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Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostVou passar a fazer a volta de 140 km por dia e para isso pensei adquirir um eléctrico e assim poupar as outras viaturas, este passará a carro do dia a dia, o SUV para viagens e o cabrio para um dia que o eléctrico não tenha a carga suficiente , sim, terei 2 carros parados mas daqui uns anos o meu filho tira a carta e já terá carro, voltando ao assunto, o Megane tem uma versão que carrega a 7 kvh e 130 e outra, que tem estas últimas mais o facto de carregar a 22 kvh, será que vale a pena obtar por esta última.
Cumps
Originalmente Colocado por MRFxpto Ver PostFazendo umas contas só ao combustível diesel e a um consumo de 5L/100km, diesel a 2€ ao litro.
50000€ dá para 500 000kms.
Falta agora ver quanto gastas no consumo energético para fazeres os 500 000kms.
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Originalmente Colocado por Kopien Ver PostEle não referiu se tinha de ser novo ou usado.
Queria é disponibilidade e aí só praticamente usados ou determinados modelos.
Com esse diesel pelo menos sobravam 26.510€ para gasóleo. Pronto, queriam que alguém tivesse dito, está dito.
Claro que a motivação da compra não é a economia.
Não faz qualquer sentido gastar 50 mil euros, para poupar 50 euros por mês.
São precisos 84 anos a poupar 50 euros para chegar aos 50 mil euros.
É apenas um caso de alguém que se sente atraído pela crescente vaga de carros elétricos, provavelmente acredita que é para aí que o futuro aponta e sente uma certa necessidade de pertença.Editado pela última vez por SalvadorP; 04 August 2022, 09:12.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostSabes quanto poupei em 6 meses e meio, em relação ao meu diesel anterior, que por acaso até era um Megane?
(queres outro exemplo? O meu EV ficou-me em 21.980€......foi mau negócio)
Quanto ao teu anterior carro era um SEAT Leon TDI também tinha sido um excelente negócio até ter passado a ser um péssimo negócio...
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostVou passar a fazer a volta de 140 km por dia e para isso pensei adquirir um eléctrico e assim poupar as outras viaturas, este passará a carro do dia a dia, o SUV para viagens e o cabrio para um dia que o eléctrico não tenha a carga suficiente , sim, terei 2 carros parados mas daqui uns anos o meu filho tira a carta e já terá carro, voltando ao assunto, o Megane tem uma versão que carrega a 7 kvh e 130 e outra, que tem estas últimas mais o facto de carregar a 22 kvh, será que vale a pena obtar por esta última.
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostAgora já é para comparar com os preços de "antigamente"?
Quanto ao teu anterior carro era um SEAT Leon TDI também tinha sido um excelente negócio até ter passado a ser um péssimo negócio...
Tive a Leon 5 meses e o Megane 12 anos, mas se fizesse as contas ao consumo da Leon a poupança ainda eta maior.
Quanto ao negócio da Leon, não tenho dúvidas de que foi um excelente negócio para um diesel, e seria se fosse o que se adequa à minha utilização. Hesitei, tomei a decisão errada e corrigi passados 6 meses, só isso.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostSim, por favor, quantos mais detalhes melhor.
Não te esqueças dos xixi’s, já percebi que é um tema relevante na experiência.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostLamento, mas só alimento Trolls durante algum tempo para os deixar ainda mais na expectativa. Depois é deixá-los morrer à fome [emoji1787][emoji1787]
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Originalmente Colocado por iandrec Ver PostElectricos / hibridos para os preços que estão para particulares para mim não fazem sentido.
Para empresas rende muito!
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Ora o que este tópico trás de novidade é precisamente o facto de que também é possível comprar um eléctrico por paixão.
Neste caso não se trata de custos, de economia, ou de porra nenhuma, é simplesmente vontade de ter um eléctrico.
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Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostParticular: 50000-4000= 46000
Empresa: 50000/1.23= 40650Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostParticular: 50000-4000= 46000
Empresa: 50000/1.23= 40650
O que conta realmente é a TA. São 35% sobre tudo (valor de compra, combustível, revisões, impostos, estacionamento, via verde, pneus etc etc).
Portanto para empresa, se o eléctrico encaixar na utilização, é um autêntico no brainer.
Juntando isto ao IVA então nem se fala.
É que isto dos eléctricos neste momento em PT são 2 discussões completamente separadas, particular e empresa. Começando a discutir a questão dos eléctricos este deve ser o ponto inicial e primordial.
Como particular dificilmente compraria um eléctrico. Possivelmente sim, mas teria de pensar bem no caso específico (mesmo juntando à equação que um eléctrico no meio da cidade dá 10-0 a um ICE).
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Originalmente Colocado por Visitante Ver PostO IVA nem sequer é o principal.
O que conta realmente é a TA. São 35% sobre tudo (valor de compra, combustível, revisões, impostos, estacionamento, via verde, pneus etc etc).
Portanto para empresa, se o eléctrico encaixar na utilização, é um autêntico no brainer.
Juntando isto ao IVA então nem se fala.
É que isto dos eléctricos neste momento em PT são 2 discussões completamente separadas, particular e empresa. Começando a discutir a questão dos eléctricos este deve ser o ponto inicial e primordial.
Como particular dificilmente compraria um eléctrico. Possivelmente sim, mas teria de pensar bem no caso específico (mesmo juntando à equação que um eléctrico no meio da cidade dá 10-0 a um ICE).
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Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostClaro que sim, falei no IVA pois é a fatia inicial mais visível e muitos particulares nem fazem ideia da estalada que é a TA. Eu com uma simples Leon diesel iria pagar uns 1000€/ano, porque é apenas 10%. É simples calcular, o particular vai meter 100€ de gasóleo, paga 100€, mas eu pagava 110€, considerando a TA no IRC do exercício. Isto com TA de 10%, pois se formos para outros valores de carro...
E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).
Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1
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Originalmente Colocado por Visitante Ver PostA minha contabilista quando comprei o iX3 fez-me as contas todas direitinhas da diferença entre o eléctrico e um híbrido plug in do mesmo valor, a 4 anos passava os 20.000€.
E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).
Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1
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Originalmente Colocado por iandrec Ver PostElectricos / hibridos para os preços que estão para particulares para mim não fazem sentido.
Para empresas rende muito!
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostEstás a resumir isso à racionalidade económica.
Ora o que este tópico trás de novidade é precisamente o facto de que também é possível comprar um eléctrico por paixão.
Neste caso não se trata de custos, de economia, ou de porra nenhuma, é simplesmente vontade de ter um eléctrico.
Do ponto de vista de emoção, pois posso falar pelo Model 3 que na aceleração dá me bastante gozo mais que um bom diesel! No comportamento como disse acima acho que se um gajo quiser consegue divertir se! Fiquei surpreendido com a traseira do Model 3 a descolar nas curvas mais apertadas depois ele com a tracção as 4 e a potência toda endireitar e sair a voar de cada curva. Por outro lado as baterias baixam muito o centro de gravidade do carro é conseguem curvar muito bem, apesar da frente não ser muito precisa!
Sabe bem esticar a fundo o carro uns kms e não estar preocupado com os consumos...
Faz falta a caixa faz falta o barulho sebem que a maioria vem do diesel pelo aue não é novidade. Faz falta uma tirada em AE descansado a abrir!
Acho que uma marca que vai dar que falar nos evs na diversão/emoção ao volante será a BMW!
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Este topico é dos melhores que li do ponto de vista de entretenimento, nos ultimos meses.
Um user que só quer escrever e meter emojis, que quer comprar um carro que nao precisa, mas por alguma razao quer validação das razoes erradas que o levam a comprar o carro e não admite argumentação!
Depois malta q partilha o desempenho dos seus eletricos, e tem os policias das contas a dizer que teve que parar para carregar e até foi ao Lidl, e quando voltar ja tem que levar mais peso, ainda perde mais autonomia!
Pelo meio, algumas boas infos sobre o preço real de um eletrico para empresas e particulares, isso sim um topico que se devia abrir, com as continhas todas quem as soubesse fazer, para se saber quando é que o eletrico é efetivamente um negocio incrivel vs. as alternativas.
Dito isto, eu comprava um Arya que é SUV, mas andava sempre de tejadilho aberto para ter parte de cabrio, um gerador a gasoleo atrás pro caso de precisar de mais autonomia e, no atrelado, um Smart de 2006 para as voltinhas.
Bom fim de semana!
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Originalmente Colocado por Visitante Ver PostA minha contabilista quando comprei o iX3 fez-me as contas todas direitinhas da diferença entre o eléctrico e um híbrido plug in do mesmo valor, a 4 anos passava os 20.000€.
E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).
Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1
O que é considerado custo anualmente ? 20% do valor do carro ? Esse valor paga quanto de TA ?
Em alternativa o carro pode ser comprado pela pessoa e está “mete” km, como são tratados estes fiscalmente ? Creio que é um custo normal ?
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O incentivo de 4000€ para um particular não é certo pois ele é atribuido não a todo mas sim aos primeiros matriculados até atingir o orçamento disponível pelo estado, depois os restantes não tem direito.
O melhor é não contar com ele porque se o EV chegar a partir de Fevereiro é certo que já tenham atingido o orçamento.Editado pela última vez por MRFxpto; 05 August 2022, 06:36.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostSeria interessante se pudesses partilhar essas contas.
O que é considerado custo anualmente ? 20% do valor do carro ? Esse valor paga quanto de TA ?
Em alternativa o carro pode ser comprado pela pessoa e está “mete” km, como são tratados estes fiscalmente ? Creio que é um custo normal ?
pagas TA sobre o valor anual amortizado, que num eléctrico será 0% de 1/4 do valor de aquisição que serve de depreciação fiscal até um máximo de aquisição de 62.500+IVA), a cada ano, durante 4 anos. E qualquer custo relacionado com esse veículo não pagará TA.
No caso de um ICE até 27.5k, a TA é 10% o que significa que o valor amortizado (1/4 do valor de aquisição para um máximo de 27.500) vai criar 10% de TA para pagar ao Estado. E todas as despesas futuras associadas (manutenção, portagens, combustível) idem, pagam 10%.
E os PHEV a mesma coisa com no valores de TA que podem ir aos 17.5%, com valores diferentes consoante o custo de aquisição ser ou não ser superior a 35.000 e até 49.999.
a grande vantagem dos eléctricos é mesmo a depreciação fiscal ser muito superior pelo que consegues colocar mais despesa para a tua empresa do que com um PHEV.
compras um i4 stock por 62k, nos primeiros 4 anos consegues depreciar 15.5k como custo para a empresa.
compras um PHEV com autonomia superior a 50km qualquer por 62k, nos primeiros 4 anos consegues deduzir quase 15k/ano (cap dos 49.999 mais iva julgo) mas pagas 17.5% sobre isso e ainda sobre qualquer despesa futura que esteja relacionada com o carro.
obviamente que numas contas simples a 4 anos, o PHEV significa um sobrecusto de uns bons milhares.Editado pela última vez por Andre; 05 August 2022, 07:10.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Postas contas as empresas são relativamente simples e os eléctricos são uma opção no brainer
pagas TA sobre o valor anual amortizado, que num eléctrico será 0% de 1/4 do valor de aquisição que serve de depreciação fiscal até um máximo de aquisição de 62.500+IVA), a cada ano, durante 4 anos. E qualquer custo relacionado com esse veículo não pagará TA.
No caso de um ICE até 27.5k, a TA é 10% o que significa que o valor amortizado (1/4 do valor de aquisição para um máximo de 27.500) vai criar 10% de TA para pagar ao Estado. E todas as despesas futuras associadas (manutenção, portagens, combustível) idem, pagam 10%.
E os PHEV a mesma coisa com no valores de TA que podem ir aos 17.5%, com valores diferentes consoante o custo de aquisição ser ou não ser superior a 35.000 e até 49.999.
a grande vantagem dos eléctricos é mesmo a depreciação fiscal ser muito superior pelo que consegues colocar mais despesa para a tua empresa do que com um PHEV.
compras um i4 stock por 62k, nos primeiros 4 anos consegues depreciar 15.5k como custo para a empresa.
compras um PHEV com autonomia superior a 50km qualquer por 62k, nos primeiros 4 anos consegues deduzir quase 15k/ano (cap dos 49.999 mais iva julgo) mas pagas 17.5% sobre isso e ainda sobre qualquer despesa futura que esteja relacionada com o carro.
obviamente que numas contas simples a 4 anos, o PHEV significa um sobrecusto de uns bons milhares.
Aproveito ainda para partilhar o meu caso que foi a importaçao de um PHEV a diesel a titulo particular.
Como saberão, aquando da legalizaçao, na importaçao há que pagar o IA...
Andava eu a ver o mercado para algo a diesel quando percebo que no caso de ser um PHEV com autonomia de = ou >50kms i IMPOSTO a pagar era substancialmente inferior.
Basicamente paguei 800 e poucos euros pela legalizaçao da minha E300de enquanto que, por exemplo, um equivalente E220d pagaria se bem me recordo algo entre 4k e os 6k, já não tenho bem a certeza. A diferença é substancial.
Portanto, para os particulares, neste caso contas bem simples, também há vantagens fiscais para opçoes neste sentido.
É o "mercado condicionado" a trabalhar... somos simples ovelhas a andar à frente dos Pastores e seus cães...
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