um Gof III com esse motor, e além de andar menos que um 1.0 , consumia mais que um 1.8...
Em cidade, era de 10 l para cima....[8)]
E era mesmo lento.....o 1.5D PSA era mais rápido e gastava metade.....
Se era fiável esse 1.4 ? a nós não nos deu problemas, mas também não durou muito... o meu pai vendeu-o assim que teve oportunidade...
O motor gastava quando apertavas por ele, cheguei a fazer médias de 12 l, mas andando normalmente fazia médias entre 6 a 7 l.
O 1.5D ser mais rápido... olha que não, eu também já tive 1 e acho que o 1.4 tinha mais força e desenvicilhava-se melhor, mas o Seta também é mais leve que o Golf.
acho que os motores vm que equiparam alguns jeep cherokee,range rover, entre os anos 91 e 93, aqueles eram motores nauticos disenhados para trabalhar a uma minima rotaçaõ constante ( aunque em alguns casos trablhaban 24 horas a baixas rotações) quando por falta de um motor "novo" para equipar os veiculos asima designados, os engenheiros da altura desidiram colocalo como periodo de prova o que ao principio parecia ser fiavel mais ao pasar o tempo comesaram adar problemas de sobre aquecimento resultado de uma alta rotaçaõ no qual o motor naõ foi feito para trabalhar a altas rotações mais sim numa rotaçaõ estavel,resultado queimaba junta com facilidade tendo juntas da cabeça independentes dificultaba a reparaçaõ.
Não acho que o 1.4D PSA seja o pior.. afinal consome 3.5 l/100 com cuidado...
Os piores mesmo são o 1.4 60cv VAG, e 1.8D PSA
Qual é a razão para dizeres que o 1.4 60 Cv da VAG era mau?
O meu pai teve um Seat Ibiza com esse motor e num teve nenhum problema.
Pronto... e o meu pai teve um Gof III com esse motor, e além de andar menos que um 1.0 , consumia mais que um 1.8...
Em cidade, era de 10 l para cima....[8)]
E era mesmo lento.....o 1.5D PSA era mais rápido e gastava metade.....
Se era fiável esse 1.4 ? a nós não nos deu problemas, mas também não durou muito... o meu pai vendeu-o assim que teve oportunidade...
O motor gastava quando apertavas por ele, cheguei a fazer médias de 12 l, mas andando normalmente fazia médias entre 6 a 7 l.
O 1.5D ser mais rápido... olha que não, eu também já tive 1 e acho que o 1.4 tinha mais força e desenvicilhava-se melhor, mas o Seta também é mais leve que o Golf.
Pois.. o golf é mesmo pesado... e olha que em cidade.. não faz menos de 10 l em conducao normal....
O 1.5D mesmo no xsara, desenvolve bem melhor.. e gasta metade...
Problemas nos blocos XL5S e XL3 não conheço, muito sinceramente.
não conheces?
então os diesel...
assim que um entrava na oficina, dava caganeira a todos os mecanicos...
aquilo era o desespero completo: o motor deitdo para tras, afinar valvulas era de morte, a correia da ventoinha dava uma curva que para a montar era dedos esfolados, fugas de oleo por todo o lado, etc, etc.
Eh eh parece alguém da velha guarda a falar.. É mesmo Indenor diesel.. e o material era muito fraco mesmo.. O da ebro também confirmo!
Acrescento ainda por experiencia própria:
Citroën 1.4 D sobreaquecimento (o problema é também da concepção do motor)
GM 1.6 diesel (equipava a kadett)
VM Motori (equipava os toyota land cruiser)
Motor toyota dyna 350D (problemas no 3 cilindro)
Fiat 1.7 diesel (ritmo, argenta etc..) partia a cabeça do motor
Ford 1.8 D (pegavam mal de novos e problemas frequentes com correia de destribuição
Indenor 2.5d (apetite de óleo voraz)
VW 1.5 diesel (é mesmo o 1.5) problemas na cabeça do motor.. alguns 1.6 continuaram a sofrer do mesmo mal...
VW 1.9 TD de 75cv.. problemas de tudo e mais alguma coisa.. para além de conseguir ter menos binario que o velhinho 1.6 td.. é obra!
etc.. (se me lembrar de mais eu digo)
citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
citação:Originalmente colocada por carrega-lhe
citação:Originalmente colocada por Duarte Sousa
Motor "indenor", penso que é assim que se escreve, eram os motores que montavam nos ford granada 2.1 D (2.112 cc) e nas primeiras pug 504.
Constanstes problemas de sobre-aquecimento.
Motores das EBRO, pois sofriam do mesmo sintoma atras referido.
isso ás vezes são falhas que não têm a ver com o próprio motor mas sim com um sistema de refrigeração deficiente...não?
o bloco 1905 diesel psa de 71cv é mil vezes melhor que o 1.8.. anda mais, gasta o mesmo dura o tanto ou mais e é mais agradável de conduzir.. (tive os 2);)
citação:Originalmente colocada por GT-JTD
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
citação:Originalmente colocada por GT-JTD
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Não acho que o 1.4D PSA seja o pior.. afinal consome 3.5 l/100 com cuidado...
Os piores mesmo são o 1.4 60cv VAG, e 1.8D PSA
1.8D ???
205 1.8D Van é de guerra...
esse motor não anda nada, faz muito barulho, e tem tantos CV como o 1.5D....[8)]
Curiosamente o bloco 1.9 utilizado no zx APENAS foi utilizado no peugeot 309 vá lá saber-se porque.. as restantes versões 1.9 é um bloco diferente.. ovelhinho bloco 1.9 do zx e 309 é do melhor que há.. nas versões atmosfericas apenas conheço no zx e 309
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Outra coisa Paulinhuu...
Já ouviste falar do 205 TurboD [?]
Só tinha 72 cv mas quando saiu era o diesel mais rápido da categoria. E era no fundo o 1.8 com turbo.
Esta mesma versão do 1.8 D foi utilizada no BX e 405 (mas com 88 ou 90 cv), por exemplo.
Só que como tudo na vida, tudo se esgota e tem um fim e a PSA achou por bem substitui-lo pelo 1.9 (que não passa de uma evolução do 1.8).
Curiosamente, a Citroën já em finais da década de 90 colocou o bom velhinho 1.8 D no Xsara Enterprise...
Eh eh parece alguém da velha guarda a falar.. É mesmo Indenor diesel.. e o material era muito fraco mesmo.. O da ebro também confirmo!
Acrescento ainda por experiencia própria:
Citroën 1.4 D sobreaquecimento (o problema é também da concepção do motor)
GM 1.6 diesel (equipava a kadett)
VM Motori (equipava os toyota land cruiser)
Motor toyota dyna 350D (problemas no 3 cilindro)
Fiat 1.7 diesel (ritmo, argenta etc..) partia a cabeça do motor
Ford 1.8 D (pegavam mal de novos e problemas frequentes com correia de destribuição
Indenor 2.5d (apetite de óleo voraz)
VW 1.5 diesel (é mesmo o 1.5) problemas na cabeça do motor.. alguns 1.6 continuaram a sofrer do mesmo mal...
VW 1.9 TD de 75cv.. problemas de tudo e mais alguma coisa.. para além de conseguir ter menos binario que o velhinho 1.6 td.. é obra!
etc.. (se me lembrar de mais eu digo)
citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
citação:Originalmente colocada por carrega-lhe
citação:Originalmente colocada por Duarte Sousa
Motor "indenor", penso que é assim que se escreve, eram os motores que montavam nos ford granada 2.1 D (2.112 cc) e nas primeiras pug 504.
Constanstes problemas de sobre-aquecimento.
Motores das EBRO, pois sofriam do mesmo sintoma atras referido.
isso ás vezes são falhas que não têm a ver com o próprio motor mas sim com um sistema de refrigeração deficiente...não?
Exatamente.
~
O 1.6d da Opel, tive uma kadett com esse motor, e é do piorio.
O 1.6d/td da VW é uma maravilha até levar uma cabeça espanhola... Depois é ir trocando juntas de cabeça.
O 1.9TD eu nem consigo compreender a razão de dar raia. Mas os problemas do escatel da cambota são sobejamente conhecidos.
Os VM fizeram miséria em todo o lado por onde passaram: Land Cruiser, Cherokee, Voyager, Range Rover, Frontera, e no grupo Fiat... Cabeças estaladas.
Acrescento ainda o 2.4 de 6 cilindros da VW que também queimava juntas de cabeça e rachava cabeças com demasiada facilidade, sobretudo nos Volvo 240.
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