Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nos motores a gasolina quanto mais RPM melhor

    Carrega-lhe Falancio

    Comentário


      Nos 2 carros cá da casa a 120 km/h - 2000 rpm

      Comentário


        Velocidade de cruzeiro...4000rpm.





        Cumps!

        Comentário


          Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
          Velocidade de cruzeiro...4000rpm.





          Cumps!
          Nem sei o que impressiona mais, se a velocidade e as rotações. Ou a quilometragem total!

          Que carro é?

          Comentário


            Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
            Nem sei o que impressiona mais, se a velocidade e as rotações. Ou a quilometragem total!

            Que carro é?
            Vectra.

            Comentário


              Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
              Nem sei o que impressiona mais, se a velocidade e as rotações. Ou a quilometragem total!

              Que carro é?
              Suponho que já deve ir a cortar não? É um Vectra.

              Comentário


                Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                Suponho que já deve ir a cortar não? É um Vectra.
                Sei lá...

                Ainda tem umas boas 1000 rotações para embalar...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Parece-me bastante diferente pontualmente andar em rpms muito elevadas ou no redline e andar sistematicamente e durante kilometros a fio.
                  Exactamente!

                  Eu (na falta de métodos mais científicos) penso em termos de tentar evitar fazer km a fio acima dos 3/4 da rotação total do motor.

                  Esta minha teoria (que nem chega bem a ser uma teoria, mas enfim) vem de analisar o comportamento de temperaturas de óleo / água / injecção de combustível em veículos onde o é possível fazer.

                  Só para dar um exemplo, o C4 tem uma graduação digital relativamente pequena, e há ali uma passagem de temperatura dos 2 traços para os 3 traços (que podem corresponder a uma diferença real até pequena) em que é fácil de perceber o padrão consoante a aceleração (e temperaturas exteriores).

                  Nos carros turbo ainda é mais fácil de verificar algumas coisas, pois o intercooler não está lá por acaso e as temperaturas que são atingidas na admissão por vezes podem mesmo chegar a limitar o débito de combustível (pela centralina) depois de algum tempo a fundo num "daqueles" dias de Verão.

                  Em qualquer dos casos, esticar umas mudanças até ao fim da rotação que o motor faz é uma coisa.

                  Fazer imensos km seguidos a fundo (ou muito perto disso) não é algo que nenhum motor goste em particular, e é por isso que às vezes alguns motores "que são feitos para andar no redline" são os primeiros a partir ou a mandarem mais fumo que uma carroça velha a diesel.

                  Comentário


                    Smart CDI, 150Km/h, 3500RPM...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                      Suponho que já deve ir a cortar não? É um Vectra.
                      Isso não corta...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
                        Sei lá...

                        Ainda tem umas boas 1000 rotações para embalar...
                        Se for a gasoil acho que corta por volta das 4500 penso eu

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por speedtouched Ver Post
                          Nem sei o que impressiona mais, se a velocidade e as rotações. Ou a quilometragem total!

                          Que carro é?
                          A relação rotação/velocidade não é muito espantosa.

                          Importa saber se por um lado o carro aguenta essa velocidade em linha recta, e depois se a rotação adicional é efectivamente utilizável ou se está lá quase para enfeitar (como acontece por exemplo no C4 que tenho).

                          Comentário


                            110- 3400rpm
                            120~3700rpm
                            150~4600rpm

                            PUG 207 1.4 95

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              A relação rotação/velocidade não é muito espantosa.

                              Importa saber se por um lado o carro aguenta essa velocidade em linha recta, e depois se a rotação adicional é efectivamente utilizável ou se está lá quase para enfeitar (como acontece por exemplo no C4 que tenho).
                              A mim, impressiona no sentido de que ele ainda tem umas boas 1000 rotações para galgar...

                              Acredito que num carro original, não as consiga vencer, mas com uma reprogramação...

                              Comentário


                                1.3 mjet 90 Grande punto.

                                150 de ponteiro (cerca de 140 reais) = +/-2800 rpms (variações de mais ou menos 30kms/h acontecem para antecipar subidas e para subi-las efectivamente xD...a falta de força é lixada num 1.3 com 4 pessoas e malas =/)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  A relação rotação/velocidade não é muito espantosa.

                                  Importa saber se por um lado o carro aguenta essa velocidade em linha recta, e depois se a rotação adicional é efectivamente utilizável ou se está lá quase para enfeitar (como acontece por exemplo no C4 que tenho).
                                  Exacto.

                                  O meu GP 90cv a 180 vai às 3500, mas fecha a loja em plano depois disso.
                                  A 210 (ponteiro) faz 4.000 portanto ainda fazia mais rpm e dava mais velocidade, mas há poucas descidas em que consiga fazer isso.

                                  Em plano nunca faz isso.

                                  Comentário


                                    Bom, confirmo que é um Vectra GTS com 150cv de "orige" sem repros.

                                    Tem umas alterações básicas na admissão e é geralmente bem tratado com as revisões em dia.

                                    Quanto às rotações, o carro pouco mais passa do que o que está testemunhado na foto, tirada em plano numa AE...
                                    Consegui aproximar-me das 1400rpm e passar os 240 no velocímetro, mas isso numa descida. Nunca me apercebi de cortes, ao contrário de outros carros.

                                    O motor tem um limitador (software) que o impede de ultrapassar os 240km/H (ponteiro) mas que pode ser contornado via repro, mas não chega aos 300.
                                    Segundo li em fóruns estrangeiros, onde há muitas explicações, teria a ver com as limitações dos pneus que vêm de origem???

                                    É um bom estradista, podendo manter velocidades proibitivas sem grandes dificuldades. A relaxar nas 2500rpm vai à volta dos 150Km/H.
                                    Normalmente prefiro andar à volta das 2000rpm, nos 120Km/H, para cumprir a minha prioridade, fazer não menos que 1200km por depósito.

                                    Cumps!

                                    Comentário


                                      3000 RPM - 120 kms/h
                                      Civic 1.5, petrol !

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                        1.3 mjet 90 Grande punto.

                                        150 de ponteiro (cerca de 140 reais) = +/-2800 rpms (variações de mais ou menos 30kms/h acontecem para antecipar subidas e para subi-las efectivamente xD...a falta de força é lixada num 1.3 com 4 pessoas e malas =/)
                                        Assim de repente parece-me que esse GPunto terá a última mudança (6ª?) algo longa para a motorização, pois o meu C4 I de 92cv vai a 3000 rpm ~ 140 km/h de GPS.

                                        Das viagens que fiz em AE com mais carga (chegou a 5 adultos) não foram muitas as subidas onde ele baixou da velocidade programada no cruise-control (em torno dos 140 km/h). Houve algumas, mas não tantas assim.

                                        Bem...há sempre a variável do peso das pessoas e das malas.

                                        Comentário


                                          1.6 TDI 120km/h ronda as 2200rpm

                                          Comentário


                                            Fiesta 1.3i de 93 - a 120km/h vai a cerca de 3500rpm, muito embora não seja certo e por vezes só nos 140/50 é que atinge aquela rotação. Não sei bem ao certo porquê.

                                            Nas minhas mãos o máximo que já viu foi as 5000 em 5ª (180km/h ponteiro) e não mais do que isso. Tem conta-rotações até as 7000 (parece-me, não tenho certeza - estou na dúvida entre o 7 e o 8) mas não tenho a menor dúvida que nem isso consegue cheirar.

                                            Comentário


                                              Agora não me estou a lembrar ao certo, mas os dois carros cá de casa vão a cerca de 100km/h às 3.000rpm. Se o escalonamento não é igual na 5ª velocidade, é muito parecido - falo dum Golf V 1.4i 80cv e um A4 B7 1.6i 102cv.

                                              Ao Audi talvez não fizesse mal ter uma 6ª para andar em AE, porque a partir dos 140 - 150km/h o ruído do motor já é considerável (vai a fazer 4.000 - 4.500rpm), mas a 180km/h é semelhante lol

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                Bom, confirmo que é um Vectra GTS com 150cv de "orige" sem repros.

                                                Tem umas alterações básicas na admissão e é geralmente bem tratado com as revisões em dia.

                                                Quanto às rotações, o carro pouco mais passa do que o que está testemunhado na foto, tirada em plano numa AE...
                                                Consegui aproximar-me das 1400rpm e passar os 240 no velocímetro, mas isso numa descida. Nunca me apercebi de cortes, ao contrário de outros carros.

                                                O motor tem um limitador (software) que o impede de ultrapassar os 240km/H (ponteiro) mas que pode ser contornado via repro, mas não chega aos 300.
                                                Segundo li em fóruns estrangeiros, onde há muitas explicações, teria a ver com as limitações dos pneus que vêm de origem???

                                                É um bom estradista, podendo manter velocidades proibitivas sem grandes dificuldades. A relaxar nas 2500rpm vai à volta dos 150Km/H.
                                                Normalmente prefiro andar à volta das 2000rpm, nos 120Km/H, para cumprir a minha prioridade, fazer não menos que 1200km por depósito.

                                                Cumps!
                                                o meu não tem nada disso

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Exactamente!

                                                  Eu (na falta de métodos mais científicos) penso em termos de tentar evitar fazer km a fio acima dos 3/4 da rotação total do motor.

                                                  Esta minha teoria (que nem chega bem a ser uma teoria, mas enfim) vem de analisar o comportamento de temperaturas de óleo / água / injecção de combustível em veículos onde o é possível fazer.

                                                  Só para dar um exemplo, o C4 tem uma graduação digital relativamente pequena, e há ali uma passagem de temperatura dos 2 traços para os 3 traços (que podem corresponder a uma diferença real até pequena) em que é fácil de perceber o padrão consoante a aceleração (e temperaturas exteriores).

                                                  Nos carros turbo ainda é mais fácil de verificar algumas coisas, pois o intercooler não está lá por acaso e as temperaturas que são atingidas na admissão por vezes podem mesmo chegar a limitar o débito de combustível (pela centralina) depois de algum tempo a fundo num "daqueles" dias de Verão.


                                                  Em qualquer dos casos, esticar umas mudanças até ao fim da rotação que o motor faz é uma coisa.

                                                  Fazer imensos km seguidos a fundo (ou muito perto disso) não é algo que nenhum motor goste em particular, e é por isso que às vezes alguns motores "que são feitos para andar no redline" são os primeiros a partir ou a mandarem mais fumo que uma carroça velha a diesel.
                                                  Faz-me alguma confusão a falta de sensibilidade mecânica da maioria das pessoas que anda a fundo em dias quentes no verão. O automóvel realmente tem que ser muito resistente. É andar a fundo, com o AC ligado no máximo, pergunto-me como raio o motor consegue manter uma temperatura estável. É que a água do circuito de refrigeração está quente (tudo bem que a água só evapora a 100 ºC mas não deixa de estar bem quente), o ar exterior está quente, a ventoinha pouco serve a beira de algo tão quente. É algo fascinante de facto...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                    Velocidade de cruzeiro...4000rpm.





                                                    Cumps!
                                                    Ainda tem muita rotação mas o motor não tem força para a fazer. É o que dá colocar uma 6ª longa para fazer bons consumos! Já o 1.5 dci 105 cv em 6ª não consegue ir até ao red line.
                                                    Mas é sem dúvida uma boa velocidade para a rotação.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                      Faz-me alguma confusão a falta de sensibilidade mecânica da maioria das pessoas que anda a fundo em dias quentes no verão. O automóvel realmente tem que ser muito resistente. É andar a fundo, com o AC ligado no máximo, pergunto-me como raio o motor consegue manter uma temperatura estável. É que a água do circuito de refrigeração está quente (tudo bem que a água só evapora a 100 ºC mas não deixa de estar bem quente), o ar exterior está quente, a ventoinha pouco serve a beira de algo tão quente. É algo fascinante de facto...
                                                      Mas é que não tenhas dúvidas!

                                                      Então se pensarmos nos veículos comerciais (estilo Kangoo, Berlingo e afins), são frequentemente sujeitos a tareia da grande, onde não há cá "mariquices" de cuidados a puxar a frio ou de não desligar logo a quente, a fazerem viagens longas literalmente a fundo (mais fácil do que num carro convencional por terem a velocidade máxima castrada pela aerodinâmica), etc.

                                                      Quando eu vejo a forma "natural" como alguns desses veículos são conduzidos, não sei como é que não estão na oficina todas as semanas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Mas é que não tenhas dúvidas!

                                                        Então se pensarmos nos veículos comerciais (estilo Kangoo, Berlingo e afins), são frequentemente sujeitos a tareia da grande, onde não há cá "mariquices" de cuidados a puxar a frio ou de não desligar logo a quente, a fazerem viagens longas literalmente a fundo (mais fácil do que num carro convencional por terem a velocidade máxima castrada pela aerodinâmica), etc.

                                                        Quando eu vejo a forma "natural" como alguns desses veículos são conduzidos, não sei como é que não estão na oficina todas as semanas.
                                                        É algo que me transcende!
                                                        Mas a parte em que disse que não sei como é que um carro, com AC no máximo, a ser puxado a fundo durante muito tempo, com o ar exterior quente, como consegue arrefecer, é mesmo uma dúvida minha.

                                                        E as carrinhas comerciais são tão martirizadas. Eu de vez enquanto pego numa ford transit das novas, não sei a motorização, sei que é turbo porque tem um belo kick , mas ando com calma, e o dono dela é logo "porque é que vais tão devagar? puxa por ela a vontade!", e já soma a bela quantia de 347 mil km (esta semana já deve ter mais).
                                                        Editado pela última vez por Maraki; 28 June 2011, 00:54.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                                                          É um bom estradista, podendo manter velocidades proibitivas sem grandes dificuldades. A relaxar nas 2500rpm vai à volta dos 150Km/H.
                                                          Normalmente prefiro andar à volta das 2000rpm, nos 120Km/H, para cumprir a minha prioridade, fazer não menos que 1200km por depósito.Cumps!
                                                          Portanto vais-me dizer que um motor que é tudo menos referência em consumos, num carro de 1500kg, faz apenas 5 litros reais a andar sempre a 120km/h ??

                                                          E mesmo para os 5l ainda tens de atestar até ao gargalo e andar até com o CB a marcar 0km durante uns tempos.

                                                          Já para não falar que vamos assumir que nem sequer metes "os pés" em cidade, que aí então é que esse 1.9 é tudo menos poupado.


                                                          Ai este fórum AHO e os mitos dos consumos...
                                                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 28 June 2011, 01:17.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                            Portanto vais-me dizer que um motor que é tudo menos referência em consumos, num carro de 1500kg, faz apenas 5 litros reais a andar sempre a 120km/h ??

                                                            E mesmo para os 5l ainda tens de atestar até ao gargalo e andar até com o CB a marcar 0km durante uns tempos.

                                                            Já para não falar que vamos assumir que nem sequer metes "os pés" em cidade, que aí então é que esse 1.9 é tudo menos poupado.


                                                            Ai este fórum AHO e os mitos dos consumos...
                                                            Nada disso, nós é que temos o pé muito pesado...

                                                            Comentário




                                                              Audi A4 b7 PD170, em 6ª. Aqueles 10L vêm de uma pequena aceleração, depois daquilo passou para uns meros (sniff) 7L...

                                                              Quanto ao Pug, não sei a que RPM vai, mas a 140km/h deve ir a queimar as 5XXXRPM em 4ª.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X