Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Parece-me bastante diferente pontualmente andar em rpms muito elevadas ou no redline e andar sistematicamente e durante kilometros a fio.

    Há casos de carros em que o conta rotações não tem o redline "bem feito". Eu tive um 106 xsi que cortava às 7.500 rpms e cuja potência máxima era às 7.200 e tinha o redline desde as 6.750

    Epá mas o meu só tem RPM até às 8.000RPM e já andei pelas 8.500RPM.

    A minha questão é que o motor "gosta" de rotação e facilmente entro no red line, mas como não tem corte fico sempre a pensar "caramba devia ter mais cuidado".

    Não ando 10kms seguidos no red line, mas vou lá muitas vezes por breves instantes. Será muito prejudicial?

    Comentário


      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
      3000 RPM - 120 kms/h
      Civic 1.5, petrol !
      x2

      M3 E46

      Comentário


        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
        3000 RPM - 120 kms/h
        Civic 1.5, petrol !
        Originalmente Colocado por AECM Ver Post
        1.6 TDI 120km/h ronda as 2200rpm
        Caixas bem longas para os motores em questão .....

        Então esse civic com 115 cv e com uma última relação como a do M3 (3x mais potente), enfim ....

        A direito um civic desses chega às 5.000 rpms em 5ª e, e .... é se chegar. Para um carro que fará umas 7000 ou 7500 é uma miséria, provavelmente a direito andará mais em 4ª

        Não aprecio nada o conceito das caixas longas em que não se consegue atingir pelo menos a rotação da potência máxima do motor na última relação

        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
        x2

        M3 E46

        Comentário


          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Faz-me alguma confusão a falta de sensibilidade mecânica da maioria das pessoas que anda a fundo em dias quentes no verão. O automóvel realmente tem que ser muito resistente. É andar a fundo, com o AC ligado no máximo, pergunto-me como raio o motor consegue manter uma temperatura estável. É que a água do circuito de refrigeração está quente (tudo bem que a água só evapora a 100 ºC mas não deixa de estar bem quente), o ar exterior está quente, a ventoinha pouco serve a beira de algo tão quente. É algo fascinante de facto...
          Tens toda a razão, eu normalmente até sou cuidadoso nesse aspecto, mas ....

          ainda Sábado passado com quase 40º de temperatura, às 14h30 ia na A2 tranquilamente a 180 (o que corresponde a 4.500 rpms, folgado em relação a um carro que faz quase 7.000) e um golf já antigo passou para a faixa da esquerda. Vá-se lá saber porquê o senhor entusiasmou-se quando me viu no retrovisor a abrandar e começou aos saltinhos dentro do carro (aquilo que se costuma fazer na brincadeira para que o carro ande mais), logo que pode desviou-se e fez-me sinal com a mão (pelo tecto de abrir) para eu passar, mas aquilo foi como quem diz - "dá-lhe"..... e eu vai de acelerar, até aos 250 (6.300 rpms) ..... minutos antes ía precisamente a pensar, não vou muito depressa porque está um calor extremo.

          Mas foi só um apontamento

          Comentário


            No 206 é complicado saber já que a electrónica é tão boa que o velocímetro, com o frio ou com uma redução mais brusca, bloqueia e posso ir a 200 às 1500 rpm .

            No ATR às 3500 vai sensivelmente a 140.

            Comentário


              Mitsubishi Carisma 1.6 - 120km/h ~ 3000rpm

              Comentário


                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                x2

                M3 E46
                x3

                MINI Cooper S

                Comentário


                  Honda Civic Coupé 1.5 LSi de 100 CV:

                  - 120 Km/h @ 3000 rpm
                  - 150/160 Km/h @ 5000 rpm
                  - 220 Km/h @ 7500 rpm

                  Opel Corsa A Sedan 1.2 S de 55 CV:

                  - 90 Km/h @ 2000 rpm
                  - 120 km/h @ 3000 rpm
                  - 160 km/h @ 4500 rpm
                  - Estourar o conta-quilometros/hora (+ 200 Km/h) @ 7500 rpm (em plena Ponte Vasco da Gama)

                  Medições de velocidade do Civic sofrem um desvio de 3 Km/h a 120 Km/h, 5 Km/h a 160 Km/h e 10 km/h a 220 Km/h
                  Medições de velocidade do Corsa sofrem um desvio de 7 km/h a 120 km/h, 10 km/h a 160 Km/h e 22 km/h com o ponteiro +/- nos 205 km/h (+/- 182/183 Km/h de velocidade máxima)

                  Desvios do conta-quilómetros/hora calculados por GPS.

                  Comentário


                    3500rpm -> 120km/h no stilo abarth


                    cumps

                    Comentário


                      apagar

                      Comentário


                        C3 1.4 HDI 70 cvs..

                        Vou até 4000 rpm a 150 k/h ... mais que isso nem quero testar !

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          Portanto vais-me dizer que um motor que é tudo menos referência em consumos, num carro de 1500kg, faz apenas 5 litros reais a andar sempre a 120km/h ??

                          E mesmo para os 5l ainda tens de atestar até ao gargalo e andar até com o CB a marcar 0km durante uns tempos.

                          Já para não falar que vamos assumir que nem sequer metes "os pés" em cidade, que aí então é que esse 1.9 é tudo menos poupado.


                          Ai este fórum AHO e os mitos dos consumos...
                          Concordo com a gulodice do motor.

                          Mas nas minhas mãos, faz os 5 litros e até bem menos se for a pastar. Encho até ao gargalo se for preciso, para meter sempre 60 litros e aproveitar os talões do lidl, 3x20 litros, e só andei uma vez com o CB a marcar 0km. Já fiz, algumas vezes, mais de 1200km com um depósito,

                          Lembro que fiz umas alterações mecânicas e limpeza recente na admissão (nada de repros), sendo que o rendimento do motor melhorou, especialmente em cidade.

                          Claro que quando ando em cidade ou estico o carro, as médias são prejudicadas, ainda ontem fui meter um depósito, o anterior esgotei em três dias, entre cidade, esticanços pela AE, e condução mais apressada por estradas de serra, deu para pouco mais de 1000km o que dá um média à volta de 6l/100.

                          Neste momento o CB com média geral, anda nos 5.3. Geralmente oscila entre 5.1 e 5.3. O parcial depende, mas já mostrou numa viagem pelo IP3 de Viseu a Coimbra 3.9L/100

                          Devo dizer que privilegio sempre os consumos, fazendo uma condução ecológica. Quando tudo encaixa nos planos, raras vezes uso o travão, não faço arranques bruscos, não ultrapasso a meter a mudança abaixo, conduzo prospectivamente, preparando-me para as subidas ou paragens/abrandamentos previsíveis, só ligo o AC quando absolutamente necessário e por aí fora.
                          Por isso não te admires com os consumos, quando a prioridade é resolver assuntos urgentes ou quando tenho de andar quase exclusivamente em cidade, faço médias bem acima dos 5 litros.

                          No meu carro o regime de poupança anda nas 2000rpm, até 120Km/h.

                          No passado fim de semana, notei um aumento de meio litro aos 100, acho que foi da temperatura elevada, o que acham?

                          Cumps!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Caixas bem longas para os motores em questão .....

                            Então esse civic com 115 cv e com uma última relação como a do M3 (3x mais potente), enfim ....

                            A direito um civic desses chega às 5.000 rpms em 5ª e, e .... é se chegar. Para um carro que fará umas 7000 ou 7500 é uma miséria, provavelmente a direito andará mais em 4ª

                            Não aprecio nada o conceito das caixas longas em que não se consegue atingir pelo menos a rotação da potência máxima do motor na última relação
                            Pois... lá em casa do meu pai há uma Civic com esse motor, e a 5ª , aliás, todas as mudanças são bem longas!! Mas também só assim faz consumos maravilhosos
                            Em AE é bom, pois vai-se nos 150/160 na casa das 4000 e qq coisa... mas em termos de Vmáxima... é meter a 4ª e acelerar... quando esta bater nos 200, metes a 5ªe rezas para que não desça o ponteiro

                            Comentário


                              No meu Citroën Saxo Cup:

                              110 Km/h: 3.500 RPM.

                              Caixa curtinha!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                Quanto ao Pug, não sei a que RPM vai, mas a 140km/h deve ir a queimar as 5XXXRPM em 4ª.
                                DIG, o 205 tem caixa de 4 ou de 5?

                                Cumpts.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                  DIG, o 205 tem caixa de 4 ou de 5?

                                  Cumpts.
                                  De 5. Salvo erro, só até 1987/88 (quando se deu o restyling) é que tinham caixa de apenas 4 velocidades. O mesmo se aplica aos GR/XR.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Caixas bem longas para os motores em questão .....

                                    Então esse civic com 115 cv e com uma última relação como a do M3 (3x mais potente), enfim ....

                                    A direito um civic desses chega às 5.000 rpms em 5ª e, e .... é se chegar. Para um carro que fará umas 7000 ou 7500 é uma miséria, provavelmente a direito andará mais em 4ª

                                    Não aprecio nada o conceito das caixas longas em que não se consegue atingir pelo menos a rotação da potência máxima do motor na última relação
                                    E ?
                                    Tens que te focar no conceito do motor.
                                    Um motor virado precisamente para o consumo, uma caixa longa aliada a um variable valve timing que "desliga" uma válvula por cilindro em terceira, quarta e quinta, sendo esta última até 3000 RPM, o que permite ir com o sistema ECONO ligado a esta velocidade, 120 kms/h

                                    O que há mais são motores com caixas longas, claro que uns porque a performance assim o permite, outros para melhorar o consumo estradista

                                    Tive um Renault 19 com a caixa tão curta que a 120 ía a a 4750RPM, nem andava mais nem era económico em auto-estrada

                                    A caixa do EK3 é tudo menos desajustada, seria desajustada no EK4, que nem sequer é compatível, com um carro que se quer económico e faz da economía o seu principal argumento, é a coisa mais natural do mundo

                                    Se te mata a curiosidade, dá para fazer 5000 rpm em quinta, mais ou menos 200 kms/h
                                    Em quarta esgotas cerca de 214kms/h no ponteiro, ás 7200RPM
                                    Editado pela última vez por RicardoAndre; 28 June 2011, 18:01.

                                    Comentário


                                      Prefiro bem mais uma caixa longa do que curta ou ter 6velocidades bem escalonadas.

                                      Gostam de ir na AE a 120 e parece que já vão a cortar? Eu cá não..

                                      Comentário


                                        Opel Astra GTC 1.3cdti
                                        120km/h:um bocadinho acima das 2000...caixa de 6

                                        Astra H 1.7dti
                                        120km/h:3000rpm

                                        LR Discovery 200Tdi
                                        120km/h:3000rpm e uma barulheira decomunal...a faixa util acaba as 4000, daqui ao fim da escala que é as 5000, não dá mais nada(já deu, mas a idade e os 270mk não perdoam)...

                                        Citroen berlingo 1.9d
                                        120km/h:3500rpm...tem o motor mais acelerado que o normal para suportar uma unidade de refrigeração...mesmo assim, devido ao peso extra da caixa refrigerada, leva uma eternidade a chegar aos 120...se acham que o 1.3cdti é lento, deviam levar uma dose deste pra ver o que é mesmo lento...

                                        Comentário


                                          Nissan almera 2.2 ddti de 2001

                                          as 2500rpm vai a 138km/h

                                          caixa de 5... muito longa....

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X