Isto quer dizer que o carro se equilibra em 3 rodas ?
Todos os modelos com suspensão hidraulica equilibram-se em 3 rodas, pois a suspensão está sempre a nivelar o carro, e não é por acaso que estes carros têm um bom comportamento.
O Xantia Activa é o exemplo mais extremo a ponto de não deixar o carro adornar em curva.
Dizem que recordar é viver. Obrigado a todos por me terem feito viver tempos que passei num Bx de um grande amigo. Exelente carro tenho memória que era um Gti que bebia bastante e tenho uma ideia de que não tinha manete para os piscas. Era vermelho e grandes momentos passei nele...
Obrigado a todos pela exelente pesquisa. Um abraço.
Se não tinha manete para os piscas, não pode ser um GTi, porque os GTi´s só surgiram na 2ª série, em que passou a existir um par de manetes, iguais às do AX! Provavelmente seria um BX Sport ou um 19 GT!
Agora por ver esta foto lembro-me de um antigo vizinho meu uma vez chegar a casa com a traseira do BX toda metida para dentro, sem uma roda de trás, mas a andar pelas suas rodas, fiquei
o meu pai tb teve um bx, era o 1.9 16v, akilo sim, andava, e o seu ronco era d entre muitas, uma das coisas q mais dava gozo nakele carro. esteve sempre muito bem tratado, nunca dando grandes chatisses, mesmo sendo comprado em 2ª mao. o sistema das suspensoes nunca deu grandes dores d cabeca e é o ponto fraco deste carro no que dix respeito a manutençao. este ate ja tinha AC, coisa q muitos ainda n teem. em 1996 o meu pai trocou-o por um xantia 2.0 16v, tb em 2ª mao, este ja dava mais problemas km a suspensao, mas devido ao facto d ter estado parado por largos periodos, porque eramos emigrantes, e no periodo de emigracao o carro tinha muito pouca utilizacao. mas kuanto ao bx... n ha palavras, o carro k mais gostei d tds os k ja os meus pais tiveram, mesmo tendo agr um bmw s5 da serie anterior.
o funcionamento sistema hidraulico resume-se a isto: posicao mais baixa para estar parado a longo prazo; posicao intermedia para andar em condicoes normais; posicao seguinte (um pouco mais alta) serve para andar em pisos irregulares; posicao alta; serve para fazer manutençoes.
o meu pai tb teve um bx, era o 1.9 16v, akilo sim, andava, e o seu ronco era d entre muitas, uma das coisas q mais dava gozo nakele carro. esteve sempre muito bem tratado, nunca dando grandes chatisses, mesmo sendo comprado em 2ª mao. o sistema das suspensoes nunca deu grandes dores d cabeca e é o ponto fraco deste carro no que dix respeito a manutençao. este ate ja tinha AC, coisa q muitos ainda n teem. em 1996 o meu pai trocou-o por um xantia 2.0 16v, tb em 2ª mao, este ja dava mais problemas km a suspensao, mas devido ao facto d ter estado parado por largos periodos, porque eramos emigrantes, e no periodo de emigracao o carro tinha muito pouca utilizacao. mas kuanto ao bx... n ha palavras, o carro k mais gostei d tds os k ja os meus pais tiveram, mesmo tendo agr um bmw s5 da serie anterior.
Eu tenho um.
Cá em Portugal o AC tal como a grande maioria dos extras vinha de série de fábrica em todos os GTi.
De que ano era o teu? A partir de 1990 vinham com o kit gandini [8D]
o meu era salvo-erro de 1991 em diante, nao sei com precisao d q ano era. o meu pai trocou um Opel Kadett por esta makina em 94. quanto ao kit gandini, nao sei d q falas. ainda hoje recordo este carro com muita saudade, tb gosto muito do xantia, carro q o meu pai ainda mantem, e com o qual eu vou ficar quando tirar a carta, mas o bx marcou-me profundamente, e nao ha carro q o demova da minha alma. tenho projectos d comprar um desde que nao esteja em muito mau estado, quando tirar a carta.
o meu era salvo-erro de 1991 em diante, nao sei com precisao d q ano era. o meu pai trocou um Opel Kadett por esta makina em 94. quanto ao kit gandini, nao sei d q falas. ainda hoje recordo este carro com muita saudade, tb gosto muito do xantia, carro q o meu pai ainda mantem, e com o qual eu vou ficar quando tirar a carta, mas o bx marcou-me profundamente, e nao ha carro q o demova da minha alma. tenho projectos d comprar um desde que nao esteja em muito mau estado, quando tirar a carta.
Se era de 91 então já tinha kit gandini. Este kit é composto por parachoques e aileron traseiro, diferentes dos BX e GTi's vulgares.
Eu compreendo-te. É de facto um carro viciante de conduzir, e o roncar também dá um certo gozo.
Eu faço questão de manter o meu para sempre.
Cá em portugal é um modelo raro, mas se procurares bem és capaz de encontrar um a um preço convidativo. Convém é veres o estado da suspensão que é o ponto critico, mas se a manutenção da mesma não tiver sido desprezada, estará certamente em bom estado.
Eu acho k esse Kite Gandini so Vinha nos GTI 16 valvulas.Eu pesoalment tambem ja tive oportunidade de andar em varis Modelos de BX,do mais antigo ao mais novo.E de Facto é um Grande Carro,entao o GTI 16V com os 160Cv Granda Maquina,era muito a Frent para o tempo dele.Imaginem k a Tampa das Valvulas do Motor 1.9 16V era em Magnesio ja naquela alturaç.Sem Comentarios um Grnde Carro.
Eu acho k esse Kite Gandini so Vinha nos GTI 16 valvulas.Eu pesoalment tambem ja tive oportunidade de andar em varis Modelos de BX,do mais antigo ao mais novo.E de Facto é um Grande Carro,entao o GTI 16V com os 160Cv Granda Maquina,era muito a Frent para o tempo dele.Imaginem k a Tampa das Valvulas do Motor 1.9 16V era em Magnesio ja naquela alturaç.Sem Comentarios um Grnde Carro.
É verdade, o kit Gandini apenas saiu de série nos 16v a partir de 1990.
encontrei uns sites porreiros: http://world.citroen1.info/ - se escolherem o modelo (neste caso o bx), terao varios links dedicados ao modelo à disposição; http://www.bxsportief.com/memberspag...hijsgti16v.htm - exactamente igual ao meu!!! embora o meu pai lhe tivesse alterado o volante para um mais desportivo da citroen.
e nao e q por acaso ainda hj mesmo penso q vi o meu ex-bx!!! e verdade!!! vi-o de relance mas deu para ver q era o 16v, pelo aspecto e pelas chapinhas a dizer 16valve (e em aveiro ha muitos poucos bx 16v ou mesmo so 1), mas era verde escuro por tanto nao posso garantir q era o meu. o meu era o cinzento escuro (liiiiiiiindooo!!!!!).
Grandes maquinas e o coupé está muito fixe! Pena não ter existido!
realmente e pena! li algures q a psa na altura reprovou o coupe ja nao me lembro porque. ja com o xantia aconteceu o mesmo, este tambem tinha um projecto para coupe, bastante bonito por sinal! mas a psa aprovou tanto 405 como 406 coupe's.
encontrei uns sites porreiros: http://world.citroen1.info/ - se escolherem o modelo (neste caso o bx), terao varios links dedicados ao modelo à disposição; http://www.bxsportief.com/memberspag...hijsgti16v.htm - exactamente igual ao meu!!! embora o meu pai lhe tivesse alterado o volante para um mais desportivo da citroen.
e nao e q por acaso ainda hj mesmo penso q vi o meu ex-bx!!! e verdade!!! vi-o de relance mas deu para ver q era o 16v, pelo aspecto e pelas chapinhas a dizer 16valve (e em aveiro ha muitos poucos bx 16v ou mesmo so 1), mas era verde escuro por tanto nao posso garantir q era o meu. o meu era o cinzento escuro (liiiiiiiindooo!!!!!).
O teu era desta cor?
Um amigo meu comprou um igualzinho a esse a um conhecido meu de Aveiro e tinha um volante desportivo da Citroën que é muito raro e diferente do que vem de série no 16v.
Grandes maquinas e o coupé está muito fixe! Pena não ter existido!
realmente e pena! li algures q a psa na altura reprovou o coupe ja nao me lembro porque. ja com o xantia aconteceu o mesmo, este tambem tinha um projecto para coupe, bastante bonito por sinal! mas a psa aprovou tanto 405 como 406 coupe's.
A Citroën teve vários projectos interessantes que foram reprovados pelos accionistas da PSA simplesmente porque faziam concorrência a alguns interesses da Peugeot.
Felizmente hoje as coisas começam a mudar de rumo e os accionistas começam a ver que ganham mais com uma Citroën dos velhos tempos da inovação, e já começam a dar-lhe mais independencia.
encontrei uns sites porreiros: http://world.citroen1.info/ - se escolherem o modelo (neste caso o bx), terao varios links dedicados ao modelo à disposição; http://www.bxsportief.com/memberspag...hijsgti16v.htm - exactamente igual ao meu!!! embora o meu pai lhe tivesse alterado o volante para um mais desportivo da citroen.
e nao e q por acaso ainda hj mesmo penso q vi o meu ex-bx!!! e verdade!!! vi-o de relance mas deu para ver q era o 16v, pelo aspecto e pelas chapinhas a dizer 16valve (e em aveiro ha muitos poucos bx 16v ou mesmo so 1), mas era verde escuro por tanto nao posso garantir q era o meu. o meu era o cinzento escuro (liiiiiiiindooo!!!!!).
O teu era desta cor?
Um amigo meu comprou um igualzinho a esse a um conhecido meu de Aveiro e tinha um volante desportivo da Citroën que é muito raro e diferente do que vem de série no 16v.
o meu era exactamente igualzinho a esse! as letras da matricula eram VX, nao tinha o sistema CB... q mais t posso adiantar... o carro foi vendido ao cunhado de um primo da minha mae.
o meu era exactamente igualzinho a esse! as letras da matricula eram VX, nao tinha o sistema CB... q mais t posso adiantar... o carro foi vendido ao cunhado de um primo da minha mae.
Comentário