Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena pagar mais por uma caixa automática?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Eu tenho um série 5 com caixa auto e não está preconizada nenhuma manutenção pela marca.

    Contudo eu vou mudar o óleo da caixa de 100,000 em 100,000 Kms, por indicação do fabricante da caixa (ZF).

    Felizmente existem fabricantes e fabricantes.

    - Por exemplo a Mercedes indica 60mil km ou 4 anos. (Caixa mercedes)
    - A Lexus indica 60mil ou 4 anos (caixa AISIN de 8 velocidades)
    - A Peugeot não indica manutenção, mas no entanto a caixa é AISIN!!!!
    - A BMW não indica manutenção, mas felizmente a ZF tem bom senso.
    - Julgo que a Audi começou por colocar 60 em 60 mil nas primeiras DSG de 6 velocidades, mas depois se esqueceu, principalmente nas ZF de 8. Até que no audi A6 começaram a berrar....

    As caixas auto se não se mudar o óleo e afinar a caixa eletronicamente, começam a ficar lentas. O mercedes do meu pai ficou da noite pro dia, após uma troca de óleo e afinação.

    Mas acima de tudo é bom senso dos proprietários. Eu não facilito, até porque gosto de manter os carros por alguns anos...

    Comentário


      Tenho mesmo de falar em caixas auto?

      Vejam este tópico (mas existem mais):

      https://forum.motorguia.net/boxes/16...aled-life.html

      Tendo eu um carro com CX Auto de conversor de binário (para mim, a melhor opção para o utilizador normal), sou da opinião que se o preço não for uma enorme disparidade face ao manual, que avance o auto.

      Agora, esqueçam o "sealed for life" e informem-se bem do que vão comprar, ou seja tipo de caixa (nem tudo é "igual"), tipo de utilização e respectiva manutenção (mesmo que vos digam na cara que não existe).

      Comentário


        Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
        Boas ,


        Estas um bocado confuso , numa caixa automatica verdadeira , que é a caixa de conversor de binario , nem sequer existe embraiagem , o acopulamento da caixa ao motor é feito atras
        do conversor de binario, é feito hidraulicamente atraves do oleo , é a caixa mais resistente que existe , exemplos, Grupo PSA(caixas de 8V actuais), Ford(as de 8v Usadas actualmente no focus e no Kuga) , BMW.depois tens as caixas DCT que muita gente chama de automaticas, mas na realidade são robotizadas de duas embraiagens , também têm um modo completamente automatico , e funcionam para quem não sabe o que esta a usar , exactamente do mesmo modo que as automaticas só com dois pedais, exemplos caixas usadas pelo grupo Fiat , grupo Renault , kia e hyundai,grupo VAG - VW DSG também é DCT , são caixas que normalmente dão bastantes problemas , nos modelos em que as embraiagens são a seco, são muito usadas porque se obtem consumos baixos com estas caixas, mas e principalmente porque são bastante mais baratas de produzir que as de conversor de binario. Existem ainda as CVT , usadas principalmente por contrutores Japoneses , Existem ainda um 4º tipo de autmatica a robotizada de 1 embraiagem apenas , que praticamente já foi abandonada, aqui em Portugal ainda existam bastantes veiculos com essa caixa , foi usada principalemte pelo grupo PSA.
        É basicamente isto! Bom post!

        Comentário


          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
          Eu também gosto ! Além do maior controlo, há maior interacção e envolvimento eu aprecio isso.

          Nalguns carros as cx auto fazem mais sentido, noutros as manuais.

          Transpondo isto para o sexo, há alguns momentos em que sabe bem que nos façam tudo e ficar por baixo, outros em que nos sabe bem controlar a acção.
          Agora imagina aqueles que gostam de carros com condução autónoma em que vais como passageiro sem interagir com o carro

          Comentário


            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Eu pelo contrário, acho que é quando a caixa auto é mais útil, pois numa manual é preciso estar sempre a carregar na embraiagem, engrenar primeira, acelerar, travar, carregar na embraiagem, colocar em ponto morto. Fazer isto dezenas de vezes para andar 500 m é cá uma trabalheira. Num carro com caixa auto, basta ir tirando o pé do travão de vez em quando, muitas vezes nem sequer é preciso acelerar nada.

            Pergunta: porque colocas a caixa em "N" ? Supostamente a ideia é estar sempre em "D", acho que não há desgaste ou consumo adicional por estar em "D"... ou haverá?
            É isso mesmo que eu não aprecio poisnnão gosto muito da sensação de estar parado em D e o carro estar tipo em "pré-launch control", isto é, a empurrar (mas parado pela acção do travão) e bastar aliviar para ele andar.

            Mas presumo que seja uma questão de hábito. Só conduzo autos quando alugo em férias, é sempre uma experiência muito pontual.

            Comentário


              E nunca simulam caixa não sincronizada numa manual?
              Já por algumas vezes simulei, e as mudanças até parecem entrar de forma mais suave hehe.

              por ex :

              -2ª a 2500 RPM
              - embraiagem e ponto morto
              -soltar embraiagem
              - carregar na embraiagem e acelerar até +/- 2500 RPM
              - Engatar a 3ª



              Claro que sí fiz meia duzia de vezes para brincar, até porque acredito que não dê grande saude a uma caixa sincronizada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                E nunca simulam caixa não sincronizada numa manual?
                Já por algumas vezes simulei, e as mudanças até parecem entrar de forma mais suave hehe.

                por ex :

                -2ª a 2500 RPM
                - embraiagem e ponto morto
                -soltar embraiagem
                - carregar na embraiagem e acelerar até +/- 2500 RPM
                - Engatar a 3ª



                Claro que sí fiz meia duzia de vezes para brincar, até porque acredito que não dê grande saude a uma caixa sincronizada.
                Melhor é simular uma manual com uma caixa automática

                Comentário


                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  E nunca simulam caixa não sincronizada numa manual?
                  Já por algumas vezes simulei, e as mudanças até parecem entrar de forma mais suave hehe.

                  por ex :

                  -2ª a 2500 RPM
                  - embraiagem e ponto morto
                  -soltar embraiagem
                  - carregar na embraiagem e acelerar até +/- 2500 RPM
                  - Engatar a 3ª



                  Claro que sí fiz meia duzia de vezes para brincar, até porque acredito que não dê grande saude a uma caixa sincronizada.
                  se quiseres brincar com uma não sincronizada, tenho aqui um tractor agrícola para experimentares... Até lhe posso atrelar uma grade de discos e aprendes a gradar.

                  Comentário


                    E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?

                    Apre, até o focinho s'mia quinando o volante

                    Isso e depois passar para um manual e ao parar em 3ª o carro começar aos saltos

                    Comentário


                      O ser humano é naturalmente preguiçoso, mais facilmente se engana ao passar de uma auto para manual, do que o contrário. Tinha grandes receios com o pé esquerdo no travão quando conduzi pela primeira vez com caixa automática. Não me recordo que o tivesse feito alguma vez. Deixar o carro ir abaixo quando ando uns dias em auto e passo para manual, já me aconteceu imensas vezes. Esqueço-me da embraiagem!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?

                        Apre, até o focinho s'mia quinando o volante

                        Isso e depois passar para um manual e ao parar em 3ª o carro começar aos saltos
                        Aconteceu-me duas ou três vezes, especialmente pelo facto do tamanho do travão invadir o sítio onde a embraiagem deveria estar...

                        A pior de todas foi numa situação de pressa em que estava em modo manual (sequencial) e não me apercebi. A sair de um cruzamento, puxei 1ª à racer e quando o carro não trocou de mudança (por estar em 'manual') o cérebro automaticamente mudou o switch para caixa manual, tentei calcar rapidamente a embraiagem para acabar com aquele sofrimento de 1ª esganada e acabei por pisar o travão com força... Imagino quem estava de fora, a ver um imbecil acelerar primeira a fundo, seguido de travão a fundo, sem qualquer motivo

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?

                          Apre, até o focinho s'mia quinando o volante

                          Isso e depois passar para um manual e ao parar em 3ª o carro começar aos saltos
                          E numa caixa manual, meteres a mudança para arrancar, mas esqueceres-te que está a operar uma caixa "dog leg". Até o velhote a quem tinha pedido indicações ficou a pensar se eu tinha realmente carta ou não...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Agora imagina aqueles que gostam de carros com condução autónoma em que vais como passageiro sem interagir com o carro

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              E numa caixa manual, meteres a mudança para arrancar, mas esqueceres-te que está a operar uma caixa "dog leg". Até o velhote a quem tinha pedido indicações ficou a pensar se eu tinha realmente carta ou não...
                              O velhote a ver-te a andar para trás?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                O velhote a ver-te a andar para trás?
                                Yep, num arranque fulgoroso de uma ambulância em marcha de urgência.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?

                                  Apre, até o focinho s'mia quinando o volante

                                  Isso e depois passar para um manual e ao parar em 3ª o carro começar aos saltos
                                  Aconteceu-me isso à algumas semanas quando fiz o teste drive do meu novo carro, sempre habituado a caixas manuais ,fiz 2ou3 travagens que eu e a minha esposa íamos deixando os dentes no para-brisas

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?
                                    Quando comprei o meu, nos primeiros dias tantas vezes que fiz isso. Principalmente ao parar. Depois comecei a colocar o pé esquerdo muito longe dos pedais, para não ter essa tentação.

                                    Agora, alterno regularmente entre o carro auto e o manual e mudo o "chip mental" naturalmente .
                                    Já a minha esposa, quando muda para o que tem caixa manual, por vezes acelera quase até ao redline e fica a pensar, "mas o que se passa com o carro?"

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Alfanino Ver Post
                                      O ser humano é naturalmente preguiçoso, mais facilmente se engana ao passar de uma auto para manual, do que o contrário. Tinha grandes receios com o pé esquerdo no travão quando conduzi pela primeira vez com caixa automática. Não me recordo que o tivesse feito alguma vez. Deixar o carro ir abaixo quando ando uns dias em auto e passo para manual, já me aconteceu imensas vezes. Esqueço-me da embraiagem!
                                      Sim, mas tb só me aconteceu uma vez quando andei com o auto.
                                      Havia quem dissesse que o truque seria deixar a perna esquerda meio dobrada, mas pronto foi tranquilo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Sim, mas tb só me aconteceu uma vez quando andei com o auto.
                                        Havia quem dissesse que o truque seria deixar a perna esquerda meio dobrada, mas pronto foi tranquilo.
                                        Normalmente isso só acontece nas duas ou tres primeiras vezes, porque regra geral um carro automatico tem bastante mais poder de travagem , e isso associado também ao facto das pessoas estarem abituadas a usar o pé esquerdo com bastante força, dá em travagens quase imediatas, e a respectiva "colagem da cara ao parabrisas", fazem as primeiras vezes , mas depois lembram-se. Eu como troco entre o focus automatico , e o Terrano II nanual, no focus de vez em quando , quando paro num stop vou a procura da alavanca das mudanças para meter a primeira, felizmente o focus não tem alavanca , quando meto a mão no "vazio " lembro-me

                                        Comentário


                                          Sim e depois lá está, quando se anda frequentemente com um auto e manual, o cérebro já como que faz a transição sem darmos conta.

                                          O mesmo acontece com carros potentes ou fracos, grandes ou pequenos.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Aconteceu-me duas ou três vezes, especialmente pelo facto do tamanho do travão invadir o sítio onde a embraiagem deveria estar...

                                            A pior de todas foi numa situação de pressa em que estava em modo manual (sequencial) e não me apercebi. A sair de um cruzamento, puxei 1ª à racer e quando o carro não trocou de mudança (por estar em 'manual') o cérebro automaticamente mudou o switch para caixa manual, tentei calcar rapidamente a embraiagem para acabar com aquele sofrimento de 1ª esganada e acabei por pisar o travão com força... Imagino quem estava de fora, a ver um imbecil acelerar primeira a fundo, seguido de travão a fundo, sem qualquer motivo
                                            Tive 1 colega que ao abrandar para estacionar, quis de facto travar com alguma força mas esqueceu-se que era auto e acabou por calcar com os 2 pés no travão

                                            Comentário


                                              Curiosamente (ou não), a caminho de três anos com um carro de caixa auto e outro de manual, e nunca travei com o pé esquerdo no carro que tem auto.

                                              O que me acontece mais vezes é, no manual, em manobras de estacionamento, ao querer alternar entre 1ª e ré, levar a mão atrás do volante, que é onde está a manete da caixa automática.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                E por engano carregarem com o pé esquerdo no travão de um carro de caixa auto, que naturalmente nao tem pedal de embraiagem mas o cérebro ainda estava a habituar ?

                                                Apre, até o focinho s'mia quinando o volante

                                                Faz-me lembrar a E220 a ~180 km/h quando vi alguém a travar à minha frente na AE... claro que eu também travei, mas a 1ª reacção foi logo reduzir com a caixa... num carro de caixa automática... que não tem pedal de embraiagem!

                                                Imaginam carregar a fundo no pedal da "embraiagem" que afinal era o do travão? A uns bons +180?

                                                Agora tentem imaginar o espanto e travagens de quem vinha atrás de mim...

                                                Comentário


                                                  Eu pagaria a mais por uma caixa manual

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                    Eu pagaria a mais por uma caixa manual
                                                    Tens modelos que não tens hipótese de caixa manual!

                                                    Nunca vais ter nenhum elétrico está visto.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      Tens modelos que não tens hipótese de caixa manual!

                                                      Nunca vais ter nenhum elétrico está visto.
                                                      Eu sei... Daí o condicional... Se tiver sorte ainda terei oportunidade de pagar a mais por uma caixa manual... É ao que chegamos...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Faz-me lembrar a E220 a ~180 km/h quando vi alguém a travar à minha frente na AE... claro que eu também travei, mas a 1ª reacção foi logo reduzir com a caixa... num carro de caixa automática... que não tem pedal de embraiagem!

                                                        Imaginam carregar a fundo no pedal da "embraiagem" que afinal era o do travão? A uns bons +180?

                                                        Agora tentem imaginar o espanto e travagens de quem vinha atrás de mim...
                                                        Não teres sido "enr@bado" foi uma sorte...

                                                        Comentário


                                                          Eu desde que ando diariamente com um carro automático não quero outra coisa.
                                                          Se meia dúzia de vezes por ano preferia a manual quando passo por uma serra? Sem dúvida! Mas o resto do ano a auto é melhor para mim.
                                                          Já ando há alguns meses com o carro novo mas ainda não perdi o hábito de levar a mão à manete quando vou reduzir, ou até mesmo a andar, fico a pensar "epa que estupidez"
                                                          Quando andei num manual agora nas férias ainda o deixei ir abaixo porque me esqueci de meter embraiagem quando parei, de resto tudo ok.
                                                          Outra razão que me faz gostar das Auto é o nível de isolamento dos carros novos, não se sentem a tremer, não se ouve o barulho do motor etc o que faz com que o momento de meter mudança não seja o mais certo.
                                                          Posto isto a comprar um desportivo como deve ser era com caixa manual! O resto venha uma auto decente

                                                          Comentário


                                                            Andam as marcas de desportivos a desenvolver caixas altamente sofisticadas e rápidas, e vocês a quererem ser mais lentos com 1 manual

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              Andam as marcas de desportivos a desenvolver caixas altamente sofisticadas e rápidas, e vocês a quererem ser mais lentos com 1 manual
                                                              Sim, ganhar meio segundo numa mudança de caixa é compensação suficiente para a perda do gozo de conduzir um desportivo de caixa manual.

                                                              Toda a gente compra esses carros para andar a fazer tempos em pista...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X