Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprogramação de centralinas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Quando o cliente tem sede de potência mas o dinheiro não abunda e os reprogramadores têm muito de autodidata...as coisas tendem a ter os seus problemas,

    Por exemplo, perceber em que parametros a repro vai mexer tendo a ideia dos orgãos mecânicos que vão gerir o sobreesforço...verificar se estes aguentam o incremento....um motor 1.6tdi de 95cv talvez consiga gerir um aumento para 105/115 mais que isso é estragar. (até porque o 1.6 tdi no audi tem 105)...

    Qualquer que seja o reprogramador escolhido certificar-se que salvaguardam o mapa original e que podem fazer o "undo" se o cliente assim entender..

    Em sede de IPO não terão que reverter repro (se se mantiver nos parâmetros) porém em caso de dano/falha do veiculo em sede de diagnostico no concessionário (em garantia) a repro é detetável.

    Ah e reprogramar para baixar os consumos é bullsh*t, se disseres eliminar o fap baixa os consumos globais ai sim.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
      Quando o cliente tem sede de potência mas o dinheiro não abunda e os reprogramadores têm muito de autodidata...as coisas tendem a ter os seus problemas,

      Por exemplo, perceber em que parametros a repro vai mexer tendo a ideia dos orgãos mecânicos que vão gerir o sobreesforço...verificar se estes aguentam o incremento....um motor 1.6tdi de 95cv talvez consiga gerir um aumento para 105/115 mais que isso é estragar. (até porque o 1.6 tdi no audi tem 105)...

      Qualquer que seja o reprogramador escolhido certificar-se que salvaguardam o mapa original e que podem fazer o "undo" se o cliente assim entender..

      Em sede de IPO não terão que reverter repro (se se mantiver nos parâmetros) porém em caso de dano/falha do veiculo em sede de diagnostico no concessionário (em garantia) a repro é detetável.

      Ah e reprogramar para baixar os consumos é bullsh*t, se disseres eliminar o fap baixa os consumos globais ai sim.
      A grande maioria dessas casas nem programam nada, compram os ficheiros na net para aquelas repros banais, e siga... E se calhar ainda bem para o consumidor, dada a literacia de alguns dos donos, até devia dar medo se fossem eles a fazer mapas para certos carros.

      Aliás, até há comunidades de troca de ficheiros de reprogramação totalmente gratuitas. Se tiveres o cabo e software, fazes em casa.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
        Quando o cliente tem sede de potência mas o dinheiro não abunda e os reprogramadores têm muito de autodidata...as coisas tendem a ter os seus problemas,

        Por exemplo, perceber em que parametros a repro vai mexer tendo a ideia dos orgãos mecânicos que vão gerir o sobreesforço...verificar se estes aguentam o incremento....um motor 1.6tdi de 95cv talvez consiga gerir um aumento para 105/115 mais que isso é estragar. (até porque o 1.6 tdi no audi tem 105)...

        Qualquer que seja o reprogramador escolhido certificar-se que salvaguardam o mapa original e que podem fazer o "undo" se o cliente assim entender..

        Em sede de IPO não terão que reverter repro (se se mantiver nos parâmetros) porém em caso de dano/falha do veiculo em sede de diagnostico no concessionário (em garantia) a repro é detetável.

        Ah e reprogramar para baixar os consumos é bullsh*t, se disseres eliminar o fap baixa os consumos globais ai sim.
        Ok, e eu posso pedir para ficar com o file/dados originais comigo? Ou eles nuca fazem isso? Ficam eles com os originais?


        Sim, eu sei que as ECUs têm (ou podem ter) um counter que regista o número de vezes que os dados foram alterados ou algo assim do género. Mesmo que voltes a colocar os dados de origem, esse counter deve incrementar!

        Quanto aos consumos, não só já fui alertado para esse facto como também já é quase dado adquirido que efectuar estas reprogramações não implicam obrigatoriamente o aumento dos consumos. Podem aumentar mas podem também não ter qualquer efeito, dependendo provavelmente do aumento de potência que é conseguido.

        Quanto à repro, o que me foi dito é que este motor é um soft downgrade (já não me recordo se foi este o termo que o rapaz usou quando falei com ele ao telefone) do motor de 105cv e como tal, pode fazer com segurança o aumento até aos 140cv. Estamos a falar de +45cv. Para o que me acabas de dizer, se calhar é muito?


        Edited;
        O rapaz disse-me ainda que demorava umas 3 a 4 horas. Acham que é pouco tempo? E que com este tempo é um file que ele já tem feito e mete lá para dentro? Ele disse-me que era ele mesmo a fazer a programação dos parâmetros e que eu podia acompanhar todo o processo e que ele ia explicando o que estava a fazer!

        Eu também não sou tão burro assim que não saiba distinguir se ele está a carregar apenas um file ou se está a alterar parâmetros manualmente a gravar e a fazer o upload do firmeware para a ECU. Só para que fique mencionado, eu faço um tipo de trabalho semelhante em casa como hobby. Escrevo/programo firmewares e faço o upload para os chips com que estou a trabalhar/brincar!
        Editado pela última vez por HelloShitty; 16 March 2022, 11:28.

        Comentário


          #34
          O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

          Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

          As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
            O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

            Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

            As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.
            Ok, faz sentido porque o que deve acontecer é que as peças e os motores são construídas para um determinado standard e as marcas não vão construir motores nem peças para versões mais fracas. Logo, um motor que seja construído de origem para um determinado fim, vai servir para outros carros de gama mais baixa. Mas quando se fazem essas repros a esses carros de gama mais baixa, já estamos a lidar com motores e peças que foram construídos a pensar em gamas ligeiramente a cima, logo terão uma margem de manobra maior. Penso que será por aqui!

            Mas agora estou com algum receio do aumento de 95cv (ou que seja dos 105cv) para os 140cv.

            Comentário


              #36
              E para que é que queres 140 cv num Ibiza a diesel?

              Comentário


                #37
                aumentar para 140cv num motor de 95 ou mesmo 110cv é já puxar um bocado. esses tdi até aguentarão alguma coisa, mas de 95 para 140cv são quase 50. vai dar raia a médio prazo. eu aumentaria até aos 120cv, nada mais. depois é pedir chatices...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                  Ok, faz sentido porque o que deve acontecer é que as peças e os motores são construídas para um determinado standard e as marcas não vão construir motores nem peças para versões mais fracas. Logo, um motor que seja construído de origem para um determinado fim, vai servir para outros carros de gama mais baixa. Mas quando se fazem essas repros a esses carros de gama mais baixa, já estamos a lidar com motores e peças que foram construídos a pensar em gamas ligeiramente a cima, logo terão uma margem de manobra maior. Penso que será por aqui!

                  Mas agora estou com algum receio do aumento de 95cv (ou que seja dos 105cv) para os 140cv.

                  O motor tem potencial, porém para dar raia é fácil, basta anomalia com o turbo, injetores.

                  Se fosse fácil e isento de riscos era algo mais comum.

                  Os capados eletronicamente tem muito a ver com restrições de emissões, com os respetivos sistemas associados (fap por exemplo).

                  Ter a noção que alguns niveis de reprogramação afetam o funcionamento de outros componentes.

                  140cv é ambicioso, ter a hipotese de reverter se necessário é algo a garantir (mesmo que para isso se pague algo mais).

                  Entretanto, não te esqueças de gastar mais uns euros para ir ao banco de ensaio medir esses ganhos. Porque mexer em parâmetros de injeção não é para todos...queres melhorar as "altas" mantendo o carro utilizavel em baixas...
                  Editado pela última vez por midnightblack; 16 March 2022, 14:06.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                    eu faço um tipo de trabalho semelhante em casa como hobby. Escrevo/programo firmewares e faço o upload para os chips com que estou a trabalhar/brincar!
                    Tipo o quê? Raspberry ?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                      E para que é que queres 140 cv num Ibiza a diesel?
                      Não fui eu que pedi. Foi o que me foi dito.


                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      aumentar para 140cv num motor de 95 ou mesmo 110cv é já puxar um bocado. esses tdi até aguentarão alguma coisa, mas de 95 para 140cv são quase 50. vai dar raia a médio prazo. eu aumentaria até aos 120cv, nada mais. depois é pedir chatices...
                      Pois não sei. Também me foi dito, não sei se é verdade ou não, que esta potência só fica disponível quando o acelerador é usado até ao fundo. Se não o usar até ao fundo ou se andar com ele a meio curso, por exemplo, que o carro anda com a potência normal. Isto eu já duvido um bocado, mas confirmem-me ou neguem-me.

                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      O motor tem potencial, porém para dar raia é fácil, basta anomalia com o turbo, injetores.

                      Se fosse fácil e isento de riscos era algo mais comum.

                      Os capados eletronicamente tem muito a ver com restrições de emissões, com os respetivos sistemas associados (fap por exemplo).

                      Ter a noção que alguns niveis de reprogramação afetam o funcionamento de outros componentes.

                      140cv é ambicioso, ter a hipotese de reverter se necessário é algo a garantir (mesmo que para isso se pague algo mais).

                      Entretanto, não te esqueças de gastar mais uns euros para ir ao banco de ensaio medir esses ganhos. Porque mexer em parâmetros de injeção não é para todos...queres melhorar as "altas" mantendo o carro utilizavel em baixas...
                      Vou tentar garantir que os dados originais sejam guardados. Mas tinha colocado a questão de se podia ficar eu com esses dados originais ou se são eles que ficam com esses dados???

                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Tipo o quê? Raspberry ?
                      Raspebrry não é propriamente um chip. É um SBC! Mas tenho uma RockPro64. Melhor que os RPis

                      Não. Neste momento estou a "brincar" com um STM32L412 só. E um jlink para comunicar com o chip!
                      Editado pela última vez por HelloShitty; 16 March 2022, 14:14.

                      Comentário


                        #41
                        Em relação aos dados da centralina original, alguns reprogramadores oferecem os dados originais, outros cobram por isso, outros há que não dão nada escrevem por cima e depois andam "ao tio ao tio" para o mapa original...
                        tudo depende do grau de profissionalismo associado e politicas de empresa.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Em relação aos dados da centralina original, alguns reprogramadores oferecem os dados originais, outros cobram por isso, outros há que não dão nada escrevem por cima e depois andam "ao tio ao tio" para o mapa original...
                          tudo depende do grau de profissionalismo associado e politicas de empresa.
                          O rapaz acabou de me responder que guarda os parâmetros originais! Resta saber se os guarda ele ou se mos dá a mim para guardar... Tipo, se daqui a 2 anos lá voltar para tirar fora a repro, sabe lá ele onde guardou os files? Digo eu... O ideal era eu ficar com eles.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                            E para que é que queres 140 cv num Ibiza a diesel?
                            O ibiza já teve um cupra com tdi de 160cv....para quê? para acelerar!

                            Comentário


                              #44
                              O que o rapaz me disse sobre a potência só ficar disponível se carregar a fundo no acelerador, tem fundamento ou o carro fica com aquela potência toda, carregue eu no acelerador a fundo ou só um bocadinho?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                O que o rapaz me disse sobre a potência só ficar disponível se carregar a fundo no acelerador, tem fundamento ou o carro fica com aquela potência toda, carregue eu no acelerador a fundo ou só um bocadinho?
                                Escolhe outro...ou pelo menos pede para ver os parametros do mapa...tudo no fim é fumo...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                  Escolhe outro...ou pelo menos pede para ver os parametros do mapa...tudo no fim é fumo...
                                  Escolher outro quê? Outra loja para fazer o serviço? É que eu já marquei para amanhã!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                    O rapaz acabou de me responder que guarda os parâmetros originais! Resta saber se os guarda ele ou se mos dá a mim para guardar... Tipo, se daqui a 2 anos lá voltar para tirar fora a repro, sabe lá ele onde guardou os files? Digo eu... O ideal era eu ficar com eles.
                                    Se o teu carro está stock, ele nem precisa gravar nada, de certeza que ele tem lá os parametros stocks do teu carro antes sequer de os levares lá, porque é igual a todos os outros ibizas que andam na estrada.

                                    Por isso se depois voltares lá, não existe qualquer motivo, para ele não te colocar o mapa original.

                                    O mapa que te vai colocar quase de certeza que é algo sacado da net, e já deve ter reprogramado 500 iguais ao teu, não fosse diesel + repro o prato do dia do tuga. Se tiveres cuidado com a mecanica, és capaz de fazer bastantes km sem grandes problemas. Mas claro, o desgaste vai ser sempre maior. Um turbo a fazer 1.8 bar dura menos que um a fazer 1.5 bar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                      Escolher outro quê? Outra loja para fazer o serviço? É que eu já marquei para amanhã!
                                      Boa...depois dá-nos o feedback!

                                      Boa sorte!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        O aumento de potencia vai muito da analise da mecanica ... Existem carros que conseguem aumentar quase 100% da potencia sem qualquer esforço mecanico ... outro que para aumentar 20% ja colocam a fiabilidade em causa.

                                        Exemplo por ex o 316D (n47) da BMW tem 116cv de origem e passa a 200cv sem esforço ... já um 1.6DCI da Renault para aumentar 20cv já se torna dificil .. Uma caddy 2.0TDI de 75cv tambem passa a 190 com facilidade

                                        As repros sao boas para motores "capados" electronicamente como a BMW e VW usavam muito.
                                        Eu tenho a Caddy com o 2.0 TDI 102cv e o motor é exactamente o mesmo (periféricos e tudo) da versão de 150cv.
                                        As versões de 75cv e 102cv não passam de versões "castradas" do motor de 150cv.
                                        O único cuidado a ter nas versões de 75 e 102cv é não abusar muito do binário, porque a caixa de 5v não aguenta tanto como a de 6V das versões de 150cv.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                          O que o rapaz me disse sobre a potência só ficar disponível se carregar a fundo no acelerador, tem fundamento ou o carro fica com aquela potência toda, carregue eu no acelerador a fundo ou só um bocadinho?
                                          Quase que parece que estão a falar de um overboost, mas não sei se isso faz sentido numa reprogramação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                            Boa...depois dá-nos o feedback!

                                            Boa sorte!

                                            Nem sei se estás a usar sarcasmo ou não. Estou com algum receio.

                                            Só espero que se eu não andar com maluqueiras e a abusar da sorte, que ajude a não dar cabo do motor.

                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                            Eu tenho a Caddy com o 2.0 TDI 102cv e o motor é exactamente o mesmo (periféricos e tudo) da versão de 150cv.
                                            As versões de 75cv e 102cv não passam de versões "castradas" do motor de 150cv.
                                            O único cuidado a ter nas versões de 75 e 102cv é não abusar muito do binário, porque a caixa de 5v não aguenta tanto como a de 6V das versões de 150cv.
                                            Pois, eu acho que é o caso deste motor. Mas acho que só há uma versão a cima desta, que é a de 105cv. Ou seja, mesmo partindo do princípio que este motor aguenta bem uns 15cv a cima dos 105cv, ainda assim vão estar a pôr quase mais outro tanto em cima.


                                            Bom, seja como for, já está marcado. Vou arriscar e não abusar do acelerador nem das velocidades.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              Eu tenho a Caddy com o 2.0 TDI 102cv e o motor é exactamente o mesmo (periféricos e tudo) da versão de 150cv.
                                              As versões de 75cv e 102cv não passam de versões "castradas" do motor de 150cv.
                                              O único cuidado a ter nas versões de 75 e 102cv é não abusar muito do binário, porque a caixa de 5v não aguenta tanto como a de 6V das versões de 150cv.
                                              A referência do turbo é a mesma? Entre o de 75 e o de 102 até percebo que seja uma questão de eletrónica...agora para o de 150cv há aí mais qualquer coisa para além de eletrónica.

                                              edit: então mas o 75 e 102 são o 1.6tdi e o de 150cv é o 2.0 tdi...vi mal...há as duas hipoteses com 1.6 e 2.0tdi...
                                              Editado pela última vez por midnightblack; 17 March 2022, 13:36.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Ao contrário do que os forums dizem, 98% das vezes existem quase sempre diferenças mecanicas entre motores semelhantes de potencias diferentes. Não me lembro quase de nenhum caso onde dois motores de pontecia diferentes têm 100% hardware igual.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                  A referência do turbo é a mesma? Entre o de 75 e o de 102 até percebo que seja uma questão de eletrónica...agora para o de 150cv há aí mais qualquer coisa para além de eletrónica.

                                                  edit: então mas o 75 e 102 são o 1.6tdi e o de 150cv é o 2.0 tdi...vi mal...há as duas hipoteses com 1.6 e 2.0tdi...
                                                  São todas 2.0. E sim, são iguais.

                                                  https://www.alsapieces.fr/turbo-volk...22-150-cv.html
                                                  Editado pela última vez por edununo; 17 March 2022, 15:35.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Rapaz tás bem entregue ao Chip&fuse (Nuno Cristiano). É uma das pessoas mais profissionais a trabalhar na área.
                                                    Tás em ótimas mãos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Acho que ele fez um primeiro diagnóstico e pelo que vi na máquina, o motor debitou 108 e 109cv. Ele até me perguntou se tinha a certeza se o motor é o de 95cv,ao que eu respondi que é o que está no livrete.

                                                      Tenho foto mas o plafond de internet está no fim. Carrego-a quando tiver wireless.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                                        Acho que ele fez um primeiro diagnóstico e pelo que vi na máquina, o motor debitou 108 e 109cv. Ele até me perguntou se tinha a certeza se o motor é o de 95cv,ao que eu respondi que é o que está no livrete.

                                                        Tenho foto mas o plafond de internet está no fim. Carrego-a quando tiver wireless.

                                                        Boa pagas para 140cv recebes 109cv digitais... o mapa pode ter algum parametro de injeção desajustado.

                                                        e os ganhos de binário? traduziram-se em quanto?

                                                        ele que veja bem os parametros do mapa e insira isso de novo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                          Boa pagas para 140cv recebes 109cv digitais... o mapa pode ter algum parametro de injeção desajustado.

                                                          e os ganhos de binário? traduziram-se em quanto?

                                                          ele que veja bem os parametros do mapa e insira isso de novo.
                                                          Não sei se percebi o que quiseste dizer com receber 109 digitais... Seja como for, não vou ser eu que vou estar a dizer ao rapaz o que fazer.
                                                          Estes valores foi antes de ele ter mexido em nada. O binário acho que estava em 283nm se não me engano.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por HelloShitty Ver Post
                                                            Não sei se percebi o que quiseste dizer com receber 109 digitais... Seja como for, não vou ser eu que vou estar a dizer ao rapaz o que fazer.
                                                            Estes valores foi antes de ele ter mexido em nada.

                                                            Ahhh não percebi isso! ou seja o teu 95cv debitou antes da repro o 109...bastante positivo então!

                                                            Vamos ver então os ganhos quando os puderes colocar...e o binário já agora.

                                                            Quando disse 109 digitais é o que a centralina "afirma" que o motor produz, na realidade a potência debitada à roda é sempre inferior, mas mesmo assim a potência que as marcas apresentam é normalmente o valor que o motor debita e não medido às rodas.
                                                            Editado pela última vez por midnightblack; 18 March 2022, 09:56.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ahh ok. No post anterior disse 283nm mas enganei-me. A máquina registou 276nm.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X