Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida: Trocar Diesel Por Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Contradizer porquê? Peco é por não dar pormenores. Quando escrevo carro particular, na realidade foram 2 em 11 anos. Um 1.9 Jtdm de 07 e um 1.6 HDI de 2013. No conjunto dos 2 fizeram 110kkms. "Problemas" com o Fap apenas no italiano, e foi um problema relativamente simples. Esteve em safe mode umas horas. No dia seguinte já só tinha a luz da FAP acesa, checkei com o software oficial e confirmei que estava "cheio". 2 dias a usá-lo profissionalmente e a luz apagou. Confirmei com o software e o nivel estava quase a zero.
    Quando digo que me lembro de 2 terem problemas, estou a falar de aprox 20 pessoas com carros de trabalho na minha área, e as duas em questão tiveram problemas exactamente com o mesmo modelo, Golf VI 1.6 TDi. Portanto entre familiares diretos, amigos que ligam alguma coisa a carros e colegas do sector de trabalho. 2 casos em provavelmente um universo no trabalho de 60-80 carros com FAP nos últimos 10 anos e uns 10 carros nas ligações pessoais e familiares no mesmo período, parece-me que não é grave.

    Eu costumo dizer que tenho a sorte de profissionalmente e nas ligações próximas ter pessoas que usam viaturas relativamente recentes e que fazem manutenção a horas. Só pode ser isso. Muitas vezes, e nem estou a falar deste tópico em concreto, vejo pessoas a falar de avarias catastróficas de turbos, injetores, bombas de alta pressão, etc. Mas quando cavas mais na história, afinal as viaturas já têm 10 anos, já têm 200kkms, a manutenção tem sido filtro e óleos,etc.

    Estive aprox. 10 anos nesse sector onde existiam 20 carros de serviço, 2/3 desses carros faziam 30/40kkms por ano e eram renovados por volta dos 3 anos. E assim de cabeça lembro-me de 2 turbos q foram À vida, logo nos primeiros kms portanto era defeito, um outro injector também logo ao inicio e pouco mais. E curioso que um dos turbos e injector foi no mesmo carro! Uma golf VI que foi um autentico "limão"! Tão boa que a própria leaseplan ao fim de ano e meio a trocou.
    Apenas por curiosidade, o Outro único limão que me lembro foi uma megane 3, que já agora foram carros optimos, mas à minha colega calhou-lhe uma unidade que foi montada numa sexta-feira ao final do dia em véspera de Natal. Nos primeiros meses avariou o rádio, colunas, espelho, tudo coisas que não imobilizavam o carro mas que se já é uma chatice para quem usa o carro para de deslocar, ainda mais para quem o usa 8h por dia para trabalhar, creio que essa megane só estabilizou depois de ter ficado 3 semanas no importador e não me lembro que mais lhe fizeram.
    Porque deste a entender que não havia problemas com o FAP e depois relatas uns casos. Só isso. No entanto, acho que é muito importante (e nem é para este tópico) esmiuçar a utilização para se tirar alguma ilação. Lá está, dizer que fez X kms/ano não diz nada, ou muito pouco. No limite pode ser um carro usado maioritariamente para viagens...não sei.

    O primeiro carro com FAP fez 160 mil kms sem eu saber o que era (nunca tinha ouvido falar), nunca dei conta de nada especial, zero. Mas fê-los em 4 anos, o mal amado N47 que praticamente só via estrada. E nunca trocou a corrente ou qualquer tensor com revisões de 30/30 mil. Já me estou a desviar do assunto, mas é importante perceber que apesar do filtro não ser um bicho papão (porque há tolerância para o seu funcionamento), a manter um quotidiano castigador abortando constantemente regenerações, os problemas vão aparecer. Ora é a luz, ora é uma troca de óleo e filtro, ora é um filtro comatado, etc. Bolas, então mas eu estou a dizer alguma coisa errada e que não seja do senso-comum???

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Porque deste a entender que não havia problemas com o FAP e depois relatas uns casos. Só isso. No entanto, acho que é muito importante (e nem é para este tópico) esmiuçar a utilização para se tirar alguma ilação. Lá está, dizer que fez X kms/ano não diz nada, ou muito pouco. No limite pode ser um carro usado maioritariamente para viagens...não sei.

      O primeiro carro com FAP fez 160 mil kms sem eu saber o que era (nunca tinha ouvido falar), nunca dei conta de nada especial, zero. Mas fê-los em 4 anos, o mal amado N47 que praticamente só via estrada. E nunca trocou a corrente ou qualquer tensor com revisões de 30/30 mil. Já me estou a desviar do assunto, mas é importante perceber que apesar do filtro não ser um bicho papão (porque há tolerância para o seu funcionamento), a manter um quotidiano castigador abortando constantemente regenerações, os problemas vão aparecer. Ora é a luz, ora é uma troca de óleo e filtro, ora é um filtro comatado, etc. Bolas, então mas eu estou a dizer alguma coisa errada e que não seja do senso-comum???
      Acho que na ultima frase disseste tudo

      É disso que estou a tentar fugir ou então posso estar a cometer um grande erro em trocar só por causa disso.

      Comentário


        #93
        Bem, ao fim de 4 páginas, ainda ninguém ter vindo sugerir anular o FAP, já é um bom indicador...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
          Bem, ao fim de 4 páginas, ainda ninguém ter vindo sugerir anular o FAP, já é um bom indicador...
          Também estava a espera, mas está completamente fora de questão o carro é para manter orignal.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Ninguém cumpre aqueles consumos, portanto pela tua opinião ninguém sabe conduzir. Até me admira alguém dizer isto quando é sabido que os consumos em NEDC são o que são e que já foram deixados para trás. Eu sempre tive em casa carros a gasolina e a gasóleo e sei muito bem as diferenças entre os consumos anunciados e os reais.


            Quanto ao 118i:

            https://www.ultimatespecs.com/pt/car...ries-118i.html

            E, ainda assim optimista, mas já refere 7 em cidade.

            Agora o Spritmonitor:

            https://www.spritmonitor.de/es/detalle/1081256.html

            Caraças, não há um que se safe...

            Voltando à Madeira e em especial à utilização do autor do tópico, não me admirava em consumos na casa dos 9 ou mais. E não, não preciso de rating para as ilhas, obrigado (nem sequer era isso que estávamos a discutir, pois não?).

            Mas dou-te razão quando dizes que muitos não sabem antecipar o trânsito com as consequências que isso tem no consumo. E também que os carros actualmente a gasolina nada têm a ver com os de antigamente. Agora esses consumos anunciados é que...
            Isso é porque tu és daqueles que conduz tão bem como pesquisa:
            https://www.spritmonitor.de/en/overv...8i&powerunit=2

            São dezenas ou centenas de 118i's a rodar em 5 e 6 litros?

            Este até anda nos 4's
            https://www.spritmonitor.de/en/detail/1120678.html

            Eu já fui aos açores, nunca fui à madeira, não sei se gasta 9 ou 19, Mas é completamente irrelevante, porque se gasta 9 a gasolina na madeira, também não gasta 4 ou 5 a gasóleo, especialmente se está sempre a regenerar, ou seja, a derreter gasóleo.

            Até parece que sou daqueles anti-diesel, mas o meu carro de dia a dia é diesel e gosto muito dele, mas não gosto de comer gelados com a testa, gasolina gasta mais mas não é a diferença brutal que o consumidor nacional gosta de fazer.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
              Bem, ao fim de 4 páginas, ainda ninguém ter vindo sugerir anular o FAP, já é um bom indicador...
              Por falar nisso, as inspeções já vêm o FAP? É que sempre que vinham as conversas de anular FAP vinha a história "as inspeções pro ano vão ver o FAP, ponham-se a pau", mas é como a inspeção das motas, é sempre no próximo ano Mas nunca é...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                2.0 TDI CR código CBDC

                És capaz de ter razão quanto ao teste. A mim, conceptualmente, parecia-me ser uma leitura/medição complicada de fazer, mas sendo um leitura eletrónica, já entendo.

                No entanto, logo que tirei o carro da oficina iniciou uma regeneração... É certo que esteve muito tempo parado a trabalhar na oficina, pela média que apresentava, mas ainda assim acho estranho ter iniciado tão precocemente tendo em conta aquele resultado.

                Como tens um motor que consome algum óleo (é igual ao meu, mas o meu é CAGA), não notas o aumento do nível.

                Quanto à regeneração, o sistema está concedido para regenerar assim que reúna um conjunto de parâmetros. Não precisa de estar saturado perto do limite. Deve ter acontecido algo desse género.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                  Isso é porque tu és daqueles que conduz tão bem como pesquisa:
                  https://www.spritmonitor.de/en/overv...8i&powerunit=2

                  São dezenas ou centenas de 118i's a rodar em 5 e 6 litros?

                  Este até anda nos 4's
                  https://www.spritmonitor.de/en/detail/1120678.html

                  Eu já fui aos açores, nunca fui à madeira, não sei se gasta 9 ou 19, Mas é completamente irrelevante, porque se gasta 9 a gasolina na madeira, também não gasta 4 ou 5 a gasóleo, especialmente se está sempre a regenerar, ou seja, a derreter gasóleo.

                  Até parece que sou daqueles anti-diesel, mas o meu carro de dia a dia é diesel e gosto muito dele, mas não gosto de comer gelados com a testa, gasolina gasta mais mas não é a diferença brutal que o consumidor nacional gosta de fazer.
                  Tu conheces-me de algum lado para saberes como eu conduzo? Inacreditável mesmo. Parabéns pela postura. Quando se deixa de discutir o tema para ataques pessoais rídiculos, está tudo dito.

                  Em relação à pesquisa, quero apenas mostrar que os consumos não são os que apresentas como a realidade. Se é a realidade de alguns? Claro que sim. A maioria? Em sonhos. Mais a tua pesquisa tem uma média de 7.77, mínimo 4.17 e máximo de 13.04.

                  Portanto, se a minha pesquisa (era só um exemplo) para ti não foi esclarecedora a tua certamente aponta na direcção contrária ao que pretendes provar. Média de 7.77 vs a média que apresentaste que eu refutei. Qual era mesmo? 5 não era? Completamente real

                  Comentário


                    #99
                    @Oliveiraz33, neste caso tens que entender que o Ecoflex tem um carro com esse motor e saberá o seu comportamento melhor que nós. Acresce que quem já andou na Madeira sabe como são alguns percursos e, no caso do titular deste tópico, andando em zonas altamente sinuosas como ele refere, em que só consegue andar em 1ª e 2ª e fazendo cidade, é impossivel andar com consumos perto do diesel 1.5. Onde este faz 6, eu aposto que o 118i faz no mínimo 8 altos. Impossível fazer menos. E eu tenho largas centenas de km feitos na ilha com diesel e gasolina. Daqui a 2 semanas quando lá estiver logo confirmo a média do Captur 0.9 Tce do meu sogro, comprado há 10 meses. Não serve de comparação, mas o Golf IV dele andava, contas altas, sempre nos 9 altos e em alguns troços, 11-12, mas isso também devido ao ter que andar sempre a trabalhar a caixa para aquilo andar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                      @Oliveiraz33, neste caso tens que entender que o Ecoflex tem um carro com esse motor e saberá o seu comportamento melhor que nós. Acresce que quem já andou na Madeira sabe como são alguns percursos e, no caso do titular deste tópico, andando em zonas altamente sinuosas como ele refere, em que só consegue andar em 1ª e 2ª e fazendo cidade, é impossivel andar com consumos perto do diesel 1.5. Onde este faz 6, eu aposto que o 118i faz no mínimo 8 altos. Impossível fazer menos. E eu tenho largas centenas de km feitos na ilha com diesel e gasolina. Daqui a 2 semanas quando lá estiver logo confirmo a média do Captur 0.9 Tce do meu sogro, comprado há 10 meses. Não serve de comparação, mas o Golf IV dele andava, contas altas, sempre nos 9 altos e em alguns troços, 11-12, mas isso também devido ao ter que andar sempre a trabalhar a caixa para aquilo andar.
                      Isso interessa pouco, uma vez que a minha condução já foi analisada...

                      O dados apresentados do spritmonitor incluíam o modelo anterior e potências mais elevadas, além de caixas manuais e automáticas. Fazendo uma pesquisa assertiva ficam aqui os dados:

                      mínimo: 4.91
                      média: 7.27
                      máximo: 8.75

                      Todos 118i F40 caixa auto. Agora é comparar com os consumos anunciados, seja em NEDC ou WLTP.

                      EDIT:
                      https://www.spritmonitor.de/en/overv...8i&powerunit=2
                      Editado pela última vez por Ecoflex; 30 July 2021, 13:06.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                        No meu caso, não noto nada porque não tenho nenhuma app para controlar as regenerações e também na Kia são praticamente imperceptíveis. Uso como prevenção pois também tenho feito percursos muito pouco favoráveis face ao teletrabalho / restrições, que têm basicamente limitado o propósito da compra de um 7 lugares (várias viagens em família) e que forçosamente teve que ser diesel pois a oferta gasolina nestes modelos é menor que o nº de Ferrari à venda no país...<br>
                        O que o aditivo faz é ajudar a elevar a temperatura nos gases de escape para ajudar a fazer a regeneração, ou seja, em resumo é como se "enganasse" o escape e simulasse as condições de condução em via rápida a uma rotação superior, mesmo andando em cidade.
                        Nada ver.

                        O aditivo da LM, tal e qual o eolys, são apenas catalizadores à base de ferroceno ou oxido de cério, que com uma temperatura mais baixa permite a queima da fuligem.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Tu conheces-me de algum lado para saberes como eu conduzo?
                          Nem quero lol. Não fui eu que enfiei a carapuça.

                          Inacreditável mesmo. Parabéns pela postura. Quando se deixa de discutir o tema para ataques pessoais rídiculos, está tudo dito.
                          Se queres entrar em "posturas" então vamos lá. Não são ataques pessoais, tu disseste que os consumos anunciados eram irrealistas, que que ninguém os consegue fazer. O que eu disse que é errado, e que é possível, inclusive bater os mesmos.... Não disse que toda a gente conseguia ou sequer que os percuros o permitiam

                          Em relação à pesquisa, quero apenas mostrar que os consumos não são os que apresentas como a realidade. Se é a realidade de alguns? Claro que sim. A maioria? Em sonhos. Mais a tua pesquisa tem uma média de 7.77, mínimo 4.17 e máximo de 13.04.
                          Se é a realidade de alguns então é a realidade e não ficcção.

                          Portanto, se a minha pesquisa (era só um exemplo) para ti não foi esclarecedora a tua certamente aponta na direcção contrária ao que pretendes provar. Média de 7.77 vs a média que apresentaste que eu refutei. Qual era mesmo? 5 não era? Completamente real
                          A tua pesquisa era para tentares provar algo que não corresponde à realidade e tentares ridicularizar aquilo que eu estava a dizer, mas saiu-te o tiro pela culatra.

                          Obviamente todas as pessoas têm realidade diferentes, obviamente na madeira os consumos vão ser mais elevados, Mas eu não disse ao OP que ia fazer 5 litros com um 118i na madeira, apenas disse que os consumos a gasolina não são estupidamente maiores que os diesel, especialmente em motores modernos, dando obviamente a ideia que se passasse para um carro equivalente a gasolina, não ia esbanjar dinheiro nas bombas como é o mito perpetuado no mercado português.

                          E apenas me limitei a publicar os consumos anunciados pela marca, obviamente ele terá de ter em atenção aos consumos que pratica no diesel dele, e a partir daí pode ter uma espectativa do que iria ter do modelo a gasolina...

                          Mas tu preferiaste vir com historinhas de "consumos impossíveis", ao qual eu disse, que esses consumos só são impossíveis a quem não sabe conduzir. Quem souber conduzir de forma económica, tentando optimizar a energia cinética do veículo, consegue fazer consumos aproximados aos anunciados (obviamente para quem praticar um percurso que seja equivalente ao testado, pois nem toda a gente vive no transito ou no campo).
                          Editado pela última vez por Oliveiraz33; 30 July 2021, 13:49.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                            @Oliveiraz33, neste caso tens que entender que o Ecoflex tem um carro com esse motor e saberá o seu comportamento melhor que nós. Acresce que quem já andou na Madeira sabe como são alguns percursos e, no caso do titular deste tópico, andando em zonas altamente sinuosas como ele refere, em que só consegue andar em 1ª e 2ª e fazendo cidade, é impossivel andar com consumos perto do diesel 1.5. Onde este faz 6, eu aposto que o 118i faz no mínimo 8 altos. Impossível fazer menos. E eu tenho largas centenas de km feitos na ilha com diesel e gasolina. Daqui a 2 semanas quando lá estiver logo confirmo a média do Captur 0.9 Tce do meu sogro, comprado há 10 meses. Não serve de comparação, mas o Golf IV dele andava, contas altas, sempre nos 9 altos e em alguns troços, 11-12, mas isso também devido ao ter que andar sempre a trabalhar a caixa para aquilo andar.
                            Mas o ecoflex tem te entender que não é o modelo humano da condução, e que lá por ele não ser capz de se aproximar de consumos anunciados, há pessoas que o conseguem, seja por virtude da condução ou do trajeto que fazem. Os consumos anunciados não são impossíveis de fazer, porque muito boa gente até os bate.

                            O que eu quis dizer, e que parece que passou como insulto (a quem serviu a carapuça) é que há muita gente que podia ter bem melhores consumos do que tem se tivesse uma condução mais inteligente, pois diáriamente circulo atrás de pessoas que fazem uma gestão da energia cinética do carro MUITO pouco eficiente, facilmente visível quando aceleram para chegar a semáforos vermelhos, e travam em curvas que podiam ter feito sem travar em segurança... Depois choram que o carro gasta muito e os consumos anunciados são uma mentira.

                            Eu conduzo um diesel de 2009 todos os dias com média anunciada (aquelas médias pré-WLTP impossíveis de fazer) de 4.5l/100, e faço regularmente 4.0 - 4.1 litros aos 100, com 70% nacional e 30% cidade. Garantidamente o percuros também o permite, Mas sempre que empresto o carro a média vem muitos mais alta, e as estradas são as mesmas, e tenho sérias dúvidas que circulem mais depressa do que eu, porque eu por mim nunca saio de 4º ou 5ª velocidade. Fazem é má gestão na condução.

                            Eu limitei-me a apresentar os consumos anunciados, que optimistas ou não, são sempre um melhor indicador que um membro aleatória de um forum qualquer. Porque se os consumos anunciados são optimistas, Mas são optimistas transversalmente ao parque automóvel, então podemos ter uma base de comparação até bastante fiável.

                            Porque há aqui utilizadores que fazem piores médias num 1.0 do que eu gasto num 3.200c 6 cilindros a gasolina com 280cv. Quer isso dizer que um 3200cc gasta menos que um 1.000cc? Obviamente que não, por isso o Ecoflex pode ter o que quiser e fazer os consumos que quiser, ele é apenas 1 unidade de amostra.

                            Acresce que quem já andou na Madeira sabe como são alguns percursos e, no caso do titular deste tópico, andando em zonas altamente sinuosas como ele refere, em que só consegue andar em 1ª e 2ª e fazendo cidade, é impossivel andar com consumos perto do diesel 1.5.
                            Mas ouviram-me dizer que o OP ia fazer 5 litros aos 100? acho que não... Apenas coloquei os valores de referencia, e agora cada qual tem de tirar as próprias ilações consoante o veículo que conduz atualmente. Basta ele ir ver ao consumo anunciado do carro dele, e ver aproximadamente o excesso que ele consome face ao homolgado. Se ele consumor mais 30% que o homolgado no diesel dele, ao transitar para um a gasolina, deverá gastar também uns 30% acima dos valores anunciados desse modelo.

                            Uma métrica bem mais fiável e fidedigna que estar a olhar para os consumos de uma pessoa isolada de um forum. Porque já todos chegamos à conclusão que todos conduzimos distintamente e fazemos percursos mais ou menos eficientes.

                            E andar em primeira e segunda não gasta mais a gasolina que a gasóleo. Se assumirmos que o mesmo veículo a gasolina gasta mais 20% (valor arbitrário) que o diesel a baixas velocidades, a médias e a altas velocidades esses 20% vão continuar a ser um valor de boa referencia de diferença de consumos entre os combustíveis
                            Editado pela última vez por Oliveiraz33; 30 July 2021, 13:48.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Isso interessa pouco, uma vez que a minha condução já foi analisada...

                              O dados apresentados do spritmonitor incluíam o modelo anterior e potências mais elevadas, além de caixas manuais e automáticas. Fazendo uma pesquisa assertiva ficam aqui os dados:

                              mínimo: 4.91
                              média: 7.27
                              máximo: 8.75

                              Todos 118i F40 caixa auto. Agora é comparar com os consumos anunciados, seja em NEDC ou WLTP.

                              EDIT:
                              https://www.spritmonitor.de/en/overv...8i&powerunit=2
                              Isso, mexe aí nos filtrinhos todos do spirtmonitor para os números baterem certo nos teus argumentos. Ridículo... Os consumos do F20 não ter serviam? Tinha demasiadas pessoas a fazer 5 e 6 litros não era? Chatisse do caraças...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                Ainda não esta nada decidido ando ainda a sondar até porque como já alertaram aqui os carros a gasolina mais recentes também ja trazem o maldito.
                                sim, penso que desde o ano passado todos trazem. podes é procurar uma unidade com 2 anos e 20 ou 30 mil kms e certificares-te de que não traz o fap. mas provavelmente só a encontrarás no continente.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                  O que eu quis dizer, e que parece que passou como insulto (a quem serviu a carapuça) é que há muita gente que podia ter bem melhores consumos do que tem se tivesse uma condução mais inteligente, pois diáriamente circulo atrás de pessoas que fazem uma gestão da energia cinética do carro MUITO pouco eficiente, facilmente visível quando aceleram para chegar a semáforos vermelhos, e travam em curvas que podiam ter feito sem travar em segurança... Depois choram que o carro gasta muito e os consumos anunciados são uma mentira.

                                  Eu conduzo um diesel de 2009 todos os dias com média anunciada (aquelas médias pré-WLTP impossíveis de fazer) de 4.5l/100, e faço regularmente 4.0 - 4.1 litros aos 100, com 70% nacional e 30% cidade. Garantidamente o percuros também o permite, Mas sempre que empresto o carro a média vem muitos mais alta, e as estradas são as mesmas, e tenho sérias dúvidas que circulem mais depressa do que eu, porque eu por mim nunca saio de 4º ou 5ª velocidade. Fazem é má gestão na condução.
                                  Ou seja tens uma condução muito optimizada para fazer bons consumos, ajudada por um carro económica e percursos em EN.

                                  Cada caso é um caso, eu raramente faço EN (e até gosto) e não ligo a consumos, pelo menos não penso nisso, nem ando sempre a ver o que faço.

                                  Numa coisa concordo contigo, os atuais carros a gasolina são bastante económicos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Nada ver.

                                    O aditivo da LM, tal e qual o eolys, são apenas catalizadores à base de ferroceno ou oxido de cério, que com uma temperatura mais baixa permite a queima da fuligem.
                                    Desculpa mas não é o que li e ouvi do tema, mas posso estar enganado. O que li e ouvi sempre é que estes produtos ajudam a aumentar a temperatura dos gases de escape e isso despoleta a renegeração, pois nos trajetos curtos os mesmos não chegam aos >500/600ºC necessários para que o sistema trabalhe normalmente.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Ou seja tens uma condução muito optimizada para fazer bons consumos, ajudada por um carro económica e percursos em EN.

                                      Cada caso é um caso, eu raramente faço EN (e até gosto) e não ligo a consumos, pelo menos não penso nisso, nem ando sempre a ver o que faço.

                                      Numa coisa concordo contigo, os atuais carros a gasolina são bastante económicos.
                                      Exatamente, nunca sequer quis inferir que toda a gente faz os mesmos consumos, apenas refutar que os consumos anunciados mesmos que optimistas para muita gente, não são impossíveis.

                                      Comentário


                                        Um carro a gasolina na Madeira não significa automaticamente que irá fazer consumos elevados. Pela minha experiência, o calcanhar de Aquiles dos motores a gasolina turbinados são as inclinações.
                                        Também vivo na Madeira e posso falar da minha experiência. Até 2018 tive um 1.5 dci (pré fap), tendo agora um 1.2 puretech, ambos de caixa automática (o que contribui um pouco para o aumento dos consumos). O 1.2 puretech tanto pode fazer consumos de 9 como pode fazer consumos inferiores a 7. No meu dia à dia, quando estou a trabalhar, tenho de sair do centro do Funchal para a zona de São Martinho, passando obrigatoriamente pelo Caminho do Comboio (estás a ver a inclinação). Nessas alturas, com percursos curtos e com subidas ainda com o carro frio, faço médias de 9. No DCI fazia média de 7.5/8 ls, o que para um carro a gasóleo era bastante elevado.
                                        No entanto, estive agora de férias durante duas semanas, com muito percurso em via rápida e via expresso, e estou atualmente com média de 6.4.
                                        Como vês, e se a tua preocupação é os consumos de um carro a gasolina, muito vai depender dos teus percursos. Se fizeres alguma via rápida acredito que consigas consumos fazer consumos de 7l. Se fazes apenas Funchal e percursos muito curtos, aí os consumos vão aumentar (isto aconteceria independentemente se fosse no Funchal ou em uma cidade do continente). Alguém falou em híbridos e acho que há um utilizador (Petrus?) da Madeira que tem uma carrinha corolla 2.0 (180 cv) que estava com consumos de 6 litros aos 100.
                                        Se possível, seria bom pedires um carro a gasolina durante uns tempos a fazer os teus percursos do dia a dia, e comparares com as média do teu bmw. Também podes tentar ver se a bmw tem um a gasolina em que possas fazer um test drive em um percurso que conheças de modo a ter uma ideia dos consumos.

                                        Comentário


                                          Está aí outro user da Madeira que queria trocar carro e parece que a malta o convenceu a comprar elétrico. O Elétrico parece ser a melhor coisinha. Muitas subidas e descidas (regeneração e pouco desgaste de travões), e não se faz grandes distancias de autoestrada (calcanhar de aquiles dos elétricos).

                                          Não pode ser opção?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rpgo Ver Post
                                            Um carro a gasolina na Madeira não significa automaticamente que irá fazer consumos elevados. Pela minha experiência, o calcanhar de Aquiles dos motores a gasolina turbinados são as inclinações.
                                            Também vivo na Madeira e posso falar da minha experiência. Até 2018 tive um 1.5 dci (pré fap), tendo agora um 1.2 puretech, ambos de caixa automática (o que contribui um pouco para o aumento dos consumos). O 1.2 puretech tanto pode fazer consumos de 9 como pode fazer consumos inferiores a 7. No meu dia à dia, quando estou a trabalhar, tenho de sair do centro do Funchal para a zona de São Martinho, passando obrigatoriamente pelo Caminho do Comboio (estás a ver a inclinação). Nessas alturas, com percursos curtos e com subidas ainda com o carro frio, faço médias de 9. No DCI fazia média de 7.5/8 ls, o que para um carro a gasóleo era bastante elevado.
                                            No entanto, estive agora de férias durante duas semanas, com muito percurso em via rápida e via expresso, e estou atualmente com média de 6.4.
                                            Como vês, e se a tua preocupação é os consumos de um carro a gasolina, muito vai depender dos teus percursos. Se fizeres alguma via rápida acredito que consigas consumos fazer consumos de 7l. Se fazes apenas Funchal e percursos muito curtos, aí os consumos vão aumentar (isto aconteceria independentemente se fosse no Funchal ou em uma cidade do continente). Alguém falou em híbridos e acho que há um utilizador (Petrus?) da Madeira que tem uma carrinha corolla 2.0 (180 cv) que estava com consumos de 6 litros aos 100.
                                            Se possível, seria bom pedires um carro a gasolina durante uns tempos a fazer os teus percursos do dia a dia, e comparares com as média do teu bmw. Também podes tentar ver se a bmw tem um a gasolina em que possas fazer um test drive em um percurso que conheças de modo a ter uma ideia dos consumos.
                                            Concordo de todo com o que dizes, eu também durante a semana faço centro do funchal até a zona do Piornais mesmo muito para arranca as 18h, algumas idas ao supermercado, zonas altas de Santo António várias vezes e então ao fim de semana costumo ir sempre até ao Porto Moniz com algumas paragens pelo meio claro e então ai consigo baixar a minha média.
                                            Sim isso era o ideal uma semana ou um fim de semana com um carro a gasolina mas infelizmente não é fácil arranjar isso quanto muito uma volta curta, que já o fiz com o tal motor 1.3 a gasolina de 140cv que referi mas foi tão curto que não da para ter ideia dos consumos.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                              Quem acha que cancelar regenerações não tem problema aconselho em ligar para um confessionário oficial e perguntar ao chefe de oficina como funciona no modelo especifico.
                                              No caso do meu BMW confirmado pelo chefe não se deve cancelar regenerações neste modelo porque o nível de oleo alem de subir vai ficar contaminado por gasóleo, uma coisa é cancelar uma vez ou outra de vez em quando outra completamente diferente é ir sempre cancelando no meu caso 2x por semana, certamente ao fim de um mês ia andar com uma luz de avaria acesa e ter uma despesa avultada.

                                              Sei que por exemplo nos motores DCI da Renault já não acontece isto porque têm um género de quinto injetor so para o FAP o que faz com que o gasóleo não vá para o oleo por essa mesma razão efetivamente são os que chateiam menos e costumam dar menos problemas, cá por casa há dois DCI um de 90 cv e um de 110 e acho que nenhuma das pessoas que o conduz sabe sequer o que é um filtro de partículas e nunca tiveram stress.

                                              Já no caso do meu passa a vida em regenerações dado ao uso que lhe dou. Se a culpa é do carro? Não. A culpa é claramente minha por ter comprado um carro a Diesel com FAP para fazer poucos KM, mas infelizmente ainda era um assunto tabu quando comprei e a informação que tinha é que bastava uma voltinha ao fim de semana para não ter stress.

                                              O ponto positivo no meu caso é que sei quando ele está a regenerar e evito sempre cancelar, no entanto o transtorno que me trás a minha vida é grande daí ponderar a trocar por um carro a gasolina.

                                              Pelo que vejo acho que o melhor vai ser viver com isso e me deixar quietinho com o carro aproveitar a máquina e torcer para não ter stress com ele.

                                              E quem acha que um Serie 1 não é premium aconselho a experimentar um test-drive certamente irá ficar surpreendido. Para quem quer muitos extras aconselho a ir para um modelo francês não fica muito abaixo na qualidade e trás mais coisas porreiras

                                              Desde já obrigado a todos pelas respostas e disponibilidade.
                                              Cancelar o quê e com que aviso? O carro por acaso avisa de alguma coisa? O fabricante colocou algum aviso ou deixa para o condutor adivinhar?

                                              Também tive essas dúvidas, coloquei a questão no concessionário oficial (outro modelo/motorização), e a resposta foi: não se preocupe, que uma coisa são as "regenerações passivas" = sem aviso no CB, e outra coisa são as "regenerações activas" = com aviso no CB.

                                              Se ninguém te avisa, é porque não tens de o fazer. Manutenção a olhómetro era há um século atrás...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                Isso, mexe aí nos filtrinhos todos do spirtmonitor para os números baterem certo nos teus argumentos. Ridículo... Os consumos do F20 não ter serviam? Tinha demasiadas pessoas a fazer 5 e 6 litros não era? Chatisse do caraças...
                                                Discutir com estranhos na net só uma perda de tempo, mas cá estou a perder mais 1 minuto.

                                                Ainda não percebi o que a minha condução tem a ver com o tema que se discute. E por falar nisso, a demonstração clara que não me conheces (nem à minha condução) é a forma como a categorizas. Qualquer user que me conhece daqui sabe muito bem que consumos eu faço e em que circunstâncias. O DB fala por si.

                                                Em relação à pesquisa, não consigo entender a chatisse...então em mexi nos filtros para os meus argumentos baterem certo?? A sério? Mas tu viste os critérios da tua pesquisa e depois da minha? Então eu balizo o 118i F40 caixa auto (que é o que se vende em Portugal), a média dos registos fica mais baixa 0.5L e ainda achas que é para meu benefício? E pior ainda me chamas de ridículo. Outro ataque pessoal.

                                                Nem vou repetir o que já disse, está dito, e reitero todas as palavras.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                  @Oliveiraz33, neste caso tens que entender que o Ecoflex tem um carro com esse motor e saberá o seu comportamento melhor que nós. Acresce que quem já andou na Madeira sabe como são alguns percursos e, no caso do titular deste tópico, andando em zonas altamente sinuosas como ele refere, em que só consegue andar em 1ª e 2ª e fazendo cidade, é impossivel andar com consumos perto do diesel 1.5. Onde este faz 6, eu aposto que o 118i faz no mínimo 8 altos. Impossível fazer menos. E eu tenho largas centenas de km feitos na ilha com diesel e gasolina. Daqui a 2 semanas quando lá estiver logo confirmo a média do Captur 0.9 Tce do meu sogro, comprado há 10 meses. Não serve de comparação, mas o Golf IV dele andava, contas altas, sempre nos 9 altos e em alguns troços, 11-12, mas isso também devido ao ter que andar sempre a trabalhar a caixa para aquilo andar.
                                                  Só para dar o update da média do Captur - 1400km e 8,4 de média acumulada, sem qualquer cuidado com o consumo, muitas acelerações, redline, etc. Tal como suspeitava.
                                                  E o Panda 1.2 com que ando de aluguer tem média acumulada 6,8.
                                                  Editado pela última vez por mpereira; 17 August 2021, 14:21.

                                                  Comentário


                                                    Boas, para reavivar o tópico ainda continuo com o BMW não tive coragem em trocar. As regenerações continuam a me chatear inclusive enquanto fazia uma delas tive o azar de ter um acidente na via rápida que ainda causou alguns danos avultados felizmente tinha seguro contra todos os riscos e rápido se resolveu. Obviamente o acidente não foi culpa do FAP foi só mesmo estar no lugar errado a hora errada . Está semana surgiu a possibilidade de adquirir um seat leon FR 1.0 115cv de 2020 parece-me ser um bom negócio no entanto fico sempre reticente em trocar o carro por um 1.0 e me desfazer de uma marca premium para ir para uma espanhola. Será assim tao descabido o negócio ou uma boa solução para o meu stress? Obrigado

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X