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    #61
    tá mais que visto que a A-CAM não gosta de BÊÉME´s[}][}][}]





    Comentário


      #62
      e aquilo do Série 5 também [8)]

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por Guaraná

        Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.
        É precisamente esse tipo de pensamento que leva a que hajam tantos acidentes com RWD nos dias de chuva!

        Comentário


          #64
          Olhem, não quero ser chato mas vejam este video.

          Quem os está a conduzir são pilotos que sabem bem o que fazem.

          Agora apreciem bem como são feitas as curvas e digam se tinham dedos mas o bmw.

          http://www.youtube.com/watch?v=uFL59...elated&search=

          Comentário


            #65
            os únicos conhecidos que tenho que se escacaram devido ao aquaplaning tinham os dois FWD: bravo1.6 e a3 2.0tdi sport. Cá em casa existe RWD há anos largos o meu nem sequer dispositivos eletrónico tem (como tem o A3 por exemplo e é FWD) e é seguro mesmo nos dias de hoje...claro que não vou a abrir senão nem o seguro com ou sem aquaplaning basta ter o piso molhado. Cump

            Comentário


              #66
              Hugo Pereira nesse video gosto particularmente de duas coisas: BMW 2002 Turbo(170cv) e dos preços para todos os véiculos.

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por Guaraná

                Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.
                Eu vi foi uma Megane Break... :D Hmm, será que afinal a equação é Chuva + Renault = Despiste? [}]

                Comentário


                  #68
                  citação:Aquaplanning
                  Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.

                  in Dicionario Autohoje
                  Como se pode ver o aquaplanning esta mto relacionado com o desgaste dos pneus e a area q ocupam em contacto com o solo. Por isso tanto nas bicicletas como nos smarts é mto dificil ocorrer o fenomeno.

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por bizopt

                    citação:Aquaplanning
                    Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.

                    in Dicionario Autohoje
                    Como se pode ver o aquaplanning esta mto relacionado com o desgaste dos pneus e a area q ocupam em contacto com o solo. Por isso tanto nas bicicletas como nos smarts é mto dificil ocorrer o fenomeno.
                    Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas? ;)

                    Comentário


                      #70
                      Além de serem RWD, normalmente têm muitos cavalos
                      e pneus muito largos. O pessoal pensa que quanto mais
                      largos os pneus forem, mais seguro é, mas isso não
                      é válido em todas as situações.

                      Há uma curva no IP4 conhecida como a curva dos BMW's.
                      Parece que em dias de chuva era uma maravilha...
                      E a minha estatistica pessoal também é de que existem
                      mais BMW's despistados em AE em dias de chuva.

                      Comentário


                        #71
                        citação:

                        Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?
                        Claro. O peso maior e a velocidade será tendencialmente menor.
                        Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.

                        Comentário


                          #72
                          Pois, tanto conhecimento e os carros a espetarem-se...

                          Alguém consegue explicar a razão de os RWD se espetarem mais que os outros em caso de aquaplaning?

                          Vá lá.

                          Vou pedir à Administração do AHO uns tócolantes para os vitoriosos. :D

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                            Pois, tanto conhecimento e os carros a espetarem-se...

                            Alguém consegue explicar a razão de os RWD se espetarem mais que os outros em caso de aquaplaning?
                            Alguém tem dados estatísticos que o prove ... ou é só adivinhação?

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por bizopt

                              citação:

                              Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?
                              Claro. O peso maior e a velocidade será tendencialmente menor.
                              Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.
                              Correcto. Basicamente o caso está nos pneus e nos sistemas "Alguém me acuda". O problema dos "Alguém me acuda" é que apartir do momento em que o veículo entra em modo instável, Hasta la baby vista! Nem eles nos safam...

                              Comentário


                                #75
                                Espetam-se mais, pq requerem um maior conhecimento de como se sai dessas situações.
                                Num RWD tem q se contra brecar o q não é instintivo para a maioria das pessoas.
                                Enquanto q nos FWD qdo o carro foge se deixa de acelerar e vira-se no sentido contrario em q o carro foge. No RWD os movimentos deverão ser inversos para deixar a traseira "apanhar" a frente.
                                Como as reacções de correcção n são instintivas para a maioria das pessoas... Ocorre o despiste.

                                Comentário


                                  #76
                                  Gosto do objectivo, curtia tirar um curso desses, agora a argumentação usada é no minimo dos minimos, e sendo muito simpatico, infantil e ridicula.

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                    Olhem, não quero ser chato mas vejam este video.

                                    Quem os está a conduzir são pilotos que sabem bem o que fazem.

                                    Agora apreciem bem como são feitas as curvas e digam se tinham dedos mas o bmw.

                                    http://www.youtube.com/watch?v=uFL59...elated&search=

                                    Melhor este então :

                                    http://www.youtube.com/watch?v=X0rKu...elated&search=



                                    Eu sou um apaixonado por RWD, adoro a BMW, mas também sou da opinião que para o dia-a-dia, do condutor comum, que de vez em quando quer dar-lhe gás, um RWD não é a melhor opção...é preciso muito mais mãozinhas, para fazer o mesmo que um BOM (note-se), FWD, ou um AWD.

                                    Este video, mostra que mesmo nas mãos de um "Mestre da Condução", o RWD perdeu, pouco, mas perdeu...e o que lhe aconteceu, quando ele mesmo esticou a corda...

                                    Que a "T U S A", é maior, Sim, É !

                                    Mas as nossa estradas, não são circuitos, para andara a fazer "estas brincadeiras", para enchermos o nosso Ego...e uma atravessadela numa estrada de montanha qundo há cruzamento com outro veículo, pode dar em desgraça...

                                    ;)


                                    Edit :

                                    http://www.youtube.com/watch?v=mqvHg...elated&search=


                                    Mais exemplos ?

                                    :D

                                    Comentário


                                      #78
                                      Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

                                      Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
                                      , deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.

                                      JASUS.
                                      Como é possível escrever tamanho disparate????

                                      Comentário


                                        #79
                                        citação:Originalmente colocada por polo_TDI

                                        Mail da ACAM:

                                        À Presidência do
                                        Conselho de Administração da BMW Portugal

                                        CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira


                                        Exmos. Senhores,

                                        O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.

                                        Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.

                                        Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.

                                        Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).

                                        Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

                                        Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
                                        , deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.

                                        A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.

                                        Com os melhores cumprimentos

                                        Manuel João Ramos
                                        Presidente da ACA-M


                                        Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
                                        Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
                                        1050-062 Lisboa
                                        PORTUGAL
                                        Mobile: (+351)919258585
                                        Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
                                        <aca-m@aca-m.org>
                                        <www.aca-m.org>
                                        <www.estradaviva@org>
                                        <www.sobreviventes.org>



                                        Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?
                                        Aquaplanning não é simplesmente igual a piso molhado, e não tem haver com o tipo de tracção

                                        [u]Aquaplanning</u>

                                        [u]Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo</u>. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. [u]Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.</u>

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          e aquilo do Série 5 também [8)]


                                          :D:D:D

                                          Comentário


                                            #81
                                            ACA-M??? LOL.....[}][}][}]


                                            Mas ainda alguém lhe liga??? [}][}][}][}][}]

                                            Comentário


                                              #82
                                              http://www.youtube.com/watch?v=UPdUrWa_F0A

                                              Comentário


                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por polo_TDI

                                                Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

                                                Sou só que acho isto totalmente idiota? Então são as rodas motrizes sem aderência que decontrolam a direcção num RWD??? E os FWD não entram em aquaplanning exactamente da mesma forma? Com a agravante de esses sim descontrolar a direcção quando perdem aderência nas rodas motrizes....

                                                E mais, se os carros estão a travar, então qual a diferença de ser RWD e FWD?? BOLAS.... ESTÃO A TRAVAR!!!!!

                                                Estes gajos da ACA-M são profundamente idiotas.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Não acredito minimamente que esta "carta" tenha sido efectivamente escrita e publicada pela ACAM.

                                                  Não só pelos erros e imprecisões técnicas, mas também pelo "ataque" directo à BMW, quando se sabe que esta não é a única a ter carros de tracção traseira.

                                                  Provavelmente algum "engraçadinho" decidiu pegar no mito urbano dos despistes dos BMW's em dias de chuva, assim como na já celebre "picardia" da ACAM com a BMW por causa da famigerada publicidade ao BMW Serie 5, e lançar mais uma discussão inútil e desnecessária.

                                                  Não existe relação entre aquaplanning e RWD. Nem se torna mais perigoso conduzir à chuva com um carro RWD.

                                                  O que sucede é que a condução dum RWD é diferente da dum FWD. Algumas vezes a inexperiência na condução de carros de tracção traseira, associada a motores de grande potência e pneus largos em dias de chuva resulta em despistes.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Eu é que não a escrevi... Apenas transcrevi o que consta do mail da ACAM que recebi e que foi enviado para estas entidades:

                                                    geral@bmw.pt ; camara@cm-tavira.pt ; portal@ic.pt ; reclamacoes@dgv.pt ; seai@mai.gov.pt ; gabinete.ministro@mai.gov.pt ; agenda@lusa.pt

                                                    Como já disse, acho que a circulação numa velocidade adequada às circunstâncias (piso, tráfego, carro, etc), pode diminuir substancialmente as consequências...

                                                    A minha intenção não foi desencadiar esta discussão sobre os FWD ou RWD...

                                                    Achei apenas curioso e susceptível de confirmação a indicação de que os registos da BRISA, confirmam a existência destes incidentes com os BMW.

                                                    Não haverá ninguém aqui que saiba dizer que tratamento é que a BRISA faz dos (in) acidentes que ocorrem nas suas AEs, nomeadamente, quais são os dados que são recolhidos: marca, modelo, idade, etc... e se existem alguns estudos sobre isso?

                                                    A próposito do série 5, não me importava de poder "atacar" [B)] ...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
                                                      Isso não acontece com todos os carros?
                                                      Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
                                                      A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.

                                                      Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                                        Isso não acontece com todos os carros?
                                                        Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
                                                        A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.

                                                        Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.
                                                        Mas a questão é que tens reacções diferentes quando tentas reacelerar, reacções essas que nos RWD são mais dificeis de "dominar" para um condutor normal. E ainda por cima o peso está todo (ou a maioria dele) deslocado para a frente do carro, por isso os FWD terão (não sei se é verdade, mas sou eu a pensar...) maior tracção e possibilidade de se efectuar correcções.


                                                        ;)

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          citação:Originalmente colocada por PSerra

                                                          citação:Originalmente colocada por DITADOR

                                                          Isso não acontece com todos os carros?
                                                          Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
                                                          A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.

                                                          Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.
                                                          Mas a questão é que tens reacções diferentes quando tentas reacelerar, reacções essas que nos RWD são mais dificeis de "dominar" para um condutor normal. E ainda por cima o peso está todo (ou a maioria dele) deslocado para a frente do carro, por isso os FWD terão (não sei se é verdade, mas sou eu a pensar...) maior tracção e possibilidade de se efectuar correcções.


                                                          ;)
                                                          Os RWD viram com as rodas posteriores ?

                                                          Reacções mais dificeis de dominar ?
                                                          Olhe, conduzo RWD's há vários anos, BMW's por acaso, e não me posso queixar.
                                                          Em todas as situações tenho mais mais controlo que num tracção dianteira.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            QUATTRO

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                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por -Audi_Quattro-

                                                              QUATTRO
                                                              Cinco

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