Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Citroën BX

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Afinal encontrei ;)
    http://www.bx.megamatica.com/

    Comentário


      #62
      UAU!!!! Que saudades!!!! O carro onde o meu irmão deixou de enjoar em viagem!!!!

      Os meus pais tiveram um 1.4TGE que era em tudo igual ao Image mas não tinha os logos a dizer Image...

      O tecto de abrir precisou de borrachas uma única vez...
      As manutenções eram baratas.
      De custo relevante só levou as duas esferas da suspensão à frente, atrás tinha só uma que não foi trocada...
      E levou um alternador. Deixou-nos a pé por causa disso.
      Aprendi a conduzir nele, ainda com 17 anos e mesmo depois de tirar a carta andei muito com ele..
      Cheguei a andar no mato com a suspensão levantada e a acompanhar um panda 4x4...
      Que saudades.... Na altura era um luxo este carro... Braço central nos bancos de trás...
      O carro esteve conosco cerca de 14 anos, foi vendido e ainda hoje anda a rolar!!!
      Txiiii quase tenho vontade de chorar de tantas saudades que tenho........

      Incrível como um carro destes que esteve na minha família cerca de 14 anos, só nos deixou a pé uma vez e mesmo assim não foi por falta de aviso porque os meus pais foram avisados na Citroen para trocar quanto antes o alternador!!!
      Fazer uma comparação destas hoje em dia é quase impossível...

      Pra mim o carro sempre foi excelente e para mim mexia-se bem apesar do peso...

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por PT82

        Não me importava de ter um para estimar!! Passaram dois cá por casa. O segundo era o modelo Jet-Set, rarissimo de ver hoje em dia. Adorei aquele carro ;)

        Como na altura era puto e não tinha muita noção, não posso dizer grandes coisas do carro a não ser o conforto, o equipamento e a estética. Mas sem duvida um grande carro!!!
        Também era pequeno quando passou um cá por casa, durante 5 anos. Era o 14 TGE. Aquela consola era muito fixe parecia uma nave espacial. Conforto espectacular, autêntica sala de estar. O meu pai comprou-o novo em 1990 depois de lhe terem partido um AX ao meio. Foi a época dos citros aqui em casa.;)

        P.S. - Ás vezes nos buracos a tampa do porta luvas abria-se...também me lembro não sei se já falaram no tópico, no meio da consola tinha um coisito para por umas moedas e uma tampa que tapava o rádio. O apoio para os braços dos passageiros detrás, que surgia dos bancos era um "must" para a altura.

        Comentário


          #64
          citação:Originalmente colocada por Max


          Pra mim o carro sempre foi excelente e para mim mexia-se bem apesar do peso...
          Peso???
          O meu pesa 900 kg aprox. e acho leve, tem capot e bagageira em plástico.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed

            Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
            Então porquê?

            O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.

            Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por margalhau

              citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed

              Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
              Então porquê?

              O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.

              Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.
              Mas há que reconhecer que em protecção passiva era uma desgraça (típico do anos 80), ou perto disso...

              Ao fim e ao cabo era tão bom como o AX... :D :D :D

              "But, Who Cares", quando se tem na mão máquinas eficazes no que toca a segurança activa (comportamento, travagem, etc etc) [?]

              Eu no AX não me fiava muito com ele acima do 140 km/h, agora nas curvas... Bem... Era até onde os tomates deixassem...

              Comentário


                #67
                A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)

                Comentário


                  #68
                  Retirado do www.renaultclubeportugal.com

                  Em:
                  http://www.renaultclubeportugal.com/...wtopic.php?t=4


                  Comentário


                    #69
                    O sogro teve um dos primeiros que veio directamente de França.

                    Comentário


                      #70
                      Eh pá... mas ninguém fala dos travões do BX? Um must...
                      Para a altura não me lembro de nenhum outro carro, desta categoria, a utilizar travões de disco nas 4 rodas! Pelo menos do 14 RE para cima, o 11 não sei se tinha, mas admito que sim porque acho que o sistema hidráulico dos travões era comum ao da suspensão.

                      Comentário


                        #71
                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                        citação:Originalmente colocada por margalhau

                        citação:Originalmente colocada por Tdi_overspeed

                        Andei mtas vezes num TZD Turbo,andava mto bem e mto confortavél.Quanto á segurança,era melhor rezar...
                        Então porquê?

                        O comportamento é muito bom. Os citroenistas até costumam dizer que não há curva que assuste um Citroën.

                        Só não existiam os Airbags. No entanto até havia o ABS de série nos GTi, e como opção nos restantes modelos.
                        Mas há que reconhecer que em protecção passiva era uma desgraça (típico do anos 80), ou perto disso...

                        Ao fim e ao cabo era tão bom como o AX... :D :D :D

                        "But, Who Cares", quando se tem na mão máquinas eficazes no que toca a segurança activa (comportamento, travagem, etc etc) [?]

                        Eu no AX não me fiava muito com ele acima do 140 km/h, agora nas curvas... Bem... Era até onde os tomates deixassem...
                        Olha que não. O BX tinha resultados bem melhores que os do AX.

                        Lembro-me de um teste de embate frontal feito ao BX, penso que a 50km/h, onde ele teve uma pontuação boa, ainda para mais tendo em conta o habitual na época.

                        Também já vi na net uns videos e umas imagens de um outro crash test. Se encontrar ainda posto aqui.

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por PT82

                          A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
                          Eram todos assim....os citroens, queres tu dizer, não?

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            Eh pá... mas ninguém fala dos travões do BX? Um must...
                            Para a altura não me lembro de nenhum outro carro, desta categoria, a utilizar travões de disco nas 4 rodas! Pelo menos do 14 RE para cima, o 11 não sei se tinha, mas admito que sim porque acho que o sistema hidráulico dos travões era comum ao da suspensão.
                            É verdade.

                            O sistema hidraulico é basicamente igual em todos os modelos, com a diferença que havia um repartidor de direcção assistida controlado pela suspensão para os BX 16 e versões superiores, enquanto que os BX 11 e 14 não traziam de série a DA.

                            Depois consoante os modelos, a pressão das esferas, e a afinação da suspensão varia. Os GTi tinham uma afinação mais desportiva, sendo os menos confortáveis dada a maior rigidez da suspensão.

                            Comentário


                              #74
                              citação:Originalmente colocada por PT82

                              A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
                              A mala e o capot normalmente são feitos de uma fibra dura para tornar o carro mais leve. Só as versões mais fracas é que normalmente traziam o capot em chapa.

                              Actualmente já são várias as marcas a recorrer a esta técnica, por forma a conseguir poupar peso.

                              Comentário


                                #75
                                citação:Originalmente colocada por Zé_Turbo_ie

                                citação:Originalmente colocada por PT82

                                A unica questão que vejo a nivel de segurança é a robustez do carro. Era tudo muito fininho e algumas partes da carroceria eram em fibra. Mas para a altura...eram todos assim ou pior. De resto não vejo mais nada de significativo. Alguns modelos até já tinham ABS naquele tempo ;)
                                Eram todos assim....os citroens, queres tu dizer, não?
                                Não não eram só os Citroens, nos anos 80/90 eram todos assim...

                                Comentário


                                  #76


                                  Os BX 4TC.

                                  O do lado direito é uma versão homologada para circular em estrada. [8D]

                                  Comentário


                                    #77
                                    Eu acho que tinha uma miniatura desse 4TC, deve andar para a arrecadação :P

                                    Comentário


                                      #78
                                      Do Bx gosto de alguns modelos exclusivos turbinados.
                                      Um deles, embora não tão exclusivo, quanto os outros, era o 1.9 gti 16 v. ( aquele que dizia ABS atrás). Muito fixe o carro!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Desculpem lá a minha ignorancia, mas para que serve o indicador assinalado??

                                        Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] bximg.jpg
                                        56.84KB

                                        Comentário


                                          #80
                                          o indicador assinalado é o manometro da temperatura do óleo do motor e por baixo está o manometro da temperatura da água!

                                          Comentário


                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por Firefly

                                            Do Bx gosto de alguns modelos exclusivos turbinados.
                                            Um deles, embora não tão exclusivo, quanto os outros, era o 1.9 gti 16 v. ( aquele que dizia ABS atrás). Muito fixe o carro!
                                            O BX 16v não tem turbo. ;)

                                            Comentário


                                              #82
                                              Turbinados foi força de expressão e não uma referência a esse aspecto técnico. Referia-me a desportivos.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Ainda assim, já se obtiveram aqui algumas opiniões favoráveis ao Citroën BX, o que me deixou admirado, pela positiva! Na vida real todos sabemos que este modelo não tem aceitação comercial, o que é triste face a outros modelos da mesma época, dos quais eu não sou nada apreciador, como os Golfs e os Clios, por exemplo!
                                                Espero que este modelo não venha acabar em xuning, como um BX sport (modelo muito raro) que eu vi algures na internet!

                                                Cumprimentos e continuem as vossas opiniões positivas e negativas e expliquem porquê!

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  O meu sogro diz que o dele o manómetro da velocidade era tipo uma bola que rodava, ou seja em marcha-atras marcava a velocidade ao contrário, ehehehe

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por SCOoOTER

                                                    O meu sogro diz que o dele o manómetro da velocidade era tipo uma bola que rodava, ou seja em marcha-atras marcava a velocidade ao contrário, ehehehe
                                                    Nunca vi tal fenómeno num BX... :D

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        citação:Originalmente colocada por Citroenigma

                                                        Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!
                                                        De facto quando o BX da primeira série saiu, as pessoas deliravam com aspecto futurista tipo nave espacial, do tablier e quadrante.

                                                        Era isso e era o facto da suspensão levantar. Eu juntamente com uns colegas meus nos tempos da escola primária juntavamo-nos sempre no fim das aulas para esperar pela professora que tinha um BX, só para ver o carro a levantar... :D

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          citação:Originalmente colocada por Citroenigma

                                                          Os BX da 1ª série têm um quadrante de conta kilometros que de facto tem um sistema giratório, que é feito com um cilindrozinho plástico, que marca os kms num pequeno rectangulo na posição central! Eu tenho um BX com esse quadrante e normalmente quando o pessoal anda comigo nesse carro, delira com o estilo daquilo! Ainda hoje aquele quadrante é todo moderno e original e eu adoro-o!
                                                          Esse belo sistema já vem dos tempos do CX.
                                                          Isso sim um AUTOMOVEL! [8D]

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            citação:Originalmente colocada por Rui Barata

                                                            Bem cá em casa mora um BX 14 TGE Image cinza prata de 93. Foi dos últimos a sair em PT e enquanto andou nas minhas mãos foi sempre bem estimado, mas agora nas mãos da minha mãe já anda mais "abandalhado"... Tem 210.000Km e em relação aos problemas de que falam nunca teve! Em termos de consumos gasta aquilo que qualquer 1400cc a carburador gasta: cerca de 8L aos 100.
                                                            O Image foi uma série especial que também exisitu no AX e ZX. Vinha com pintura metalizada e tudo! Lembro-me perfeitamente! O Xantia surgiu nesse mesmo ano, deve ter sido mesmo dos útlimos!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi


                                                              E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

                                                              É curioso como até que está actual (relativisando claro)!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X