Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Exactamente. Não é pelo binário do motor que o CTR anda mais. É exactamente por no mesmo tempo realizar mais trabalho. Isto é ser mais potente.

    Tu agora até estás a contradizer o que acima disseste:



    Não é a caixa curta que possibilita ao CTR ter boas prestações. A caixa não é curta nem longa. Tem sim é as relações adequadas a tipo de motor que o CTR usa. O CTR faz boas performances por ter caixa correctamente escalonada e por ter um motor capaz de debitar X potencia.


    Já o Astra 1.3 CDTI tem uma sexta totalmente desadequada ao seu motor. Alias aquilo até é quase uma caixa de 5+1. Para tu veres o quanto desadequada é, até um Astra 1.9 CDTI tem uma 6 mais curta que a do 1.3
    E se fosse 5+1 tinha algum problema?
    Já conduziste algum Astra 1.3 CDTI?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
      E se fosse 5+1 tinha algum problema?
      Já conduziste algum Astra 1.3 CDTI?
      Não é "e se fosse", é mesmo!

      Nem é preciso conduzi-lo, basta olhar friamente para os nºs.

      A 6ª previligia maior velocidade de ponta, menor ruido e consumo, mas também resposta mais lenta do motor que não tem assim tanta força para puxar esta relação (6ª). É um facto!

      E agora vou-me deitar, que ainda sou acusado de ser anti astra e de tar a difamá-lo e etc e tal e coiso...

      Comentário


        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
        Exactamente. Não é pelo binário do motor que o CTR anda mais. É exactamente por no mesmo tempo realizar mais trabalho. Isto é ser mais potente.

        Tu agora até estás a contradizer o que acima disseste:



        Não é a caixa curta que possibilita ao CTR ter boas prestações. A caixa não é curta nem longa. Tem sim é as relações adequadas a tipo de motor que o CTR usa. O CTR faz boas performances por ter caixa correctamente escalonada e por ter um motor capaz de debitar X potencia.


        Já o Astra 1.3 CDTI tem uma sexta totalmente desadequada ao seu motor. Alias aquilo até é quase uma caixa de 5+1. Para tu veres o quanto desadequada é, até um Astra 1.9 CDTI tem uma 6 mais curta que a do 1.3

        Mas eu alguma vez disse que o CTR era menos potente do que o Astra?

        Eu alguma vez disse que o CTR tinha menos potencia à roda do que o Astra?

        Também nunca disse que o CTR não tinha a caixa escalonada em função do motor que tem...

        Agora uma coisa é certa ele anda o que anda à custa de ter uma caixa extremamente curta. O que lhe rentabiliza o menor (se é que é, que não tenho a certeza) binário. E deste modo está tudo relacionado com o binário. E é aqui que nos afastamos. Potência é consequência. No caso do motor, é mais potente devido à maior capacidade de fazer rotação, e no caso da roda, devido à maior quantidade de binário. Isto é certinho. A potência é consequência disto tudo. Se preferes ver a coisa de outra forma...

        Em relação a mais um exemplo que trazes à baila, mais uma vez te informo que estás errado. As últimas relações das caixas Astra 1.3 CDTI / 1.9 CDTI são precisamente iguais. Apenas variam as primeiras 3. Mais curtas no 1.3 CDTI.

        No entanto, e a provar que ainda estás mais enganado, a relação de transmissão final do 1.3 é ligeiramente mais curta no 1.3 CDTI. Ou seja em todas as relações, mesmo as últimas 3, são sempre mais curtas no 1.3 CDTI.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
          E se fosse 5+1 tinha algum problema?
          Já conduziste algum Astra 1.3 CDTI?
          Impressionante! Vem sempre a pergunta da praxe! Já conduziste?

          Pega lá a resposta da praxe: Já!!!!!!!!!!!!!

          E agora tu desconfias e tal e ficas a saber o mesmo!

          Comentário


            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
            Não é "e se fosse", é mesmo!

            Nem é preciso conduzi-lo, basta olhar friamente para os nºs.

            A 6ª previligia maior velocidade de ponta, menor ruido e consumo, mas também resposta mais lenta do motor que não tem assim tanta força para puxar esta relação (6ª). É um facto!

            E agora vou-me deitar, que ainda sou acusado de ser anti astra e de tar a difamá-lo e etc e tal e coiso...
            Mas há algum problema? Era preferivel ter 5 velocidades em vez de 6?

            Comentário


              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
              Impressionante! Vem sempre a pergunta da praxe! Já conduziste?

              Pega lá a resposta da praxe: Já!!!!!!!!!!!!!

              E agora tu desconfias e tal e ficas a saber o mesmo!
              Obrigado pela resposta.
              És muito simpático!

              Comentário


                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                Mas há algum problema? Era preferivel ter 5 velocidades em vez de 6?
                Não. A meu ver era preferível era uma 6ª um pouco mais curta

                Á semelhança do dCi 106, por exemplo

                Comentário


                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Mas eu alguma vez disse que o CTR era menos potente do que o Astra?

                  Eu alguma vez disse que o CTR tinha menos potencia à roda do que o Astra?

                  Também nunca disse que o CTR não tinha a caixa escalonada em função do motor que tem...

                  Agora uma coisa é certa ele anda o que anda à custa de ter uma caixa extremamente curta. O que lhe rentabiliza o menor (se é que é, que não tenho a certeza) binário. E deste modo está tudo relacionado com o binário. E é aqui que nos afastamos. Potência é consequência. No caso do motor, é mais potente devido à maior capacidade de fazer rotação, e no caso da roda, devido à maior quantidade de binário. Isto é certinho. A potência é consequência disto tudo. Se preferes ver a coisa de outra forma...

                  Em relação a mais um exemplo que trazes à baila, mais uma vez te informo que estás errado. As últimas relações das caixas Astra 1.3 CDTI / 1.9 CDTI são precisamente iguais. Apenas variam as primeiras 3. Mais curtas no 1.3 CDTI.

                  No entanto, e a provar que ainda estás mais enganado, a relação de transmissão final do 1.3 é ligeiramente mais curta no 1.3 CDTI. Ou seja em todas as relações, mesmo as últimas 3, são sempre mais curtas no 1.3 CDTI.
                  Errado.

                  A caixa não é extremamente curta.

                  Um carro que faz +8000 rpm's e tem de velocidade de ponta 235km/h não podes esperar que tenha uma 6ª que faça 50km/h por cada 1000 rpm's.
                  Assim tinhas caixa para mais de 400km/h de velocidade de ponta.
                  Assim ele faz cerca de 32km/h por cada 1000 ,que lhe permitiria atingir mais de cerca de 270km/h reais.
                  Logo uma caixa de pode fazer 270 reais num carro que dá 235 não é curta. Está bem.

                  Agora o Astra. Um carro que nem 180 km/h reais faz tem uma caixa de dá para fazer 240 km/h ou mais está bem?

                  Don't think so!

                  Astra 1.9 CDTI 150 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15805
                  7,3 13,7 21,6 29,2 37,9 46

                  Astra 1.3 CDTI - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15792
                  7,3 14,4 23,9 32,4 42 51

                  in km77.com

                  Edit:
                  Encontrei valores diferentes para o 5p e GTC com os motores 1.9

                  Astra GTC 1.9 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15783

                  8,3 15,5 24,4 33 42,8 51,9
                  Editado pela última vez por edununo; 16 March 2007, 00:17. Razão: valores diferentes para o Astra 1.9

                  Comentário


                    Como o pessoal quer é bonecos e eu gosto muito de ver quadrantes aqui vão os meus no modo AE nas calmas:

                    Geralmente estas são as velocidades cruzeiro (poupança oblige):

                    FERRARI da Maria 1.1i SX 55cv (97):



                    106 Quiksilver 1.1i 60 cv (02):



                    Aqui às 4000
                    Editado pela última vez por Ment0r; 15 March 2007, 23:20. Razão: Resize

                    Comentário


                      Peugeot 406 2.0 Turbo

                      130kms/h 3000rpms

                      Comentário


                        Boas,


                        Para mim a caixa do Astra 1.3 devia ser mais curta nas primeiras relações...tipo 1ª, 2ª...já as seguintes considero-as bem adaptadas ao motor. Inclusivamente a 6ª, a que muitos apelidam de "overdrive", no caso do meu carro permite circular em qualquer AE sem ter que efectuar reduções de caixa...e permite circular em estrada nacional a 70 km/h...e reprisar o suficiente para não atrapalhar ninguém no trânsito...

                        Acho curiosas algumas observações que tenho lido por aqui...

                        Se o carro tivesse 5 velocidades era uma porcaria, tem 6 e é uma porcaria por que tem a caixa muito desmultiplicada...

                        Com este carro, e ao contrário do que diz o "outro"...é sempre uma "lose - lose situation!!!"



                        Cumpts,
                        JC_STILO

                        Comentário


                          No meu carro a 120 vou as 2500!

                          Comentário


                            monicamelo e ednuno vós estais aí com um palavriado potente. posso saber onde sabem tanto disso? estudam mecânica ou assim? é que sinceramente GOSTAVA IMENSO saber falar como vós!!!

                            Comentário


                              No meu a 120 vai a +/- 2.000rpm.
                              Por acaso gostava que a 6a fosse um bocadinho mais longa, tipo a do ibiza que a 120 vai a +/- 1.800rpm.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Errado.

                                A caixa não é extremamente curta.

                                Um carro que faz +8000 rpm's e tem de velocidade de ponta 235km/h não podes esperar que tenha uma 6ª que faça 50km/h por cada 1000 rpm's.
                                Assim tinhas caixa para mais de 400km/h de velocidade de ponta.
                                Assim ele faz cerca de 32km/h por cada 1000 ,que lhe permitiria atingir mais de cerca de 270km/h reais.
                                Logo uma caixa de pode fazer 270 reais num carro que dá 235 não é curta. Está bem.

                                Agora o Astra. Um carro que nem 180 km/h reais faz tem uma caixa de dá para fazer 240 km/h ou mais está bem?

                                Don't think so!

                                Astra 1.9 CDTI 150 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15805
                                7,3 13,7 21,6 29,2 37,9 46

                                Astra 1.3 CDTI - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15792
                                7,3 14,4 23,9 32,4 42 51

                                in km77.com

                                Edit:
                                Encontrei valores diferentes para o 5p e GTC com os motores 1.9

                                Astra GTC 1.9 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15783

                                8,3 15,5 24,4 33 42,8 51,9
                                Bem, para já folgo em verificar que já analizaste melhor os dados relativos às caixas dos Astras 1.3 / 1.9 CDTI. Conforme podes constatar vão totalmente de encontro daquilo que eu disse.

                                Sobre a nossa pequena divergência, tenho mais uma vez, que ressalvar uns pontos: nunca disse que a caixa do CTR era mal escalonada. Obviamente que ela não pode ter o mesmo escalonamento da caixa do CDTI. Agora que é uma caixa extremamente curta, disso não tenhamos dúvidas. E isso é consequência de estar aplicada num motor extremamente rotativo. E é isso que o faz ter um binário à roda, superior ao do CDTI. Daí apresentar melhores prestações. Tu insistes em analizar a questão pela potência. A meu ver, erradamente, pois a potência é consequência. E é consequência do binário e do regime do motor.

                                Deixa-me lançar outro dado à questão: o binário é uma grandeza vectorial, ao contrário da potência que é uma grandeza escalar. Daí resulta que a potência nem ponto de aplicação tem. Ou seja, o que faz o carro andar é o binário. Isso é que tem representação. A potência é consequência. É um valor! Apenas e só isso. O binário tem representação. Tem ponto de aplicação. A potência é um valor, genérico apenas. Informativo. Não tem qualquer representação vectorial.

                                Espero que tenhas entendido.

                                Comentário


                                  Depois da tua resposta fantástica, não posso de deixar de frisar que os teus valores para as velocidades às 1000 rpm do 1.9 CDti estavam errados!

                                  Última edição por edununo : Hoje às 01:17:12. Razão: valores diferentes para o Astra 1.9
                                  Tens de te informar melhor, principalmente quando escreves aquilo que escreves!


                                  Embrulha!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                    Depois da tua resposta fantástica, não posso de deixar de frisar que os teus valores para as velocidades às 1000 rpm do 1.9 CDti estavam errados!



                                    Tens de te informar melhor, principalmente quando escreves aquilo que escreves!


                                    Embrulha!
                                    Embrulha o quê? Isso querias tu criança!

                                    Um adulto sabe quando erra e assume. Eu uso o www.km77.com para ver informações desse género. O primeiro Astra 1.9 CDTI da lista que é este:

                                    Astra 1.9 CDTI 150 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15805
                                    7,3 13,7 21,6 29,2 37,9 46

                                    Como vês tem 46 Km/h a cada 1000 em 6ª

                                    Quando a Mónica falou que eram semelhantes, fui confirmar e procurei outra versão. Encontre esta:

                                    Astra GTC 1.9 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15783

                                    8,3 15,5 24,4 33 42,8 51,9

                                    Esta já confirma o que a Mónica diz e acredito que seja esta a correcta.


                                    Contudo tal não invalida o facto de dizer que a 6ª velocidade do 1.3 esteja mal escalonada e longa demais.
                                    Não achas estranho um Astra 1.3 que tem por velocidade máxima 174km/h e 90cv relações de caixa identicas a uma versão com 150cv e 210km/h.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                      Sobre a nossa pequena divergência, tenho mais uma vez, que ressalvar uns pontos: nunca disse que a caixa do CTR era mal escalonada. Obviamente que ela não pode ter o mesmo escalonamento da caixa do CDTI. Agora que é uma caixa extremamente curta, disso não tenhamos dúvidas. E isso é consequência de estar aplicada num motor extremamente rotativo. E é isso que o faz ter um binário à roda, superior ao do CDTI. Daí apresentar melhores prestações. Tu insistes em analizar a questão pela potência. A meu ver, erradamente, pois a potência é consequência. E é consequência do binário e do regime do motor.
                                      1- Eu nunca disse que tu disseste que a caixa do CTR é mal escalonada.

                                      2- A caixa do CTR não é extremamente curta. É uma caixa com relações pensadas para o tipo de motor. Assim como não se pode dizer que um BMW 745d que faz 70kms/h por cada 1000rpm's na ultima relação tenha uma caixa longa. É um carro que está limitado a 250km/h e tem potência máxima às 3800 ou 4000 não sei de côr. É só fazer as contas

                                      3- Fazes querer passar a mensagem que o CTR tem melhores performances que o Astra devido à caixa. Eu leio o que acima escreveste e é isso que faz transparecer:

                                      Agora que é uma caixa extremamente curta, disso não tenhamos dúvidas. E isso é consequência de estar aplicada num motor extremamente rotativo. E é isso que o faz ter um binário à roda, superior ao do CDTI. Daí apresentar melhores prestações.
                                      O CTR tem melhores performances porque o motor consegue gerar mais trabalho. Tem um binário motor máximo inferior ao do Astra mas como é mais rotativo consegue debitar 200cv.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                        Embrulha o quê? Isso querias tu criança!

                                        Um adulto sabe quando erra e assume. Eu uso o www.km77.com para ver informações desse género. O primeiro Astra 1.9 CDTI da lista que é este:

                                        Astra 1.9 CDTI 150 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15805
                                        7,3 13,7 21,6 29,2 37,9 46

                                        Como vês tem 46 Km/h a cada 1000 em 6ª

                                        Quando a Mónica falou que eram semelhantes, fui confirmar e procurei outra versão. Encontre esta:

                                        Astra GTC 1.9 - http://www.km77.com/eli/motor/fichac...a.asp?id=15783

                                        8,3 15,5 24,4 33 42,8 51,9

                                        Esta já confirma o que a Mónica diz e acredito que seja esta a correcta.


                                        Contudo tal não invalida o facto de dizer que a 6ª velocidade do 1.3 esteja mal escalonada e longa demais.
                                        Não achas estranho um Astra 1.3 que tem por velocidade máxima 174km/h e 90cv relações de caixa identicas a uma versão com 150cv e 210km/h.
                                        Não criança. Não acho estranho. É longa para ter bons consumos e um optimo conforto a velocidades mais elevadas.
                                        Qual é o problema disso?

                                        Comentário


                                          Caixas curtinhas que se vêm por ai.

                                          No antigo carro do meu pai, a única rotação que decorei foi 4500rpm - 180km/h, o carro era um Nissan Primera 1.6eSLX. 3ª dei 150km/h e não cortou.

                                          No ibiza, diesel 90cv, 120km/h vai às 2500rpm +-, 150km/h vai às 3000rpm certinhas.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                            Não criança. Não acho estranho. É longa para ter bons consumos e um optimo conforto a velocidades mais elevadas.
                                            Qual é o problema disso?
                                            O problema está aqui:

                                            comparativo.jpg

                                            Mesmo em 5ª (que no caso do astra nem é a ultima relação de caixa) as recuperações do Astra são muito piores que as recuperações de Focus e Megane nas suas ultimas relações de caixa.

                                            23,5s 80-120 em 6ª? Isso é alguma coisa de jeito? Para que serve essa 6ª velocidade. Só se for para atrasar o transito.

                                            Uma caixa de 6 é vantajosa se for bem escalonada. O Astra só teria a ganhar se por exemplo a sua 6ª tivesse um escalonamento parecido com o da 5ª e depois com 3, 4 e 5 mais curtas.

                                            Isto para não se ter que ler coisas deste género:

                                            Os motores Diesel que mais saída têm nas gamas Focus e Mégane são, respectivamente, os 1.6 TDCi de 109 cv e 1.5 dCi de 105 cv. Contudo, a modéstia do 1.3 CDTI da Opel obrigou-nos a considerar as definições mais modestas daqueles blocos. E nem assim o Astra consegue equiparar-se aos seus rivais. Ao instalar um motor tão pequenino num familiar compacto, a Opel consegue um posicionamento comercial bastante competitivo, mas à custa de prestações sofríveis. Nos dias de hoje, ao volante de um Diesel, já não estamos habituados a recorrer à caixa a todo o instante para repor o andamento, mas no Astra não há como escapar a essa realidade. A dependência do turbo é enorme e mesmo nos arranques é possível sentir a «anemia» da mecânica. A condução ressente-se disso, obrigando a acelerações mais demoradas e a pontos de embraiagem mais trabalhosos, para evitar que o Astra se vá abaixo - felizmente, o ruído do 1.3 CDTI é bastante contido, não se notando o esforço a que o submetemos.
                                            Para não pensares que estou para aqui a criticar o Astra, outro exemplo gritante é o Lexus IS220d. Conduz um Sport (com caixa curta) e um "normal" que tem uma caixa estupidamente longa e vê as diferenças.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              O problema está aqui:

                                              [ATTACH]1828[/ATTACH]

                                              Mesmo em 5ª (que no caso do astra nem é a ultima relação de caixa) as recuperações do Astra são muito piores que as recuperações de Focus e Megane nas suas ultimas relações de caixa.

                                              23,5s 80-120 em 6ª? Isso é alguma coisa de jeito? Para que serve essa 6ª velocidade. Só se for para atrasar o transito.

                                              Uma caixa de 6 é vantajosa se for bem escalonada. O Astra só teria a ganhar se por exemplo a sua 6ª tivesse um escalonamento parecido com o da 5ª e depois com 3, 4 e 5 mais curtas.

                                              Isto para não se ter que ler coisas deste género:



                                              Para não pensares que estou para aqui a criticar o Astra, outro exemplo gritante é o Lexus IS220d. Conduz um Sport (com caixa curta) e um "normal" que tem uma caixa estupidamente longa e vê as diferenças.

                                              A teu ver o carro tinha de gastar mais e ser mais barulhento. Ok.
                                              Fico por aqui.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post

                                                A teu ver o carro tinha de gastar mais e ser mais barulhento. Ok.
                                                Fico por aqui.
                                                Não fiques!
                                                Os outros têm caixas mais curtas, andam mais e não gastam muito mais.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                  Mentor, sabes a que rotação vai o meu zagolinas a 130 km/h?

                                                  A sério, dispara aí
                                                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                  4000...

                                                  E já fez vários km sempre colado nas 5000 rotações, a 160 km/h...

                                                  É certo que é novo, mas creio que não lhe fez mal nenhum. Já quente, claro
                                                  Achas isso muito?

                                                  O meu Clio a 120kmh vai às 4000rpms...

                                                  Comentário


                                                    E voltamos ao inicio

                                                    Afinal parece que o problema do edununo é mesmo o Astra 1.3 CDTI

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      Afinal parece que o problema do edununo é mesmo o Astra 1.3 CDTI


                                                      É...mas não é o único!

                                                      "A 6ª existe para quê?".....só quem não conhece é que pode formular uma dúvida destas...

                                                      E também...que belo "exemplar" de Astra 1.3 a Opel colocou à disposição da nossa imprensa "especializada"....nem para eles próprios são bons!!!

                                                      Cumpts,
                                                      JC_STILO

                                                      Comentário


                                                        Eu às 4.000 rpm vou a 110 : )

                                                        Edit: Tinha colocado por lapso 130, mas na realidade são 110 kms/h em 5ª.

                                                        A 90 kms/h vai às 3.000 rpm.


                                                        Cump.
                                                        Editado pela última vez por ice; 17 March 2007, 09:51.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          Eu às 4.000 rpm vou a 130 : )


                                                          Cump.
                                                          X2

                                                          e à minha pergunta ninguem me respondeu, Né monicamelo e ednuno

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                            Achas isso muito?

                                                            O meu Clio a 120kmh vai às 4000rpms...
                                                            Mas esse tem 60 cv e este tem 75...

                                                            Embora tb seja mais pesado

                                                            OK, de facto é o normal.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                              Afinal parece que o problema do edununo é mesmo o Astra 1.3 CDTI

                                                              Havia duvidas????

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X