É o carro mais estreito do mercado, estou curioso para saber quantas estrelas vai ter nos testes de colisão.
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Dacia Spring Electric | O Elétrico/SUV mais barato do mercado
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Originalmente Colocado por tgfj555 Ver PostEu sabia que ia valer a pena abrir este tópico. Apesar de o preço não estar à volta dos 10.000€, mesmo por 13.800€ (desde que tenha AC) ainda dá para considerar minimamente atrativo, tendo em conta que, como refere no título do tópico, será, durante algum tempo (talvez anos) o Veículo Elétrico/SUV mais barato do mercado!
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Quanto aos concorrentes, não estou a ver outras marcas estilo Dacia, de raiz ou influência europeia, a desenvolverem um elétrico/SUV por este preço. Mais depressa podia acreditar na suposta invasão de veículos elétricos fabricados na China no Continente Europeu (o que já acontece em alguns países até).
É muito provável que seja, como foi referido atrás, um Citroen 2CV ou um Renault 4CV em termos de revolução na indústria automóvel, neste caso para a transição elétrica. 13.800€ por um veículo, novo, a sair do stand, com autonomia que chegue e sobre para a cidade (>225km, muito acima da média da maioria dos condutores que fazem entre 50-60km por dia).
É desta que vai acabar o mito, com certeza, de que os veículos elétricos estão a preços acima da média dos seus adversários tipo ICE. Ainda há pouco tempo houve uma pessoa que me falou nisto, portanto, ainda há quem pense assim hoje em dia.
A meu ver, uma desvantagem que poderá deixar alguns pães quentes de lado é, na hora H os potenciais interessados verificarem que se trata de um VE de 4 lugares, o standard é 5, 4 lugares não é propriamente o indicado para primeiro carro, portanto, como segundo carro e para veículo Casa-Trabalho é uma boa ideia
E que estás a pagar mais de 15k por um segmento A lowcost pensado para os padrões do mercado indiano e adaptado -pelo mínimo- às regras de segurança do mercado europeu?
Lá por ser o eléctrico mais barato do mercado, não deixa de ser caro para carro que é.
Se vai ter sucesso? Obviamente. O preço é muito bom...para eléctrico. Para o carro que é, é um ultraje sobretudo sem subsídios generosos à mistura
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Acho que o carro é tão estreito, que vai parecer um carro de brincar, acho que as pessoas não vão gostar disso.
Mal por mal, eu preferia um Microlino, que tem um design muito interessante e vai custar 12.000€, com o incentivo, fica por 9.000€, bem bom.
Claro que isto é um carro mesmo só para cidade, não pela autonomia, mas pelos 90km/h de velocidade máxima.
Tem a limitação de só ter 2 lugares.
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Nesta noticia já têm mais informações, nomeadamente sobre os equipamentos e preço da versão mais cara:
https://www.turbo.pt/dacia-spring-eletrico-portugal/
Afinal as versões e quipamentos são idênticos a França o que torna ainda mais estranho o facto de ser mais barato cá!
Tal como lá, existem as versões Confort (16.800€) e Confort Plus (18.300€).
A 1ª já tem tudo o que é essencial, nomeadamente o indispensável AC.
De acordo com o artigo, e tal como em França: assinatura luminosa LED, o ar condicionado, rádio com Bluetooth e USB, computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores exteriores com comando elétrico, jantes de 14 polegadas, banco do condutor regulável em altura, sistema de ajuda ao arranque em subida, limitador de velocidade, sensor de luminosidade
A Confort Plus acrescenta: aplicações em laranja no exterior e habitáculo, câmara de marcha-atrás, os estofos em pele sintética (TEP), o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e o sistema multimédia MediaNav de 7 polegadas (com Apple Car Play e Android Auto).
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Originalmente Colocado por PP Ver PostNesta noticia já têm mais informações, nomeadamente sobre os equipamentos e preço da versão mais cara:
https://www.turbo.pt/dacia-spring-eletrico-portugal/
Afinal as versões e quipamentos são idênticos a França o que torna ainda mais estranho o facto de ser mais barato cá!
Tal como lá, existem as versões Confort (16.800€) e Confort Plus (18.300€).
A 1ª já tem tudo o que é essencial, nomeadamente o indispensável AC.
De acordo com o artigo, e tal como em França: assinatura luminosa LED, o ar condicionado, rádio com Bluetooth e USB, computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores exteriores com comando elétrico, jantes de 14 polegadas, banco do condutor regulável em altura, sistema de ajuda ao arranque em subida, limitador de velocidade, sensor de luminosidade
A Confort Plus acrescenta: aplicações em laranja no exterior e habitáculo, câmara de marcha-atrás, os estofos em pele sintética (TEP), o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e o sistema multimédia MediaNav de 7 polegadas (com Apple Car Play e Android Auto).
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostResta apenas saber se estes preços são chave na mão, ou ainda tem, despesas de transporte, despesas administrativas, etc...
Não vi nada sobre condições, mas em Espanha, que tem um preço ainda mais baixo (16.548€), este obriga a financiamento.Editado pela última vez por PP; 20 March 2021, 17:57.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Posttens noção que uma versão ICE sairia a menos de 10k e pagando ISV, não tens?
Para além de, a médio/longo prazo, todos sabemos que os ICE têm os dias contados.
Originalmente Colocado por Andre Ver PostE que estás a pagar mais de 15k por um segmento A lowcost pensado para os padrões do mercado indiano e adaptado -pelo mínimo- às regras de segurança do mercado europeu?
Lá por ser o eléctrico mais barato do mercado, não deixa de ser caro para carro que é.
Sim, essa parte da segurança até posso concordar, em parte, contigo, se bem que, mesmo com as características de segurança que possui, e como as regras do mercado da UE são explícitas, não creio que seja um veículo inseguro, mas também não será o mais seguro de todos, sem dúvida.
O preço é bom para elétrico e para auxiliar no incentivo á mobilidade elétrica, que certamente há de fazer diferença no planeamento/gestão de muitas famílias. Mas apenas com BEV.
Originalmente Colocado por whereagles Ver Postninguém sabe o futuro, mas arrisco-me a dizer que daqui a 10 anos ainda vais ter muito carro a combustão a ser vendido novo, e obviamente muitos mais a circular, pela simples razão que o mundo não funciona com mudanças bruscasEditado pela última vez por tgfj555; 20 March 2021, 19:48.
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Sobre se é um veículo estreito ou não:
Source: https://ev-database.org/car/1319/Dacia-Spring-Electric
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostÉ o carro mais estreito do mercado, estou curioso para saber quantas estrelas vai ter nos testes de colisão.
Mas não é por isso que perco o entusiasmo com este modelo. Acredito que, ainda assim, será mais seguro que muitos carros que andam nas nossas estradas.
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Apesar de já ter descartado a hipótese de comprar um spring estou muito agradado com o preço e com o impacto que poderá ter no mercado dos elétricos, novos e usados. Afinal sempre pode vir a ser o tal game changer que se esperava no início.
Sobre a questão que falaram dos custos administrativos e transporte, se for como no sandero que encomendei há uns meses, esses preços são "anulados" pelo incentivo à retoma e o crédito mínimo (podendo ser liquidado passado um tempo), ficando o preço final muito próximo do anunciado.
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Comparação de medidas entre o Renault ZOE e Dacia Spring Electric
Renault ZOE
Fonte: https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110
Dacia Spring Electric
Fonte: https://ev-database.org/car/1319/Dacia-Spring-Electric
COMPRIMENTO- Renault ZOE: 4,087 metros
- Dacia Spring Electric: 3,737 metros
LARGURA- Renault ZOE: 1,787 metros
- Dacia Spring Electric: 1,622 metros
ALTURA- Renault ZOE: 1,562 metros
- Dacia Spring Electric: 1,516 metros
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS- Renault ZOE: 2,588 metros
- Dacia Spring Electric: 2,423 metros
Excetuando-se o comprimento, em relação às outras medidas ambos estão próximos um do outro.
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Originalmente Colocado por tgfj555 Ver PostComparação de medidas entre o Renault ZOE e Dacia Spring Electric
Renault ZOE
Fonte: https://ev-database.org/car/1164/Renault-Zoe-ZE50-R110
Dacia Spring Electric
Fonte: https://ev-database.org/car/1319/Dacia-Spring-Electric
COMPRIMENTO- Renault ZOE: 4,087 metros
- Dacia Spring Electric: 3,737 metros
LARGURA- Renault ZOE: 1,787 metros
- Dacia Spring Electric: 1,622 metros
ALTURA- Renault ZOE: 1,562 metros
- Dacia Spring Electric: 1,516 metros
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS- Renault ZOE: 2,588 metros
- Dacia Spring Electric: 2,423 metros
Excetuando-se o comprimento, em relação às outras medidas ambos estão próximos um do outro.
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostNa largura, pode parecer que não,mas é uma grande diferença, o Dacia é mais estreito que um Smart Fortwo.
Distância de eixos é superior no Dacia em 12cm.Ficheiros anexados
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Originalmente Colocado por whereagles Ver Postninguém sabe o futuro, mas arrisco-me a dizer que daqui a 10 anos ainda vais ter muito carro a combustão a ser vendido novo, e obviamente muitos mais a circular, pela simples razão que o mundo não funciona com mudanças bruscas
quanto à questão dos prédios, os que tiverem estacionamento privado podem sempre resolver o assunto.. não vai ser fácil porque há sempre um proprietário que é parvo (ou dois, ou três), mas isso tem solução. Sem estacionamento só instalando postos na rua. Cabe aos estados trabalhar com as empresas do setor para ver o que se consegue fazer.
por falar nisso, eletricista instalador de wallbox e de postos de carga vai ter muita procura.. e comprem ações de empresas ligadas à produção de cablagem e eletrónica de potência
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Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver PostAcho que o carro é tão estreito, que vai parecer um carro de brincar, acho que as pessoas não vão gostar disso.
Mal por mal, eu preferia um Microlino, que tem um design muito interessante e vai custar 12.000€, com o incentivo, fica por 9.000€, bem bom.
Claro que isto é um carro mesmo só para cidade, não pela autonomia, mas pelos 90km/h de velocidade máxima.
Tem a limitação de só ter 2 lugares.
Ia dizer que já tinha visto isso em qualquer lado : https://en.wikipedia.org/wiki/Isetta
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Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
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Se algum dia os pulhíticos que nos governam chegarem à conclusão que o bolo de impostos sobre o sector automóvel dos veículos de combustão desceu por haver maior penetração de eléctricos, depressa farão incidir maior carga fiscal sobre os segundos. O argumento da poupança de utilização vai por água abaixo, ficando apenas a vantagem ambiental, e toda as as desvantagens já conhecidas.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostSe algum dia os pulhíticos que nos governam chegarem à conclusão que o bolo de impostos sobre o sector automóvel dos veículos de combustão desceu por haver maior penetração de eléctricos, depressa farão incidir maior carga fiscal sobre os segundos. O argumento da poupança de utilização vai por água abaixo, ficando apenas a vantagem ambiental, e toda as as desvantagens já conhecidas.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEstás a esquecer-te da maior vantagem do EV, qualquer um pode produzir a sua própria energia, não sei como pode o desgoverno mexer nisso.
Jamais acreditem que o governo alguma vez abdicará de alguma parte do bolo fiscal sobre o sector automóvel que se habituou a receber, e que tem vindo sempre a crescer.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEstás a esquecer-te da maior vantagem do EV, qualquer um pode produzir a sua própria energia, não sei como pode o desgoverno mexer nisso.
Claro que do IUC, não vamos escapar, mais cedo ou mais tarde.
Também o IA, devem arranjar alguma maneira...
Podem criar taxas sobre a instalação de Wallbox nos condomínios... Criatividade não irá faltar, infelizmente.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostSe algum dia os pulhíticos que nos governam chegarem à conclusão que o bolo de impostos sobre o sector automóvel dos veículos de combustão desceu por haver maior penetração de eléctricos, depressa farão incidir maior carga fiscal sobre os segundos. O argumento da poupança de utilização vai por água abaixo, ficando apenas a vantagem ambiental, e toda as as desvantagens já conhecidas.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostIUC.
Jamais acreditem que o governo alguma vez abdicará de alguma parte do bolo fiscal sobre o sector automóvel que se habituou a receber, e que tem vindo sempre a crescer.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEstás a esquecer-te da maior vantagem do EV, qualquer um pode produzir a sua própria energia, não sei como pode o desgoverno mexer nisso.
para um engenheiro talvez, para o resto da malta há que contratar e pagar
no fundo é como cavar batatas no quintal.. não paga IVA, mas tens de pegar na enxada lol
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Originalmente Colocado por whereagles Ver Postisso n é assim tão simples.
para um engenheiro talvez, para o resto da malta há que contratar e pagar
no fundo é como cavar batatas no quintal.. não paga IVA, mas tens de pegar na enxada lol
É e será sempre uma vantagem face aos CI, não é por não saberes cavar que não possas contratar alguém que o saiba fazer.
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