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Estudo revela que carros híbridos são "desastre ambiental"
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Eu respondo com factos , não especulações sem nenhuma base , se quiseres entrar por por ai , vamos falar de mineração de litio ...e os danos ambientais que provoca..
Nissan Leaf bateria 62Kwh autonomia anunciada 385km - valor de CO2 por kilometro 40,44g , isto usando a autonomia anunciada , que para ser atingida tem que se fazer o percurso à velocidade estabilizada de 90kh , e ninguem conduz assim...
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tonyV
Originalmente Colocado por TURBO Ver Post"(...)Ethical batteries
For zero-emission mobility to be truly sustainable, the supply chain for the materials we need must be managed in a socially and environmentally responsible way.
This applies to all energy-intensive products, not just batteries. Mandatory requirements for ethical and transparent sourcing from conflict-affected or politically unstable areas are today missing. Whilst voluntary schemes exist, these often lack adequate enforcement and auditing provisions.
Inventing new certification schemes is not the answer. Instead, existing best practice OECD guidelines on upstream, midstream and downstream companies that use globally extracted materials in Europe should be fully implemented to ensure responsible business conduct.
EU policymakers must make the OECD 5-step framework binding for companies using(at least) copper, cobalt, nickel and lithium. This will ensure supply chain risks are identified and traced and, most importantly, remedied.
It will also give a competitive edge to European companies that already have a strong corporate responsibility culture and apply many of the measures required.
Having learnt from other sectors, such as biofuels, that voluntary certification schemes simply do not work, it is critical that, where such schemes are to be recognised by EU rules, third-party independent auditing takes place.(...)"
Muitos ainda andavam de "****ão em ****ão", até descobrirem a indústria mineira com o advento dos seus calos a baterias, já aqui a malta lidava com o REACH....agora com certeza os aparelhinhos biomédicos da tua família, como da maioria dos ignorantes que cospem sobre metais, nunca irão ver a luz da reciclagem
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tonyV
Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostAs pessoas deviam ser informadas que que a energia electrica não tem 0g de CO2 por kw , a media de CO2 por kw de energia electrica é 251,14 g/kW no ultimo trimestre, é a edp distribuição que o diz , é só fazer as contas para sabar quanto é que um veiculo electrico produz de CO2 por km, emissão 0 obviamente é falso.
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tonyV
Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostEu respondo com factos , não especulações sem nenhuma base , se quiseres entrar por por ai , vamos falar de mineração de litio ...e os danos ambientais que provoca..
Nissan Leaf bateria 62Kwh autonomia anunciada 385km - valor de CO2 por kilometro 40,44g , isto usando a autonomia anunciada , que para ser atingida tem que se fazer o percurso à velocidade estabilizada de 90kh , e ninguem conduz assim...
A maravilha de um on/off de um motor sempre com aquela eficiência. Tens de experimentar essas contas num gasolina (baixinha cilindrada) para ver quando atinge o ponto máximo da eficiência energética.
Bem lavrar mais uns discos de Zr
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostExacto por isso é que se fizer 18kWh/100 continuo a poluir (com ou sem fotovoltaicos) muito menos que o correspondente ICE nas distâncias médias diárias (26km) que o tuga efectua.
A maravilha de um on/off de um motor sempre com aquela eficiência. Tens de experimentar essas contas num gasolina (baixinha cilindrada) para ver quando atinge o ponto máximo da eficiência energética.
Bem lavrar mais uns discos de Zr
Se entrar-mos por ai, eu tenho na minha casa uma microprodução fotovoltaica que produz cerca de 8000kw por ano , o meu carro a gasolina emite 140g por km ...., e anda cerca de 10000km ano ... isso quer dizer que o carro polui nada ? porque está totalmente coberto pelo co2 evitado pela micro ,obviamente que não , embora os 8000kw por ano evitem mais CO2 que o meu carro emite , isso não quer dizer que não haja poluição.
e sabes onde acaba o litio das baterias velhas , aposto que não sabes , porque o litio de 90% das baterias não é reciclado, são reciclados outros componentes das baterias de litio , como o cobre e aluminio , o litio e muitos dos restantes componentes , é metido em contentores e enfiado num pais qualquer em Africa..., porque recuperar o litio de baterias velhas sai 5 vezes mais caro que comprar novo...
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Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostVoces são como a maralha que não quer usar mascara porque um extraterrestre lhes disse que o covid não faz mal a ninguem...
Se entrar-mos por ai, eu tenho na minha casa uma microprodução fotovoltaica que produz cerca de 8000kw por ano , o meu carro a gasolina emite 140g por km ...., e anda cerca de 10000km ano ... isso quer dizer que o carro polui nada ? porque está totalmente coberto pelo co2 evitado pela micro ,obviamente que não , embora os 8000kw por ano evitem mais CO2 que o meu carro emite , isso não quer dizer que não haja poluição.
e sabes onde acaba o litio das baterias velhas , aposto que não sabes , porque o litio de 90% das baterias não é reciclado, são reciclados outros componentes das baterias de litio , como o cobre e aluminio , o litio e muitos dos restantes componentes , é metido em contentores e enfiado num pais qualquer em Africa..., porque recuperar o litio de baterias velhas sai 5 vezes mais caro que comprar novo...
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tonyV
Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostVoces são como a maralha que não quer usar mascara porque um extraterrestre lhes disse que o covid não faz mal a ninguem...
Se entrar-mos por ai, eu tenho na minha casa uma microprodução fotovoltaica que produz cerca de 8000kw por ano , o meu carro a gasolina emite 140g por km ...., e anda cerca de 10000km ano ... isso quer dizer que o carro polui nada ? porque está totalmente coberto pelo co2 evitado pela micro ,obviamente que não , embora os 8000kw por ano evitem mais CO2 que o meu carro emite , isso não quer dizer que não haja poluição.
e sabes onde acaba o litio das baterias velhas , aposto que não sabes , porque o litio de 90% das baterias não é reciclado, são reciclados outros componentes das baterias de litio , como o cobre e aluminio , o litio e muitos dos restantes componentes , é metido em contentores e enfiado num pais qualquer em Africa..., porque recuperar o litio de baterias velhas sai 5 vezes mais caro que comprar novo...
Depois da trituração e separação: https://www.duesenfeld.com
Vês o batery day deste ano e ilumina essas ideias sobre reciclagem, que já estamos no final de 2020 e o caminho é mesmo só separar
P.S. A diferença é que eu continuo em vários dias do ano a andar a fotovoltaicos com um impacto económico e ambiental bem inferior e tu não
EDIT: que só agora vi isto. Emite quando? Com 10mil km ano, emite isso em 1000-5000km? Escapou-te a questão da eficiência teórica e da real do on/off dos respectivos motores
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Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostVoces são como a maralha que não quer usar mascara porque um extraterrestre lhes disse que o covid não faz mal a ninguem...
Se entrar-mos por ai, eu tenho na minha casa uma microprodução fotovoltaica que produz cerca de 8000kw por ano , o meu carro a gasolina emite 140g por km ...., e anda cerca de 10000km ano ... isso quer dizer que o carro polui nada ? porque está totalmente coberto pelo co2 evitado pela micro ,obviamente que não , embora os 8000kw por ano evitem mais CO2 que o meu carro emite , isso não quer dizer que não haja poluição.
e sabes onde acaba o litio das baterias velhas , aposto que não sabes , porque o litio de 90% das baterias não é reciclado, são reciclados outros componentes das baterias de litio , como o cobre e aluminio , o litio e muitos dos restantes componentes , é metido em contentores e enfiado num pais qualquer em Africa..., porque recuperar o litio de baterias velhas sai 5 vezes mais caro que comprar novo...
Porque só os plugin's é que consomem mais do que no teste de homologação.
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Porque os plug-in transportam 200 a 300 kg de baterias e motor eléctrico que diminuem BASTANTE a eficiência se as baterias não estiverem carregadas no início de cada viagem.
Como tal consegues ter desproporções muito maiores entre os consumos homologados e a vida real do que num térmico normal. Consegues. Não quer dizer que tenhas, é completamente dependente do utilizador.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostPorque os plug-in transportam 200 a 300 kg de baterias e motor eléctrico que diminuem BASTANTE a eficiência se as baterias não estiverem carregadas no início de cada viagem.
Como tal consegues ter desproporções muito maiores entre os consumos homologados e a vida real do que num térmico normal. Consegues. Não quer dizer que tenhas, é completamente dependente do utilizador.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostPorque os plug-in transportam 200 a 300 kg de baterias e motor eléctrico que diminuem BASTANTE a eficiência se as baterias não estiverem carregadas no início de cada viagem.
Como tal consegues ter desproporções muito maiores entre os consumos homologados e a vida real do que num térmico normal. Consegues. Não quer dizer que tenhas, é completamente dependente do utilizador.
Para o uso que EU dou a um carro nos dias de hoje, um plugin é o mais adequado, de longe. Para outra pessoa não será.
Para além disso, um plugin não "fica sem bateria". Passa a funcionar como um híbrido normal, recuperando a energia das travagens, desacelerações e descidas, continua a arrancar em modo totalmente eléctrico, e quando regenera o suficiente, lá faz mais 1-2 km em eléctrico novamente.
Apesar do peso, mesmo funcionando como híbrido, estou convencido que gasta sempre menos do que um 520i, por exemplo. Este ao menos ainda tem um puny motor a gasolina de 184 cv, não é uma besta com turbo e compressor mecânico de 300cv.
Ah e tal, a desporporção é maior. Bem, as regras são iguais para toda a gente, se há carros que foram feitos para melhor se adequar a essas regras, não são os construtores nem os clientes que têm a culpa, sinceramente.
Mudar as regras a meio do jogo é que me parece muito mau. Tiveram anos para idealizar o WLTP, que o ciclo anterior era irreal, etc, etc. Então, este agora também já não serve?
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E depois, claro, as modas do mês do ambientalismo bacoco.
Ainda há pouquíssimo tempo, os diesel é que eram piores que o demo, por causas dos NOx e das partículas, e mais não sei o quê, e que causavam cancer da cabeça aos pés a toda a gente que vivia na cidade.
Agora os criminosos são os plugins, que são quase todos a gasolina, e têm a potencialidade para emitir emissões reduzidíssimas em uso na cidade, o problema agora voltou a ser o CO2, que ai os malandros, emitem muito mais que o suposto. Mas temos que contabilizar o uso inadequado dos carros e as emissões de CO2 desde que o projectista acendeu a lâmpada do escritório para desenhar o carro.
Não é por ter comprado um, a sério.
Mas todas estas bacoquices começam a chatear.
Continuo à espera de ver esses tipos a defender medidas para restringir as emissões dos navios no mar, que correspondem às emissões de todos os carros a gasóleo em circulação na europa, mas essa deve ser uma poluição fofinha, que ninguém fala nela, nem é preciso por motor limpos nem FAP's nem EGR's nesses.
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tonyV
Originalmente Colocado por Andre Ver PostPorque os plug-in transportam 200 a 300 kg de baterias e motor eléctrico que diminuem BASTANTE a eficiência se as baterias não estiverem carregadas no início de cada viagem.
Como tal consegues ter desproporções muito maiores entre os consumos homologados e a vida real do que num térmico normal. Consegues. Não quer dizer que tenhas, é completamente dependente do utilizador.
mx.5 1.5 » 5.6L/100 numa qualquer viagem veraneante pela Europa ou 9.8L/100 no dia a dia (26km média tuga) Invernoso.
O potencial para discrepância continua muito superior num simples ICE vs hibrido/plugin/EV....mas de longe.
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Originalmente Colocado por Avant Ver PostO que sei foi que atestei o carro de gasolina fez ontem 8 dias.
Fiz a minha vida normal durante 1 semana.
O depósito continua quase cheio.
Que desastre ambiental, senhores!
2 - Se leres o tal artigo o "desastre" é para quem usa os seus PHEVs sem nunca os ligar à ficha, o que claramente não é o teu caso.
Tal como o teu 530e novinho já não é bem um PHEV 1st gen, ou seja, vai havendo melhorias na eficiência do sistema mm qdo tem de gastar gasolina para carregar a bateria e consegue recuperar mais energia de volta às baterias em travagem que provavelmente o 330e F30 que já tem ~5 anos de mercado (acho).
Originalmente Colocado por Andre Ver PostPorque os plug-in transportam 200 a 300 kg de baterias e motor eléctrico que diminuem BASTANTE a eficiência se as baterias não estiverem carregadas no início de cada viagem.
Como tal consegues ter desproporções muito maiores entre os consumos homologados e a vida real do que num térmico normal. Consegues. Não quer dizer que tenhas, é completamente dependente do utilizador.
Ora no sprit, dos que já procurei umas vezes como o 330e F30, temos um consumo real médio no sprit umas 3 vezes superior ao homologado ou algo por aí.
Ora nunca vi um único ICE com o triplo do consumo face ao seu valor médio homologado. Que me lembre o máximo que já vi foi uns 60% acima do homologado, mas falo dos últimos NEDC...
Originalmente Colocado por Avant Ver PostEm primeiro lugar, não é culpa da marca que se comprem carros que não são adequados ao uso a que se destinam. Como um carro a diesel neste momento é inadequado a um uso maioritário em cidade, ou um carro a gasolina / híbrido para um uso em AE contante em grandes viagens. Ou não ter onde carregar o carro.
Para o uso que EU dou a um carro nos dias de hoje, um plugin é o mais adequado, de longe. Para outra pessoa não será.
Para além disso, um plugin não "fica sem bateria". Passa a funcionar como um híbrido normal, recuperando a energia das travagens, desacelerações e descidas, continua a arrancar em modo totalmente eléctrico, e quando regenera o suficiente, lá faz mais 1-2 km em eléctrico novamente.
Apesar do peso, mesmo funcionando como híbrido, estou convencido que gasta sempre menos do que um 520i, por exemplo. Este ao menos ainda tem um puny motor a gasolina de 184 cv, não é uma besta com turbo e compressor mecânico de 300cv.
Ah e tal, a desporporção é maior. Bem, as regras são iguais para toda a gente, se há carros que foram feitos para melhor se adequar a essas regras, não são os construtores nem os clientes que têm a culpa, sinceramente.
Mudar as regras a meio do jogo é que me parece muito mau. Tiveram anos para idealizar o WLTP, que o ciclo anterior era irreal, etc, etc. Então, este agora também já não serve?
Mas se calhar a culpa é um bocado da UE e dos governos como o nosso que dão enormes benifícios fiscais para estes carros, o que faz com que mta gente os compre só por isso mm não carregando pq não consegue ou simplesmente dá mto trabalho.
Vê o exemplo deste sr com um XC90 T8 neste vídeo se quiseres:
Sobre o fim tens a tua razão atenção, mas é como digo, a culpa é mto da UE e governos europeus no geral que vão atrás.
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Originalmente Colocado por Marionog37 Ver PostMas afinal o estudo da UE arrasava os híbridos plug-in e Portugal vai eliminar os incentivos de ISV de todos os híbridos?
Que tem a ver os híbridos convencionais (ex: toyota, lexus) com esta guerra?
E o estudo não é da UE (como convenientemente o nome quer fazer passar), é de mais uma associação de ambientalistas bacocos.Editado pela última vez por Avant; 30 November 2020, 14:58.
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O que se passou foi que este estudos ( e estudos há sempre para todos os gostos e conclusões) saiu na altura em que se estava a discutir o OE na especialidade.
Tivesse saído este estudo há 3 mesitos e nada disto teria acontecido.
Isto só mostra o tipo de pessoas que andamos a eleger...
Os impostos sobre automóveis estão repletos de incongruências ( a cilindrada, esse anacronismo, à cabeca), mas sobre essas ninguém se debruça.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostO que se passou foi que este estudos ( e estudos há sempre para todos os gostos e conclusões) saiu na altura em que se estava a discutir o OE na especialidade.
Tivesse saído este estudo há 3 mesitos e nada disto teria acontecido.
Isto só mostra o tipo de pessoas que andamos a eleger...
Os impostos sobre automóveis estão repletos de incongruências ( a cilindrada, esse anacronismo, à cabeca), mas sobre essas ninguém se debruça.
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Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostO que é que tem a ver , as aldrabices dos construtores e da união europeia "o tipo de pessoas que andamos a eleger" ? o erro começou logo quando se deu beneficios a um tipo de veiculos em relação a outros, os electricos nunca vão ser o veiculo dominante , mesmo que no futuro proximo se possa comprar um electrico com 800km de autonomia por diga-mos 25000 euros, a verdade é que não existe infrastrutura de carregamento capaz de suportar uma frota automovel com 50 % dos carros electricos, nem em Portugal nem em nenhum pais do da europa ou do mundo, isso implicava ter tantas estações de carregamento como temos bombas de gasolina , com um problema ,cada ponto de carregamento teria que ter uma porrada de carregadores rapidos , tipo uma area de serviço da autoestrada em vez de terem O veiculo electrico será sempre um veiculo maioritariamente de cidade, e não é para todos ...é por isso que paises como o Japão apostaram directamente no hidrogenio, o futuro está em veiculos movidos a Hidrogenio sejam carros camiões ou navios.
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Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver PostO que é que tem a ver , as aldrabices dos construtores e da união europeia "o tipo de pessoas que andamos a eleger" ? o erro começou logo quando se deu beneficios a um tipo de veiculos em relação a outros, os electricos nunca vão ser o veiculo dominante , mesmo que no futuro proximo se possa comprar um electrico com 800km de autonomia por diga-mos 25000 euros, a verdade é que não existe infrastrutura de carregamento capaz de suportar uma frota automovel com 50 % dos carros electricos, nem em Portugal nem em nenhum pais do da europa ou do mundo, isso implicava ter tantas estações de carregamento como temos bombas de gasolina , com um problema ,cada ponto de carregamento teria que ter uma porrada de carregadores rapidos , tipo uma area de serviço da autoestrada em vez de terem O veiculo electrico será sempre um veiculo maioritariamente de cidade, e não é para todos ...é por isso que paises como o Japão apostaram directamente no hidrogenio, o futuro está em veiculos movidos a Hidrogenio sejam carros camiões ou navios.
"o erro começou logo quando se deu beneficios a um tipo de veiculos em relação as carroças e aos cavalos, os carros a gasolina e gasoleo nunca vão ser o veiculo dominante , mesmo que no futuro proximo se possa comprar um carro a gasolina ou gasoleo com 800km de autonomia por digaMos 25000 euros, a verdade é que não existe infrastrutura de postos de combustivel capaz de suportar uma frota automovel com 50 % dos carros a gasolina / gasoleo, nem em Portugal nem em nenhum pais do da europa ou do mundo, isso implicava ter tantas estações de combustivel como temos estaçoes para os cavalos comerem e as pessoas descansarem, com um problema ,cada ponto teria que ter uma porrada de bombas , tipo uma area de serviço da autoestrada em vez de terem O veiculo a gasolina/gasoleo será sempre um veiculo maioritariamente de cidade, e não é para todos ...é por isso que paises como o Japão apostaram directamente no hidrogenio, o futuro está em veiculos movidos a Hidrogenio sejam carros camiões ou navios."
Ah, textos sem paragrafos e pontuação em condições são complicados de se ler.
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Eu acho que nestas discussões às vezes falta um bocadinho de bom senso.
Se um PHEV duplica a capacidade instalada com um motor térmico e periféricos + motor eléctrico, bateria e periféricos, obviamente que vai ser extremamente ineficiente se utilizar apenas o térmico.
No caso destes PHEVs falamos sempre num piano de cauda às costas a mais que o equivalente térmico e isso terá sempre um peso GRANDE na eficiência energética se as baterias estiverem descarregadas e funcionarem apenas como um apoio vulgar dito híbrido.
Os problemas das variações de consumos consoante o ritmo/pé do utilizador são comuns a todos, independentemente do tipo de energia utilizada. Não é argumento para nada pois não diferencia nenhum. Todos são susceptíveis a esse efeito quer ICE, quer EV, quer PHEV.
Portanto não percebo a tendência de tantos em negarem a evidência física da ineficiência dos PHEV se utilizados sem a bateria carregada. Aliás, mesmo com ela carregada, o problema da ineficiência também se verifica pois carregam mais 1 piano e meio de cauda no modo 100% eléctrico que não precisariam se fossem EV. Daí as baixas autonomias para idênticas capacidades.
E isto não impede nada que sejam a solução ideal para muitos utilizadores. Mesmo que sendo ineficientes em cada modo, a flexibilidade de alternar pode ser decisiva.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostEu acho que nestas discussões às vezes falta um bocadinho de bom senso.
Se um PHEV duplica a capacidade instalada com um motor térmico e periféricos + motor eléctrico, bateria e periféricos, obviamente que vai ser extremamente ineficiente se utilizar apenas o térmico.
No caso destes PHEVs falamos sempre num piano de cauda às costas a mais que o equivalente térmico e isso terá sempre um peso GRANDE na eficiência energética se as baterias estiverem descarregadas e funcionarem apenas como um apoio vulgar dito híbrido.
Os problemas das variações de consumos consoante o ritmo/pé do utilizador são comuns a todos, independentemente do tipo de energia utilizada. Não é argumento para nada pois não diferencia nenhum. Todos são susceptíveis a esse efeito quer ICE, quer EV, quer PHEV.
Portanto não percebo a tendência de tantos em negarem a evidência física da ineficiência dos PHEV se utilizados sem a bateria carregada. Aliás, mesmo com ela carregada, o problema da ineficiência também se verifica pois carregam mais 1 piano e meio de cauda no modo 100% eléctrico que não precisariam se fossem EV. Daí as baixas autonomias para idênticas capacidades.
E isto não impede nada que sejam a solução ideal para muitos utilizadores. Mesmo que sendo ineficientes em cada modo, a flexibilidade de alternar pode ser decisiva.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostVais dizer-me que o apoio compensa as 3 toneladas a mais às costas? A sério?
lá está, o problema desta discussão vai sempre calhar à falta de bom senso...
Para potências equivalentes não vejo essas toneladas todas em relação ao diesel.
https://www.ultimatespecs.com/pt/car...s-Touring.html
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Originalmente Colocado por Avant Ver PostE depois, claro, as modas do mês do ambientalismo bacoco.
Ainda há pouquíssimo tempo, os diesel é que eram piores que o demo, por causas dos NOx e das partículas, e mais não sei o quê, e que causavam cancer da cabeça aos pés a toda a gente que vivia na cidade.
Agora os criminosos são os plugins, que são quase todos a gasolina, e têm a potencialidade para emitir emissões reduzidíssimas em uso na cidade, o problema agora voltou a ser o CO2, que ai os malandros, emitem muito mais que o suposto. Mas temos que contabilizar o uso inadequado dos carros e as emissões de CO2 desde que o projectista acendeu a lâmpada do escritório para desenhar o carro.
Não é por ter comprado um, a sério.
Mas todas estas bacoquices começam a chatear.
Continuo à espera de ver esses tipos a defender medidas para restringir as emissões dos navios no mar, que correspondem às emissões de todos os carros a gasóleo em circulação na europa, mas essa deve ser uma poluição fofinha, que ninguém fala nela, nem é preciso por motor limpos nem FAP's nem EGR's nesses.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostIsto só mostra o tipo de pessoas que andamos a eleger...
Os impostos sobre automóveis estão repletos de incongruências ( a cilindrada, esse anacronismo, à cabeca), mas sobre essas ninguém se debruça.
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