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    A frente parece ser a mais bonita dentro desta nova vaga citroen.

    Já a traseira ainda estou a tentar assimilar...

    Comentário


      Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
      Pelo que li o hardware é igual ao dos DS4/308 mas sim é claro que depois os temas de apresentação mudam, mas a base é a mesma. Tanto que tem a ligação Apple CarPlay/Android Auto sem fios que é o que o sistema novo permite, que o anterior nao permitia. Ainda bem que este sistema também está a ser aplicado na Citroen.

      A diferença para o sistema do Peugeot é que o do 308 é de 10" e o do C5 é de 12".


      Neste artigo da razão automóvel fala disso das ligações sem fios.
      https://www.razaoautomovel.com/2021/...1-apresentacao
      Boa. É o mínimo que podiam fazer para um carro novo e de segmento D. Embora pelo que me parece, o estilo é menos moderno que no 308, mas isso já é uma questão de gosto.

      A única coisa que não consigo digerir bem é a traseira, a descida de linha é muito pronunciada e fica longe do eixo. É uma pena, nesse sentido o C4 é mais harmonioso. Ainda assim se conseguires, de facto seria uma boa troca.

      Comentário


        Pode vir a ser um sucesso... Com o preço certo.

        Comentário


          É um concorrente mais estravagante do Skoda Octavia. Para quem tem dinheiro para um segmento C mas precisa de muito espaço e conforto.

          Comentário


            Eu penso que esta nova citroen é um pouco mais que uma alternativa à Skoda, Fiat, etc.

            Tem um conceito próprio ao apostar no conforto e nas suspensões deles. Isso aliado a um design alternativo e provavelmente nunca estivemos tão próximos das origens da marca.

            Creio que estejam a fazer um trajecto gradual para ir experimentando o mercado e evoluindo.

            Uma coisa é certa, aqui há umas décadas era possível distinguir muito melhor as diversas marcas. Ultimamente é tudo muito semelhante. Se a citroen contribuir para a diversificação do mercado... Então tem a minha vénia

            Comentário


              Gosto bastante do design, do conceito, da originalidade. Se o preço for o correto e se conseguirem exceder-se no conforto podem ter aqui um produto com espaço no mercado!

              Comentário


                Eu cá gosto. Se estivesse interessado num carro maior, comprava-o muito antes de um SUV de 5 ou 7 lugares pesadão, gastador e com mau comportamento em estrada.

                Comentário


                  E pelo vistos descobri neste video que a suspensão de batentes hidráulicos é pilotada na versão híbrida!!! Acho que isto são óptimas notícias.

                  Icedevice, acho que este novo modelo deixa-nos mais descansados sobre o futuro da marca. Acho que a Citroen está mesmo num bom momento e a ficar diferente de tudo o resto, o que é para mim a melhor solução para o sucesso de uma marca. Este novo C5X supera as expectativas e aquele mitos de low cost e afins ficam totalmente de lado. Caminho que já tinha sido iniciado pelo novo C4.

                  Sobre o preço deste novo modelo, espero que sejam interessante e não se estiquem como as premium. Isto porque como já disse serei potencial cliente, vamos ver o preço.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                    E pelo vistos descobri neste video que a suspensão de batentes hidráulicos é pilotada na versão híbrida!!! Acho que isto são óptimas notícias.

                    Icedevice, acho que este novo modelo deixa-nos mais descansados sobre o futuro da marca. Acho que a Citroen está mesmo num bom momento e a ficar diferente de tudo o resto, o que é para mim a melhor solução para o sucesso de uma marca. Este novo C5X supera as expectativas e aquele mitos de low cost e afins ficam totalmente de lado. Caminho que já tinha sido iniciado pelo novo C4.

                    Sobre o preço deste novo modelo, espero que sejam interessante e não se estiquem como as premium. Isto porque como já disse serei potencial cliente, vamos ver o preço.

                    Na razão automóvel falaram de preços a começar nos 30k..

                    Comentário


                      Comentário


                        Ficou muito melhor do que estava á espera. Um interior bem pensado e sem inventar demais, e o exterior tem aquela estranheza Citroen que os distingue de qualquer outra marca no mercado.
                        Está muito bem pensado, e aquela traseira mal resolvida de facto só resulta num Citroen.

                        Comentário


                          Também confesso que esperava pior

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                            E pelo vistos descobri neste video que a suspensão de batentes hidráulicos é pilotada na versão híbrida!!! Acho que isto são óptimas notícias.

                            Icedevice, acho que este novo modelo deixa-nos mais descansados sobre o futuro da marca. Acho que a Citroen está mesmo num bom momento e a ficar diferente de tudo o resto, o que é para mim a melhor solução para o sucesso de uma marca. Este novo C5X supera as expectativas e aquele mitos de low cost e afins ficam totalmente de lado. Caminho que já tinha sido iniciado pelo novo C4.

                            Sobre o preço deste novo modelo, espero que sejam interessante e não se estiquem como as premium. Isto porque como já disse serei potencial cliente, vamos ver o preço.

                            Sim, este é um carro como deve ser em termos globais. Não é que o C4 não seja, mas infelizmente a plataforma limita-o a um comportamento muito bamboleante que não abona em relação aos concorrentes (este comparativo com o León dos franceses da Caradisiac confirma-o, criticam o comportamento e info-entertenimento que o faz perder o comprativo). Uma pena porque de linha gosto bastante.

                            Mas o C5 sim, com a plataforma do 308/508 vais ver que terá um muito melhor comportamento e equilíbrio. Além disso tem equipamentos e sistema de info-entertenimento atuais. Os preços vão ser competitivos o que pode significar vendas razoáveis num segmento muito dominado pelos alemães. O problema é que vai demorar a chegar cá. Se calhar só em 2022.

                            Comentário


                              Ui... Sem diesel?

                              De facto o diesel está mesmo a morrer. Num segmento destes...

                              Comentário


                                A combustão interna tem os dias contados. O diesel é só a primeira vítima. Eu acho que a pandemia veio dar ainda mais força a esta mudança radical para o elétrico. Dá a ideia que os gestores entraram em modo "fuck it, vamos fazer isto já e pronto".

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                  Sim, este é um carro como deve ser em termos globais. Não é que o C4 não seja, mas infelizmente a plataforma limita-o a um comportamento muito bamboleante que não abona em relação aos concorrentes (este comparativo com o León dos franceses da Caradisiac confirma-o, criticam o comportamento e info-entertenimento que o faz perder o comprativo). Uma pena porque de linha gosto bastante.

                                  Mas o C5 sim, com a plataforma do 308/508 vais ver que terá um muito melhor comportamento e equilíbrio. Além disso tem equipamentos e sistema de info-entertenimento atuais. Os preços vão ser competitivos o que pode significar vendas razoáveis num segmento muito dominado pelos alemães. O problema é que vai demorar a chegar cá. Se calhar só em 2022.
                                  Continuo a achar que tens de experimentar o novo C4 e não formular a opinião apenas nos videos! Fico tentado a convidar-te a experimentares o meu para te surpreenderes. Não concordo nada que o comportamento seja bamboleante e ainda ontem fiz 300kms nele... Acho que tem um comportamento até muito bom para uma suspensão macia, e o comparativo com o ID3 mostrou isso. Sobre o info-entretenimento do C4 acho que é totalmente aceitável, claro que este do C5 é melhor mas no futuro devem actualizar no C4. Isso da plataforma do C4 deixa-te mesmo nervoso. Como já te disse antes acho melhor ter uma versão 100% eléctrica já em 2021 e não ter de esperar até 2023 com o 308 para ter eléctrico, visto que agora só a CMP o permite. Acredita que o C4 é um excelente produto no segmento C. Mas pronto, isto é tudo offtopic.

                                  Sobre a chegada do novo C5X deve ser para fim deste ano o que não me parece assim tanto tempo. A Citroen está a lançar um modelo novo por ano para além de lançar também um restyling por ano. Não me parece nada mau.

                                  Quando olho para este novo C5X vejo um pouco o arrojo do C6 e do XM. Tal como no novo C4 vejo muito o GS. Acho óptimo a Citroen ir buscar inspiração a modelos antigos!

                                  Outros pormenores engraçados: os puxadores do novo C5X são iguais aos do novo 308 que devem ser os novos puxadores do grupo. O C5X também já tem pelo que vejo nas fotos o esguicho para limpar a câmara traseira como o DS4 e tem também as câmaras nos espelhos, espelhos estes que já são os novos do grupo e que foram estreados pelo C4.

                                  Mas pronto acima de tudo acho que hoje conseguiste entender o que há muito tempo te tento explicar. Que a Citroen está a trilhar um caminho muito próprio, generalista claro, mas com imensa personalidade, tecnologia e conforto num produto de qualidade. E como já foi dito acima à que tirar o chapéu a uma marca que se esforça por ousar num mercado onde as propostas são tão semelhantes entre si. Acho difícil encontrar até propostas rivais de outras marcas para este novo modelo. E curioso que este novo C5X não me parece em nada inferior a um Peugeot actual, mas sim diferente na abordagem. Acho isso excelente. Tem tudo para correr bem!
                                  Editado pela última vez por MBR22; 12 April 2021, 11:43.

                                  Comentário


                                    Já fui ver ao stand aqui da zona mas não há lá nenhum C4 ainda. Vou testar claro mas os ensaios feitos pelos especialistas confirmam essa ideia de um comportamento pouco dinâmico. Eles sabem do que falam. E tu mesmo confirmas, quando o veículo da Citroen tem a mesma base do concorrente da Peugeot não lhe fica nada a dever, antes pelo contrário, se calhar é disso que a Peugeot tem medo e por isso deixa o C4 com base de 208 (sem Break, que é fundamental no segmento) e o novo C3 com base de 208 simplificada. Duvido que se a Citroen tivesse escolha que seguisse esse caminho. É uma questão técnica e não de irreverencia do produto tal como se pode ver por este novo C5.

                                    Eu não tenho dúvidas, entre um 508 e um C5x o Citroen é muito mais interessante.

                                    Comentário




                                      Faz lembrar aqueles ecrãs de portátil ultra low cost, até fere a vista

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                        A combustão interna tem os dias contados. O diesel é só a primeira vítima. Eu acho que a pandemia veio dar ainda mais força a esta mudança radical para o elétrico. Dá a ideia que os gestores entraram em modo "fuck it, vamos fazer isto já e pronto".
                                        Se há segmento onde ainda faz algum sentido, seria nos superiores.

                                        Mas de qualquer modo na sua vida útil teria sempre de enfrentar as novas normas e cortaram o mal pela raiz.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post


                                          Faz lembrar aqueles ecrãs de portátil ultra low cost, até fere a vista
                                          Não é grande coisa mas é bem melhor que o do C4.

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                                            Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                            Já fui ver ao stand aqui da zona mas não há lá nenhum C4 ainda. Vou testar claro mas os ensaios feitos pelos especialistas confirmam essa ideia de um comportamento pouco dinâmico. Eles sabem do que falam. E tu mesmo confirmas, quando o veículo da Citroen tem a mesma base do concorrente da Peugeot não lhe fica nada a dever, antes pelo contrário, se calhar é disso que a Peugeot tem medo e por isso deixa o C4 com base de 208 (sem Break, que é fundamental no segmento) e o novo C3 com base de 208 simplificada. Duvido que se a Citroen tivesse escolha que seguisse esse caminho. É uma questão técnica e não de irreverencia do produto tal como se pode ver por este novo C5.

                                            Eu não tenho dúvidas, entre um 508 e um C5x o Citroen é muito mais interessante.
                                            Esses especialistas as vezes sabem tanto ou menos que tu e eu... mas pronto... Acho que a tua ideia é um bocadinho de despeite para com a Peugeot e posso entender em parte mas preocupado estava se os novos Citroen fossem na "onda" no primeiro Cactus. Não foram e deram um salto grande. Ah e sobre a plataforma simplificada do novo C3, essa plataforma é simplificada apenas para os mercados emergentes (India e Brasil) pois o modelo europeu será diferente e baseado na CMP normal do 208. Por isso estou completamente confiante no futuro da Citroen. Sobre o não ter uma "break", aceito que foi uma falha grande do Grupo PSA ao ter um C4 break em 2005 e 2011 no C4 I e II. Actualmente as breaks já não têm a importância que tinham e a SUVização dos modelos, essa sim é importante. E quer C4 e C5X foram por aí. Comercialmente será bom. Mas pronto, é difícil estamos todos contentes e convencidos. Eu estou e muitos mais também (ver reações ao C4 e agora ao novo C5X). Tu continuas cético, talvez um dia mudes

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post


                                              Faz lembrar aqueles ecrãs de portátil ultra low cost, até fere a vista
                                              Lol... é igual ao do DS4... Para low cost é ver o do VW ID3

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MBR22 Ver Post
                                                Esses especialistas as vezes sabem tanto ou menos que tu e eu... mas pronto... Acho que a tua ideia é um bocadinho de despeite para com a Peugeot e posso entender em parte mas preocupado estava se os novos Citroen fossem na "onda" no primeiro Cactus. Não foram e deram um salto grande. Ah e sobre a plataforma simplificada do novo C3, essa plataforma é simplificada apenas para os mercados emergentes (India e Brasil) pois o modelo europeu será diferente e baseado na CMP normal do 208. Por isso estou completamente confiante no futuro da Citroen. Sobre o não ter uma "break", aceito que foi uma falha grande do Grupo PSA ao ter um C4 break em 2005 e 2011 no C4 I e II. Actualmente as breaks já não têm a importância que tinham e a SUVização dos modelos, essa sim é importante. E quer C4 e C5X foram por aí. Comercialmente será bom. Mas pronto, é difícil estamos todos contentes e convencidos. Eu estou e muitos mais também (ver reações ao C4 e agora ao novo C5X). Tu continuas cético, talvez um dia mudes
                                                https://www.motor.es/noticias/citroe...202072611.html

                                                não é o que diz este artigo.


                                                "El Citroën C3 de cuarta generación será un vehículo totalmente nuevo a nivel técnico. Y es que hará uso de una nueva base. Estará sustentado por una nueva variante «low cost» de la plataforma CMP. El modelo de Citroën será más simple a nivel técnico que el Peugeot 208. La producción del nuevo C3 se llevará a cabo en Trnava (Eslovaquia).Carlos Tavares, Presidente y Director Ejecutivo del Groupe PSA, ha señalado que la nueva generación del C3 marcará el inicio de una nueva era para Citroën. El C3 eléctrico está llamado a desempeñar un papel clave en el mercado de los eléctricos urbanos. No competirá en autonomía, lo hará en precio."

                                                Comentário


                                                  Artigos tens os que quiseres: https://www.automobile-magazine.fr/t...deja-imaginee1

                                                  Baseado na plataforma CMP como 208 e Corsa.

                                                  Mas vamos continuar esta conversa infinita? Até no dia de hoje onde é lançado um modelo que prova tudo o que te tenho vindo a dizer, tu continuas a bater com a cabeça no mesmo. Acho mesmo que nao queres ver. Foca-te no modelo de hoje para veres que talvez estejas errado nas tuas percepções.

                                                  "Dans le groupe PSA, deux citadines sur trois ont été renouvelées très récemment. Quasi coup sur coup au début de l’année 2019, les Peugeot 208 et Opel Corsa ont respectivement inauguré leurs seconde et sixième génération. Si l’on met de côté les hypothèses sur ce segment qui naitraient de la fusion avec Fiat, la Citroën C3 est donc le troisième “larron” basé sur la plate-forme CMP."
                                                  Editado pela última vez por MBR22; 12 April 2021, 12:21.

                                                  Comentário


                                                    Esse artigo não refuta o anterior. A plataforma é a mesma mas simplificada para o C3 combater um bocadinho abaixo do 208, tal como o binómio 308/C4. É bastante clara a estratégia.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Esse artigo não refuta o anterior. A plataforma é a mesma mas simplificada para o C3 combater um bocadinho abaixo do 208, tal como o binómio 308/C4. É bastante clara a estratégia.
                                                      E depois? Qual é o problema? A questão é clara e já te disse antes mas repito... A Peugeot pode querer estar a subir uns degraus mas não quer dizer que a Citroen desça. Esta onde sempre esteve. E como o user escapelivre disse já por aqui, antes as marcas tinham modelos low cost (205, AX, R5...) e modelos de luxo (605, XM, Safrane). Isso deixava de as fazer generalistas? Faz sentido a Citroen como generalista ter um citadino como o C3 acessível e ter o C5X como uma proposta mas topo de gama. Mas já te disse e repito, compra um Peugeot. Claramente que um Citroen é pouco para ti.
                                                      Editado pela última vez por MBR22; 12 April 2021, 12:30.

                                                      Comentário


                                                        Sim, é a estratégia do Grupo. Até se pode perceber pelo facto de terem tantas marcas e terem que lhe dar um posicionamento no mercado, tal como faz a VW. Fiat e Citroen como generalistas, Pug e Opel burguesas, Alfa e DS premium. Vamos ver se resulta. Em todo o caso este C5 é muito interessante.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                          Sim, é a estratégia do Grupo. Até se pode perceber pelo facto de terem tantas marcas e terem que lhe dar um posicionamento no mercado, tal como faz a VW. Fiat e Citroen como generalistas, Pug e Opel burguesas, Alfa e DS premium. Vamos ver se resulta. Em todo o caso este C5 é muito interessante.
                                                          Sim é isso. A Citroen posicionada como sempre esteve, generalista. Nos anos 2000 tinha um C3 acessível e tinha o C6 topo de gama. Agora é igual, com C3 acessível e C5X topo de gama. E sempre com modelos distintos de tudo o resto e grande foco no conforto. A questão é que dizias no passado que era low-cost, rival da Dacia e isso é que não é verdade de forma alguma e que hoje o C5X comprova bem. Aliás este novo modelo até têm imensos pormenores de qualidade e segmento acima. A estratégia parece estar a resultar bem na Peugeot e na Citroen. Na Opel é que as coisas não estão tão famosas. Agora com a entrada das marcas do grupo FCA acho que a estratégia da Peugeot pode colidir com a da Alfa, sendo que esta última tem muito mais imagem que a Peugeot. E a Fiat tem muito mais imagem para combater uma Dacia, e isso até já foi admitido pela gestão.

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                                                            No caso do C3 acredito que venha a ser um concorrente Dacia pela simplificação do produto em relação ao 208. O Sandero neste momento já não é verdadeiramente um low cost, é um generalista com base de clio. A Citroen/Fiat não competirão mais com a Dacia também porque eles não têm carros acima do segmento B.

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                                                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                              No caso do C3 acredito que venha a ser um concorrente Dacia pela simplificação do produto em relação ao 208. O Sandero neste momento já não é verdadeiramente um low cost, é um generalista com base de clio. A Citroen/Fiat não competirão mais com a Dacia também porque eles não têm carros acima do segmento B.
                                                              Um Peugeot 208 1.2 75cv Active também concorre com um Sandero. No fundo o 208, C3, Sandero, Corsa, Clio, Polo... competem todos pois são todos segmentos B. Agora low-cost é uma coisa muito especifica e que concordo contigo que nem a Dacia hoje em dia o é totalmente. Mas temos de deixar este off-topic pois acho que todos já entenderam.

                                                              O que este novo C5X vem fazer é fechar a gama da Citroen e é um modelo muito interessante, quer no design, tecnologias e conforto (tem suspensão pilotada!!!, qual low-cost). Neste momento a Citroen fica com a gama completa e com produtos com uma abordagem muito interessante e diferente das suas rivais em todos os segmentos desde citadinos, SUVs B e C, compactos e agora um segmento D. Para não falar dos veículos comerciais que também é uma boa aposta.

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