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Dacia Spring Electric | O Elétrico/SUV mais barato do mercado

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    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    O problema é que nem nisso é bom. Anuncia 5,8 segundos dos 0-50.

    Um twingo tce faz 3,6 segundos, por exemplo...
    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Que frente? Já pensaste que os outros andam descontraídos e este spring tem de andar sempre com o acelerador colado?

    Pode ser um carro honesto e a preço razoável, mas é mesmo muito fraquinho...
    Achas que estar a fazer 3.6s dos 0-50 num Twingo TCE é andar descontraído?
    Só um maluquinho se coloca entre semáforos na cidade a puxar uma 1a a fundo, com o motor aos berros.
    Num eléctrico é só acelerar, sem ruído, sem dramas. Por isso, os 5. tal segundos 0-50 do Dacia são mais que suficientes em cidade e muito mais utilizáveis.

    Comentário


      Claro que um carro como este que vai contra o ideal do forunista do costume, nunca será aprovado na comunidade.

      Se calhar vai mais depressa a 50 do que eu com 50 cvs do meu 106 a espremer a 2a.

      Comentário


        Comentário


          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Preparem-se mentalmente, qualquer dia sai o Ami da Citroen... O verdadeiro papa reformas eléctrico
          Já saiu o ano passado, só não chegou ainda cá, mas está para breve.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
            Já saiu o ano passado, só não chegou ainda cá, mas está para breve.
            Já me informei melhor. Na realidade nem sabia em que categoria se inseria, mas nem andei longe.

            Comentário


              Tem o essencial para dar certo!
              Como citadino faz todo o sentido e vai vender bem...

              Comentário


                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Achas que estar a fazer 3.6s dos 0-50 num Twingo TCE é andar descontraído?
                Só um maluquinho se coloca entre semáforos na cidade a puxar uma 1a a fundo, com o motor aos berros.
                Num eléctrico é só acelerar, sem ruído, sem dramas. Por isso, os 5. tal segundos 0-50 do Dacia são mais que suficientes em cidade e muito mais utilizáveis.
                Não. Nesse caso dos 3.6 é acelerador colado tal como o spring.

                A questão é que qualquer carro basta andar a 50% para acompanhar o spring, esse sim sempre de acelerador colado para acompanhar o trânsito...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                  O core deste bicho não são os picanços, é a mobilidade urbana elétrica ao mais baixo preço. A mim tanto me dá se andar um pouco mais ou menos rápido se vou andar a pastar entre semáforos e/ou no para arranca a maioria do tempo, e é para isto que ele serve. É provável que venha depois uma versão mais "picante GT-line " mas ai vai-se meter nos valores do Twingo. E isto basicamente é um twingo low cost
                  Eu vejo como algo importante não adormecer entre semáforos. Vá, no limite não demorar assim tanto tempo que um gajo faleça de tédio...

                  Comentário


                    Carregado em casa sai a pouco mais de 1,5 €, não chega a 2 € aos 100, pra transportar 4 mânfios, mais a diferença de potência contratada do contador.
                    Não está nada mal...
                    As baterias, se já forem de lítio-ferrofosfato, já fazem mais de 1 milhão. Portanto, oh... é fartar, vilanagem. Melhor só de bicla.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Eu vejo como algo importante não adormecer entre semáforos. Vá, no limite não demorar assim tanto tempo que um gajo faleça de tédio...
                      Mas não é isso que se diz nas reviews. Pelo que consta, na cidade tem andamento QB, não é é bicho para o tirar de aí. Ou seja, não compres isto tb para ir á terrinha ou ao Algarve.

                      Basicamente, um 2º carro para quem tem que andar no dia a dia dentro da cidade.

                      O que acho é que mesmo sendo o mais barato ainda tinha que vir mais em conta para fazer realmente a diferença. Tipo 12.000€ ou assim. Não sei se com os descontos/apoios chegará a essa fasquia. É que se não, tens um Sandero stepway bi fuel que já dá para tudo por umas boas milenas a menos e para a kilometragem que faz a média do pessoal, vai demorar em compensar o sobrecusto.
                      Editado pela última vez por ARMIC; 02 May 2021, 07:41.

                      Comentário


                        Este carro é a prova que os eléctricos ainda são muito caros para o que oferecem. Se dúvidas houvessem...

                        Comentário


                          Sim é isso.

                          Para quem tenha orçamento limitado, dar 9k por um sandero a gasolina fica mais em conta que o spring. 7,8k para combustível e manutenção dá para muitos anos e tem a vantagem de poupar dinheiro à cabeça.

                          Além de que pelos relatos um sandero é muito mais carro do que um spring. Acho que ainda não vão lá assim...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Não. Nesse caso dos 3.6 é acelerador colado tal como o spring.

                            A questão é que qualquer carro basta andar a 50% para acompanhar o spring, esse sim sempre de acelerador colado para acompanhar o trânsito...
                            Se não consegues ver a diferença de acelerador a fundo num eléctrico vs gasolina......

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Este carro é a prova que os eléctricos ainda são muito caros para o que oferecem. Se dúvidas houvessem...
                              claro que (ainda) são, certo pessoal é que gosta de se enganar a achar que poupa ao comprar um eléctrico porque os custos de utilização podem ser mais baixos.

                              mas basta fazer as contas e o sobrecusto de aquisição está lá e é difícil/impossível de recuperar ara 99% das utilizações.

                              este spring ICE a pagar ISV custaria menos de 10k mas não deixa de ter um excelente preço para...EV.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Se não consegues ver a diferença de acelerador a fundo num eléctrico vs gasolina......
                                Consigo. Gasolina é muito mais divertido!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                  claro que (ainda) são, certo pessoal é que gosta de se enganar a achar que poupa ao comprar um eléctrico porque os custos de utilização podem ser mais baixos.

                                  mas basta fazer as contas e o sobrecusto de aquisição está lá e é difícil/impossível de recuperar ara 99% das utilizações.

                                  este spring ICE a pagar ISV custaria menos de 10k mas não deixa de ter um excelente preço para...EV.
                                  Sugiro que faça as contas de uma forma mais realista incluindo IUC, revisões reais, manutenções reais, tais como calços e pneus, que no elétrico muda com intervalos muito maiores, etc. Verá que o elétrico compensa, no final de poucos anos. Mas, claro, tudo depende dos kms anuais.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    claro que (ainda) são, certo pessoal é que gosta de se enganar a achar que poupa ao comprar um eléctrico porque os custos de utilização podem ser mais baixos.

                                    mas basta fazer as contas e o sobrecusto de aquisição está lá e é difícil/impossível de recuperar ara 99% das utilizações.

                                    este spring ICE a pagar ISV custaria menos de 10k mas não deixa de ter um excelente preço para...EV.
                                    O problema é que não imagino por onde a massificação os possa tornar mais baratos, como em tantos outros casos.

                                    Antes pelo contrário

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Consigo. Gasolina é muito mais divertido!
                                      Ainda não conduziste um eléctrico, pois não?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        O problema é que não imagino por onde a massificação os possa tornar mais baratos, como em tantos outros casos.

                                        Antes pelo contrário
                                        Temos aqui 3 aspectos que têm efeitos diferentes a acontecer ao mesmo tempo/futuro próximo:
                                        - a redução de custos proporcionada pela massificação da tecnologia (que ainda não estamos a ver no PVP, mas o custo do kWh desceu IMENSO nos últimos 5 anos, com perspectiva de mercado de continuar a descer)
                                        - isto porque, ao mesmo tempo, há amortizações dos elevados investimentos que a indústria está a ter (precisam de margens maiores para cobrir esses custos, não há volta a dar)
                                        - contudo há um problema que ainda não se sente mas que fica por resolver: quando acabarem as borlas de fiscalidade dos mais variados mercados...o custo da produção de um VE estará reduzido o suficiente para ser vendido a preços equivalentes aos de um ICE?

                                        Isto é, em 5 anos, com um nível de impostos "normalizado", teremos um segmento A, B ou até C a começar nos preços dos ICE até agora?

                                        Isto é particularmente relevante nos segmentos baixos onde a tecnologia é sempre mais difícil de amortizar.

                                        Se no final desta mudança de paradigma energético não se conseguirem produzir carros tão baratos como os ICE eram, e se acabarmos a dificultar o acesso ao automóvel às classes baixas e até médias...isso é bastante negativo a meu ver.

                                        Mas acredito que a tecnologia vai evoluir o suficiente para isso não acontecer até porque as marcas precisam sempre de volume.

                                        E não há volume para todos venderem ao preço médio que os VE são vendidos neste momento, mesmo com elevada subsidiação directa ou indirecta via benefício fiscal. Simplesmente não há.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                          Ainda não conduziste um eléctrico, pois não?

                                          Eu o unico termo de comparação foi conduzir o Golf ICE e o EV.

                                          E um simples Golf EV deixou-me extasiado, o poder de pé ao fundo e aquilo a puxar, imagino o que será um TESLA.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            Temos aqui 3 aspectos que têm efeitos diferentes a acontecer ao mesmo tempo/futuro próximo:
                                            - a redução de custos proporcionada pela massificação da tecnologia (que ainda não estamos a ver no PVP, mas o custo do kWh desceu IMENSO nos últimos 5 anos, com perspectiva de mercado de continuar a descer)
                                            - isto porque, ao mesmo tempo, há amortizações dos elevados investimentos que a indústria está a ter (precisam de margens maiores para cobrir esses custos, não há volta a dar)
                                            - contudo há um problema que ainda não se sente mas que fica por resolver: quando acabarem as borlas de fiscalidade dos mais variados mercados...o custo da produção de um VE estará reduzido o suficiente para ser vendido a preços equivalentes aos de um ICE?

                                            Isto é, em 5 anos, com um nível de impostos "normalizado", teremos um segmento A, B ou até C a começar nos preços dos ICE até agora?

                                            Isto é particularmente relevante nos segmentos baixos onde a tecnologia é sempre mais difícil de amortizar.

                                            Se no final desta mudança de paradigma energético não se conseguirem produzir carros tão baratos como os ICE eram, e se acabarmos a dificultar o acesso ao automóvel às classes baixas e até médias...isso é bastante negativo a meu ver.

                                            Mas acredito que a tecnologia vai evoluir o suficiente para isso não acontecer até porque as marcas precisam sempre de volume.

                                            E não há volume para todos venderem ao preço médio que os VE são vendidos neste momento, mesmo com elevada subsidiação directa ou indirecta via benefício fiscal. Simplesmente não há.
                                            É objectivo da VW/SEAT ter um utilitário eléctrico — equivalente a um Polo — por 20 mil euros em… 2025. E ninguém fala em atacar o segmento dos citadinos com um eléctrico.
                                            Dá para perceber que a coisa não irá ficar acessível pelo menos durante esta década.

                                            O custo por kWh baixou imenso, sem dúvida, mas o rácio da descida é cada vez menor.
                                            E tendo em conta o custo crescente das matérias-primas devido à maior procura e falta de oferta, tem-se lido em alguns relatórios que a curva poderá mesmo inverter.
                                            Outro problema é que apesar do kWh ter baixado, como o mercado tem exigido autonomias maiores, as baterias também são maiores, logo o custo do veículo não chegou verdadeiramente a diminuir.

                                            A paridade com o ICE vai efectivamente acontecer, mas não da maneira que tem sido apregoada.
                                            Porque são poucos os que têm em conta o custo crescente do ICE. Seja por culpa da eletrificação (um sistema mild-hybrid, por exemplo, adiciona até 500 euros ao custo de produção de cada unidade), seja para cumprir as normas.
                                            A Euro 7 que poderá entrar em vigor em 2025 pode praticamente duplicar o custo do ICE (ou mais concretamente, o custo dos sistemas do tratamento dos gases de escape).
                                            Assim o ICE e o EV vão ficar em paridade, mas num patamar de preço bem mais elevado do que há uns anos.
                                            Em 2025, abaixo dos 20 mil euros e eléctrico, só criaturas low-cost como o Kwid/Spring (e mesmo assim tenho dúvidas que estejam a fazer dinheiro com ele) ou quadriciclos para dar 45 km/h como o Ami.
                                            É que além dos custos das normas Euro e/ou da elecritrificação, temos ainda que contar com os custos adicionais dos equipamentos de segurança que vão ser obrigatórios já a começar a meio de 2022.

                                            É fácil compreender porque é que não haverá sucessores (para já) de tantos citadinos, como o Twingo, Up/Mii/citigo, 108/c1, Panda.
                                            Seja adoptar um oneroso ICE Euro 7, seja torná-lo eléctrico, o resultado final será sempre o mesmo: preço excessivo.

                                            Estou mesmo curioso para ver o que acontece nos próximos anos e como é que vão dar a volta a tudo durante o resto da década.
                                            Editado pela última vez por crash; 02 May 2021, 19:50.

                                            Comentário


                                              O que vai impedir este carro de ter mais sucesso não são os 44cv ou a fraca qualidade de materiais, é o segmento. O segmento A está em queda e na Europa só teve 6.8% de quota de mercado em 2020 e esses números devem-se muito ao fiat panda e aos preços imbatíveis. A verdadeira revolução vai ser quando tivermos carros eléctricos e híbridos do segmento b e c até 20mil€, para já não deve mudar nada, infelizmente.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                                O que vai impedir este carro de ter mais sucesso não são os 44cv ou a fraca qualidade de materiais, é o segmento. O segmento A está em queda e na Europa só teve 6.8% de quota de mercado em 2020 e esses números devem-se muito ao fiat panda e aos preços imbatíveis. A verdadeira revolução vai ser quando tivermos carros eléctricos e híbridos do segmento b e c até 20mil€, para já não deve mudar nada, infelizmente.
                                                Apontaria mais o duo Panda/500 seguido de perto pelo Aygo.
                                                Mas o Panda não é o melhor exemplo, pois os seus números são praticamente todos provenientes de um mercado apenas: o italiano. No resto da Europa está longe de vender decentemente.
                                                Fiat 500 e Toyota Aygo, por outro lado, têm uma performance muito mais equilibrada por todo o mercado europeu.

                                                Comentário


                                                  Sim, mandei o fiat panda para o ar porque quando fui ver a % do segmento A apareceu-me esse como o mais vendido mas de facto o 500 está muito perto... Mas onde eu queria chegar é que esses vendem porque têm preços muito competitivos lá fora, a rondar os 10 mil€, pelos 16-18 mil a que vai sair o spring vai ser difícil competir nesse segmento, que só por si já tem um mercado residual...

                                                  Comentário


                                                    Já tive oportunidade de analisar e conduzir um Spring. Bom...o que é que eu posso dizer sobre este carro? Desde logo temos de ter a noção que foi um carro criado para ser vendido a 7 mil euros nos mercado emergentes, logo não podemos ser muito exigentes. Desta forma, não se coloquem a analisar acabamentos e materiais, uma vez que esse não é o campeonato deste carro. Ao volante pareceu-me um carro divertido e que a baixa velocidade até tem uma resposta razoável. Vale os 17 mil €? É o elétrico mais barato da Europa, mas por esse preço já se compram elétricos usados bem mais razoáveis.... Creio que o sucesso deste carro estará dependente das empresas e do Carsharing.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                      Já tive oportunidade de analisar e conduzir um Spring. Bom...o que é que eu posso dizer sobre este carro? Desde logo temos de ter a noção que foi um carro criado para ser vendido a 7 mil euros nos mercado emergentes, logo não podemos ser muito exigentes. Desta forma, não se coloquem a analisar acabamentos e materiais, uma vez que esse não é o campeonato deste carro. Ao volante pareceu-me um carro divertido e que a baixa velocidade até tem uma resposta razoável. Vale os 17 mil €? É o elétrico mais barato da Europa, mas por esse preço já se compram elétricos usados bem mais razoáveis.... Creio que o sucesso deste carro estará dependente das empresas e do Carsharing.
                                                      Concordo com a tua descrição, apesar de não ter conduzido o carro.

                                                      Só não concordo com o final, ouço falar muitos particulares na compra do carro, a ver vamos...

                                                      É sempre ingrato, comparar um carro novo, com um usado e penso que quem desconhece um elétrico, compra mais depressa novo, do que usado

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                                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                        Achas que estar a fazer 3.6s dos 0-50 num Twingo TCE é andar descontraído?
                                                        Só um maluquinho se coloca entre semáforos na cidade a puxar uma 1a a fundo, com o motor aos berros.
                                                        Num eléctrico é só acelerar, sem ruído, sem dramas. Por isso, os 5. tal segundos 0-50 do Dacia são mais que suficientes em cidade e muito mais utilizáveis.
                                                        Calma aí com os insultos!

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                                                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                                          Já tive oportunidade de analisar e conduzir um Spring. Bom...o que é que eu posso dizer sobre este carro? Desde logo temos de ter a noção que foi um carro criado para ser vendido a 7 mil euros nos mercado emergentes, logo não podemos ser muito exigentes. Desta forma, não se coloquem a analisar acabamentos e materiais, uma vez que esse não é o campeonato deste carro. Ao volante pareceu-me um carro divertido e que a baixa velocidade até tem uma resposta razoável. Vale os 17 mil €? É o elétrico mais barato da Europa, mas por esse preço já se compram elétricos usados bem mais razoáveis.... Creio que o sucesso deste carro estará dependente das empresas e do Carsharing.
                                                          Se ainda houvesse apoio do estado português, seria mais uns 13.800€ (sem tomada de carga rápida).Sim, mesmo sem o apoio, por 16.800€ encontram-se elétricos que podem ser equiparáveis ao Dacia Spring, usados. Não são é novos de stand...

                                                          - Renault Zoe 40 com bateria própria, autonomia 300kms (superior ao Dacia Spring), segmento B (superior ao Dacia Spring, segmento A)
                                                          - Nissan Leaf 30 e, com alguma sorte, o de 40
                                                          - Smart electric
                                                          - Bmw I3 (com alguma sorte)
                                                          - Hyundai Ioniq (com alguma sorte)
                                                          - ...

                                                          No entanto, vale saber, que, para além de ser novo de stand, a garantia também tem o seu peso, que, neste caso, são 8 anos para as baterias, o que não acontece nos VE usados.

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                                                            Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                                                            Se ainda houvesse apoio do estado português, seria mais uns 13.800€ (sem tomada de carga rápida).Sim, mesmo sem o apoio, por 16.800€ encontram-se elétricos que podem ser equiparáveis ao Dacia Spring, usados. Não são é novos de stand...

                                                            - Renault Zoe 40 com bateria própria, autonomia 300kms (superior ao Dacia Spring), segmento B (superior ao Dacia Spring, segmento A)
                                                            - Nissan Leaf 30 e, com alguma sorte, o de 40
                                                            - Smart electric
                                                            - Bmw I3 (com alguma sorte)
                                                            - Hyundai Ioniq (com alguma sorte)
                                                            - ...

                                                            No entanto, vale saber, que, para além de ser novo de stand, a garantia também tem o seu peso, que, neste caso, são 8 anos para as baterias, o que não acontece nos VE usados.
                                                            Zoe 40 e leaf 30 é possível sim e melhor negócio que o spring... Agora tens que me dizer onde arranjas Ioniq e leaf 40 por 16800, eu os mais baratos que vi andavam nos 19mil e carregados de kms

                                                            Comentário


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