Já tive que fazer "ABS manual" várias vezes. Travo com força e se as rodas bloquearem, é aliviar muito ligeiramente e voltar a fazer pressão de imediato. Tem resultado, até agora.
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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?
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Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver PostJá tive que fazer "ABS manual" várias vezes. Travo com força e se as rodas bloquearem, é aliviar muito ligeiramente e voltar a fazer pressão de imediato. Tem resultado, até agora.
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Originalmente Colocado por godfather89 Ver PostQuando andava de Clio, fazendo uma condução mais desportiva, muitas vezes fazia esse ABS manual e resultava bem. Está claro, que não se pode comparar um sistema ABS mesmo, mas ajuda e muito.
O meu não dá.
PS - está atento à aula pah.
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Reconheço que alguns carros são mais difíceis de se aplicar o "ABS manual", visto que será preciso fazer mais força no pedal para que este acabe por bloquear as rodas, mas como exemplo quando andas à chuva, é-te muito mais fácil bloquear rodas e aí alivias um bocado o travão por forma a ganhar novamente tracção, evitando que o carro deslize.
PS - Vejo que também estás muito atento à aula!
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostIsso do ABS manual tem muito que se lhe diga. Não reduzam que não é preciso...
Em condução rápida faço reduções, para que possa ter tracção nas rodas especialmente em curva e para que possa sair, como já disse, rapidamente da curva. Agora deixar engatado numa mesma mudança enquanto travo, não.
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostAlguém sabe dar-me umas dicas de ESP manual?
É que os dois carros cá de casa não têm esse sistema...
Arranjas 4 barras de madeira e aparafusas as mesmas a um pivot, de modo a que ficam quase encostadas às rodas.
Depois a meio da curva, quando sentes o carro a perder tracção é só pressionares a barra da madeira para ela friccionar a roda.
Mas pronto... para dominares essa técnica primeiro tens de dominar outra ainda mais complicada.... chama-se conduzir suficientemente bem para não precisar de ajudas
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostIsso do ABS manual tem muito que se lhe diga. Não reduzam que não é preciso...
Pareces a minha mãe quando discute tem de inventar algo para ganhar, mesmo que não tenha nada a ver com o assunto...
"reduzir mudanças numa travagem de emergência, quando não se tem ABS"
É bem...
Nesse caso já não há a rotação do motor a fazer com que o carro aumente a distancia de travagem?
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostO que é que o cu tem a ver com as calças?
Com abs é meter o pé a fundo no travão.
Sem ABS reduzir e travar SEM bloquear as rodas.
É chover no molhado, ainda por cima off-topic.
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostAo reduzires encurtas a distância de travagem. Apenas não se deve fazer numa travagem de emergência num carro com ABS pois pode confundir o sistema.
Com abs é meter o pé a fundo no travão.
Sem ABS reduzir e travar SEM bloquear as rodas.
É chover no molhado, ainda por cima off-topic.
À ligeiramente 2 anos ia numa estrada nacional de montanha (na altura com o Clio 1.2) a fazer uma condução rápida e cheguei a uma curva e precisei de travar. Ao colocar o pé no travão notei que as rodas bloquearam, sendo que nesta fase estava a entrar na curva, logo precisava de ganhar tracção para poder orientar as rodas da frente para onde queria deslocar o carro. Então apliquei o chamado "ABS manual", ou seja aliviar ligeiramente o travão para voltar a ter tracção e conseguir virar o carro para a direcção da estrada...e agora diz-me tu, achas que ia preocupado em reduzir nesse momento em que as rodas me bloquearam? Ou ia mais preocupado em manusear o pedal para que pudesse ganhar controlo sobre o carro?
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostAo reduzires encurtas a distância de travagem. Apenas não se deve fazer numa travagem de emergência num carro com ABS pois pode confundir o sistema.
Com abs é meter o pé a fundo no travão.
Sem ABS reduzir e travar SEM bloquear as rodas.
É chover no molhado, ainda por cima off-topic.
Na minha opinião, o uso da caixa numa travagem de emergência não faz mais nada a não ser atrapalhar, tendo o carro ABS ou não.
No limite utilizo a caixa numa travagem em piso com neve, de resto não vejo utilidade.
Fiquem bem.
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Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostNa minha opinião, o uso da caixa numa travagem de emergência não faz mais nada a não ser atrapalhar, tendo o carro ABS ou não.
No limite utilizo a caixa numa travagem em piso com neve, de resto não vejo utilidade.
Fiquem bem.
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostAo reduzires encurtas a distância de travagem. Apenas não se deve fazer numa travagem de emergência num carro com ABS pois pode confundir o sistema.
Com abs é meter o pé a fundo no travão.
Sem ABS reduzir e travar SEM bloquear as rodas.
É chover no molhado, ainda por cima off-topic.
Numa situaçao de perigo iminente lembras-te la de reduzir
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Originalmente Colocado por godfather89 Ver PostVou-te dar um exemplo:
À ligeiramente 2 anos ia numa estrada nacional de montanha (na altura com o Clio 1.2) a fazer uma condução rápida e cheguei a uma curva e precisei de travar. Ao colocar o pé no travão notei que as rodas bloquearam, sendo que nesta fase estava a entrar na curva, logo precisava de ganhar tracção para poder orientar as rodas da frente para onde queria deslocar o carro. Então apliquei o chamado "ABS manual", ou seja aliviar ligeiramente o travão para voltar a ter tracção e conseguir virar o carro para a direcção da estrada...e agora diz-me tu, achas que ia preocupado em reduzir nesse momento em que as rodas me bloquearam? Ou ia mais preocupado em manusear o pedal para que pudesse ganhar controlo sobre o carro?
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Originalmente Colocado por Cahib Ver PostA ideia é NÃO bloquear as rodas.
Daí que imediatamente a seguir alivie o pedal do travão para voltar a ter tracção...
Eu vou deixar de vir a este tópico que isto é vira o disco e toca o mesmo...andamos sempre à volta das mesmas questões...e já tiveste quem te dissesse que não tinhas razão.
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostJá estou a imaginar daqui a 10 anos, quando já nem existirem caixas manuais com embraiagem de pedal, a malta ainda a discutir.
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Originalmente Colocado por godfather89 Ver PostExactamente!
Daí que imediatamente a seguir alivie o pedal do travão para voltar a ter tracção...
Eu vou deixar de vir a este tópico que isto é vira o disco e toca o mesmo...andamos sempre à volta das mesmas questões...e já tiveste quem te dissesse que não tinhas razão.
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostEsse é fácil.
Arranjas 4 barras de madeira e aparafusas as mesmas a um pivot, de modo a que ficam quase encostadas às rodas.
Depois a meio da curva, quando sentes o carro a perder tracção é só pressionares a barra da madeira para ela friccionar a roda.
Mas pronto... para dominares essa técnica primeiro tens de dominar outra ainda mais complicada.... chama-se conduzir suficientemente bem para não precisar de ajudas
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