Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida: Trocar Diesel Por Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
    Na Madeira, um 118i ou um 1.3TCE gasta pelo menos 9L e neste momento no continente há uma diferença entre os combustíveis de >20cts por L.


    O carro já deu algum problema? De quantos em quantos kms regenera?

    A minha opinião pode ser um bocado polémica mas da minha experiência no meu carro com um FAP dos primeiros, mas eu tentava manter esse carro. É Diesel, tem bom binário, tração traseira, deve ser um carro mesmo porreiro para a Madeira.

    No meu caso, em 160.000km já abortei dezenas de regenerações, até agora sem problemas a esse nível. Só as completo se tiver mesmo tempo de ir dar uma volta.

    E não deixes pessoas penduradas por causa das regenerações, mais vale ter problemas no carro do que problemas em casa.
    Não considero polémica é mesmo isso que está em jogo manter ou deixar ir embora. Nunca tive qualquer problema com o carro em 2 anos que o tenho e está neste momento com 63k quilómetros. O que me incomoda é mesmo o FAP e o facto da caixa ser longa que em cidade é um bocado chato.

    Quanto ao cancelar regenerações avisaram-me na própria marca para não as cancelar porque vai-me misturar gasóleo com o oleo e vai subir o nível e tenho depois tenho que andar a fazer mudas de oleo e filtro do meu bolso porque neste caso não são abrangidas pelo pacote de manutenção

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Margini Ver Post
      Não considero polémica é mesmo isso que está em jogo manter ou deixar ir embora. Nunca tive qualquer problema com o carro em 2 anos que o tenho e está neste momento com 63k quilómetros. O que me incomoda é mesmo o FAP e o facto da caixa ser longa que em cidade é um bocado chato.

      Quanto ao cancelar regenerações avisaram-me na própria marca para não as cancelar porque vai-me misturar gasóleo com o oleo e vai subir o nível e tenho depois tenho que andar a fazer mudas de oleo e filtro do meu bolso porque neste caso não são abrangidas pelo pacote de manutenção
      No meu caso, nunca me apercebi de subida do nível do óleo.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Margini Ver Post
        Quanto ao cancelar regenerações avisaram-me na própria marca para não as cancelar porque vai-me misturar gasóleo com o oleo e vai subir o nível e tenho depois tenho que andar a fazer mudas de oleo e filtro do meu bolso porque neste caso não são abrangidas pelo pacote de manutenção
        ...mais uma despesa, por ser diesel.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Margini Ver Post
          Quanto ao cancelar regenerações avisaram-me na própria marca para não as cancelar porque vai-me misturar gasóleo com o oleo e vai subir o nível e tenho depois tenho que andar a fazer mudas de oleo e filtro do meu bolso porque neste caso não são abrangidas pelo pacote de manutenção
          É normal essa atitude.

          Os carros estão feito para um determinado tipo de utilização, se não são usados nas condições referidas então não há muito mais a fazer a não ser assumir as consequências.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Margini Ver Post
            Já vi alguns a 19k mesmo aqui na Madeira como saiu a versão nova o modelo j11 está a descer o preço. Mas atenção foi só um exemplo que dei de carro a gasolina existem outros tantos inclusive com o mesmo motor.
            Com esse motor a 19k é preço de arromba, não há nenhum anunciado em PT Continental abaixo dos 20k. Com sorte, era o 116d e + 2/3.000€ à troca, é de pensar.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Margini Ver Post
              Não considero polémica é mesmo isso que está em jogo manter ou deixar ir embora. Nunca tive qualquer problema com o carro em 2 anos que o tenho e está neste momento com 63k quilómetros. O que me incomoda é mesmo o FAP e o facto da caixa ser longa que em cidade é um bocado chato.

              Quanto ao cancelar regenerações avisaram-me na própria marca para não as cancelar porque vai-me misturar gasóleo com o oleo e vai subir o nível e tenho depois tenho que andar a fazer mudas de oleo e filtro do meu bolso porque neste caso não são abrangidas pelo pacote de manutenção
              Penso que estás a sofrer por antecipação. O carro avisa no quadrante sobre a regeneração e a necessidade de a manter? Se sim, ok, se não avisa, então essa informação da marca está errada.

              Também tenho um diesel e na marca disseram que só deveria cumprir a regeneração até ao fim, quando o computador de bordo avisasse. Também faço viagens curtas e anda sempre a regenerar e a abortar. Em pouco mais de dois anos só tive de ir passear o cão duas vezes. Aceitável.

              A explicação dada é que a regeneração é passiva e por isso não tem problema de ser abortada, uma vez que irá tentar novamente a regeneração na vez seguinte para acabar o serviço. Só quando pontualmente o carro não consegue gerir o serviço com eficácia, emite aviso para ter ajuda do condutor e manter o carro em funcionamento/andamento.

              Não seria por causa disso que trocaria de carro. Tranquilo.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                O carro avisa no quadrante sobre a regeneração e a necessidade de a manter? Se sim, ok, se não avisa, então essa informação da marca está errada.
                Não avisa que está a fazer. Há alguns sinais tipo: maior consumo de combustível e mais RPM ao ralenti.
                Outra forma de verificar se está a fazer a regeneração após uma viagem é pelo start & stop. Se não for possível usá-lo (basta ver se aparece a luz do start & stop no quadrante), é bastante provável que esteja a ocorrer uma regeneração. Atenção que podem existir outros motivos que impeçam o uso do start & stop, por isso o método não é 100% eficaz.

                O quadrante tem uma luz para o FAP (DPF) mas esta só acende quando há mesmo um problema com o filtro de partículas.

                Tive um ano com o 116D ED F20 e nunca me apercebi das regenerações. Embora tenha andado pouco com o carro enquanto o tive, fazia sempre à volta de 100 Km/dia quando andava com ele. Agora com uma 520D F11 também numa me apercebi.

                Comentário


                  #68
                  Nem de propósito, o meu Diesel de 2008 com FAP fez hoje a revisão na marca e dizem que fizeram um teste ao FAP (teste de fuligem, acho ) e tem 78mL de um máximo de 175mL.

                  Falta ainda muito para encher.

                  Posto isto, eu ficava com o manco 116d. Abortava regenerações se necessário e de 15 em 15 dias quando tivesse tempo dava uma volta à ilha para ele esticar as pernas.

                  Na Madeira, andei com um Focus 1.5 TDCI sem qualquer cuidado e sempre a pisar a sério para manter bons ritmos nas estradas de serra e o raio do carro fez média de apenas 6.5L. E tinha uma média acumulada de 6.0. Nem quero imaginar um gasolina turbo com aquele uso.

                  Comentário


                    #69
                    [
                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                    Não consome nada. Portugal está preso neste mito que carro a gasolina tem de gastar muito. Os carros modernos, especialmente os de injeção direta pouco mais gastam que carros a gasóleo.

                    Não vai há muito tempo aluguei um Polo dos novos a gasolina para ir ver o MotoGP a Aragão, e por muito que vos possa parecer estranho, fizemos 1500km com média de 4.5 litros aos 100km.

                    Quem dera à grande parte dos carros a gasóleo fazerem os consumos que faz um 118i moderno.
                    Consumo Combinado = 5 L/100km
                    Consumo Urbano = 6.2 L/100km
                    Consumo Extra-urbano = 4.3 L/100km
                    Esses consumos são em ciclo NEDC, ou seja, completamente irreais em utilização normal. Nunca na vida um 118i em meio urbano faz 6.2, muito menos na Madeira.

                    Aliás basta olhar para os 4.3 em extra-urbano que devem ser a 80km/h estabilizados em 7ª velocidade.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                      No meu caso, nunca me apercebi de subida do nível do óleo.
                      Qual é o carro/motor?

                      Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                      Nem de propósito, o meu Diesel de 2008 com FAP fez hoje a revisão na marca e dizem que fizeram um teste ao FAP (teste de fuligem, acho ) e tem 78mL de um máximo de 175mL.

                      Falta ainda muito para encher.

                      Posto isto, eu ficava com o manco 116d. Abortava regenerações se necessário e de 15 em 15 dias quando tivesse tempo dava uma volta à ilha para ele esticar as pernas.

                      Na Madeira, andei com um Focus 1.5 TDCI sem qualquer cuidado e sempre a pisar a sério para manter bons ritmos nas estradas de serra e o raio do carro fez média de apenas 6.5L. E tinha uma média acumulada de 6.0. Nem quero imaginar um gasolina turbo com aquele uso.
                      Devem ter ligado à ficha OBD e lido a saturação do FAP. Isso significa que a pouco menos de meio da saturação do ciclo. Amanhã depois de andares com o carro, já adicionaste mais fuligem e por aí fora até que regenera e baixa para perto de 0. Ou seja, isso não é indicativo do estado do FAP, apenas do ciclo em que está no momento.

                      Quanto a abortar regenerações, é sempre mau. Se é dramático abortar de vez quando? É óbvio que não. Se se anda constantemente a abortar anda-se a arriscar dores de cabeça e de carteira. Mas mais importante que abortar muitas vezes, é abortar muitas vezes seguidas, no mesmo ciclo, que é aí que acende a luz.

                      O meu 1º carro com FAP tive-o desde os 158 mil kms até aos 293 mil. Não vi a luz do FAP. O actual comprei com 125 mil kms, e tem hoje 147 mil, e também não vi a luz do FAP. Em ambos abortei algumas regenerações. No 1º o óleo aumentava o nível entre revisões. No actual baixa. São motores diferentes, o que é válido para um, não é para o outro, daí que dar a nossa realidade como certa para os outros, pode não coincidir.

                      Comentário


                        #71
                        Eu e as pessoas que me são próximas devem ser muito sortudas!
                        No meu carro particular que durante anos fez 5 kms por dia útil e 60 kms ao fim de semana só uma vez deu sinal de filtro de partículas saturado, e foi quando andou 3 meses sem fazer os 60kms ao fim de semana. À minha volta as pessoas que têm Diesel com filtro de partículas fazem cerca de 10 a 20kms por dia e não há histórico de problemas de filtro de partículas!
                        Mesmo no trabalho, eu com os kms que faço por ano nunca os teria, mas tenho colegas que fazem 10.000 por ano, vivem perto do trabalho e assim de cabeça lembro-me de 2 que tiveram problemas! Curiosamente todos com VAG!

                        Eu sei q a minha experiência vale o q vale, mas não me digam que é uma inevitabilidade porque nao é! Ainda há 3 semanas um colega entregou o carro de serviço, uma 318d com 4 anos e meio e cerca de 30kkms (muito ajudados pelo Covid) que acabou por ser adquirida por uma pessoa amiga, e que não teve problemas de filtro de partículas! Será que há mais fatores que despertem estes problemas?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                          Não consome nada. Portugal está preso neste mito que carro a gasolina tem de gastar muito. Os carros modernos, especialmente os de injeção direta pouco mais gastam que carros a gasóleo.

                          Não vai há muito tempo aluguei um Polo dos novos a gasolina para ir ver o MotoGP a Aragão, e por muito que vos possa parecer estranho, fizemos 1500km com média de 4.5 litros aos 100km.

                          Quem dera à grande parte dos carros a gasóleo fazerem os consumos que faz um 118i moderno.
                          Consumo Combinado = 5 L/100km
                          Consumo Urbano = 6.2 L/100km
                          Consumo Extra-urbano = 4.3 L/100km
                          Isso é para rir?

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Eu e as pessoas que me são próximas devem ser muito sortudas!
                            No meu carro particular que durante anos fez 5 kms por dia útil e 60 kms ao fim de semana só uma vez deu sinal de filtro de partículas saturado, e foi quando andou 3 meses sem fazer os 60kms ao fim de semana. À minha volta as pessoas que têm Diesel com filtro de partículas fazem cerca de 10 a 20kms por dia e não há histórico de problemas de filtro de partículas!
                            Mesmo no trabalho, eu com os kms que faço por ano nunca os teria, mas tenho colegas que fazem 10.000 por ano, vivem perto do trabalho e assim de cabeça lembro-me de 2 que tiveram problemas! Curiosamente todos com VAG!

                            Eu sei q a minha experiência vale o q vale, mas não me digam que é uma inevitabilidade porque nao é! Ainda há 3 semanas um colega entregou o carro de serviço, uma 318d com 4 anos e meio e cerca de 30kkms (muito ajudados pelo Covid) que acabou por ser adquirida por uma pessoa amiga, e que não teve problemas de filtro de partículas! Será que há mais fatores que despertem estes problemas?
                            Então mas tu no teu post contradizes-te?

                            Quanto à tua pergunta...claro que sim. Começa logo pelo sistema de filtro de partículas, que como sabes não são iguais em todos os motores. Há uns anos os Renaults eram dos que davam menos problemas neste particular por ter um sistema diferente dos demais (não sei se era único...).

                            Quando dizes que não é uma inevitabilidade, é preciso enquadrar. Esse exemplo que deste da 318d de apenas 30 mil kms em 4 anos ou os 10mil kms/ano dizem pouco, porque o que importa não são os kms em absoluto, mas a forma como são feitos. O outro exemplo de 10-20 kms/dia certamente andou a abortar regenerações, mas também as deve ter completado na vez seguinte. O teu carro particular com a tal volta ao fim-de-semana andava a safar-se, mas assim que isso não aconteceu queixou-se. Não há milagres, é um filtro, satura e tem que "despejar".

                            Comentário


                              #74
                              Bem, o meu pai no último ano fez apenas 4000km's no C250 em que apenas 500 devem ter sido em AE e até agora nada..

                              Até estranho.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Então mas tu no teu post contradizes-te?

                                Quanto à tua pergunta...claro que sim. Começa logo pelo sistema de filtro de partículas, que como sabes não são iguais em todos os motores. Há uns anos os Renaults eram dos que davam menos problemas neste particular por ter um sistema diferente dos demais (não sei se era único...).

                                Quando dizes que não é uma inevitabilidade, é preciso enquadrar. Esse exemplo que deste da 318d de apenas 30 mil kms em 4 anos ou os 10mil kms/ano dizem pouco, porque o que importa não são os kms em absoluto, mas a forma como são feitos. O outro exemplo de 10-20 kms/dia certamente andou a abortar regenerações, mas também as deve ter completado na vez seguinte. O teu carro particular com a tal volta ao fim-de-semana andava a safar-se, mas assim que isso não aconteceu queixou-se. Não há milagres, é um filtro, satura e tem que "despejar".
                                Contradizer porquê? Peco é por não dar pormenores. Quando escrevo carro particular, na realidade foram 2 em 11 anos. Um 1.9 Jtdm de 07 e um 1.6 HDI de 2013. No conjunto dos 2 fizeram 110kkms. "Problemas" com o Fap apenas no italiano, e foi um problema relativamente simples. Esteve em safe mode umas horas. No dia seguinte já só tinha a luz da FAP acesa, checkei com o software oficial e confirmei que estava "cheio". 2 dias a usá-lo profissionalmente e a luz apagou. Confirmei com o software e o nivel estava quase a zero.
                                Quando digo que me lembro de 2 terem problemas, estou a falar de aprox 20 pessoas com carros de trabalho na minha área, e as duas em questão tiveram problemas exactamente com o mesmo modelo, Golf VI 1.6 TDi. Portanto entre familiares diretos, amigos que ligam alguma coisa a carros e colegas do sector de trabalho. 2 casos em provavelmente um universo no trabalho de 60-80 carros com FAP nos últimos 10 anos e uns 10 carros nas ligações pessoais e familiares no mesmo período, parece-me que não é grave.

                                Eu costumo dizer que tenho a sorte de profissionalmente e nas ligações próximas ter pessoas que usam viaturas relativamente recentes e que fazem manutenção a horas. Só pode ser isso. Muitas vezes, e nem estou a falar deste tópico em concreto, vejo pessoas a falar de avarias catastróficas de turbos, injetores, bombas de alta pressão, etc. Mas quando cavas mais na história, afinal as viaturas já têm 10 anos, já têm 200kkms, a manutenção tem sido filtro e óleos,etc.

                                Estive aprox. 10 anos nesse sector onde existiam 20 carros de serviço, 2/3 desses carros faziam 30/40kkms por ano e eram renovados por volta dos 3 anos. E assim de cabeça lembro-me de 2 turbos q foram À vida, logo nos primeiros kms portanto era defeito, um outro injector também logo ao inicio e pouco mais. E curioso que um dos turbos e injector foi no mesmo carro! Uma golf VI que foi um autentico "limão"! Tão boa que a própria leaseplan ao fim de ano e meio a trocou.
                                Apenas por curiosidade, o Outro único limão que me lembro foi uma megane 3, que já agora foram carros optimos, mas à minha colega calhou-lhe uma unidade que foi montada numa sexta-feira ao final do dia em véspera de Natal. Nos primeiros meses avariou o rádio, colunas, espelho, tudo coisas que não imobilizavam o carro mas que se já é uma chatice para quem usa o carro para de deslocar, ainda mais para quem o usa 8h por dia para trabalhar, creio que essa megane só estabilizou depois de ter ficado 3 semanas no importador e não me lembro que mais lhe fizeram.

                                Comentário


                                  #76
                                  Acredito que faze mais ou menos isso por semana ou por ano, pelo menos ca nas ilhas porque sou da São Miguel e é mais ou menos isso por semana ou ano, podes fazer muito mais do que isso mas tens que estar todo o dia andar de carro...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Mas fazes 400 kms por semana em curtos trajectos? De certeza? É que isso são cerca de 20 mil kms/ano.

                                    Acredito que faze mais ou menos isso por semana ou por ano, pelo menos ca nas ilhas porque sou da São Miguel e é mais ou menos isso por semana ou ano, podes fazer muito mais do que isso mas tens que estar todo o dia andar de carro...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Quem acha que cancelar regenerações não tem problema aconselho em ligar para um confessionário oficial e perguntar ao chefe de oficina como funciona no modelo especifico.
                                      No caso do meu BMW confirmado pelo chefe não se deve cancelar regenerações neste modelo porque o nível de oleo alem de subir vai ficar contaminado por gasóleo, uma coisa é cancelar uma vez ou outra de vez em quando outra completamente diferente é ir sempre cancelando no meu caso 2x por semana, certamente ao fim de um mês ia andar com uma luz de avaria acesa e ter uma despesa avultada.

                                      Sei que por exemplo nos motores DCI da Renault já não acontece isto porque têm um género de quinto injetor so para o FAP o que faz com que o gasóleo não vá para o oleo por essa mesma razão efetivamente são os que chateiam menos e costumam dar menos problemas, cá por casa há dois DCI um de 90 cv e um de 110 e acho que nenhuma das pessoas que o conduz sabe sequer o que é um filtro de partículas e nunca tiveram stress.

                                      Já no caso do meu passa a vida em regenerações dado ao uso que lhe dou. Se a culpa é do carro? Não. A culpa é claramente minha por ter comprado um carro a Diesel com FAP para fazer poucos KM, mas infelizmente ainda era um assunto tabu quando comprei e a informação que tinha é que bastava uma voltinha ao fim de semana para não ter stress.

                                      O ponto positivo no meu caso é que sei quando ele está a regenerar e evito sempre cancelar, no entanto o transtorno que me trás a minha vida é grande daí ponderar a trocar por um carro a gasolina.

                                      Pelo que vejo acho que o melhor vai ser viver com isso e me deixar quietinho com o carro aproveitar a máquina e torcer para não ter stress com ele.

                                      E quem acha que um Serie 1 não é premium aconselho a experimentar um test-drive certamente irá ficar surpreendido. Para quem quer muitos extras aconselho a ir para um modelo francês não fica muito abaixo na qualidade e trás mais coisas porreiras

                                      Desde já obrigado a todos pelas respostas e disponibilidade.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por MS1lva Ver Post
                                        Acredito que faze mais ou menos isso por semana ou por ano, pelo menos ca nas ilhas porque sou da São Miguel e é mais ou menos isso por semana ou ano, podes fazer muito mais do que isso mas tens que estar todo o dia andar de carro...
                                        Sim facilmente se faz isso na Madeira, os km são é normalmente divididos em paragens aqui funciona muito assim.

                                        Numa viagem de 100km paras umas 3 a 4 vezes nem que seja para beber uma poncha

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                          Acredita no que acabou de escrever?
                                          Explica-te

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            [

                                            Esses consumos são em ciclo NEDC, ou seja, completamente irreais em utilização normal. Nunca na vida um 118i em meio urbano faz 6.2, muito menos na Madeira.

                                            Aliás basta olhar para os 4.3 em extra-urbano que devem ser a 80km/h estabilizados em 7ª velocidade.
                                            Irreal para quem não sabe conduzir, 70-80% (estimativa conservadora) dos condutores não sabe conservar a energia, passam a vida a travar desnecessáriamente e não sabem planear antecipadamente o fluxo de transito.

                                            O WLTP é 5.7-6.6 para quem gostar de travar mais, que continua a ser excelente!

                                            Obviamente a madeira é um caso particular, Mas isso o dono já deve saber que não pode comparar com consumos mistos no continente. Ou também queres mais um rating de consumos especifico para ilhas?

                                            Os ratings de consumos são apenas um guia, quem passa mais tempo na cidade vai ter um consumo, que passa mais tempo em estrada corrida vai ter outro, é como ir comer um hamubrger, uns vão ficar satisfeitos, outros precisam de comer 2.
                                            Editado pela última vez por Oliveiraz33; 30 July 2021, 09:10.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                              Deves ponderar sim a troca de preferência por hibrido a gasolina ou mesmo elétrico.
                                              Para já é só transtorno porque o teu carro é novo, mas em breve começarás a ter carvão na admissão e afins.
                                              Um hibrido a gasolina, quer seja normal ou PHEV seria a melhor solução para ti.
                                              li isto e embora o tópico já vá com quase 4 páginas, acho que é o que te assenta melhor. contudo, como li depois que eras da madeira, fiquei a pensar o mesmo que tu: um pequeno turbinado, até 1500cc, seria o ideal então. tens força para as subidas, nas retas podes poupar alguma gasolina e embora gastando sempre mais um pouco que o bmw, que já vai para 5 anos, vais gastando aos poucos. o bmw mais 1 anito ou 2 começa a dar problemas de fap e outros ligados a ele. além do mais, é mesmo chato apanhares regenerações a começarem e tu a chegares...


                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                              Pois na ilha da Madeira não fica fácil...nesse caso bem bom esses 6lt...o que te ficava bem era um mazda mx5 como o do teu compatriota (SEMILHA).
                                              compatriota penso que seja, mas o que querias dizer é conterrâneo, já que a Madeira é separada, mas não é independente de portugal continental.

                                              Comentário


                                                #83
                                                entretanto já vi que decidiste ficar com o bimmer. espero que não te dê chatices por causa desse maldito FAP.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                                  Quem acha que cancelar regenerações não tem problema aconselho em ligar para um confessionário oficial e perguntar ao chefe de oficina como funciona no modelo especifico.
                                                  No caso do meu BMW confirmado pelo chefe não se deve cancelar regenerações neste modelo porque o nível de oleo alem de subir vai ficar contaminado por gasóleo, uma coisa é cancelar uma vez ou outra de vez em quando outra completamente diferente é ir sempre cancelando no meu caso 2x por semana, certamente ao fim de um mês ia andar com uma luz de avaria acesa e ter uma despesa avultada.
                                                  Isso que ele disse é válido para praticamente todos os carros diesel com FAP, as regenerações abortadas fazem subir o nível do óleo mas entramos em situações de muitas regenerações e não algumas. Aliás, no CB do S1 tens um menu onde consegues ver o nível do óleo e, caso o mesmo comece a passar do máximo, o carro avisa de antemão (há dias o user Mikepug teve exatamente o mesmo na sua 216d). Se ainda não tiveste nenhum aviso desses ou de outra forma, é como já foi dito, tás a sofrer um pouco por antecipação.
                                                  Depois tens uma vantagem que aqui no Continente muitos de nós não têm, que é o clima ameno. Os arranques a frio aí são muito mais facilitados pela temperatura mínima que anda sempre relativamente perto dos 18/20º, ou seja, o motor atinge muito mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento.
                                                  Lembrei-me de uma coisa que ainda não se falou neste tópico que é a utilização de um aditivo. Eu e outros utilizadores usamos preventivamente algo deste género https://www.liqui-moly.com/pt/pt/pro...seu-motor.html (pág 24), julgo que nesta empresa do Funchal arranjes https://www.turbodiesel.pt/

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Qual é o carro/motor?



                                                    Devem ter ligado à ficha OBD e lido a saturação do FAP. Isso significa que a pouco menos de meio da saturação do ciclo. Amanhã depois de andares com o carro, já adicionaste mais fuligem e por aí fora até que regenera e baixa para perto de 0. Ou seja, isso não é indicativo do estado do FAP, apenas do ciclo em que está no momento.

                                                    Quanto a abortar regenerações, é sempre mau. Se é dramático abortar de vez quando? É óbvio que não. Se se anda constantemente a abortar anda-se a arriscar dores de cabeça e de carteira. Mas mais importante que abortar muitas vezes, é abortar muitas vezes seguidas, no mesmo ciclo, que é aí que acende a luz.

                                                    O meu 1º carro com FAP tive-o desde os 158 mil kms até aos 293 mil. Não vi a luz do FAP. O actual comprei com 125 mil kms, e tem hoje 147 mil, e também não vi a luz do FAP. Em ambos abortei algumas regenerações. No 1º o óleo aumentava o nível entre revisões. No actual baixa. São motores diferentes, o que é válido para um, não é para o outro, daí que dar a nossa realidade como certa para os outros, pode não coincidir.
                                                    2.0 TDI CR código CBDC

                                                    És capaz de ter razão quanto ao teste. A mim, conceptualmente, parecia-me ser uma leitura/medição complicada de fazer, mas sendo um leitura eletrónica, já entendo.

                                                    No entanto, logo que tirei o carro da oficina iniciou uma regeneração... É certo que esteve muito tempo parado a trabalhar na oficina, pela média que apresentava, mas ainda assim acho estranho ter iniciado tão precocemente tendo em conta aquele resultado.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      entretanto já vi que decidiste ficar com o bimmer. espero que não te dê chatices por causa desse maldito FAP.
                                                      Ainda não esta nada decidido ando ainda a sondar até porque como já alertaram aqui os carros a gasolina mais recentes também ja trazem o maldito.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                        li isto e embora o tópico já vá com quase 4 páginas, acho que é o que te assenta melhor. contudo, como li depois que eras da madeira, fiquei a pensar o mesmo que tu: um pequeno turbinado, até 1500cc, seria o ideal então. tens força para as subidas, nas retas podes poupar alguma gasolina e embora gastando sempre mais um pouco que o bmw, que já vai para 5 anos, vais gastando aos poucos. o bmw mais 1 anito ou 2 começa a dar problemas de fap e outros ligados a ele. além do mais, é mesmo chato apanhares regenerações a começarem e tu a chegares...




                                                        compatriota penso que seja, mas o que querias dizer é conterrâneo, já que a Madeira é separada, mas não é independente de portugal continental.

                                                        Pois apesar de estar estimado á vai para 5 anos, até agora não tive problemas porque sou "mesquinho" e ando sempre a passear o menino quando regenera porque senão com certeza já me tinha dado chatisses tendo em conta os percursos que faço.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                          Isso que ele disse é válido para praticamente todos os carros diesel com FAP, as regenerações abortadas fazem subir o nível do óleo mas entramos em situações de muitas regenerações e não algumas. Aliás, no CB do S1 tens um menu onde consegues ver o nível do óleo e, caso o mesmo comece a passar do máximo, o carro avisa de antemão (há dias o user Mikepug teve exatamente o mesmo na sua 216d). Se ainda não tiveste nenhum aviso desses ou de outra forma, é como já foi dito, tás a sofrer um pouco por antecipação.
                                                          Depois tens uma vantagem que aqui no Continente muitos de nós não têm, que é o clima ameno. Os arranques a frio aí são muito mais facilitados pela temperatura mínima que anda sempre relativamente perto dos 18/20º, ou seja, o motor atinge muito mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento.
                                                          Lembrei-me de uma coisa que ainda não se falou neste tópico que é a utilização de um aditivo. Eu e outros utilizadores usamos preventivamente algo deste género https://www.liqui-moly.com/pt/pt/pro...seu-motor.html (pág 24), julgo que nesta empresa do Funchal arranjes https://www.turbodiesel.pt/
                                                          Não cheguei a ter nenhum aviso porque faço sempre o sacrifício de não cancelar regenerações, em 2 anos com o carro se cancelei uma ou duas vezes foi muito. O carly indica-me um total de 262 regenerações com sucesso, grande parte delas foram feitas em percursos de ir passear o carro apenas para esse propósito porque na maioria das vezes ele começa a regenerar ou quando estou a chegar a casa ou quando estou a chegar ao trabalho.

                                                          Quanto ao aditivo nunca experimentei, notam alguma diferença usando?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            No meu caso, não noto nada porque não tenho nenhuma app para controlar as regenerações e também na Kia são praticamente imperceptíveis. Uso como prevenção pois também tenho feito percursos muito pouco favoráveis face ao teletrabalho / restrições, que têm basicamente limitado o propósito da compra de um 7 lugares (várias viagens em família) e que forçosamente teve que ser diesel pois a oferta gasolina nestes modelos é menor que o nº de Ferrari à venda no país...
                                                            O que o aditivo faz é ajudar a elevar a temperatura nos gases de escape para ajudar a fazer a regeneração, ou seja, em resumo é como se "enganasse" o escape e simulasse as condições de condução em via rápida a uma rotação superior, mesmo andando em cidade.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                              Irreal para quem não sabe conduzir, 70-80% (estimativa conservadora) dos condutores não sabe conservar a energia, passam a vida a travar desnecessáriamente e não sabem planear antecipadamente o fluxo de transito.

                                                              O WLTP é 5.7-6.6 para quem gostar de travar mais, que continua a ser excelente!

                                                              Obviamente a madeira é um caso particular, Mas isso o dono já deve saber que não pode comparar com consumos mistos no continente. Ou também queres mais um rating de consumos especifico para ilhas?

                                                              Os ratings de consumos são apenas um guia, quem passa mais tempo na cidade vai ter um consumo, que passa mais tempo em estrada corrida vai ter outro, é como ir comer um hamubrger, uns vão ficar satisfeitos, outros precisam de comer 2.
                                                              Ninguém cumpre aqueles consumos, portanto pela tua opinião ninguém sabe conduzir. Até me admira alguém dizer isto quando é sabido que os consumos em NEDC são o que são e que já foram deixados para trás. Eu sempre tive em casa carros a gasolina e a gasóleo e sei muito bem as diferenças entre os consumos anunciados e os reais.


                                                              Quanto ao 118i:

                                                              https://www.ultimatespecs.com/pt/car...ries-118i.html

                                                              E, ainda assim optimista, mas já refere 7 em cidade.

                                                              Agora o Spritmonitor:

                                                              https://www.spritmonitor.de/es/detalle/1081256.html

                                                              Caraças, não há um que se safe...

                                                              Voltando à Madeira e em especial à utilização do autor do tópico, não me admirava em consumos na casa dos 9 ou mais. E não, não preciso de rating para as ilhas, obrigado (nem sequer era isso que estávamos a discutir, pois não?).

                                                              Mas dou-te razão quando dizes que muitos não sabem antecipar o trânsito com as consequências que isso tem no consumo. E também que os carros actualmente a gasolina nada têm a ver com os de antigamente. Agora esses consumos anunciados é que...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X