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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?
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Em relação ao tópico em si vejam estas novas tecnologias da BMW, uma chama-se "Sail Mode"
Gearbox ‘sail’ mode
BMW has revealed a new version of the eight-speed autobox equipped with a ‘sail’ mode. If the driver lifts off the accelerator and doesn’t brake, the drivetrain switches into neutral and disconnects.
BMW's future tech in-depth - Autocar.co.uk
A BMW revelou uma nova versão da sua caixa automática de 8 velocidades equipada com o modo "vela". Se o condutor levantar o pé do acelerador e não travar, a caixa desengata e passa para ponto morto.
Não diz é se o motor para ou continua ao ralenti
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Originalmente Colocado por hog Ver PostEm relação ao tópico em si vejam estas novas tecnologias da BMW, uma chama-se "Sail Mode"
Gearbox ‘sail’ mode
BMW has revealed a new version of the eight-speed autobox equipped with a ‘sail’ mode. If the driver lifts off the accelerator and doesn’t brake, the drivetrain switches into neutral and disconnects.
BMW's future tech in-depth - Autocar.co.uk
A BMW revelou uma nova versão da sua caixa automática de 8 velocidades equipada com o modo "vela". Se o condutor levantar o pé do acelerador e não travar, a caixa desengata e passa para ponto morto.
Não diz é se o motor para ou continua ao ralenti
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Originalmente Colocado por Sotor Ver PostO sail mode parece-me estupido se deixar o motor ao relanti...deve é desligar o motor em andamento, numa espécie de start stop estranho.
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Se for como o sensor de colisão da Volvo
A malta que se fie muito na tecnologia, ela são esps, sensores de estacionamento, start stop, sensores de detecção de colisão e eu sei lá o que vem por aí.
O melhor sensor é vista atenta e não confiar demasiado nas "modernices" porque quando menos se espera surge a morte do artista.
Assim de repente lembro-me de um colega que passou de um carro sem ESP para um com ESP. Como o novo dava ideia de que nunca se despistava, era sempre a abrir. Durou 2000 kms a ir parar à sucata infelizmente.
Quanto aos sensores de estacionamento quanta malta não vejo a fazer as manobras e a confiar naquilo, e quando falham pimba no veículo que está atrás ou à frente.
Cuidado malta, a tecnologia é falível e se estamos ao volante temos obrigação de tentar estar à frente dela e antecipar eventuais falhas
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Originalmente Colocado por hog Ver PostEm relação ao tópico em si vejam estas novas tecnologias da BMW, uma chama-se "Sail Mode"
Gearbox ‘sail’ mode
BMW has revealed a new version of the eight-speed autobox equipped with a ‘sail’ mode. If the driver lifts off the accelerator and doesn’t brake, the drivetrain switches into neutral and disconnects.
BMW's future tech in-depth - Autocar.co.uk
A BMW revelou uma nova versão da sua caixa automática de 8 velocidades equipada com o modo "vela". Se o condutor levantar o pé do acelerador e não travar, a caixa desengata e passa para ponto morto.
Não diz é se o motor para ou continua ao ralenti
Basicamente dizem se ganha mais no motor desengatado e a consumir 0,5, do que enganatdo a consumir 0 pq se conseguem maiores distâncias percorridas!
E como nas caixa automática, por regra, o carro vai sp engatado, conceberam forma de o desengatar, permitindo que deslize sem atrito!
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Originalmente Colocado por GPL Ver PostSe for como o sensor de colisão da Volvo
A malta que se fie muito na tecnologia, ela são esps, sensores de estacionamento, start stop, sensores de detecção de colisão e eu sei lá o que vem por aí.
O melhor sensor é vista atenta e não confiar demasiado nas "modernices" porque quando menos se espera surge a morte do artista.
Assim de repente lembro-me de um colega que passou de um carro sem ESP para um com ESP. Como o novo dava ideia de que nunca se despistava, era sempre a abrir. Durou 2000 kms a ir parar à sucata infelizmente.
Quanto aos sensores de estacionamento quanta malta não vejo a fazer as manobras e a confiar naquilo, e quando falham pimba no veículo que está atrás ou à frente.
Cuidado malta, a tecnologia é falível e se estamos ao volante temos obrigação de tentar estar à frente dela e antecipar eventuais falhas
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Originalmente Colocado por hog Ver PostO ESP tenta controlar "electronicamente" o carro quando este entra em despiste mas se tiveres uma curva e continuares em frente não é o ESP que a vai fazer de certeza. A tecnologia nos automóveis é para nos ajudar não é para confiarmos cegamente, imagina confiares cegamente num GPS, ele manda-te virar para um rio e tu viras? Obviamente que não! Também não travas mais em cima só porque tens ABS ou continuas de noite com as luzes apagadas porque elas supostamente acendiam automaticamente. Pior são os Toyotas que aceleram sozinhos e não dá pra travar disso tenho medo!
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Originalmente Colocado por Celsius Ver PostEssa noticia veio na AF.
Basicamente dizem se ganha mais no motor desengatado e a consumir 0,5, do que enganatdo a consumir 0 pq se conseguem maiores distâncias percorridas!
E como nas caixa automática, por regra, o carro vai sp engatado, conceberam forma de o desengatar, permitindo que deslize sem atrito!Editado pela última vez por SRLA; 26 October 2010, 09:50.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostOu seja, estás a dizer que os engenheiros do R&D da BMW, conhecidos por estarem no topo da sua área a nível mundial, vêm dizer aquilo que alguns iam supondo neste tópico, e a maioria rapidamente descartava como ridículo, e que seria chocante e impensável de acordo com os ensinamentos das nossas escolas de condução?
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Não me parece que seja o caso.
A Autocar também menciona este "sail mode", veremos se quando sair mesmo o próximo S3 se confirma.
E aí podem ir até Munique dizer a um grupo dos melhores engenheiros do mundo que na escola aprenderam a nunca deixar em ponto morto porque "fica sem segurança".
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Originalmente Colocado por bartotaveira Ver PostBoas.
Já testaste o que eu sugeri:
Assim podes testar na prática em vez de falares só em teoria com recurso a dicionários técnicos...
Pela parte que me toca o meu conhecimento foi adquirido na prática e não lendo "Manuais de Carros, ou Revistas de Automóveis".
Fica bem.
O que aconteceu é que ao desligar... o MOTOR PAROU!!!!!! não há combustivel!!!! rotação 0, nem ao ralenti...
Ao cortares a ignição ( acaba a ignição de combustivel) como tal não há faísca e não queima...
O carro engatado gasta sempre... dai o MOTOR NÂO PARAR... há ignição... há faisca, há combustivel...
O Soft e Hard cut é o mesmo conceito para tudo... Eles não mudam para os comentadores aqui do forum, ou para o mundo geral de engenharia mecânica... aqui não há intrepretações, é como é, os conceitos aplicam-se tanto para não passares as RPM máxima, como para evitar que o carro desligue, por teres mais ar que combustivel no motor...e sinceramente... eu tenho certeza absoluta, depois de falar com pessoas que sabem do que falam, e depois de ir investigar literatura técnica sobre o assunto...
O carro engatado, a descer, não gasta 0, nem que o computador de bordo o quisesse... sempre que existe ignição, há combustão, há combiustivel mesmo que seja 0,01ltrs,não gasta zero... !!!
Aqui muita gente fala de cór.... mas respeito... a "opinião" dos restantes leitores...
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Originalmente Colocado por MANU1977 Ver PostAcabei de fazer ontem pelas 00h00... ( com relutância, diga-se...)
O que aconteceu é que ao desligar... o MOTOR PAROU!!!!!! não há combustivel!!!! rotação 0, nem ao ralenti...
Ao cortares a ignição ( acaba a ignição de combustivel) como tal não há faísca e não queima...
O carro engatado gasta sempre... dai o MOTOR NÂO PARAR... há ignição... há faisca, há combustivel...
O Soft e Hard cut é o mesmo conceito para tudo... Eles não mudam para os comentadores aqui do forum, ou para o mundo geral de engenharia mecânica... aqui não há intrepretações, é como é, os conceitos aplicam-se tanto para não passares as RPM máxima, como para evitar que o carro desligue, por teres mais ar que combustivel no motor...e sinceramente... eu tenho certeza absoluta, depois de falar com pessoas que sabem do que falam, e depois de ir investigar literatura técnica sobre o assunto...
O carro engatado, a descer, não gasta 0, nem que o computador de bordo o quisesse... sempre que existe ignição, há combustão, há combiustivel mesmo que seja 0,01ltrs,não gasta zero... !!!
Aqui muita gente fala de cór.... mas respeito... a "opinião" dos restantes leitores...
Numa AE? A que velocidade? Em que mudança?
Se fores numa descida de AE a 90km/h em 5ª e desligares o carro, o motor continua a rolar, visto que se tivesse parado como tu dizes e estando engatado, as rodas motrizes bloqueavam e tu sentias uma travagem forte (algo que não acontece).Editado pela última vez por godfather89; 26 October 2010, 17:13.
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Originalmente Colocado por godfather89 Ver PostEm que condições foi isso feito?
Numa AE? A que velocidade? Em que mudança?
Se fores numa descida de AE a 90km/h em 5ª e desligares o carro, o motor continua a rolar, visto que se tivesse parado como tu dizes e estando engatado, as rodas motrizes bloqueavam e tu sentias uma travagem forte (algo que não acontece).
Quando se desliga o motor pára completamente...aliás é pior que "agarrar"...bloqueia, as rodas como estão "ligadas" via a caixa bloqueiam e o carro faz uma pirueta encorpada seguido de um flip-floc para trás
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Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostAinda tentas responder...não vale a pena.
Quando se desliga o motor pára completamente...aliás é pior que "agarrar"...bloqueia, as rodas como estão "ligadas" via a caixa bloqueiam e o carro faz uma pirueta encorpada seguido de um flip-floc para trás
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Nos carros a carburador sei que mais valia meter um ponto morto para poupar nas descidas do que ter o carro engatado, porque mandava sempre combustível.
Nos carros de injecção tenho uma questão. Por exemplo o meu a gasóleo, quando se vai a descer engatado ele não corta o combustível, ficando o motor a "rodar" só porque temos o carro engatado e as rodas estão a fazer "trabalhar" o motor? Ou há sempre débito de combustível?
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Originalmente Colocado por BlackStig Ver PostOlá amigos, sou leigo nestas questões de mecanica, no entanto, posso contribuir com alguns testes que ja fiz várias vezes, e por estranho que possa parecer, nas viagens diárias que faço consigo sempre uma melhor media com o carro desengatado nas descidas (especialmente na A5).
No meu, nas descidas que o faço, a velocidade mantém-se, logo a questão da distância percorrida é falaciosa. Por essa onda de pensamento o carro desengatado acelerava até levantar voo =P
Já agora... Quando um carro não pega, nós vamos para uma descida (empurramos até lá, ou empurramos em vez de ir para a descida, etc), ligamos a ignição, o carro começa a andar (com mudança engatada e pedal embraiagem a fundo). Quando o carro atinge uma certa velocidade, tiramos o pé da embraiagem, e o motor roda. Tanto roda... que pega!
Posso estar errado, e admito-o caso mo provem, mas... Com este exemplo não se demonstra que o carro "desligado" têm potencial para andar?
Um outro exemplo, este num carro antigo a Diesel (sem electrónica nenhuma), lembro-me de em AE a luz da resistência ligar. Correcta ou incorrectamente, em andamento, num sitio sem gente perto e "seguro" desliguei o carro e voltei a ligar. Lembro-me de ter tirado o pé da embraiagem quando o carro estava desligado e não o notei a parar.
Mas nessa altura não sabia bem o que estava a fazer, era o meu segundo dia a conduzir e estava sozinho. Além disso nunca me tinha acontecido aquilo e não sabia como reagir ao certo. (já agora, o que fazer nesta situação?)
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Originalmente Colocado por hog Ver PostEm relação ao tópico em si vejam estas novas tecnologias da BMW, uma chama-se "Sail Mode"
Gearbox ‘sail’ mode
BMW has revealed a new version of the eight-speed autobox equipped with a ‘sail’ mode. If the driver lifts off the accelerator and doesn’t brake, the drivetrain switches into neutral and disconnects.
BMW's future tech in-depth - Autocar.co.uk
A BMW revelou uma nova versão da sua caixa automática de 8 velocidades equipada com o modo "vela". Se o condutor levantar o pé do acelerador e não travar, a caixa desengata e passa para ponto morto.
Não diz é se o motor para ou continua ao ralenti
O motor não pode desligar-se senão o servo-freio dos travões fica sem vácuo...e ficamos sem travões!Editado pela última vez por LuisMiguelC; 27 October 2010, 00:37.
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Originalmente Colocado por Seloth Ver PostNo meu, nas descidas que o faço, a velocidade mantém-se, logo a questão da distância percorrida é falaciosa. Por essa onda de pensamento o carro desengatado acelerava até levantar voo =P
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Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver PostNão sei como ainda ninguém falou nisto. Se vocês forem numa descida alguma vez podem desligar o motor?
O motor não pode desligar-se senão o servo-freio dos travões fica sem vácuo...e ficamos sem travões!
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Originalmente Colocado por hog Ver PostObviamente que os engenheiros não iam esquecer de algo desse tipo, simplesmente adicionando um mecanismo que faça o vácuo do servo-freio sem o recurso ao motor, além disso, mal o condutor ponha o pé no travão o carro engata logo e consequentemente o motor começa a trabalhar.
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