tá mais que visto que a A-CAM não gosta de BÊÉME´s[}][}][}]
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BMW e Aquaplanning
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imported_PSerra
citação:Originalmente colocada por Guaraná
Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.
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Olhem, não quero ser chato mas vejam este video.
Quem os está a conduzir são pilotos que sabem bem o que fazem.
Agora apreciem bem como são feitas as curvas e digam se tinham dedos mas o bmw.
http://www.youtube.com/watch?v=uFL59...elated&search=
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os únicos conhecidos que tenho que se escacaram devido ao aquaplaning tinham os dois FWD: bravo1.6 e a3 2.0tdi sport. Cá em casa existe RWD há anos largos o meu nem sequer dispositivos eletrónico tem (como tem o A3 por exemplo e é FWD) e é seguro mesmo nos dias de hoje...claro que não vou a abrir senão nem o seguro com ou sem aquaplaning basta ter o piso molhado. Cump
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citação:Originalmente colocada por Guaraná
Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.
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imported_bizopt
citação:Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.
in Dicionario Autohoje
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citação:Originalmente colocada por bizopt
citação:Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.
in Dicionario Autohoje
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Além de serem RWD, normalmente têm muitos cavalos
e pneus muito largos. O pessoal pensa que quanto mais
largos os pneus forem, mais seguro é, mas isso não
é válido em todas as situações.
Há uma curva no IP4 conhecida como a curva dos BMW's.
Parece que em dias de chuva era uma maravilha...
E a minha estatistica pessoal também é de que existem
mais BMW's despistados em AE em dias de chuva.
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imported_bizopt
citação:
Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?
Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por bizopt
citação:
Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?
Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.
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imported_bizopt
Espetam-se mais, pq requerem um maior conhecimento de como se sai dessas situações.
Num RWD tem q se contra brecar o q não é instintivo para a maioria das pessoas.
Enquanto q nos FWD qdo o carro foge se deixa de acelerar e vira-se no sentido contrario em q o carro foge. No RWD os movimentos deverão ser inversos para deixar a traseira "apanhar" a frente.
Como as reacções de correcção n são instintivas para a maioria das pessoas... Ocorre o despiste.
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citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira
Olhem, não quero ser chato mas vejam este video.
Quem os está a conduzir são pilotos que sabem bem o que fazem.
Agora apreciem bem como são feitas as curvas e digam se tinham dedos mas o bmw.
http://www.youtube.com/watch?v=uFL59...elated&search=
Melhor este então :
http://www.youtube.com/watch?v=X0rKu...elated&search=
Eu sou um apaixonado por RWD, adoro a BMW, mas também sou da opinião que para o dia-a-dia, do condutor comum, que de vez em quando quer dar-lhe gás, um RWD não é a melhor opção...é preciso muito mais mãozinhas, para fazer o mesmo que um BOM (note-se), FWD, ou um AWD.
Este video, mostra que mesmo nas mãos de um "Mestre da Condução", o RWD perdeu, pouco, mas perdeu...e o que lhe aconteceu, quando ele mesmo esticou a corda...
Que a "T U S A", é maior, Sim, É !
Mas as nossa estradas, não são circuitos, para andara a fazer "estas brincadeiras", para enchermos o nosso Ego...e uma atravessadela numa estrada de montanha qundo há cruzamento com outro veículo, pode dar em desgraça...
;)
Edit :
http://www.youtube.com/watch?v=mqvHg...elated&search=
Mais exemplos ?
:D
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Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.
JASUS.
Como é possível escrever tamanho disparate????
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citação:Originalmente colocada por polo_TDI
Mail da ACAM:
À Presidência do
Conselho de Administração da BMW Portugal
CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira
Exmos. Senhores,
O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.
Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.
Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.
Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).
Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.
A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.
Com os melhores cumprimentos
Manuel João Ramos
Presidente da ACA-M
Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
1050-062 Lisboa
PORTUGAL
Mobile: (+351)919258585
Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
<aca-m@aca-m.org>
<www.aca-m.org>
<www.estradaviva@org>
<www.sobreviventes.org>
Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?
[u]Aquaplanning</u>
[u]Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo</u>. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. [u]Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.</u>
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citação:Originalmente colocada por polo_TDI
Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Sou só que acho isto totalmente idiota? Então são as rodas motrizes sem aderência que decontrolam a direcção num RWD??? E os FWD não entram em aquaplanning exactamente da mesma forma? Com a agravante de esses sim descontrolar a direcção quando perdem aderência nas rodas motrizes....
E mais, se os carros estão a travar, então qual a diferença de ser RWD e FWD?? BOLAS.... ESTÃO A TRAVAR!!!!!
Estes gajos da ACA-M são profundamente idiotas.
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Não acredito minimamente que esta "carta" tenha sido efectivamente escrita e publicada pela ACAM.
Não só pelos erros e imprecisões técnicas, mas também pelo "ataque" directo à BMW, quando se sabe que esta não é a única a ter carros de tracção traseira.
Provavelmente algum "engraçadinho" decidiu pegar no mito urbano dos despistes dos BMW's em dias de chuva, assim como na já celebre "picardia" da ACAM com a BMW por causa da famigerada publicidade ao BMW Serie 5, e lançar mais uma discussão inútil e desnecessária.
Não existe relação entre aquaplanning e RWD. Nem se torna mais perigoso conduzir à chuva com um carro RWD.
O que sucede é que a condução dum RWD é diferente da dum FWD. Algumas vezes a inexperiência na condução de carros de tracção traseira, associada a motores de grande potência e pneus largos em dias de chuva resulta em despistes.
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Eu é que não a escrevi... Apenas transcrevi o que consta do mail da ACAM que recebi e que foi enviado para estas entidades:
geral@bmw.pt ; camara@cm-tavira.pt ; portal@ic.pt ; reclamacoes@dgv.pt ; seai@mai.gov.pt ; gabinete.ministro@mai.gov.pt ; agenda@lusa.pt
Como já disse, acho que a circulação numa velocidade adequada às circunstâncias (piso, tráfego, carro, etc), pode diminuir substancialmente as consequências...
A minha intenção não foi desencadiar esta discussão sobre os FWD ou RWD...
Achei apenas curioso e susceptível de confirmação a indicação de que os registos da BRISA, confirmam a existência destes incidentes com os BMW.
Não haverá ninguém aqui que saiba dizer que tratamento é que a BRISA faz dos (in) acidentes que ocorrem nas suas AEs, nomeadamente, quais são os dados que são recolhidos: marca, modelo, idade, etc... e se existem alguns estudos sobre isso?
A próposito do série 5, não me importava de poder "atacar" [B)] ...
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citação:Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.
Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.
Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.
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imported_PSerra
citação:Originalmente colocada por DITADOR
Isso não acontece com todos os carros?
Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.
Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.
;)
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citação:Originalmente colocada por PSerra
citação:Originalmente colocada por DITADOR
Isso não acontece com todos os carros?
Que eu saiba o peso de qualquer veículo transfere-se para a sua frente.
A diferença entre um tracção traseira e dianteira apenas reside no momento resistente que as rodas traseiras produzem aquando da travagem.
Se travarem forte com um tracção dianteira a meio de uma curva de raio «apertado», a traseira também escorrega e, nem é necessário estar de chuva.
;)
Reacções mais dificeis de dominar ?
Olhe, conduzo RWD's há vários anos, BMW's por acaso, e não me posso queixar.
Em todas as situações tenho mais mais controlo que num tracção dianteira.
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