Anúncio
Collapse
No announcement yet.
O Citroën BX
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
UAU!!!! Que saudades!!!! O carro onde o meu irmão deixou de enjoar em viagem!!!!
Os meus pais tiveram um 1.4TGE que era em tudo igual ao Image mas não tinha os logos a dizer Image...
O tecto de abrir precisou de borrachas uma única vez...
As manutenções eram baratas.
De custo relevante só levou as duas esferas da suspensão à frente, atrás tinha só uma que não foi trocada...
E levou um alternador. Deixou-nos a pé por causa disso.
Aprendi a conduzir nele, ainda com 17 anos e mesmo depois de tirar a carta andei muito com ele..
Cheguei a andar no mato com a suspensão levantada e a acompanhar um panda 4x4...
Que saudades.... Na altura era um luxo este carro... Braço central nos bancos de trás...
O carro esteve conosco cerca de 14 anos, foi vendido e ainda hoje anda a rolar!!!
Txiiii quase tenho vontade de chorar de tantas saudades que tenho........
Incrível como um carro destes que esteve na minha família cerca de 14 anos, só nos deixou a pé uma vez e mesmo assim não foi por falta de aviso porque os meus pais foram avisados na Citroen para trocar quanto antes o alternador!!!
Fazer uma comparação destas hoje em dia é quase impossível...
Pra mim o carro sempre foi excelente e para mim mexia-se bem apesar do peso...
Comentário
-
Speedy
citação:Originalmente colocada por PT82
Não me importava de ter um para estimar!! Passaram dois cá por casa. O segundo era o modelo Jet-Set, rarissimo de ver hoje em dia. Adorei aquele carro ;)
Como na altura era puto e não tinha muita noção, não posso dizer grandes coisas do carro a não ser o conforto, o equipamento e a estética. Mas sem duvida um grande carro!!!
P.S. - Ás vezes nos buracos a tampa do porta luvas abria-se...também me lembro não sei se já falaram no tópico, no meio da consola tinha um coisito para por umas moedas e uma tampa que tapava o rádio. O apoio para os braços dos passageiros detrás, que surgia dos bancos era um "must" para a altura.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed
Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.
Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.
Comentário
-
imported_DêCêIi
citação:Originalmente colocada por margalhau
citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed
Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.
Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.
Ao fim e ao cabo era tão bom como o AX... :D :D :D
"But, Who Cares", quando se tem na mão máquinas eficazes no que toca a segurança activa (comportamento, travagem, etc etc) [?]
Eu no AX não me fiava muito com ele acima do 140 km/h, agora nas curvas... Bem... Era até onde os tomates deixassem...
Comentário
-
imported_DêCêIi
Comentário
-
Eh pá... mas ninguém fala dos travões do BX? Um must...
Para a altura não me lembro de nenhum outro carro, desta categoria, a utilizar travões de disco nas 4 rodas! Pelo menos do 14 RE para cima, o 11 não sei se tinha, mas admito que sim porque acho que o sistema hidráulico dos travões era comum ao da suspensão.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
citação:Originalmente colocada por margalhau
citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed
Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.
Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.
Ao fim e ao cabo era tão bom como o AX... :D :D :D
"But, Who Cares", quando se tem na mão máquinas eficazes no que toca a segurança activa (comportamento, travagem, etc etc) [?]
Eu no AX não me fiava muito com ele acima do 140 km/h, agora nas curvas... Bem... Era até onde os tomates deixassem...
Lembro-me de um teste de embate frontal feito ao BX, penso que a 50km/h, onde ele teve uma pontuação boa, ainda para mais tendo em conta o habitual na época.
Também já vi na net uns videos e umas imagens de um outro crash test. Se encontrar ainda posto aqui.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por PT82
A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por monicamelo
Eh pá... mas ninguém fala dos travões do BX? Um must...
Para a altura não me lembro de nenhum outro carro, desta categoria, a utilizar travões de disco nas 4 rodas! Pelo menos do 14 RE para cima, o 11 não sei se tinha, mas admito que sim porque acho que o sistema hidráulico dos travões era comum ao da suspensão.
O sistema hidraulico é basicamente igual em todos os modelos, com a diferença que havia um repartidor de direcção assistida controlado pela suspensão para os BX 16 e versões superiores, enquanto que os BX 11 e 14 não traziam de série a DA.
Depois consoante os modelos, a pressão das esferas, e a afinação da suspensão varia. Os GTi tinham uma afinação mais desportiva, sendo os menos confortáveis dada a maior rigidez da suspensão.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por PT82
A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
Actualmente já são várias as marcas a recorrer a esta técnica, por forma a conseguir poupar peso.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Zé_Turbo_ie
citação:Originalmente colocada por PT82
A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
Comentário
-
Desculpem lá a minha ignorancia, mas para que serve o indicador assinalado??
Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] bximg.jpg
56.84KB
Comentário
-
Ainda assim, já se obtiveram aqui algumas opiniões favoráveis ao Citroën BX, o que me deixou admirado, pela positiva! Na vida real todos sabemos que este modelo não tem aceitação comercial, o que é triste face a outros modelos da mesma época, dos quais eu não sou nada apreciador, como os Golfs e os Clios, por exemplo!
Espero que este modelo não venha acabar em xuning, como um BX sport (modelo muito raro) que eu vi algures na internet!
Cumprimentos e continuem as vossas opiniões positivas e negativas e expliquem porquê!
Comentário
-
Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Citroenigma
Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!
Era isso e era o facto da suspensão levantar. Eu juntamente com uns colegas meus nos tempos da escola primária juntavamo-nos sempre no fim das aulas para esperar pela professora que tinha um BX, só para ver o carro a levantar... :D
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Citroenigma
Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!
Isso sim um AUTOMOVEL! [8D]
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Rui Barata
Bem cá em casa mora um BX 14 TGE Image cinza prata de 93. Foi dos últimos a sair em PT e enquanto andou nas minhas mãos foi sempre bem estimado, mas agora nas mãos da minha mãe já anda mais "abandalhado"... Tem 210.000Km e em relação aos problemas de que falam nunca teve! Em termos de consumos gasta aquilo que qualquer 1400cc a carburador gasta: cerca de 8L aos 100.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário