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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

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    citação:Originalmente colocada por eduardomaio

    citação:Originalmente colocada por Nephilim

    citação:Originalmente colocada por Tekk

    citação:Originalmente colocada por Nephilim



    Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.

    Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
    Aquece um pouco pura e simplesmente pelo facto de haver fricção dos cilindros e porque á partida é libertado calor com a ignição do motor.
    E sim, já experimentei isso pois no meu trajecto casa - trabalho é quase sempre a descer e em dias muito frios o motor nem chega á temperatura ideal... e são 5 km com algumas paragens pelo meio em cruzamentos, etc.

    Fricção só por si não aquece a menos que o motor esteja "gripado" num motor as peças não se tocam entre si...e o sistema de refrigeração está feito para valores elevadissimos e manter o motor a 80-90graus apenas.

    Logo sem explosão não é a suposta fricção das peças que vai aquecer um motor nem o oleo.

    é normal a descer 5klm de inverno o carro pouco aquecer...mas no verão aquece ou não?;)
    Ó Nephilim, o que tem a temperatura "normal" de 90º é o liquido de refrigeração, não é o motor! A temperatura de um motor é bastante superior, até a temperatura normal do óleo dependendo do motor pode ser de 115º Celsius e o motor estar a uma temperatura superior. Aliás, a temperatura da "explosão" e dos gases é bastante superior.

    E já agora, diz-me como não existe fricção nem movimento? Será que tudo dentro dum motor se mexe por levitação magnética? Então porque raio usamos óleo no motor, afinal segundo a tua teoria não vale a pena, é que ter peças a fazer cerca de 55 rotações por segundo (3300rpm) sem aquecer é obra!

    E já agora diz-me como é que os pneus aquecem, afinal eles não usam gasolina, limitam-se a rodar [8]

    Eu fico-me por aqui... Já dizia o meu professor de matemática, burro não é quem não sabe, burro é quem não quer aprender.
    O eduardomaio

    Eu qdo falei em 80-90 graus era lógicamente a temperatura do liquido refrigerante, claro que a temperatura dentro do cilindro atinge valores elevadissimos. Que eu saiba os termometros dos carros não indicam a temperatura dentro dos cilindros mas sim do liquido...por isso escusas de estar aí a passar atestados de estupidez por coisas destas.;)

    Sobre a fricção , as peças não se tocam propriamente entre elas existem sempre uma "lamina" continua de oleo que permite um desgaste minimo e um atrito e elas arrefecerem pelo oleo(até existe modelos com radiadores de oleo)
    Sem explusao só com o motor a rodar o calor produzido é inferior ao arrefecimento como tal o motor não aquece.Mto menos o calor tem capacidade de aquecer 4litros de oleo.
    Mas isto é facil testar.

    Claro que se a experiencia for com um carro sem oleo nenhum e sem combustao a rotação e a frição aqueceria mto a maioria das peças de fricção podendo fundir algumas, mas sem oleo é outra história.

    Comentário


      Porra pá, que vocês caramba pá!!!

      Atão não tão a ver que o Nephilim é que tem razão???

      Aliás, já os fabricantes de automóveis se aconselharam primeiro com o Nephilim no desenvolvimento dos cada vez mais eficientes propolsores, e depois de falaram com o "cerebro" Nephilim...

      "Ena pá!!! Cum catano!!! Como é que nunca nos lembrá-mos das descidas de centenas de kms???? Oh xor Engr,!! Meta aí a injecção a meter 0,00000000lts por ciclo nas descidas senão os motores arrefecem e estraga-se aquela porcaria!!"

      E vai o Engr "Vai buscar!!"



      Oh God!!! [}][}][}][}][}][}]

      Tou aqui que nem posso de tanto rir [}]

      Mesmo com esta risada toda, acho que mesmo assim ainda n consegui extrair tanto prazer com esta galhofa, quanto o Nephilim a arranjar confusão...

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por AMR

        Porra pá, que vocês caramba pá!!!

        Atão não tão a ver que o Nephilim é que tem razão???

        Aliás, já os fabricantes de automóveis se aconselharam primeiro com o Nephilim no desenvolvimento dos cada vez mais eficientes propolsores, e depois de falaram com o "cerebro" Nephilim...

        "Ena pá!!! Cum catano!!! Como é que nunca nos lembrá-mos das descidas de centenas de kms???? Oh xor Engr,!! Meta aí a injecção a meter 0,00000000lts por ciclo nas descidas senão os motores arrefecem e estraga-se aquela porcaria!!"

        E vai o Engr "Vai buscar!!"



        Oh God!!! [}][}][}][}][}][}]

        Tou aqui que nem posso de tanto rir [}]

        Mesmo com esta risada toda, acho que mesmo assim ainda n consegui extrair tanto prazer com esta galhofa, quanto o Nephilim a arranjar confusão...
        Em vez de estares para aí a rir[8], devias era provar que um carro gasta ZERO a descer engatado(com o motor quente , pk a frio já se chegou á conclusão que gasta:D)
        Tem piada que pesquisei na net...e nos meus livros todos de automoveis e mecanica nunca li nada disso...[:0]

        Já agora onde vezes leram isso?

        (já agora não percebo o pk de criticarem a discusão não sou só eu que pensa assim e ninguem até agora provou o contrario, isto é um forun de discusão mesmo para se discutir duvidas destas.)

        Comentário


          Bah..desisto. Deixem lá o homem levar a bicicleta!

          Boa noite.

          Comentário


            desistes mas sem teres provado nada, nem se quer onde foste buscar essa ideia.

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              Mas quando se carrega no pedal do travão, o consumo instantâneo sobe... assim como quando se liga o AC , ou a DA trabalha, etc.....

              Mas qual indirectamente qual quê...
              Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
              nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)

              Comentário


                Bom uma coisa eu gostava também de saber:

                Eu sei e sempre soube que com o cut off, engatado a descer gasta infinitamente menos que em ponto morto, MAS, também tenho uma dúvida (e peço desculpa por ajudar á festa)):

                SE eu apanhar uma descida de, digamos, dezenas de quilómetros, o consumo será LITERALMENTE zero? Não existirá até certo ponto um gasto marginal/residual de combustível?

                Comentário


                  Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                  Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por rjtd21

                    Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                    Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                    Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                    No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                      citação:Originalmente colocada por rjtd21

                      Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                      Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                      Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                      No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
                      My case...

                      Normalmente, para não dizer quase sempre, uso o carro engatado.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                        citação:Originalmente colocada por Nephilim

                        que grandes confusões mas qual oleo?[:I]...o servo freio funciona por vacuo do motor...se roda produz vacuo.;)

                        o fenomeno[:0] é alguem achar que um carro desce sem queimar combustivel, desligado portanto...[8D]
                        Desligado? Um motor desligado é aquele que tem rotação 0. Um carro de injecção electrónica a descer com uma mudança engrenada e sem pressão no acelerador tem o motor ligado e a injecção fechada, logo, a mistura é 100% - 0% gasolina.

                        Fenómeno? Sim, há alguns neste tópico...
                        Errado..o motor pode rodar desligado de empurrão ou numa descida.

                        Motor ligado é a trabalhar criando explosão dentro do cilindros e isso gasta gasolina.
                        Se dizes que o motor está ligado como pode estar a injectar ZERO em gasolina?

                        Eu já desci serras com o 206 , corrola e um yaris os 3 modelos novos e todos chegam cá abaixo quentes e vieram sempre a trabalhar.
                        É claro que a descer gastam menos pois não é preciso acelarar, mas tb o numero de rotações é mto superior.(ou tb tem menos rotações?)[:I]:D
                        No contexto em questão, um motor desligado é aquele cujas peças internas estão paradas. Se o carro está a descer uma estrada engatado, as peças internas movem-se e o motor converte a energia cinética que lhe chega através da transmissão em energia eléctrica para, na maior parte dos casos, as pessoas usarem para fazer pegar um carro que não tem bateria. Ou seja, o motor está a efectuar trabalho (produzir energia) e com consumo zero de gasolina.

                        Além disso esse movimento das peças origina também perdas de energia pela forma de calor. Espero ter respondido às questões.

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Nephilim
                          As peças de um motor não se tocam;)
                          Esta afirmação é rídicula. Não sei para que precisamos de meter óleo no motor, se afinal as peças do motor não se tocam... [8)]

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Nephilim
                            se o oiço a trabalhar é pk existe explosões, logo está a entrar combustivel...
                            Se o ouves a trabalhar é porque as suas INÚMERAS peças internas estão a mover-se. Devido ao combustível queimado ou à inércia, tanto faz. A diferença é que é natural que faça um barulho diferente quando há explosão envolvida. Isso nota-se claramente quando se acelera ou se tira o pé do acelerador, o barulho varia ligeiramente porque deixa de haver explosões.

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                              citação:Originalmente colocada por rjtd21

                              Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                              Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                              Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                              No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
                              Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
                              Cumps
                              Invisible

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                Bom uma coisa eu gostava também de saber:

                                Eu sei e sempre soube que com o cut off, engatado a descer gasta infinitamente menos que em ponto morto, MAS, também tenho uma dúvida (e peço desculpa por ajudar á festa)):

                                SE eu apanhar uma descida de, digamos, dezenas de quilómetros, o consumo será LITERALMENTE zero? Não existirá até certo ponto um gasto marginal/residual de combustível?
                                Esta sim, uma dúvida inteligente.

                                Acho que depende do condutor. Eu pessoalmente não me importo muito de ir perdendo velocidade mas gastar 0, excepto quando tenho a seguir uma subida, aí procuro ganhar alguma velocidade para não ter de compensar tanto na subida. Outros preferem manter a velocidade constante ou então aumentá-la.

                                O que compensa? Bem, teriam de se fazer contas e dependeria sempre de vários factores (mudança, inclinação da estrada, velocidade que o condutor quer, etc). Pode-se ganhar em consumos mas perder em velocidade, mas pode-se querer manter a velocidade e aí haveria que calcular o consumo nos dois casos com as variáveis atrás descritas incluidas.

                                Basicamente, em caso de dúvida, andar devagarinho com o carro engatado. :D

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                  Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
                                  Cumps
                                  Invisible
                                  Claro!! Eu pessoalmente custa-me tanto saber que existem milhares de condutores que fazem grandes descidas em ponto morto[xx(]

                                  É um perigo...

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                                    desistes mas sem teres provado nada, nem se quer onde foste buscar essa ideia.
                                    A prova está em três elementos muito simples:

                                    * noção de como funciona um motor de injecção electrónica
                                    * noções de física
                                    * bom senso

                                    Os dois primeiros elementos já estão explicados nas 9 páginas atrás.

                                    Comentário


                                      Resumindo:

                                      Se um carro com injecção electrónica for embalado (seja a descer ou a subir) e engatado e sem pressão no acelerador o consumo é ZERO.

                                      A excepção será se as rotações forem abaixo do ralenti, em que aí sim é injectado combustível para manter o ralenti.

                                      Penso que a ultima dúvida que persiste para alguns Users (que começaram a dizer que descer em ponto-morto gastava menos que engatado, mas ao longo das várias páginas deste tópico chegaram à conclusão que estavam errados e evoluiram e bem o discurso) é se a descida for infinita, e o motor estiver sempre acima do ralenti e for arrefecendo(nem que seja por temperaturas negativas), chegará a um ponto em que terá que ser injectado combustível?

                                      Nestas condições extremas penso que sim, será injectado combustível para manter uma temperatura minima do motor. E entao? Não deixa de gastar ZERO em 99,99% dos casos!

                                      Comentário


                                        Bem, duvido que chegue a um ponto em que o motor arrefeça muito. O movimento das peças aquece o motor, o termóstato trata de regular a temperatura. Mas claro, a electrónica há-de ter esses e outros casos contemplados, em que tem de injectar uma quantidade de combustível em função de vários parâmetros.

                                        Já agora, também consigo ter um motor a trabalhar e gastar 0 litros de combustível com o carro parado, embora por um curto período de tempo. E esta, hein? ;)

                                        Comentário


                                          Nephilim (versão 11/01/2007 : 22:48:17)
                                          citação:Garanto que em ponto morto o carro gasta menos...por alguma razão se diz que está ao "relenti"
                                          tou a falar só a nivel de consumos... e se formos a descer e a travar com o motor gasta mto pk o motor vai com alguma rotação.
                                          Nephilim (versão 12/01/2007 : 19:04:03)
                                          citação:Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
                                          E esta hein?! Mudou o discurso, nota-se uma certa evolução! [^]

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Mr.Hide

                                            Resumindo:

                                            Se um carro com injecção electrónica for embalado (seja a descer ou a subir) e engatado e sem pressão no acelerador o consumo é ZERO.

                                            A excepção será se as rotações forem abaixo do ralenti, em que aí sim é injectado combustível para manter o ralenti.

                                            Penso que a ultima dúvida que persiste para alguns Users (que começaram a dizer que descer em ponto-morto gastava menos que engatado, mas ao longo das várias páginas deste tópico chegaram à conclusão que estavam errados e evoluiram e bem o discurso) é se a descida for infinita, e o motor estiver sempre acima do ralenti e for arrefecendo(nem que seja por temperaturas negativas), chegará a um ponto em que terá que ser injectado combustível?

                                            Nestas condições extremas penso que sim, será injectado combustível para manter uma temperatura minima do motor. E entao? Não deixa de gastar ZERO em 99,99% dos casos!

                                            Penso que li no site wikipedia que se for engatado durante algum tempo a gestão electrónica poderá de vez em quando injectar algum combustível para evitar a oxigenação em demasia dentro da camara de combustão.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                              citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                              citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                              Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                                              Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                                              Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                                              No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
                                              Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
                                              Cumps
                                              Invisible
                                              Não é "bem" assim;)

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                                                Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                                                Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                                                No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
                                                Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
                                                Cumps
                                                Invisible

                                                O que supostamenete se "pouparia" em combustivel,gasta-se em pastilhas de travão.
                                                Para alem do perigo que é descer com o carro desengatado.




                                                Saludos

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  Mas quando se carrega no pedal do travão, o consumo instantâneo sobe... assim como quando se liga o AC , ou a DA trabalha, etc.....

                                                  Mas qual indirectamente qual quê...
                                                  Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
                                                  nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)
                                                  [:0] pera lá um carro a andar(numa recta) a 20klm/h gasta mais que parado ao relenti isto por hora.

                                                  Claro que se formos em viagem qdo mais pararmos mais gastamos pk a distancia tb está associada ao tempo que se demora.




                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

                                                    citação:Originalmente colocada por Invisible Man

                                                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                    citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                    Bem, axo que facilmente se comprova que o carro gasta zero quando engatado, e mais do que isso ao ralenti.
                                                    Mas quando vao com o carro engatado, o carro perde velocidade, dependendo do tamanho da inclinação. E poderá perder o suficiente que obrigue a acelerar. Neste caso, não seria mais proveitoso ir em ponto morto a gastar um pouco mais, mas sem nunca ser necessário acelerar? Ou ir engatado e acelerar sempre que se perde velocidade/rotação.
                                                    Boa pergunta! Também já a fiz a mim várias vezes e cheguei a conclusão que depende da situação!

                                                    No meu caso e por regra geral opto por voltar a acelerar até ganhar embalo suficiente e depois voltar a retirar o pé do acelerador (mas isto só compensa se o carro já não for completamente a bater as ultimas em termos de embalo, tem de ser doseado senão na aceleração fica tudo o que se poupou :D )
                                                    Pode não estar relacionado com o tópico, mas é muito perigoso fazer uma grande descida com o carro desengatado! Fica o alerta.
                                                    Cumps
                                                    Invisible
                                                    Não é "bem" assim;)

                                                    Não é perigoso?[:0]




                                                    Saludos

                                                    Comentário


                                                      Depende da situação. São varias as variaveis que se devem analizar para optar por fazer uma descida ou recta desengatado ou engatado na mudança mais alta possivel, partindo do presuposto que conduzimos um carro actual.


                                                      Três exemplos:
                                                      1-O nível de inclinação
                                                      2-A quantidade de curvas na estrada
                                                      3-O fim da descida ou recta

                                                      1-Se for muito inclinada, de modo a que se consiga manter a velocidade que se leva com o carro engatado então é deixar engatado (se não pretenderem ganhar balanço para a recta ou subida após a descida)

                                                      2-Se for uma estrada muito sinuosa não é aconselhavel desengatar de modo a obter sempre mais controlo sob o carro mesmo que isso melhore os consumos.

                                                      3-Se no fim da recta têm um semaforo vermelho por exemplo, deixem engatado até parar. Já se têm uma recta ou subida desengatem o carro pois assim a inercia que o carro leva sem qualquer travão permite percorrer um maior número de metros(ou Km) sem haver necessidade de injecção de combustivel extra por parte do acelerador.

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                                        citação:Originalmente colocada por Nephilim
                                                        As peças de um motor não se tocam;)
                                                        Esta afirmação é rídicula. Não sei para que precisamos de meter óleo no motor, se afinal as peças do motor não se tocam... [8)]
                                                        Nitrofurano o oleo que se poe no motor é mesmo para as peças não se tocarem, não haver ferro com ferro... entre cada peça existe uma "lamina" de oleo continuo que caí em "chuva" em cima das peças para evitar que elas estejam em contacto umas com as outras. Evitando por isso o ferro a tocar no ferro.

                                                        Mal de um motor que esteja ferro a tocar no ferro...;)

                                                        Comentário


                                                          citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

                                                          Tentaste ao menos perceber o q expliquei?
                                                          nephilim, o q aumenta nao e so a aceleradela q vem a seguir, é o facto de o carro estar a andar a menos velocidade, se o carro estiver o relantin parado, gasta mais q ao relantim mas a 20km/h capiche?;)
                                                          Isso é tão discutível...

                                                          l/hora? l/km? engatado? e em que mudança? e qual o esforço e quantidade de combustível que está a ser injectado em cada ciclo? and so on...

                                                          Comentário


                                                            Sempreabrir: mais ou menos, depende da situação;)

                                                            Se for uma estrada sinuosa sim é perigoso sem duvida.

                                                            Já se for uma recta em que se aparecer algo o que tens de fazer é travar e provavelmente desviar o carro em travagem, até é mais seguro levar o carro desengatado.

                                                            Este foi um dos pontos mais discutidos no curso de condução defensiva do INEM, aquilo era toda a gente a discutir:D. No fim lá ficou bem percebido o porquê:

                                                            Se levas o carro engatado e tens de travar e desviar de algo em travagem, os travões e ESP, têm que lidar com algo mais do que o carro: o motor em funcionamento o que é prejudicial.

                                                            Cumps

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por pontopt

                                                              Nephilim (versão 11/01/2007 : 22:48:17)
                                                              citação:Garanto que em ponto morto o carro gasta menos...por alguma razão se diz que está ao "relenti"
                                                              tou a falar só a nivel de consumos... e se formos a descer e a travar com o motor gasta mto pk o motor vai com alguma rotação.
                                                              Nephilim (versão 12/01/2007 : 19:04:03)
                                                              citação:Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
                                                              E esta hein?! Mudou o discurso, nota-se uma certa evolução! [^]
                                                              Não se trata de evolução mas sim coisas diferentes.;)

                                                              No primeiro exemplo é real e trata-se de um carro a carburador, como mtos que existem por aí.

                                                              No segundo exemplo é um carro com injecção electronica mais moderno que doseia o combustivel e corta parcialmente em alguns casos.
                                                              Só não acredito que o corte a 100%;)

                                                              Como vez não mudei o discurso.


                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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