Estive hoje a pesquisar as diferenças entre os cursos e os diâmetros de alguns motores diesel actuais. Notei que para cilindradas pequenas, até aos 2 litros, os cursos são geralmente superiores aos diametros. De todos só um não tinha esta configuração. Reparei também que alguns motores mais antigos, ainda em comercialização, esta relação era inversa, ou próxima disso, <s>caso do 1.7 CDTI de origem Isuzu, cujo diâmetro é superior ao curso</s> e do 1.8 TDCI da Ford que é quase um motor quadrado.
Devem existir mais alguns que fogem à regra (o 2.0d da BMW), acham que isto é uma tendência actual? Quais as vantagens? Os novos sistemas de injecção têm alguma coisa a ver com isto?
Para a mesma cilindrada, um motor com maior diametro, terá mais vantagens do que outro com maior curso? Ou será ao contrário. E em termos de binário, que influencia isto terá?
Venham de lá essas respostas ;)
Devem existir mais alguns que fogem à regra (o 2.0d da BMW), acham que isto é uma tendência actual? Quais as vantagens? Os novos sistemas de injecção têm alguma coisa a ver com isto?
Para a mesma cilindrada, um motor com maior diametro, terá mais vantagens do que outro com maior curso? Ou será ao contrário. E em termos de binário, que influencia isto terá?
Venham de lá essas respostas ;)
Comentário