Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Tendo em conta a inflação talvez seja mesmo boa ideia comprar já carros para filhos, netos e bisnetos.
    Tendo em conta a inflação é melhor não comprar nada… [emoji1787]

    Comentário


      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
      Vou passar a fazer a volta de 140 km por dia e para isso pensei adquirir um eléctrico e assim poupar as outras viaturas, este passará a carro do dia a dia, o SUV para viagens e o cabrio para um dia que o eléctrico não tenha a carga suficiente , sim, terei 2 carros parados mas daqui uns anos o meu filho tira a carta e já terá carro, voltando ao assunto, o Megane tem uma versão que carrega a 7 kvh e 130 e outra, que tem estas últimas mais o facto de carregar a 22 kvh, será que vale a pena obtar por esta última.

      Cumps
      Como eu tinha referido antes.
      Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
      Fazendo umas contas só ao combustível diesel e a um consumo de 5L/100km, diesel a 2€ ao litro.
      50000€ dá para 500 000kms.
      Se fizeres 140km todos os dias do ano dá cerca de 50 000km ao ano e demoras 10 anos para atingir o valor que gastarias em combustível nessas viagens.
      Falta agora ver quanto gastas no consumo energético para fazeres os 500 000kms.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Eu mijo em 1 minuto… tens uma bexiga ou um camião cisterna? [emoji1787]
        Ha quem saia do carro para urinar.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Superc Ver Post
          Ha quem saia do carro para urinar.
          Sim, creio que é a tendência claramente dominante.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
            Ele não referiu se tinha de ser novo ou usado.

            Queria é disponibilidade e aí só praticamente usados ou determinados modelos.

            Com esse diesel pelo menos sobravam 26.510€ para gasóleo. Pronto, queriam que alguém tivesse dito, está dito.
            Ou seja gasóleo para uns 300 mil km

            Claro que a motivação da compra não é a economia.

            Não faz qualquer sentido gastar 50 mil euros, para poupar 50 euros por mês.

            São precisos 84 anos a poupar 50 euros para chegar aos 50 mil euros.

            É apenas um caso de alguém que se sente atraído pela crescente vaga de carros elétricos, provavelmente acredita que é para aí que o futuro aponta e sente uma certa necessidade de pertença.
            Editado pela última vez por SalvadorP; 04 August 2022, 09:12.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Sabes quanto poupei em 6 meses e meio, em relação ao meu diesel anterior, que por acaso até era um Megane?
              (queres outro exemplo? O meu EV ficou-me em 21.980€......foi mau negócio)
              Agora já é para comparar com os preços de "antigamente"?

              Quanto ao teu anterior carro era um SEAT Leon TDI também tinha sido um excelente negócio até ter passado a ser um péssimo negócio...

              Comentário


                Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                Vou passar a fazer a volta de 140 km por dia e para isso pensei adquirir um eléctrico e assim poupar as outras viaturas, este passará a carro do dia a dia, o SUV para viagens e o cabrio para um dia que o eléctrico não tenha a carga suficiente , sim, terei 2 carros parados mas daqui uns anos o meu filho tira a carta e já terá carro, voltando ao assunto, o Megane tem uma versão que carrega a 7 kvh e 130 e outra, que tem estas últimas mais o facto de carregar a 22 kvh, será que vale a pena obtar por esta última.

                Cumps
                BMW i3 94ah por 20000€...ao fim de 5 anos está pago pela diferença de custo na utilização. No final, o que te derem por ele, é lucro...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                  Agora já é para comparar com os preços de "antigamente"?

                  Quanto ao teu anterior carro era um SEAT Leon TDI também tinha sido um excelente negócio até ter passado a ser um péssimo negócio...
                  Não, é para te dizer que cada um deve fazer as suas contas.

                  Tive a Leon 5 meses e o Megane 12 anos, mas se fizesse as contas ao consumo da Leon a poupança ainda eta maior.

                  Quanto ao negócio da Leon, não tenho dúvidas de que foi um excelente negócio para um diesel, e seria se fosse o que se adequa à minha utilização. Hesitei, tomei a decisão errada e corrigi passados 6 meses, só isso.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                    Sim, por favor, quantos mais detalhes melhor.

                    Não te esqueças dos xixi’s, já percebi que é um tema relevante na experiência.
                    Lamento, mas só alimento Trolls durante algum tempo para os deixar ainda mais na expectativa. Depois é deixá-los morrer à fome [emoji1787][emoji1787]

                    Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

                    Comentário


                      Eu estou a ver que quando tiver um carro eléctrico vou engordar como o caraças!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                        Lamento, mas só alimento Trolls durante algum tempo para os deixar ainda mais na expectativa. Depois é deixá-los morrer à fome [emoji1787][emoji1787]

                        Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk
                        Vemo nos no Lidl um dia destes e continuamos isto. [emoji6]

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                          Eu estou a ver que quando tiver um carro eléctrico vou engordar como o caraças!
                          Ao preço que está a comida nos postos de abastecimento não compensa um elétrico. [emoji1787]

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                            BMW i3 94ah por 20000€...ao fim de 5 anos está pago pela diferença de custo na utilização. No final, o que te derem por ele, é lucro...
                            .

                            Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

                            Comentário


                              Electricos / hibridos para os preços que estão para particulares para mim não fazem sentido.
                              Para empresas rende muito!

                              Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

                              Comentário


                                Os particulares ainda tem ajuda do estado de 4000 euros e as empresas não.

                                Cumps

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                  Os particulares ainda tem ajuda do estado de 4000 euros e as empresas não.

                                  Cumps
                                  Particular: 50000-4000= 46000
                                  Empresa: 50000/1.23= 40650

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                    Electricos / hibridos para os preços que estão para particulares para mim não fazem sentido.
                                    Para empresas rende muito!

                                    Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk
                                    Estás a resumir isso à racionalidade económica.

                                    Ora o que este tópico trás de novidade é precisamente o facto de que também é possível comprar um eléctrico por paixão.

                                    Neste caso não se trata de custos, de economia, ou de porra nenhuma, é simplesmente vontade de ter um eléctrico.

                                    Comentário


                                      Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Particular: 50000-4000= 46000
                                      Empresa: 50000/1.23= 40650
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Particular: 50000-4000= 46000
                                      Empresa: 50000/1.23= 40650
                                      O IVA nem sequer é o principal.

                                      O que conta realmente é a TA. São 35% sobre tudo (valor de compra, combustível, revisões, impostos, estacionamento, via verde, pneus etc etc).

                                      Portanto para empresa, se o eléctrico encaixar na utilização, é um autêntico no brainer.

                                      Juntando isto ao IVA então nem se fala.

                                      É que isto dos eléctricos neste momento em PT são 2 discussões completamente separadas, particular e empresa. Começando a discutir a questão dos eléctricos este deve ser o ponto inicial e primordial.

                                      Como particular dificilmente compraria um eléctrico. Possivelmente sim, mas teria de pensar bem no caso específico (mesmo juntando à equação que um eléctrico no meio da cidade dá 10-0 a um ICE).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                        O IVA nem sequer é o principal.

                                        O que conta realmente é a TA. São 35% sobre tudo (valor de compra, combustível, revisões, impostos, estacionamento, via verde, pneus etc etc).

                                        Portanto para empresa, se o eléctrico encaixar na utilização, é um autêntico no brainer.

                                        Juntando isto ao IVA então nem se fala.

                                        É que isto dos eléctricos neste momento em PT são 2 discussões completamente separadas, particular e empresa. Começando a discutir a questão dos eléctricos este deve ser o ponto inicial e primordial.

                                        Como particular dificilmente compraria um eléctrico. Possivelmente sim, mas teria de pensar bem no caso específico (mesmo juntando à equação que um eléctrico no meio da cidade dá 10-0 a um ICE).
                                        Claro que sim, falei no IVA pois é a fatia inicial mais visível e muitos particulares nem fazem ideia da estalada que é a TA. Eu com uma simples Leon diesel iria pagar uns 1000€/ano, porque é apenas 10%. É simples calcular, o particular vai meter 100€ de gasóleo, paga 100€, mas eu pagava 110€, considerando a TA no IRC do exercício. Isto com TA de 10%, pois se formos para outros valores de carro...

                                        Comentário


                                          Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "

                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Claro que sim, falei no IVA pois é a fatia inicial mais visível e muitos particulares nem fazem ideia da estalada que é a TA. Eu com uma simples Leon diesel iria pagar uns 1000€/ano, porque é apenas 10%. É simples calcular, o particular vai meter 100€ de gasóleo, paga 100€, mas eu pagava 110€, considerando a TA no IRC do exercício. Isto com TA de 10%, pois se formos para outros valores de carro...
                                          A minha contabilista quando comprei o iX3 fez-me as contas todas direitinhas da diferença entre o eléctrico e um híbrido plug in do mesmo valor, a 4 anos passava os 20.000€.

                                          E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).

                                          Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                            A minha contabilista quando comprei o iX3 fez-me as contas todas direitinhas da diferença entre o eléctrico e um híbrido plug in do mesmo valor, a 4 anos passava os 20.000€.

                                            E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).

                                            Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1
                                            Se bem percebi, o eléctrico é mais vantajoso relativamente ao híbrido financeiramente?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                              Electricos / hibridos para os preços que estão para particulares para mim não fazem sentido.
                                              Para empresas rende muito!

                                              Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk
                                              Depende dos km que esses particulares façam. Há particulares que fazem mais km que muitas viaturas de empresa...

                                              Comentário


                                                As distorções fiscais existentes ajudam muito a decidir para as empresas.

                                                Nos particulares é preciso fazer as contas com mais detalhe.

                                                Mas que isso não nos impeça de avacalhar um tópico

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                  Estás a resumir isso à racionalidade económica.

                                                  Ora o que este tópico trás de novidade é precisamente o facto de que também é possível comprar um eléctrico por paixão.

                                                  Neste caso não se trata de custos, de economia, ou de porra nenhuma, é simplesmente vontade de ter um eléctrico.
                                                  Ok! Mas .. para quem compra conta!

                                                  Do ponto de vista de emoção, pois posso falar pelo Model 3 que na aceleração dá me bastante gozo mais que um bom diesel! No comportamento como disse acima acho que se um gajo quiser consegue divertir se! Fiquei surpreendido com a traseira do Model 3 a descolar nas curvas mais apertadas depois ele com a tracção as 4 e a potência toda endireitar e sair a voar de cada curva. Por outro lado as baterias baixam muito o centro de gravidade do carro é conseguem curvar muito bem, apesar da frente não ser muito precisa!

                                                  Sabe bem esticar a fundo o carro uns kms e não estar preocupado com os consumos...

                                                  Faz falta a caixa faz falta o barulho sebem que a maioria vem do diesel pelo aue não é novidade. Faz falta uma tirada em AE descansado a abrir!

                                                  Acho que uma marca que vai dar que falar nos evs na diversão/emoção ao volante será a BMW!


                                                  Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk

                                                  Comentário


                                                    Este topico é dos melhores que li do ponto de vista de entretenimento, nos ultimos meses.
                                                    Um user que só quer escrever e meter emojis, que quer comprar um carro que nao precisa, mas por alguma razao quer validação das razoes erradas que o levam a comprar o carro e não admite argumentação!
                                                    Depois malta q partilha o desempenho dos seus eletricos, e tem os policias das contas a dizer que teve que parar para carregar e até foi ao Lidl, e quando voltar ja tem que levar mais peso, ainda perde mais autonomia!
                                                    Pelo meio, algumas boas infos sobre o preço real de um eletrico para empresas e particulares, isso sim um topico que se devia abrir, com as continhas todas quem as soubesse fazer, para se saber quando é que o eletrico é efetivamente um negocio incrivel vs. as alternativas.
                                                    Dito isto, eu comprava um Arya que é SUV, mas andava sempre de tejadilho aberto para ter parte de cabrio, um gerador a gasoleo atrás pro caso de precisar de mais autonomia e, no atrelado, um Smart de 2006 para as voltinhas.
                                                    Bom fim de semana!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                                      A minha contabilista quando comprei o iX3 fez-me as contas todas direitinhas da diferença entre o eléctrico e um híbrido plug in do mesmo valor, a 4 anos passava os 20.000€.

                                                      E atenção, um plug in só paga 17.5% de TA e eu nem sequer mexo com IVAs (a minha empresa é isenta de IVA).

                                                      Se estivermos a falar de ICE não plug in e empresas que descontem IVA a diferença é absurda. É quase levar 2 carros pelo preço de 1
                                                      Seria interessante se pudesses partilhar essas contas.

                                                      O que é considerado custo anualmente ? 20% do valor do carro ? Esse valor paga quanto de TA ?

                                                      Em alternativa o carro pode ser comprado pela pessoa e está “mete” km, como são tratados estes fiscalmente ? Creio que é um custo normal ?

                                                      Comentário


                                                        O incentivo de 4000€ para um particular não é certo pois ele é atribuido não a todo mas sim aos primeiros matriculados até atingir o orçamento disponível pelo estado, depois os restantes não tem direito.
                                                        O melhor é não contar com ele porque se o EV chegar a partir de Fevereiro é certo que já tenham atingido o orçamento.
                                                        Editado pela última vez por MRFxpto; 05 August 2022, 06:36.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                          Seria interessante se pudesses partilhar essas contas.

                                                          O que é considerado custo anualmente ? 20% do valor do carro ? Esse valor paga quanto de TA ?

                                                          Em alternativa o carro pode ser comprado pela pessoa e está “mete” km, como são tratados estes fiscalmente ? Creio que é um custo normal ?
                                                          as contas as empresas são relativamente simples e os eléctricos são uma opção no brainer

                                                          pagas TA sobre o valor anual amortizado, que num eléctrico será 0% de 1/4 do valor de aquisição que serve de depreciação fiscal até um máximo de aquisição de 62.500+IVA), a cada ano, durante 4 anos. E qualquer custo relacionado com esse veículo não pagará TA.

                                                          No caso de um ICE até 27.5k, a TA é 10% o que significa que o valor amortizado (1/4 do valor de aquisição para um máximo de 27.500) vai criar 10% de TA para pagar ao Estado. E todas as despesas futuras associadas (manutenção, portagens, combustível) idem, pagam 10%.

                                                          E os PHEV a mesma coisa com no valores de TA que podem ir aos 17.5%, com valores diferentes consoante o custo de aquisição ser ou não ser superior a 35.000 e até 49.999.

                                                          a grande vantagem dos eléctricos é mesmo a depreciação fiscal ser muito superior pelo que consegues colocar mais despesa para a tua empresa do que com um PHEV.

                                                          compras um i4 stock por 62k, nos primeiros 4 anos consegues depreciar 15.5k como custo para a empresa.

                                                          compras um PHEV com autonomia superior a 50km qualquer por 62k, nos primeiros 4 anos consegues deduzir quase 15k/ano (cap dos 49.999 mais iva julgo) mas pagas 17.5% sobre isso e ainda sobre qualquer despesa futura que esteja relacionada com o carro.

                                                          obviamente que numas contas simples a 4 anos, o PHEV significa um sobrecusto de uns bons milhares.
                                                          Editado pela última vez por Andre; 05 August 2022, 07:10.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                            as contas as empresas são relativamente simples e os eléctricos são uma opção no brainer

                                                            pagas TA sobre o valor anual amortizado, que num eléctrico será 0% de 1/4 do valor de aquisição que serve de depreciação fiscal até um máximo de aquisição de 62.500+IVA), a cada ano, durante 4 anos. E qualquer custo relacionado com esse veículo não pagará TA.

                                                            No caso de um ICE até 27.5k, a TA é 10% o que significa que o valor amortizado (1/4 do valor de aquisição para um máximo de 27.500) vai criar 10% de TA para pagar ao Estado. E todas as despesas futuras associadas (manutenção, portagens, combustível) idem, pagam 10%.

                                                            E os PHEV a mesma coisa com no valores de TA que podem ir aos 17.5%, com valores diferentes consoante o custo de aquisição ser ou não ser superior a 35.000 e até 49.999.

                                                            a grande vantagem dos eléctricos é mesmo a depreciação fiscal ser muito superior pelo que consegues colocar mais despesa para a tua empresa do que com um PHEV.

                                                            compras um i4 stock por 62k, nos primeiros 4 anos consegues depreciar 15.5k como custo para a empresa.

                                                            compras um PHEV com autonomia superior a 50km qualquer por 62k, nos primeiros 4 anos consegues deduzir quase 15k/ano (cap dos 49.999 mais iva julgo) mas pagas 17.5% sobre isso e ainda sobre qualquer despesa futura que esteja relacionada com o carro.

                                                            obviamente que numas contas simples a 4 anos, o PHEV significa um sobrecusto de uns bons milhares.
                                                            Só para sublinhar o óbvio, nos ICE é, naturalmente, substancilamente pior. Só para os mais distraidos que fiquem só com os ultimos paragrafos.


                                                            Aproveito ainda para partilhar o meu caso que foi a importaçao de um PHEV a diesel a titulo particular.

                                                            Como saberão, aquando da legalizaçao, na importaçao há que pagar o IA...

                                                            Andava eu a ver o mercado para algo a diesel quando percebo que no caso de ser um PHEV com autonomia de = ou >50kms i IMPOSTO a pagar era substancialmente inferior.

                                                            Basicamente paguei 800 e poucos euros pela legalizaçao da minha E300de enquanto que, por exemplo, um equivalente E220d pagaria se bem me recordo algo entre 4k e os 6k, já não tenho bem a certeza. A diferença é substancial.

                                                            Portanto, para os particulares, neste caso contas bem simples, também há vantagens fiscais para opçoes neste sentido.

                                                            É o "mercado condicionado" a trabalhar... somos simples ovelhas a andar à frente dos Pastores e seus cães...

                                                            Comentário


                                                              basta ver que o importados recentes à venda nos mais variados stands são BEV ou PHEV.

                                                              é aí que estão as margens dados os custos reduzidos de legalização

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X