Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena pagar mais por uma caixa automática?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Radares traseiros dá sempre jeito

    Comentário


      #92
      Respondendo à pergunta do tópico, depende. Para mim vale a pena, para outros pode não valer.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Será que isso de deixar em D não acaba por desgastar?
        Mas quando andava com um auto tambem colocava várias vezes em N.
        Não há uns que passam para N automaticamente tipo os autocarros modernos?

        Mas pronto por mim é 1 mais valia, mas se for manual tambem não perco o sono.

        Só tenho pena que no meu xaruto manual , a transmissão seja muito bruta a frio.
        Desgastar só se for o óleo da caixa...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
          Vejo aqui alguma informação na minha opinião errada.

          Não conheço nenhuma caixa auto em 2020 que se possa considerar má, se existe gostava de saber qual é. Mesmo a Peugeot e a Citroen já abandonaram a automática robotizada ha uns anos, a nova EAT 6 ou 8 é uma boa caixa.

          Manutenção de 60 em 60000km? Cada vez menos comum, aliás a norma é “sealed for life” que obviamente não é para levar a sério e convém mudar o óleo, mas diria acima dos 120000km, a minha 308 EAT6 com 157000km nunca lhe mudei o óleo e a caixa estava impecável.

          Fiabilidade? Diria que pelos relatos de bimassas e embraiagens a tremer em carros manuais com menos de 60000km, a fiabilidade de uma caixa manual já não é o até era, se me disserem que os custos para reparar uma avaria numa manual são inferiores face a uma automática, aí concordo.

          Resumindo, para o uso de dia a dia prefiro de longe uma caixa auto decente e acho que merece que se pague mais por esse extra.
          É uma questão de expectativa de cada um. Por exemplo, a caixa automática do Nissan Pathfinder é excelente (respostas ao acelerador excelentes e precisão nos espaços de manobra / estacionamento), a EDC do Renault Talisman, uma dedsilusão (resposta demorada, sensação de sub aproveitamento da potência e imprecisão nas manobras de minúcia / vulgo estacionamento)!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
            Desgastar só se for o óleo da caixa...
            É ? aquilo fica a fazer uma ligeira força a puxar o carro.
            Pois que se tirar a pata do travão ele começa a andar.

            Não fica a consumir mais e/ou a desgastar a transmissão? Se não for assim tanto melhor .

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
              Chamem-me esquisito mas eu não gosto de usar uma caixa auto em pára-arranca/trânsito compacto.

              Porque acabo sempre a colocar aquilo em neutral em cada paragem porque não gosto de ficar a carregar no travão e sentir o carro a empurrar por estar em drive.

              O que obriga a ter que mexer na manete e/ou botão, anyway...

              Na (minha) prática, não acho que tenha assim um ganho tão grande em conforto de utilização (neste contexto específico) mas sei que a maioria deixa em drive e não se importa.
              Eu pelo contrário, acho que é quando a caixa auto é mais útil, pois numa manual é preciso estar sempre a carregar na embraiagem, engrenar primeira, acelerar, travar, carregar na embraiagem, colocar em ponto morto. Fazer isto dezenas de vezes para andar 500 m é cá uma trabalheira. Num carro com caixa auto, basta ir tirando o pé do travão de vez em quando, muitas vezes nem sequer é preciso acelerar nada.

              Pergunta: porque colocas a caixa em "N" ? Supostamente a ideia é estar sempre em "D", acho que não há desgaste ou consumo adicional por estar em "D"... ou haverá?

              Comentário


                #97
                Uma boa explicação de como funciona um conversor de binário:

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  É ? aquilo fica a fazer uma ligeira força a puxar o carro.
                  Pois que se tirar a pata do travão ele começa a andar.

                  Não fica a consumir mais e/ou a desgastar a transmissão? Se não for assim tanto melhor .
                  Sim, mas é só da turbulência do óleo. Está fisicamente desconectada.

                  Comentário


                    #99
                    Eu quando conduzo um com caixa automatica, sempre que tenho paragens que possam demorar ponho em N , ninguem me ensinou, é uma questao de feeling, acho que não faz sentido dar stress ao material. A mesma analogia para um carro parado num semáforo com o pé no travão, estamos a degradar material mas isto sou eu a falar.

                    No seguimento deste assunto não posso afirmar que é um resultado do N ou do D, ou se foi uma caixa problematica com defeito, audi a6 recente deverá ter agora 5 anos, comprado novo e sempre assistido na origem, em que a condutora andava sempre em drive, e o percurso dela era durante a semana o puro para arranca, ao fim de 40 ou 50 k km, foi de reboque para audi , e resultado caixa...

                    O pior é que ela quando deu entrada com o carro na audi ela explicou como conduzia, audi passou a multa por má utilização, na altura foi um balurdio...

                    Era interessante ate se debater mais este assunto.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                      Eu quando conduzo um com caixa automatica, sempre que tenho paragens que possam demorar ponho em N , ninguem me ensinou, é uma questao de feeling, acho que não faz sentido dar stress ao material. A mesma analogia para um carro parado num semáforo com o pé no travão, estamos a degradar material mas isto sou eu a falar.

                      No seguimento deste assunto não posso afirmar que é um resultado do N ou do D, ou se foi uma caixa problematica com defeito, audi a6 recente deverá ter agora 5 anos, comprado novo e sempre assistido na origem, em que a condutora andava sempre em drive, e o percurso dela era durante a semana o puro para arranca, ao fim de 40 ou 50 k km, foi de reboque para audi , e resultado caixa...

                      O pior é que ela quando deu entrada com o carro na audi ela explicou como conduzia, audi passou a multa por má utilização, na altura foi um balurdio...

                      Era interessante ate se debater mais este assunto.
                      As caixas auto não são feitas para por em neutro quando se pára.
                      Não há desgaste mecânico nessa situação num conversor de binário. Um carro começa a andar nessa circunstância pela rotação do óleo da caixa que impulsiona as aletas da transmissão.

                      Os conversores de binário antigos eram extremamente ineficientes porque se perdia imensa energia nessa situação, mas as caixas modernas apenas usam isso como efeito de embraiagem, em situação de circulação normal há ligação mecânica e não há perdas.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                        As caixas auto não são feitas para por em neutro quando se pára.
                        Não há desgaste mecânico nessa situação num conversor de binário. Um carro começa a andar nessa circunstância pela rotação do óleo da caixa que impulsiona as aletas da transmissão.

                        Os conversores de binário antigos eram extremamente ineficientes porque se perdia imensa energia nessa situação, mas as caixas modernas apenas usam isso como efeito de embraiagem, em situação de circulação normal há ligação mecânica e não há perdas.
                        Mas apenas em caixas com conversores de binário correto?

                        Naquele caso que falei acima era uma DSG , penso que é robotizada, estas não ha problema de andar sempre em drive ?

                        Penso que ate hoje conduzi sempre caixas robotizadas, da Alfa , da Renault , da Audi, a da Bmw 520d 2014/2015 e que não faco ideia se e de conversor de binário, mas foi a mais agradavel de conduzir.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                          Mas apenas em caixas com conversores de binário correto?

                          Naquele caso que falei acima era uma DSG , penso que é robotizada, estas não ha problema de andar sempre em drive ?

                          Penso que ate hoje conduzi sempre caixas robotizadas, da Alfa , da Renault , da Audi, a da Bmw 520d 2014/2015 e que não faco ideia se e de conversor de binário, mas foi a mais agradavel de conduzir.
                          Sim, é uma caixa automática "tradicional" com conversor de binário. Da ZF com 8v

                          Supostamente é uma das melhores ainda que o seu carácter varie muito de constructor para constructor

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                            Mas apenas em caixas com conversores de binário correto?

                            Naquele caso que falei acima era uma DSG , penso que é robotizada, estas não ha problema de andar sempre em drive ?

                            Penso que ate hoje conduzi sempre caixas robotizadas, da Alfa , da Renault , da Audi, a da Bmw 520d 2014/2015 e que não faco ideia se e de conversor de binário, mas foi a mais agradavel de conduzir.
                            Pois, isso não sei, as DSG têm embraiagem (até têm duas), mas não sei se o desgaste da mesma é parecido a uma manual, onde não se deve ficar com a embraiagem pressionada com o carro parado durante muito tempo. Penso que devem ter algum mecanismo para contrariar isso, mas de facto a presença de embraiagem numa caixa auto é um contrasenso.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                              Eu quando conduzo um com caixa automatica, sempre que tenho paragens que possam demorar ponho em N , ninguem me ensinou, é uma questao de feeling, acho que não faz sentido dar stress ao material. A mesma analogia para um carro parado num semáforo com o pé no travão, estamos a degradar material mas isto sou eu a falar.

                              No seguimento deste assunto não posso afirmar que é um resultado do N ou do D, ou se foi uma caixa problematica com defeito, audi a6 recente deverá ter agora 5 anos, comprado novo e sempre assistido na origem, em que a condutora andava sempre em drive, e o percurso dela era durante a semana o puro para arranca, ao fim de 40 ou 50 k km, foi de reboque para audi , e resultado caixa...

                              O pior é que ela quando deu entrada com o carro na audi ela explicou como conduzia, audi passou a multa por má utilização, na altura foi um balurdio...

                              Era interessante ate se debater mais este assunto.
                              Chulos... Ela para a próxima que Compre um Lexus.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Eu tambem não percebo o drama de conduzir horas sem cruise control.
                                Mas há quem não goste.
                                Não podemos ser todos iguais.

                                Eu por ex adoro caixas auto e detesto cruise control e sensores de luz e chuva e outras coisas assim muhhahahaha, bicho estranho eu? talvez .


                                De qq das formas não é drama nenhum. Mas há muita gente fina
                                Tenho uma focus active automatica e também não uso cuise control, não gosto , ainda por cima feito estupido quando comprei a carrinha , comprei o pacote com o cuise control adapttivo, que era extra, 400 euros deitados à rua, o carro gasta um bom bocado mais, e é "bruto" até chegar à velocidade pre-defenida.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                  Chamem-me esquisito mas eu não gosto de usar uma caixa auto em pára-arranca/trânsito compacto.

                                  Porque acabo sempre a colocar aquilo em neutral em cada paragem porque não gosto de ficar a carregar no travão e sentir o carro a empurrar por estar em drive.

                                  O que obriga a ter que mexer na manete e/ou botão, anyway...

                                  Na (minha) prática, não acho que tenha assim um ganho tão grande em conforto de utilização (neste contexto específico) mas sei que a maioria deixa em drive e não se importa.
                                  Essa auto deve ser extremamente antiga... Ou ter alguma anomalia.

                                  Quando se está imobilizado com o pé no travão, a caixa deveria ficar numa espécie de neutro.

                                  Só coloco N quando vejo que vai demorar demasiado tempo e quero accionar o travão de mão.

                                  A maior vantagem das caixas auto é precisamente eliminar o aborrecimento do constante ponto de embraiagem e mão na caixa que estão associados à condução em cidade e ao para-arranca.

                                  Lembro-me de um caso particular em que fiquei cerca de 1:30h 'preso' na A1 e após 30 ou 40 minutos só agradecia o facto de estar com o carro auto....
                                  Editado pela última vez por LuisPedro; 10 November 2020, 09:42.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                    As caixas auto não são feitas para por em neutro quando se pára.
                                    Não há desgaste mecânico nessa situação num conversor de binário. Um carro começa a andar nessa circunstância pela rotação do óleo da caixa que impulsiona as aletas da transmissão.

                                    Os conversores de binário antigos eram extremamente ineficientes porque se perdia imensa energia nessa situação, mas as caixas modernas apenas usam isso como efeito de embraiagem, em situação de circulação normal há ligação mecânica e não há perdas.
                                    Os conversores de binario modernos gastam mais , mas não são assim tão ineficientes, e o que gastas a mais em relação a uma DCT/DSG compensa bem , quando nas DCT/DSG tens que substituir as embraiagens , não chega todo o dinheiro que poupaste em combustivel em relação à caixa de conversor de binario, bem podes multiplicar esse valor por 10...há caixas DSG a seco , sobretudo as 7v chegam a trocar de embraiagens aos 60000km , carros utilizados em zonas de muito transito e de para e arranca , uma caixa de conversor de binario pode andar eternamente no para e arranca que não tem problema nenhum.


                                    Quem gosta de caixa automatica , e não quer ter problemas de maior , compra conversor de binario, DCT só para quem disponha de dinheiro suficiente para comprar um modelo com as Embraiagens emersas em oleo , que só são colocadas em carros do Segmento D para cima, em motores de grande cilindrada acima de 2000cc,

                                    CVT aconselho que testem o carro, primeiro para ver se gostam , aquilo é esquisito no minimo , eu não gosto, é mais ou menos fiavel , mas essencial que se troque o lubrificante , dentro dos limites impostos pelo fabricante , de preferencia antes, o unico senão o lubrificante é extremamente caro , 80-100 o litro , e aquilo ainda leva alguns litros , de 5 para cima.

                                    Comentário


                                      E nas novas caixas automáticas onde entra a eletrónica?


                                      Ouvem-se muitos relatos de problemas com caixas automáticas que se resolvem com alterações no software/ atualizações, etc...

                                      Comentário


                                        E além de todas as vantagens ( e algumas desvantagens ) , uma caixa auto ( conversor de binário, ou dupla embraiagem, etc, sem ser as manuais pilotadas mais acessíveis ) permitem um conforto de utilização brutal.

                                        Fiquei fã da primeira vez que andei num carro auto e nem foi como condutor hehe. Foi no Porto, um Insignia Taxi e percebi " fonix, isto para os passageiros é brutal, imagino para o condutor " .

                                        1 ano depois conduzi um C5 automático e confirmei o que pensava : é fantástico.

                                        Andei já à pendura noutras banheiras como Citroen C6, Mercedes classe E, e seja nestes ou noutros carros do género, nem consigo imaginar com caixa manual

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ryta Ver Post
                                          E nas novas caixas automáticas onde entra a eletrónica?


                                          Ouvem-se muitos relatos de problemas com caixas automáticas que se resolvem com alterações no software/ atualizações, etc...
                                          Assim como motores que saem picuinhas e é preciso correcções posteriores. Mas este tema nos motores já tem mais de 20 anos.
                                          Nas caixas não tanto da mesma forma porque só ficaram mais populares nos ultimos 10 anos ( digamos assim a sua venda generalizada).

                                          E depois há outra coisa: é que mexer num motor, digamos que " qualquer casa " mexe.
                                          Mas numa transmissão automática, o que oiço dizer é que convem ir a uma casa especializada em transmissões.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Assim como motores que saem picuinhas e é preciso correcções posteriores. Mas este tema nos motores já tem mais de 20 anos.
                                            Nas caixas não tanto da mesma forma porque só ficaram mais populares nos ultimos 10 anos ( digamos assim a sua venda generalizada).

                                            E depois há outra coisa: é que mexer num motor, digamos que " qualquer casa " mexe.
                                            Mas numa transmissão automática, o que oiço dizer é que convem ir a uma casa especializada em transmissões.
                                            O seu a seu dono...também qualquer mecânico minimamente qualificado mexe num turbo, porém o conselho é sempre a ida a uma casa especializada para revisões/reparações profundas do componente...muitas vezes passa por ter além dos conhecimentos, ter equipamentos especificos dedicados.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Nas caixas não tanto da mesma forma porque só ficaram mais populares nos ultimos 10 anos ( digamos assim a sua venda generalizada).
                                              Nos states, as caixas automáticas são vulgares desde o Séc passado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                O seu a seu dono...também qualquer mecânico minimamente qualificado mexe num turbo, porém o conselho é sempre a ida a uma casa especializada para revisões/reparações profundas do componente...muitas vezes passa por ter além dos conhecimentos, ter equipamentos especificos dedicados.
                                                Certo, mas no fundo é tambem isso que eu digo.
                                                Ou por outras palavras: para reparar turbos ou transmissões prefiro casas dedicadas do que oficinas gerais, mesmo que da própria marca.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Nos states, as caixas automáticas são vulgares desde o Séc passado.
                                                  Eu sei, mas como podes imaginar eu refiro-me ao mercado europeu e sobretudo em segmentos mais baixos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Nos states, as caixas automáticas são vulgares desde o Séc passado.
                                                    A caixa de conversor de binario é uma invenção da GM nos anos 30 do seculo 20 se não estou enganado

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      E além de todas as vantagens ( e algumas desvantagens ) , uma caixa auto ( conversor de binário, ou dupla embraiagem, etc, sem ser as manuais pilotadas mais acessíveis ) permitem um conforto de utilização brutal.

                                                      Fiquei fã da primeira vez que andei num carro auto e nem foi como condutor hehe. Foi no Porto, um Insignia Taxi e percebi " fonix, isto para os passageiros é brutal, imagino para o condutor " .

                                                      1 ano depois conduzi um C5 automático e confirmei o que pensava : é fantástico.

                                                      Andei já à pendura noutras banheiras como Citroen C6, Mercedes classe E, e seja nestes ou noutros carros do género, nem consigo imaginar com caixa manual
                                                      Boas!
                                                      Bem arrependido estou de não ter pago logo mais para o motor a gasolina com a eat8 no meu C5 Aircross.

                                                      Estes motores 1.2 PT com caixa manual fazem muitos "stutters" nas trocas e são tudo menos suaves nas trocas iniciais de mudanças.
                                                      A caixa automática vem suavisar isso tudo...

                                                      Cumprimentos,

                                                      LPC

                                                      Comentário


                                                        Para mim não. Tão simples como isso! Com preços iguais era de ponderar, mas assim não creio até porque os consumos costumam ser parecidos ou mesmo piores!

                                                        PS: fico triste por ver cada vez mais marcas e modelos a abandonar as caixas manuais...
                                                        PS 2: talvez um dia mude de opinião, mas não deve ser para já.

                                                        Comentário


                                                          Também era adepto das caixas manuais, até ter experimentado uma caixa automática. Que descanso! Um dos carros de casa tem uma caixa de conversor de binário, que também tem a opção "manual" através de patilhas no volante, caso queira mais emoção. Valeu bem a pena o dinheiro a mais e os consumos ligeiramente mais altos.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                                                            Também era adepto das caixas manuais, até ter experimentado uma caixa automática. Que descanso! Um dos carros de casa tem uma caixa de conversor de binário, que também tem a opção "manual" através de patilhas no volante, caso queira mais emoção. Valeu bem a pena o dinheiro a mais e os consumos ligeiramente mais altos.
                                                            O antigo C5 II cá de casa, pelo facto de ser Auto, pagava 300 e tal paus de IUC enquanto a versão manual era 200 e tal
                                                            Por causa dos consumos claro.
                                                            Mas valia bem a pena.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                              Mas apenas em caixas com conversores de binário correto?

                                                              Naquele caso que falei acima era uma DSG , penso que é robotizada, estas não ha problema de andar sempre em drive ?

                                                              Penso que ate hoje conduzi sempre caixas robotizadas, da Alfa , da Renault , da Audi, a da Bmw 520d 2014/2015 e que não faco ideia se e de conversor de binário, mas foi a mais agradavel de conduzir.

                                                              A do BMW era de certeza de conversor de binario , e o alfa depende do modelo e ano porque o grupo FCA já usou e ainda usa algumas caixas de Conversor de binario.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X