Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Citroën BX

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Pensando melhor... É muito difícil que essa foto seja de um BX. É que até a manete do pisca é do 309, assim como a curva do topo do painel e a forma, textura e espessura do volante.

    Se for mesmo de um BX só pode ser de um transgénico, arraçado de Peugeot.

    Comentário


      #32
      Posso fazer uma pergunta?
      Porquê 2 manómetros de temperatura?
      Não é por nada, pura curiosidade.
      Cumps.
      citação:Originalmente colocada por RAD

      Uma outra imagem do interior futurista:




      O interior de um da 2ª série:

      [/img]


      Comentário


        #33
        Um é temperatura de oleo e o outro temperatura da água, e a foto é mesmo de um BX, dá para reconhecer o plástico da coluna de direção e o capacete q envolve os manometros.
        Esses manometros são os do GTI e tb equipam os 205/309 GTI, além do motor q tb é comum nos 3 carros.

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por JC

          Pensando melhor... É muito difícil que essa foto seja de um BX. É que até a manete do pisca é do 309, assim como a curva do topo do painel e a forma, textura e espessura do volante.

          Se for mesmo de um BX só pode ser de um transgénico, arraçado de Peugeot.
          [:0] [:0] [:0]

          PSA, diz-te alguma coisa [?]

          Comentário


            #35
            Ora cá está um carrito que sempre me fascinou, qunado era miudo a minha escola era perto de um stand da citroen e passavamos lá para ver os carros, o BX na altura era um mimo.

            O meu pai curiosamente que trabalhava em frente desse stand diz que na altura os carros dos vendedores eram todos citroen, imagino que muitos BX, e pelo que ele diz é daí que vem a aversão que tem aos Citro...

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

              citação:Originalmente colocada por JC

              Pensando melhor... É muito difícil que essa foto seja de um BX. É que até a manete do pisca é do 309, assim como a curva do topo do painel e a forma, textura e espessura do volante.

              Se for mesmo de um BX só pode ser de um transgénico, arraçado de Peugeot.
              [:0] [:0] [:0]

              PSA, diz-te alguma coisa [?]
              Claro que diz. Quase o mesmo que "experiência própria". Como tive um 309 com esse painel pensei que a "integração" não tinha chegado tão longe...

              Comentário


                #37
                O meu pai teve um 14 RE ainda hoje fala com saudades do carro.

                Cheguei a dar uma voltas nele, quando tirei a carta. O problema era a suspensão demasiado confortável para os meus gostos.

                Eu digo que esse carro era difícil faze-lo sair da trajectória, adornava... adornava e adornava. Mas quando saía nunca mais o apanhavas...

                Agora o SPORT com 2 duplos carburadores era brutal... bêbado mas brutal. Julgo que a suspensão desse fosse um pouco diferente.

                Mas era porreiro mexer na suspensão (subir, por mais dura... etc.) De vez em quando ainda o vejo por ai... todo “lixado” da chapa mas ainda anda...

                Bom Carro...

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por JC


                  Claro que diz. Quase o mesmo que "experiência própria". Como tive um 309 com esse painel pensei que a "integração" não tinha chegado tão longe...
                  Então começa a observar um Saxo e um 106... Cais para o lado... :D ;)

                  Comentário


                    #39
                    Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

                    Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...



                    E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                      Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

                      Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...



                      E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

                      Xii este tablier...que saudades[|)]
                      Mas havia outros tabliers, depende do ano do BX e da versão.
                      Ainda me lembro daquela tampa do porta-luvas, eu era puto e o gozo que me dava bater lá com a mão para abrir aquilo. Bastava carregar para baixo, mas ao murro dava mais gozo naquela idade:D
                      O mono-limpa-vidros, era enorme e chegava para todo o vidro!! Se tivesse onde o por, acho que comprava um agora por uns 600€ para estimar. Daqui a uns anos vai ser uma pérola, aliás, já começa a ser ;)

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por PT82

                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

                        Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...



                        E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

                        Xii este tablier...que saudades[|)]
                        Mas havia outros tabliers, depende do ano do BX e da versão.
                        Ainda me lembro daquela tampa do porta-luvas, eu era puto e o gozo que me dava bater lá com a mão para abrir aquilo. Bastava carregar para baixo, mas ao murro dava mais gozo naquela idade:D
                        O mono-limpa-vidros, era enorme e chegava para todo o vidro!! Se tivesse onde o por, acho que comprava um agora por uns 600€ para estimar. Daqui a uns anos vai ser uma pérola, aliás, já começa a ser ;)
                        Realmente já nao me lembrava desse pormenor da tampa, eu tb andava sempre brincando com isso, o do meu pai, é que nao tinha conta-rotações, no lugar acho q tava la um mega relógio.

                        Comentário


                          #42
                          Pois eu também já tive um, que entretanto vendi e não tenho dúvidas de que esse painel, nomeadamente pelas formas dos plásticos onde está inserido, pertence mesmo ao BX. Ainda passei algum tempo a limpar aquelas ranhurazinhas todas.
                          Quanto ao carro, apreciei o espaço, o conforto e o motor (1.9 TD de 92 Cv.)
                          Todavia, o melhor que tinha - as suspensões - era o que me dava mais dores de cabeça em temos de mnutenção.
                          Apreciei também os discos de travões em termos de durabilidade.
                          De uma forma geral e apesar de ter ido com ele diversas vezes ao mecânico, posso dizer que gostei do carro.

                          Comentário


                            #43
                            Esse tablier "arraçado" de Peugeot é mesmo de um BX. O quadrante é que não. É relativamente comum o pessoal alterar o quadrante de origem por um da Peugeot que tem tudo nos mesmos sítios mas com uma fonte de letra diferente.

                            Fora as edições especiais (tipo Digit, GT e Sport), só existiram 2 tabliers. O "lego" da 1ª série e o da 2ª série que já se viu em algumas imagens neste tópico. Este último era igual em todas as versões, do 11 ao 19 GTi 16v. O único pormenor que mudava era o conta-rotações em vez do relógio analógico.

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por Tono da Mascarita

                              O meu sogro tem um 1.4 que comprou há +- 7 anos por 200 cts. Já o conduzi várias vezes e até que é engraçado, apresentando um comportamento bastante bom para o carro em questão (idade). Pena é que esteja um bocado destruído por dentro...

                              A suspenção regulável, para mim só funciona na posição intermédia: na posição superior parece um barco, na inferior parece que não existe.
                              Os travões não são nada amigos: o pedal quase não tem curso nenhum. Depois de pressionado o pedal, este não muda de posição consoante a pressão exercida pelo pé. o que é esquisito, porque parece que estamos a carregar com o pé contra o chão.

                              Mas pronto, para os 75cv (?) anda bem e ainda está aí para as curvas.

                              Ai eu espero que não seja o meu. É que foi vendido nessa altura por...200 contos :D

                              A suspensão é assim em todos os citro hidropneumáticos. A posição mais baixa só serve para garagem (é interdita a circulação), e a posição alta é só para ser usada em estradas (muito) más ou para mudar um pneu ;) Senão numa estrada normal fica tremendamente "bambuleante" :D

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por BX HDi

                                Esse tablier "arraçado" de Peugeot é mesmo de um BX. O quadrante é que não. É relativamente comum o pessoal alterar o quadrante de origem por um da Peugeot que tem tudo nos mesmos sítios mas com uma fonte de letra diferente.

                                Fora as edições especiais (tipo Digit, GT e Sport), só existiram 2 tabliers. O "lego" da 1ª série e o da 2ª série que já se viu em algumas imagens neste tópico. Este último era igual em todas as versões, do 11 ao 19 GTi 16v. O único pormenor que mudava era o conta-rotações em vez do relógio analógico.
                                Eu bem me parecia que o grafismo e a disposição dos manómetros que, diga-se são de uma escolha exemplar (quem dera a muitos carros actuais terem tanta informação online), tinha algo de brutalmente nostálgico e familiar...

                                Comentário


                                  #46
                                  O conta kilometros do BX original é parecido com o do Peugeot, mas mais bonito (até porque é preto e tem um grafismo espectacular), embora hajam pessoas que gostem de modificar e adaptar o que já está bem de origem! Os conta kilometros dos GTi´s e TZD´s e TZS´s são extremamente completos e trazem manometro de pressão de óleo, manometro de temperatura de óleo, manometro de temperatura da água e conta rotações! Também há casos em que se pretende aplicar o conta rotações e os outros manometros e quando não se encontra o quadrante do BX, utiliza-se a alternativa apresentada pela Peugeot, que vimos em cima!

                                  Quanto às suspensões a recomendação é nunca circularem com o carro fora da posição standart! As outras são apenas para questões de manutenção ou para atravessar obstáculos sem que o fundo do carro bata em algo! Andar com o carros nas duas posições mais altas e na posição minima estraga as esferas de suspensão e estraga os rolamentos dos braços traseiros de suspensão, assim como andar muito tempo com as esferas descarregadas tb faz estragos grandes.

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por jomaso

                                    Gostei sempre deste carro. Um tio meu teve o GTI e o Sport de duplo carburador. Julgo que a maior parte das queixas em termos de fiabilidade vinham dos problemas eléctricos.
                                    Não são reconhecidos problemas electricos nos BX.

                                    Os BX são apenas problemáticos ao nível da suspensão, e isso apenas acontece porque a sua manutenção é desprezada.

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                      O meu pai teve um BX 14 TGE IMAGE, tinha ailleron e tecto de abrir electrico, era verde.
                                      Os Image vinham inclusivé de série com os bancos desportivos do GTi

                                      Comentário


                                        #49
                                        Fico agradecido, e de curiosidade satisfeita.
                                        Sempre a aprender.
                                        Para a altura, já devia ser uma boa máquina.
                                        citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

                                        Um é temperatura de oleo e o outro temperatura da água, e a foto é mesmo de um BX, dá para reconhecer o plástico da coluna de direção e o capacete q envolve os manometros.
                                        Esses manometros são os do GTI e tb equipam os 205/309 GTI, além do motor q tb é comum nos 3 carros.

                                        Comentário


                                          #50
                                          As suspensões não são nada problemáticas! Já tenho o meu primeiro BX há mais de 6 anos, nem sequer tinha a carta quando o comecei a reconstruir! Desde que o reconstrui até agora só levou uma carga nas esferas, uma junta da tampa das válvulas, um módulo de ignição, uma transmissão e as mudanças de óleos e filtros! De resto o BX é um carro que sendo bem acompanhado é muito dificil de dar problemas!

                                          Os problemas eléctricos só ocorrem se andarem a mexer na instalação eléctrica do carro, como um Bx que comprei e acabei por abater, pelo estado misero em que estava! Não havia um fio que não tivesse sido mexido e ainda não percebi para quê!? É o que dá levar os carros a oficinas que são tascas e não percebem nada de automóveis!

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Tono da Mascarita


                                            A suspenção regulável, para mim só funciona na posição intermédia: na posição superior parece um barco, na inferior parece que não existe.
                                            Não é suposto as outras regulações funcionarem bem em utilização normal, porque só a posição intermédia é que pode ser usada.

                                            A posição mais alta só deve ser usada em situações de caminho dificil e em baixa velocidade, ou para poder retirar as rodas traseiras. A posição mais baixa apenas se usa quando o carro vai ficar um longo período de tempo parado.

                                            citação:
                                            Os travões não são nada amigos: o pedal quase não tem curso nenhum. Depois de pressionado o pedal, este não muda de posição consoante a pressão exercida pelo pé. o que é esquisito, porque parece que estamos a carregar com o pé contra o chão.
                                            Pelo contrário, os travões são bastante amigos, porque é a custa disso que tens uma travagem extremamente suave e ao mesmo tempo eficaz. Não é por acaso que são carros extremamente agradáveis de conduzir, e isso é uma característica típica dos modelos com suspensão hidraulica, porque a suspensão controla a travagem e a direcção, mas de facto para quem não está habituado à travagem dos BX, estranha...

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por margalhau

                                              citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                              O meu pai teve um BX 14 TGE IMAGE, tinha ailleron e tecto de abrir electrico, era verde.
                                              Os Image vinham inclusivé de série com os bancos desportivos do GTi
                                              Há um tipo no Ocasião a vender os bancos todos por 150 ¤... Esses mesmos de que falas...

                                              Isso e mais um bocado de BX às peças...

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por Zé_Turbo_ie

                                                5 estrelas, não há nada melhor...
                                                Pois é meus senhores, também eu tive oportunidade de andar num BX 14 Image, e era verde e tudo, como quase todos, estava na moda na altura, e só gostei de uma coisa, os bancos, para a altura eram excelentes, bem melhores que os do 405, mas de resto, nem a suspensão lhe valeu, então a travagem, travava bem, mas era um travão muito directo para o meu gosto, pouco curso, e o motor, aquele 1.4 ficou famoso por ser mamão de óleo, não só nos BX como no resto da gama...enfim, não gostei, e até acho que aquela linha esquezita nunca vingou muito aqui por portugal, as suspensões é que lhe deram fama, ainda hoje os mais antigos dizem que a citroen tem a melhor suspensão do Mundo...
                                                Se o carro gastava oleo, é porque o motor estava mal tratado, provavelmente com os segmentos gastos, agora não digas que o motor é famoso gastar oleo porque não é, nem esse, nem nas restantes gamas como afirmas. ;)

                                                Quanto à linha esquisita do BX, se calhar foi isso que permitiu fazer dele o 2º carro que mais vendeu na história da marca, e contrariamente ao que dizes, em Portugal foi um sucesso enorme em termos de vendas.

                                                Existe inclusivé, por todo o mundo clubes de fãs dedicados exclusivamente ao BX.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Nem mais, eu sou um fã do BX! E é um exemplo de robustez e segurança ainda hoje! Não foi feito para ser mexido por tasqueiros! Mas nós próprios lhe podemos dar a assistência que ele necessita, até porque há muita documentação para nos ajudar!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Tenho lá parado na garagem por inércia do meu pai em fazer algo, um BX vermelho 1.400
                                                    não sei o ano mas acho que tem mais de 16 anos.
                                                    Com pena minha o carro actualmente nem anda pois tem fugas nos tubos de admissão de
                                                    gasolina, acho que também tem a suspensão em baixo.

                                                    O carro tem menos de 200.000 e está estimado, só é pena terem-lhe pintado à posteriori
                                                    os pára-choques de preto.

                                                    Para a semana talvez poste fotos do animal.

                                                    Tenho pena do carro ali parado na garagem à espera de alguém, assim é até ir para a sucata.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Pois eu recordo-me de ter andado num BX sport 1.9 a carburadores (creio que dois duplos) com 126 cv e achei espectacular na altura. Ainda hoje não terei andado em muitos carros que saissem da imobilidade com a facilidade desse (ou seja este motor locomovia muuuuiiiitoo bem esse carro).

                                                        Lembro-me particularmente de termos parado numa rua inclinadissima com o carro com 5 pessoas e eu estar cheio de curiosidade de ver como é que o carro arrancava (era muito dificil arrancar ali mesmo num carro vazio)...bom os carburadores transformaram aquela subida inclinadissima numa descida !!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          As mensagens que têm aparecido são muito interessantes! Continuem a relatar as vossas experiências!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            o meu pai teve um bx spot 1.1 58cv, era giro mas mt fraco de motor o k mais gostava nele era o conforto devido a suspenssao regulavel em altura ;)

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ehh pahh eu acho que existe um clube do BX português mas não sei o site...
                                                              Bem isto parece incrivel, mas com este topico... Ainda me dá na cabeça e arranjo um para ir restaurando!!! LOL

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X