Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mitsubishi i MiEV 63Cv 180Nm Vmax 130Km/h

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
    Tecnologia nova a parte das baterias, porque motores eléctricos já existem à mais de 100 anos.

    Lembram-se dos primeiros transportes publicos nas cidades do seculo XIX, depois das carretas puxadas pelos cavalos? Eram eléctricos que usam motores eléctricos e têm as cantenárias para serem alimentados.

    Apesar que eu escutei falar em miev's com preços de 16.000€ (sem impostos) e já na europa. Vamos ver que carga de impostos o governo iria colocar nestes carros.
    É verdade, até o primeiro carro eléctrico já tem mais de 150 anos, os motores eléctricos já são muito velhos, mas continuam a evoluir.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Já tivémos esta discussão no passado

      Para ti talvez seja barato, mas a maior parte dos Portugueses só vão comprar um carro eléctrico se este for mesmo mais barato que os carros tradicionais, na aquisição e utilização.

      Ora, tu consegues comprar um carro tradicional equivalente ao iMiev por apenas 12000 euros. 30000 - 12000 = 18000 euros.

      18000 euros dão para muito combustível e manutenções
      Certo, concordo, mas como disse não existe concorrência, logo não se pode dizer que é caro.

      Mesmo deixo um exemplo, tenho uma scooter eléctrica que custa o dobro de uma a gasolina, penso que daqui a 3-4 anos ela paga-se a ela própria, além de que a minha qualidade de vida melhorou em muito.
      Editado pela última vez por bogasjmal; 22 April 2009, 15:51.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
        Certo, concordo, mas como disse não existe concorrência, logo não se pode dizer que é caro.

        Mesmo deixo um exemplo, tenho uma scooter eléctrica que custa o dobro de uma a gasolina, penso que daqui a 3-4 anos ela paga-se a ela própria, além de que a minha qualidade de vida melhorou em muito.

        Eu como faço 14 kms por dia de carro isso era bom para mim, mas andar de moto/scooter não é para mim, questões de saúde.

        Agora que um veículo eléctrico estaciono na garagem carrego ao fim de semana e ando com ele toda a semana sem o voltar a carregar.
        5 dias x 14 km= 70kms. Assim ando com um automóvel que polui o ambiente apenas porque não há alternativas eléctricas, nem nos papa-reformas.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
          Eu como faço 14 kms por dia de carro isso era bom para mim, mas andar de moto/scooter não é para mim, questões de saúde.

          Agora que um veículo eléctrico estaciono na garagem carrego ao fim de semana e ando com ele toda a semana sem o voltar a carregar.
          5 dias x 14 km= 70kms. Assim ando com um automóvel que polui o ambiente apenas porque não há alternativas eléctricas, nem nos papa-reformas.
          Pois realmente é pena a tua situação, mas para essa distancia uma scooter eléctrica é o veiculo maravilha.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
            Mesmo deixo um exemplo, tenho uma scooter eléctrica que custa o dobro de uma a gasolina, penso que daqui a 3-4 anos ela paga-se a ela própria, além de que a minha qualidade de vida melhorou em muito.
            Pois, mas no caso do iMiev, só se atinge o equilíbrio lá para os 200,000 Kms

            Mas tenho a certeza que no futuro os carros eléctricos serão acessíveis a todas as bolsas. Estou a construir uma vivenda e já está planeado o circuito eléctrico de até 40 ampéres na garagem, para carregar o meu futuro carro eléctrico.

            Em princípio será um Opel Ampéra... pelo menos se a GM entretanto não falir

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Pois, mas no caso do iMiev, só se atinge o equilíbrio lá para os 200,000 Kms

              Mas tenho a certeza que no futuro os carros eléctricos serão acessíveis a todas as bolsas. Estou a construir uma vivenda e já está planeado o circuito eléctrico de até 40 ampéres na garagem, para carregar o meu futuro carro eléctrico.

              Em princípio será um Opel Ampéra... pelo menos se a GM entretanto não falir

              Eu não esperava por um fabricante que lançou carros eléctricos à 12 anos e que depois os destruiu, apesar do Ampera não ser exclusivamente eléctrico, é o que chamo de puro híbrido.
              Editado pela última vez por bogasjmal; 22 April 2009, 18:39.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                Sim muito pouco, ou quase nada, tendo em conta que o consumo total de energia eléctrica em Fevereiro de 2009 foi de 4.107 GW, segundo o relatório da REN ;http://www.centrodeinformacao.ren.pt..._REN_FEV09.pdf

                Portanto 50.000 carros em 30 dias consomem 1.500.000 * 30 = 45.000.000 KWh = 45 GWh

                O que quer dizer que 45 GWh / 4107 GWh = 0.0109 = 1.09 %. Portanto 100.000 carros MIEV em todo o Portugal a circular 80 km por dia sempre com o pé na chapa e a circular com 4 pessoas dentro (estas condições são um filme mesmo) aumentavam o consumo de energia eléctrica em cerca de 2.18 %.

                Segundo o mesmo relatório a produção de energia eléctrica apenas na Eólica foi de 457 GWh, portanto 10 % de toda a eólica chega para os 50.000 MIEV.

                O que consome são os frigoríficos e as TV's...


                EDIT: Fevereiro tem 28 dias.
                EDIT2: Fiz as contas com 80 kms todos os dias do mês, ou seja os 30 dias.
                Pois... Os teus 0,5% é que já aumentaram 4 vezes. E era precisamente aí que eu queria chegar e tu acabaste por não responder.

                Se não consideram esse aumento significativo?
                Esses cálculo são por base em 80 Km / dia e para um parque de 100000 carros.
                Mas há carros a fazer mais e o parque automóvel em Portugal ascende a mais de 5 milhões de veiculos.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                  Eu não esperava por um fabricante que lançou carros eléctricos à 12 anos e que depois os destruiu, apesar do Ampera não ser exclusivamente eléctrico, é o que chamo de puro híbrido.
                  É melhor não começarmos outra vez a discussão do EV1

                  Quanto ao Ampéra, para mim é uma solução fantástica, pois serve para a minha vida diária em modo totalmente eléctrico e permite também as viagens de fim de semana de 400 Kms que costumo fazer, mesmo que seja em modo híbrido.

                  Venha ele!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                    Vendo a coisa noutro prisma, com 50.000 carros a gasolina a consumirem 5 litros aos 100 kms (não é andarem bem nem carregados, mas pronto)

                    5 * 80 / 100 = 4 litros por dia * 30 * 50.000 = 6.000.000 litros de gasolina por mês para 50.000 carros.

                    Não se sabe de quanto energia eléctrica é preciso para fabricar estes litros de gasolina, mas adorava saber.
                    Term um custo semelhante aquele que é necessário para produzir os 40% de electricidade que são obtidos a partir de fontes não renováveis.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                      Esses cálculo são por base em 80 Km / dia e para um parque de 100000 carros.
                      Mas há carros a fazer mais
                      E carros a fazer menos... 80 Km por dia dá cerca de 25000 Km por ano...


                      e o parque automóvel em Portugal ascende a mais de 5 milhões de veiculos.
                      A substituição será sempre gradual...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        E carros a fazer menos... 80 Km por dia dá cerca de 25000 Km por ano...


                        A substituição será sempre gradual...

                        Por acaso seria um dado interessante: saber qual a média de quilómetros / carro em PT.

                        A substituição será gradual, certo? Mas e o impacto? Não será significativo? Essa é que é a minha principal questão.

                        (Da mesma forma existem outro tipo de viaturas muito diferentes do MIEV que terão consumos mais elevados).

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                          A substituição será gradual, certo? Mas e o impacto? Não será significativo? Essa é que é a minha principal questão.
                          O consumo de energia eléctrica em Portugal tem crescido a um ritmo muito elevado e isso nunca foi problema.

                          Com os carros eléctricos também não haverá problema, embora seja óbvio que haverá necessidade de produzir mais energia eléctrica, de preferência renovável

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                            Pois... Os teus 0,5% é que já aumentaram 4 vezes. E era precisamente aí que eu queria chegar e tu acabaste por não responder.

                            Se não consideram esse aumento significativo?
                            Esses cálculo são por base em 80 Km / dia e para um parque de 100000 carros.
                            Mas há carros a fazer mais e o parque automóvel em Portugal ascende a mais de 5 milhões de veiculos.

                            Claro que aumentaram, as condições de utilizam também são abusivas.
                            Não, não considero abusivo, acho sim abusivo vender-se televisões que consumem mais que carros.

                            Esse numero é optimista demais, 100.000 carros eléctricos num futuro próximo é praticamente impensável. Não se pode pensar que no dia x-x-x ás xx:xx passamos todos a circular de eléctrico. Não é o consumo de energia que me preocupa, mas sim aquela que se deixa de gastar.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              O consumo de energia eléctrica em Portugal tem crescido a um ritmo muito elevado e isso nunca foi problema.

                              Com os carros eléctricos também não haverá problema, embora seja óbvio que haverá necessidade de produzir mais energia eléctrica, de preferência renovável

                              Alias com os carros eléctricos vai haver uma diminuição do consumo, isto porque gastam entre 7 a 10 vezes menos. Se o problema é o aumento da produção da energia, utilizando combustíveis fosseis para produção de energia eléctrica tem o dobro da eficiência que consumi-los em motores CI.

                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                              Por acaso seria um dado interessante: saber qual a média de quilómetros / carro em PT.

                              A substituição será gradual, certo? Mas e o impacto? Não será significativo? Essa é que é a minha principal questão.

                              (Da mesma forma existem outro tipo de viaturas muito diferentes do MIEV que terão consumos mais elevados).
                              Da mesma forma que existem veículos a gasolina e gasóleo que também consumem muito mais, deixei uma questão lá atrás muito interessante, mas acho que ninguem tem respostas para ela, mesmo assim volto a deixa-la.


                              Quanto de energia eléctrica é necessário para produzir um litro de combustivel, tanto de gasolina como diesel ?
                              Editado pela última vez por bogasjmal; 22 April 2009, 20:16.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                Term um custo semelhante aquele que é necessário para produzir os 40% de electricidade que são obtidos a partir de fontes não renováveis.
                                Por acaso são mais, são entre 50-60 %.

                                Mas que interessa isso, no eléctrico podemos utilizar várias fontes, e nos tradicionais, apenas 1. De qualquer modo a energia eléctrica é sempre mais eficiente, e as suas emissões podem ser melhor controladas, é mais fácil controlar as emissões numa central termina que não utiliza as conversões de gasolina e gasóleo, utilizam gás ou fuel-óleo, que tem menos emissões na produção, do em que milhares de escapes por por esse pais fora.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                  Claro que aumentaram, as condições de utilizam também são abusivas.
                                  Não, não considero abusivo, acho sim abusivo vender-se televisões que consumem mais que carros.

                                  Esse numero é optimista demais, 100.000 carros eléctricos num futuro próximo é praticamente impensável. Não se pode pensar que no dia x-x-x ás xx:xx passamos todos a circular de eléctrico. Não é o consumo de energia que me preocupa, mas sim aquela que se deixa de gastar.

                                  Os 100000 carros foi um número que foste tu que o lançaste à conversa.
                                  De qualquer forma são relativos a 2% do parque automóvel nacional.

                                  As condições de utilização não foram abusivas. E acresce que existem carros que gastam bem mais do que um equivalente ao I-MIEV, portanto os equivalentes a esses gastarão bem mais.

                                  Se os eléctricos fossem realmente uma alternativa eficaz, então de um momento para o outro poder-se-iam ver 100000 carros num espaço de 2 - 3 anos (mais ou menos o volume de vendas nesse espaço de tempo). Como não o são (por enquanto) não se vêem nessa proporção.

                                  Comentário


                                    #77
                                    São abusivas sim sr(ª), o carro foi levado ao seu limite e carregado com 4 pessoas, onde isso acontece em situação normal ?

                                    A energia não é um problema, o problema dos eléctricos foi sempre o mesmo, pouca autonomia e falta de locais de carga, se consomem menos porque utilizam mais eficientemente a energia é obvio que no geral o consumo energético diminuirá.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                      São abusivas sim sr(ª), o carro foi levado ao seu limite e carregado com 4 pessoas, onde isso acontece em situação normal ?

                                      A energia não é um problema, o problema dos eléctricos foi sempre o mesmo, pouca autonomia e falta de locais de carga, se consomem menos porque utilizam mais eficientemente a energia é obvio que no geral o consumo energético diminuirá.

                                      O carro não andou permanentemente com 4 pessoas a bordo.
                                      Fez totalmente circuito urbano, mas é para isso que ele está vocacionado.
                                      O caso mais extremo foi ter andado até as baterias acabarem. Portanto desses 86 Km, os últimos 6 (turtle mode) devem ser descontados pois ninguém utiliza um carro até ficar sem combustível.
                                      A forma como se obtem a energia para um eléctrico é um problema, pois implicará o recurso à energia nuclear, por exemplo.
                                      O maior problema dos eléctricos não é a autonomia, para isso deixa-se a carregar durante a noite. Mas antes o peso. E se se considerar a relação entre o peso / capacidade de armazenagem de energia os EV ficam anos luz dos carros actuais. Ou seja, pesa muito mais a mesma quantidade de energia armazenada numa bateria, do que a mesma energia sobre a forma de gasóleo / gasolina.
                                      O rendimento de um motor eléctrico não é problema, pois é francamente superior a um Otto / Diesel.
                                      40% da produção eléctrica advém de combustíveis fosseis, sendo as suas consequencias muito semelhantes às actuais dos próprios veiculos com MCIs.


                                      Outra questão:

                                      Um outro meio de transporte que serve (estupidamente, mas pronto..) para movimentar muita carga, é através das estradas.
                                      Como achas que os veiculos eléctricos se comportariam nestes modelos?
                                      Longas distâncias e muito peso a transportar.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                        Um outro meio de transporte que serve (estupidamente, mas pronto..) para movimentar muita carga, é através das estradas.
                                        Como achas que os veiculos eléctricos se comportariam nestes modelos?
                                        Longas distâncias e muito peso a transportar.
                                        O transporte de mercadorias a longas distâncias deveria ser feito, já hoje, obrigatoriamente de comboio... eléctrico

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                          O carro não andou permanentemente com 4 pessoas a bordo.
                                          Fez totalmente circuito urbano, mas é para isso que ele está vocacionado.
                                          O caso mais extremo foi ter andado até as baterias acabarem. Portanto desses 86 Km, os últimos 6 (turtle mode) devem ser descontados pois ninguém utiliza um carro até ficar sem combustível.
                                          A forma como se obtem a energia para um eléctrico é um problema, pois implicará o recurso à energia nuclear, por exemplo.
                                          O maior problema dos eléctricos não é a autonomia, para isso deixa-se a carregar durante a noite. Mas antes o peso. E se se considerar a relação entre o peso / capacidade de armazenagem de energia os EV ficam anos luz dos carros actuais. Ou seja, pesa muito mais a mesma quantidade de energia armazenada numa bateria, do que a mesma energia sobre a forma de gasóleo / gasolina.
                                          O rendimento de um motor eléctrico não é problema, pois é francamente superior a um Otto / Diesel.
                                          40% da produção eléctrica advém de combustíveis fosseis, sendo as suas consequencias muito semelhantes às actuais dos próprios veiculos com MCIs.


                                          Outra questão:

                                          Um outro meio de transporte que serve (estupidamente, mas pronto..) para movimentar muita carga, é através das estradas.
                                          Como achas que os veiculos eléctricos se comportariam nestes modelos?
                                          Longas distâncias e muito peso a transportar.

                                          Estive a ver melhor o artigo e tem razão, metade do percurso foi com 2 pessoas e outra metade com 4 pessoas.

                                          Volto a dizer que a transição será lenta, é claro que a tecnologia das baterias vai evoluir com tem acontecido até agora, e com mais aplicação práticas mais elas evoluem.

                                          O peso não é grande problema, já que neste veículo 1/5 do carro são as baterias, ou seja, o motor tradicional com a sua pesada mecânica é substituída pelas baterias, eu costumo dizer que o motor do carro são as baterias, e o motor é do peso do deposito de combustivel, claro que tem pouca autonomia, mas melhores viram tal como o Tesla Model S, mas versões mais simples.

                                          Pesados de mercadorias já existem, com as autonomias modestas, mas existem.

                                          ZeroTruck™ - Electrorides
                                          Smith Electric Vehicles
                                          Modec - Zero Emission Commercial Vehicle | Vehicles

                                          Eu sou dono de um pequeno VE e provavelmente serei também dono de um desdes novos carros, não vejo qualquer problema energético, a solução da mobilidade futura não passa apenas por VE, mas por várias fontes de energia e modos de locomoção mais eficientes, o que não posso de estar de acordo é continuar-mos a esbanjar energia como fazemos até agora, e volto a dizer, os VE não são solução, mas fazem parte dela.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            O transporte de mercadorias a longas distâncias deveria ser feito, já hoje, obrigatoriamente de comboio... eléctrico

                                            Como disse é uma estupidez ver a quantidade de camiões que circulam pelo pais e até do estrangeiro. Toda essa transportação deveria ser feita por outros meios, em particular barco e comboio.

                                            Acontece é que os comboios não andam com baterias às costas e apenas com os seus motores de elevado rendimento. Tornando-se assim extremamente eficientes.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                              Se os eléctricos fossem realmente uma alternativa eficaz, então de um momento para o outro poder-se-iam ver 100000 carros num espaço de 2 - 3 anos (mais ou menos o volume de vendas nesse espaço de tempo). Como não o são (por enquanto) não se vêem nessa proporção.
                                              Não porque as construtoras automóveis têm muito medo destes veículos:

                                              O dinheiro vem mais da manutenção que das vendas e estes veículos em manutenção custam 10 vezes menos. E trocar baterias´ao fim do seu tempo util é o unico problema.
                                              Outro problema que o motor eléctrico costuma ter é as escovas do motor eléctrico, mas que são baratas e muito faceis de trocar. Enquanto um motor de CI tem oleos, centenas de componentes mecanicos para trocar. Se trocas um motor pagas um balurdio a troca do motor eléctrico completo fica a 1/10 disso. Não tens oleos para lubrificar o motor.

                                              E depois sim já há baterias (ião litio) que num veículo tipo classe citadino podem ter autonomias para 100kms. E sim o futuro vai ser os puros hibridos em que no motor têm um pequeno gerador e esse gerador trabalha para alimentar o motor eléctrico quando as baterias estão esgotadas ou a menos de 10% da sua capacidade.

                                              E ainda não percebo (ou talvez perceba, viva a ganancia das construtoras automóvel) porque não usamos motores eléctricos e usamos geradores para produzir electricidade que alimentariam o veículo, o motor eléctrico tem de rendimento 80% e assim o consumo de diesel (com gerador a diesel) poderia ser de 2l a 3l/100kms. Muito maior rendimento que os veículos actuais.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Para quem quiser saber mais sobre as baterias e evolução dos respectivos custos, recomendo vivamente a leitura deste artigo: Lithium-ion Batteries: 9 Years of Price Stagnation -- Seeking Alpha

                                                Eis um gráfico muito interessante sobre a evolução esperada do preço das baterias:



                                                Se esta previsão se confirmar, quando os carros eléctricos se massificarem, um pack de baterias de 30 KWh custará cerca de 6000 euros, o que se recupera em dois ou três anos de utilização.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Ao reler o artigo da Autohoje encontrei um erro grave, eu considero gravissimo porque induz em erro o real consumo do carro, então é assim.

                                                  Eles dizem que o carro ficou a carregar durante a noite o preço do kw é de 0.0663 €, se eles dizem que o carregamento ficou em 1.8 euros / 0.0663 = 27 kw, o que está errado, no máximo e considerando a eficiência de carga destas baterias durante a noite o custo da carga seria no máximo de 17 kw * 0.0663 = 1.13 €. Durante o dia seria de 17kw * 0.1233 = 2.09 €.


                                                  Neste sentido todas as contas lá atrás estão erradas.

                                                  Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                                                  Não porque as construtoras automóveis têm muito medo destes veículos:

                                                  O dinheiro vem mais da manutenção que das vendas e estes veículos em manutenção custam 10 vezes menos. E trocar baterias´ao fim do seu tempo util é o unico problema.
                                                  Outro problema que o motor eléctrico costuma ter é as escovas do motor eléctrico, mas que são baratas e muito faceis de trocar. Enquanto um motor de CI tem oleos, centenas de componentes mecanicos para trocar. Se trocas um motor pagas um balurdio a troca do motor eléctrico completo fica a 1/10 disso. Não tens oleos para lubrificar o motor.

                                                  E depois sim já há baterias (ião litio) que num veículo tipo classe citadino podem ter autonomias para 100kms. E sim o futuro vai ser os puros hibridos em que no motor têm um pequeno gerador e esse gerador trabalha para alimentar o motor eléctrico quando as baterias estão esgotadas ou a menos de 10% da sua capacidade.

                                                  E ainda não percebo (ou talvez perceba, viva a ganancia das construtoras automóvel) porque não usamos motores eléctricos e usamos geradores para produzir electricidade que alimentariam o veículo, o motor eléctrico tem de rendimento 80% e assim o consumo de diesel (com gerador a diesel) poderia ser de 2l a 3l/100kms. Muito maior rendimento que os veículos actuais.

                                                  Os teu raciocínio está certo, mas os motores evoluiriam e já não têm escovas, repara que em todos os veículos eléctricos se utiliza motores AC síncronos, não têm qualquer manutenção e duram séculos. Além disso a eficiência saltou dos 80% para os 90-95 %.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por bogasjmal Ver Post
                                                    Ao reler o artigo da Autohoje encontrei um erro grave, eu considero gravissimo porque induz em erro o real consumo do carro, então é assim.

                                                    Eles dizem que o carro ficou a carregar durante a noite o preço do kw é de 0.0663 €, se eles dizem que o carregamento ficou em 1.8 euros / 0.0663 = 27 kw, o que está errado, no máximo e considerando a eficiência de carga destas baterias durante a noite o custo da carga seria no máximo de 17 kw * 0.0663 = 1.13 €. Durante o dia seria de 17kw * 0.1233 = 2.09 €.

                                                    Neste sentido todas as contas lá atrás estão erradas.




                                                    Os teu raciocínio está certo, mas os motores evoluiriam e já não têm escovas, repara que em todos os veículos eléctricos se utiliza motores AC síncronos, não têm qualquer manutenção e duram séculos. Além disso a eficiência saltou dos 80% para os 90-95 %.
                                                    Eu não tinha esse conhecimento. assim ainda melhor...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Bons dias,

                                                      Eu não venho aqui discutir se os veículos eléctricos são melhores ou piores que os movidos a combustíveis fósseis pois isso é como comparar um relógio analógico a um digital ou comparar um gira-discos a um leitor de MP3.

                                                      Irá sempre existir espaço para as soluções mecânicas/analógicas mas, no futuro, o eléctrico/digital massificar-se-á dada a sua robustez, versatilidade e economia.

                                                      Assim, aguardo ansiosamente por soluções idênticas ao Opel Ampera que trabalhem 90% do tempo a electricidade mas que possuam um depósito de combustível para aquela viagem mais distante.

                                                      Existem muitos lobbies na indústria automóvel. Felizmente, agora com esta crise e com a administração Obama parecem estar a criar-se sinergias para a proliferação de soluções eléctricas. Venham elas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Hoje conduzi o i MIEV!!

                                                        Pois é! Há pouco mais de meia hora tive a oportunidade de conduzir o i MIEV nas imediações do IST.

                                                        A primeira reacção é a de um carro excessivamente estreito (que na versão europeia terá uma distância entre rodas aumentada em 15cm), com um formato smartizado, ainda que com 5 portas e 4 lugares. No interior, a grande "surpresa" foi a do volante à direita, mas que no fim acabou por não causar nenhum problema de adaptação. Apenas o pisca do outro lado causou alguma estranheza.

                                                        Fui fazer o test-drive com outro jovem que devia ter quase dois metros, e ele, coitado, quase que batia com a cabeça no tecto! O carro tem um interior um pouco reduzido, e embora leve 4 pessoas com algum à vontade, pessoas com alturas superiores ao normal terão problemas.

                                                        Na condução, o mais especial é não haver o tradicional barulho do motor. A brecagem é óptima, com uma direcção muito directa e natural. A travagem mostrou-se razoável, ainda que não a tenha usado a fundo. O motor...tem uma resposta óptima. Não se sentem as vibrações involuntárias que um smart, por exemplo, emite da caixa (desconheço o sistema de passagem de tracção às rodas a partir do motor, o homem da Mitsubishi também não me soube informar). Com 4 pessoas dentro do carro, o binário não deixa de ser impressionante. De facto, para além da ausência de som, o binário do motor foi a maior "surpresa". Não só pela sua intensidade, que já me era conhecida, mas sim pela linearidade, que embora seja identificável no gráfico de binário, ao vivo tem outra dimensão. De notar que conduzi apenas com 60% da potência disponível!

                                                        Foi uma experiência curta, mas que deu para tomar conhecimento do ideal do carro do futuro. O lançamento está previsto, mas com um preço que rondará os 20.000-30.000€, variando nos apoios do estado (que já estamos a ver, deverão ser poucos).

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Com 4 pessoas dentro do carro, o binário não deixa de ser impressionante.
                                                          Ter o binário máximo logo às 0 rpm é impressionante, não é? E estamos a falar de "apenas" 180 NM.

                                                          Estou ansioso para experimentar os 370 NM do Opel Ampéra E levar um para a garagem

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Ter o binário máximo logo às 0 rpm é impressionante, não é? E estamos a falar de "apenas" 180 NM.

                                                            Estou ansioso para experimentar os 370 NM do Opel Ampéra E levar um para a garagem
                                                            Quando entra em produção massificada o Opel?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Quando entra em produção massificada o Opel?
                                                              Acho que antes de 2012 não será... ainda por cima os problemas financeiros da GM não ajudam nada...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X