Agora que vai sair um novo Mondeo em Julho (se não me engano) decidi fazer um elogio de uma "morte" anunciada do anterior modelo que, na minha perspectiva, é(foi) um bom produto mas que sempre sofreu da falta de carisma, mitica, status ou lá o que lhe queiram chamar.
Senão vejamos:
O Mondeo introduziu um dos primeiros motores de injecção directa a gasolina (1.8) mas que passou completamente ao lado pelo preço e desconfiança que na altura se olhava para esses motores. Agora são um "must"...
Os motores diesel de 115, 130 e 155CV da era pré-PSA são dos motores que menos problemas dão, tendo como unico aspecto a apontar o facto de não serem mto silenciosos;
O motor de 130CV é um dos motores mais equilibrados da actualidade, com binario e potencia semelhante ao TDI 140cv, só p dar exemplo, mais agradavel de utilizar e com menores consumos;
O motor de 155Cv ainda é uma referencia, sendo inclusive equiparado (em prestações, recuperações, consumos) aos modernos 177CV da Toyota, 170Cv da Vag, 163Cv da Bmw e 175 CV da Renault. Basta ver os testes em revistas/sites estrangeiros...cá em Portugal, passou ao lado...
O chassis do Mondeo, ao fim de uns anos largos, continua a ser um dos melhores do segmento em comportamento, particularmente ao curvar, equiparando-se ao moderno 159. Até 2004, o Mondeo não tinha ESP de série e nem por isso perdia no confronto directo com os concorrentes, nos testes efectuados;
O motor 3.0 continua ser um dos melhores motores a gasolina, sendo ainda um dos mais vendidos na America do Norte;
Em espaço, equivale-se ou supera outras propostas segmento, vulgo Vectra, anterior Passat, perdendo apenas para C5 e Passat actual;
Os interiores não apresentam os plasticos suaves ao toque que a malta tanto gosta, mas se virem um equipado com revestimentos das portas em pele e estofos totalmente em pele (que são de serie actualmente) como o que possuo, associado a uma construção cuidada nas junções paineis, verão que não se sentem pior que em qualquer outra proposta actual. O senão são as linhas já desactualizadas do painel de instrumentos e tablier, mas é um carro bem construido, sem ruidos e folgas evidentes;
A condução é muito agradavel, sendo que o conforto é evidente, não sendo tão bamboleante e esponjoso como nos carros franceses mas mais confortavel que nos alemães.
Assim sendo, porque "falhou" em vendas um modelo que tinha o mesmo (ou melhor) que os demais? Talvez por não sobressair em nenhum aspecto, talvez por ter uma imagem pouco apelativa... Mas...o classe R tem imagem apelativa? O C5, o Accord, o Grandis? Estetica é relativo mas prova-se que grande parte dos portugueses compra pela estética essencialmente. (em Inglaterra continua ser um dos mais vendidos. Será que toda a gente lá tem mau gosto?)
Senão vejamos:
O Mondeo introduziu um dos primeiros motores de injecção directa a gasolina (1.8) mas que passou completamente ao lado pelo preço e desconfiança que na altura se olhava para esses motores. Agora são um "must"...
Os motores diesel de 115, 130 e 155CV da era pré-PSA são dos motores que menos problemas dão, tendo como unico aspecto a apontar o facto de não serem mto silenciosos;
O motor de 130CV é um dos motores mais equilibrados da actualidade, com binario e potencia semelhante ao TDI 140cv, só p dar exemplo, mais agradavel de utilizar e com menores consumos;
O motor de 155Cv ainda é uma referencia, sendo inclusive equiparado (em prestações, recuperações, consumos) aos modernos 177CV da Toyota, 170Cv da Vag, 163Cv da Bmw e 175 CV da Renault. Basta ver os testes em revistas/sites estrangeiros...cá em Portugal, passou ao lado...
O chassis do Mondeo, ao fim de uns anos largos, continua a ser um dos melhores do segmento em comportamento, particularmente ao curvar, equiparando-se ao moderno 159. Até 2004, o Mondeo não tinha ESP de série e nem por isso perdia no confronto directo com os concorrentes, nos testes efectuados;
O motor 3.0 continua ser um dos melhores motores a gasolina, sendo ainda um dos mais vendidos na America do Norte;
Em espaço, equivale-se ou supera outras propostas segmento, vulgo Vectra, anterior Passat, perdendo apenas para C5 e Passat actual;
Os interiores não apresentam os plasticos suaves ao toque que a malta tanto gosta, mas se virem um equipado com revestimentos das portas em pele e estofos totalmente em pele (que são de serie actualmente) como o que possuo, associado a uma construção cuidada nas junções paineis, verão que não se sentem pior que em qualquer outra proposta actual. O senão são as linhas já desactualizadas do painel de instrumentos e tablier, mas é um carro bem construido, sem ruidos e folgas evidentes;
A condução é muito agradavel, sendo que o conforto é evidente, não sendo tão bamboleante e esponjoso como nos carros franceses mas mais confortavel que nos alemães.
Assim sendo, porque "falhou" em vendas um modelo que tinha o mesmo (ou melhor) que os demais? Talvez por não sobressair em nenhum aspecto, talvez por ter uma imagem pouco apelativa... Mas...o classe R tem imagem apelativa? O C5, o Accord, o Grandis? Estetica é relativo mas prova-se que grande parte dos portugueses compra pela estética essencialmente. (em Inglaterra continua ser um dos mais vendidos. Será que toda a gente lá tem mau gosto?)
Comentário