citação:Originalmente colocada por eduardomaio
Ó Nephilim, o que tem a temperatura "normal" de 90º é o liquido de refrigeração, não é o motor! A temperatura de um motor é bastante superior, até a temperatura normal do óleo dependendo do motor pode ser de 115º Celsius e o motor estar a uma temperatura superior. Aliás, a temperatura da "explosão" e dos gases é bastante superior.
E já agora, diz-me como não existe fricção nem movimento? Será que tudo dentro dum motor se mexe por levitação magnética? Então porque raio usamos óleo no motor, afinal segundo a tua teoria não vale a pena, é que ter peças a fazer cerca de 55 rotações por segundo (3300rpm) sem aquecer é obra!
E já agora diz-me como é que os pneus aquecem, afinal eles não usam gasolina, limitam-se a rodar [8]
Eu fico-me por aqui... Já dizia o meu professor de matemática, burro não é quem não sabe, burro é quem não quer aprender.
citação:Originalmente colocada por Nephilim
Fricção só por si não aquece a menos que o motor esteja "gripado" num motor as peças não se tocam entre si...e o sistema de refrigeração está feito para valores elevadissimos e manter o motor a 80-90graus apenas.
Logo sem explosão não é a suposta fricção das peças que vai aquecer um motor nem o oleo.
é normal a descer 5klm de inverno o carro pouco aquecer...mas no verão aquece ou não?;)
citação:Originalmente colocada por Tekk
Aquece um pouco pura e simplesmente pelo facto de haver fricção dos cilindros e porque á partida é libertado calor com a ignição do motor.
E sim, já experimentei isso pois no meu trajecto casa - trabalho é quase sempre a descer e em dias muito frios o motor nem chega á temperatura ideal... e são 5 km com algumas paragens pelo meio em cruzamentos, etc.
citação:Originalmente colocada por Nephilim
Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.
Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
Experimentem fazer uma descida de varios kilometros sem acelarador com o carro engatado e chegam cá abaixo o motor está quente e houve um pouco de consumo.
Resumidamente a minha divergencia contigo é que tu dizes que existe um corte de energia a 100% e eu digo que o corte é parcial mas gasta algum
E sim, já experimentei isso pois no meu trajecto casa - trabalho é quase sempre a descer e em dias muito frios o motor nem chega á temperatura ideal... e são 5 km com algumas paragens pelo meio em cruzamentos, etc.
Logo sem explosão não é a suposta fricção das peças que vai aquecer um motor nem o oleo.
é normal a descer 5klm de inverno o carro pouco aquecer...mas no verão aquece ou não?;)
E já agora, diz-me como não existe fricção nem movimento? Será que tudo dentro dum motor se mexe por levitação magnética? Então porque raio usamos óleo no motor, afinal segundo a tua teoria não vale a pena, é que ter peças a fazer cerca de 55 rotações por segundo (3300rpm) sem aquecer é obra!
E já agora diz-me como é que os pneus aquecem, afinal eles não usam gasolina, limitam-se a rodar [8]
Eu fico-me por aqui... Já dizia o meu professor de matemática, burro não é quem não sabe, burro é quem não quer aprender.
Eu qdo falei em 80-90 graus era lógicamente a temperatura do liquido refrigerante, claro que a temperatura dentro do cilindro atinge valores elevadissimos. Que eu saiba os termometros dos carros não indicam a temperatura dentro dos cilindros mas sim do liquido...por isso escusas de estar aí a passar atestados de estupidez por coisas destas.;)
Sobre a fricção , as peças não se tocam propriamente entre elas existem sempre uma "lamina" continua de oleo que permite um desgaste minimo e um atrito e elas arrefecerem pelo oleo(até existe modelos com radiadores de oleo)
Sem explusao só com o motor a rodar o calor produzido é inferior ao arrefecimento como tal o motor não aquece.Mto menos o calor tem capacidade de aquecer 4litros de oleo.
Mas isto é facil testar.
Claro que se a experiencia for com um carro sem oleo nenhum e sem combustao a rotação e a frição aqueceria mto a maioria das peças de fricção podendo fundir algumas, mas sem oleo é outra história.
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