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Fidel Castro diz que biocombustíveis são «monstruosidade»

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    Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
    Isso leva-nos a outra discussão, sobre a qual escrevi um artigo, para um site da UE, não me recordo qual, sobre a problemática da logística (minha especialidade) e transportes e a minha ideia para os melhorar, ao qual dei o título de "European Network for Goods and People Transportation".

    O transporte de mercadorias e pessoas na Europa poderia beneficiar, em muito, da actual rede ferroviária europeia com a vantagem de poluir muito menos e ser muitíssimo mais barato dada a economia de escala e o menor preço da fonte energética utilizada electricidade vs gasóleo!

    Só em Portugal, se um qualquer idiota se lembrasse de subcontratar à CP, 8 comboios/dia para efectuar os transportes aglomerados de mercadoria entre Lx/Porto e vice-versa (incluindo extensões aos portos marítimos) por cada comboio seriam evitados nas estradas mais de 50 camiões!

    Imaginem 50 camiões x8 (4 idas e voltas) x (camião consome ~ 25/30 L/100 x 300Km) = 30.000/36.000 Lts de combustível/dia só para fazer rolar 50camiões em 4 idas e 4 voltas Lx/Porto! Descomunal!!! Absurdo!!! Será que ninguém vê isso?

    Isto fazia-se com 8 comboios eléctricos! Depois a pequena distribuição far-se-ia com recurso a carrinhas mais pequenas, a partir dos entrepostos criados nos terminais da CP! Só com esta ideia conseguíamos fazer imenso pelo ambiente! Temos uma rede ferroviária, que apesar de não ser muito boa é francamente melhor e mais abrangente do que se possa supor! Está é completamente desaproveitada e em alguns sítios até abandonada!

    Imaginam por quanto poderia ficar um vagão que carrega, grosso modo, tanto como um TIR? Talvez 1/50 do preço? Só fazendo contas! E economia padece tanto pelo preço, cada vez maior da distribuição, e então estamos à espera de quê para implementarmos soluções tão simples e simultaneamente tão eficazes?

    Cptos
    Teoricamente esta ideia é o ideal mas já foi dito que a linha ferrea já está saturada e neste momento da-se prioridade aos comboios de passageiros em deterimento dos de mercadorias.
    Outro aspecto é o preço, que por vezes poderá ser mais elevado que o transporte terrestre, alem de depois a logistica de distribuição ser mais demorada.
    Sei, por exemplo, que a Austria queria proibir que os camiões estrangeiros cruzassem o pais por estrada, sendo obrigados a cruzar o pais em comboios de transporte de pesados, evitando assim o trafego e a emissão de gases poluentes.
    Mas quem fala em transporte de mercadorias, fala tambem no transporte de passageiros, que caso Portugal fosse um pais moderno, os transportes ferroviarios e aereos deveriam evitar uma enorme deslocação de automoveis em todo o pais.

    Comentário


      O ideal seria duplicar a via férrea: 2 linhas centrais para comboios rápidos de passageiros e de mercadorias, e 2 exteriores para circulação regional.

      Mas isto fica muito caro. Quiçá mais caro que o TGV....

      Comentário


        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        O ideal seria duplicar a via férrea: 2 linhas centrais para comboios rápidos de passageiros e de mercadorias, e 2 exteriores para circulação regional.

        Mas isto fica muito caro. Quiçá mais caro que o TGV....
        Mas foi a solução para o InterCity no UK.

        Por cá, ficamos a olhar a ver os combóios passar.

        Ah, e a questão do transporte de mercadorias passar para o combóio também se discute noutros países. Como na Suíça. Aquela imensa planície...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
          Bem, o Mário devia ter vergonha.

          De resto o deixar os campos ao abandono já era pratica corrente antes da CEE e da politica agrícola comum, quanto à França ter sido beneficiada, basta referir que a maioria das fontes de agua potável estão hoje irremediavelmente contaminadas por pesticidas e adubos, anos de más orientações tiveram esse resultado.

          Esse é como se sabe o maior dos problemas, governar ou fazer politica sem pensar nos cidadão tem resultados destes.
          Vergonha?, porquê?, apenas referiu o óbvio (apesar de ser contra a contra-informação que circula em relação a tudo o que engloba o factor energético), que o actual cenário é consequência de aplicações de diversas políticas erradas e não de um único e exclusivo factor.

          Políticas de promoção de biocombustíveis têm pouco efeito

          Comentário


            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            E é precisamente 2-3% a percentagem de biodiesel no gasóleo. Para aumentar para os tais 5,75% em 2010 vai ser preciso importar óleo virgem ou desatar a semear girassol....

            Aprovada estratégia para cumprimento das metas de biocombustíveis
            HaagenDazs

            Produção de biodiesel suspensa em Portugal

            Produção adiada de biodiesel

            Sem comentários de maior.

            Comentário


              Quem escreveu esse artigo não foi além da visão dourada dos eurocratas.

              Mas que uma coisa pouco tem a ver com a outra, já andamos nisto há já alguns dias.

              É como no petróleo. Subiu, porque se prevê que as reservas dos USA diminuam.

              Subiu, porque hoje é Quarta e às Quartas, nos dias 7 de Maio, nunca tinha subido tanto.

              Cada um escolhe o modo como quer enriquecer. Não é bonito, mas ainda não é ilegal...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                Quem escreveu esse artigo não foi além da visão dourada dos eurocratas.

                Mas que uma coisa pouco tem a ver com a outra, já andamos nisto há já alguns dias.

                É como no petróleo. Subiu, porque se prevê que as reservas dos USA diminuam.

                Subiu, porque hoje é Quarta e às Quartas, nos dias 7 de Maio, nunca tinha subido tanto.

                Cada um escolhe o modo como quer enriquecer. *Não é bonito, mas ainda não é ilegal...
                Qual deles?

                Veio no DE no inicio da semana ambos.

                O membro Carlos L. continua a não entender que o preço da matéria-prima dada pelo nome de petróleo já ultrapassou há muito as condicionantes do mercado (estas existem mas são secundárias pois existe sempre alguém disponível a pagar o preço do barril) para passar para a esfera militar/geológica pois é a única força motriz viável actualmente de toda a máquina industrial.

                * Pois não, ninguém disse o contrário, é uma simples questão de leitura.

                Brasileira Petrobras quer distribuir etanol em Portugal

                Comentário


                  Originalmente Colocado por - Ver Post
                  Engraçado que descredibilizaram o que foi dito só porque foi o Fidel Castro a dizer...vai-se a ver e não é que o senhor tem razão?

                  Há coisas fantásticas não há? :X
                  Uma simples questão de sobrevivência política do regime, aí instalado como já o tinha dito anteriormente.

                  Curioso, aquando das remessas de víveres, combustível, logistica, recursos humanos entre outros tantos recursos necessários para a sobrevivência de uma sociedade do então bloco soviético para a única esfera socialista no Hemisfério Ocidental, nunca houve esta rela preocupação de âmbito ambiental.

                  Comentário


                    O membro Carlos.L tem dificuldade em entender aquilo que é óbvio para certos notáveis contemporâneos.

                    Mas talvez o membro Turbo possa explicar em detalhe, mas para dummies, essa coisa da a esfera militar/geológica

                    E se restar um pouco de paciência, a razão para inserir o link para um artigo sobre a Petrobras e porque falam da Exxon.

                    Agradecido.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                      *O membro Carlos.L tem dificuldade em entender aquilo que é óbvio para certos notáveis contemporâneos.

                      Mas talvez o membro Turbo possa explicar em detalhe, mas para dummies, essa coisa da a esfera militar/geológica

                      E se restar um pouco de paciência, a razão para inserir o link para um artigo sobre a Petrobras e porque falam da Exxon.

                      Agradecido.
                      *Que excesso de modéstia!, membro Carlos L.

                      Assim de repente, mas muito de repente basta olhar se tiver acesso que deve ter nem que seja a esta importante ferramenta moderna de comunicação que dá pelo nome de Internet das posições por mero exemplo da frota naval norte-americana no âmbito geográfico (que corredores de comunicação e de transporte e de que matérais-primas estão a ser constantemente vigiadas(?)), curioso seria observar as credenciais de certos recursos humanos de uma determinada república no continente Africano e suas localizações geográficas também aí e uma rápida leitura dos acordos de cooperação entre as duas repúblicas anível industrial.

                      Análise muito superficial mas que observa alguns pontos interessantes do sector e respectivas cautelas da esfera militar/geológica de duas repúblicas, a questão das patentes e direitos de uso nesta área também é interessante, deve ser também analisada pelos ditos curiosos.

                      Na questão da Petrobás e como já tinha dito ao membro Carlos L. noutro tópico na secção do Off-Topic, em Portugal apesar das metas que o executivo se propôs alacançar (em teoria!) que a produção de BE não estava prevista apenas a de BD, a importação do primeiro é obrigatória com proveito financeiro para alguma parte do processo, mas esta área de análise será a sua de preferência, digo eu.

                      A rivalidade entre companhias petrolíferas e a tentativa de assegurar toda a linha de produção e distribuição em relação aos seus produtos, no que toca ao segundo ponto e a localização geográfica dos pontos em questão na notícia, é directa no objectivo final a alcançar.

                      Apenas simples leituras e interpretações de cariz individual de simples notícias de um simples orgão de comunicação social.

                      (cool).

                      Comentário


                        Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, diz ao Jornal de Negócios que os projectos de biocombustíveis da empresa não provocam subida nos preços dos alimentos.

                        "Há dois anos quando a Galp Energia decidiu entrar nos biocombustíveis comunicou ao mercado que era apenas nos de segunda geração, operando como empresa verticalmente integrada, ao promover a produção de plantas oleaginosas fora da cadeia alimentar e com recurso a terras não competitivas com terras disponíveis para a agricultura. Essa foi a condição essencial para começarmos a investir na área dos biocombustíveis. É nesta linha que os biocombustíveis se devem mover", disse o CEO da Galp.
                        Em http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=316561

                        Ao ritmo do preço final do combustível praticado , e perante o espeço temporal já passado desde a tomada de decisão em investir nesta alternativa para tentar não utilizar a 100% combustível fóssil, a questão é onde estão os resultados do investimento e as reais vantagens para o consumidor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                          Em http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=316561

                          Ao ritmo do preço final do combustível praticado , e perante o espeço temporal já passado desde a tomada de decisão em investir nesta alternativa para tentar não utilizar a 100% combustível fóssil, a questão é onde estão os resultados do investimento e as reais vantagens para o consumidor.
                          Não há nenhum. O biodiesel não chega para as encomendas e portanto tem sempre o mesmo preço do gasóleo normal. Se houvesse excedente de biodiesel, aí sim, podia haver baixas de preço.

                          Talvez com as algas, quem sabe?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            Não há nenhum. O biodiesel não chega para as encomendas e portanto tem sempre o mesmo preço do gasóleo normal. Se houvesse excedente de biodiesel, aí sim, podia haver baixas de preço.

                            Talvez com as algas, quem sabe?
                            (Engraçado que noutros mercados os BC ainda conseguem ser uma real alternativa no uso exclusivo de CF).

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                              (Engraçado que noutros mercados os BC ainda conseguem ser uma real alternativa no uso exclusivo de CF).
                              Estás a falar de queimar lenha para aquecimento, certamente....

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                Estás a falar de queimar lenha para aquecimento, certamente....
                                Na Suécia?

                                Comentário


                                  Há algum anti-vírus?

                                  Biofuel is wreaking havoc with car engines. Due to Government rules, all diesel sold in the UK must be blended with the eco-friendly fuel.

                                  But what the authorities didn’t bank on was the filth inside filling station tanks. With no rules forcing forecourt owners to clean them, the reservoirs are rife with bacteria. And when they come into contact with the vegetable or wheat-based fuel, the result is oil clots, which clog up engines.

                                  The AA has already blamed a spate of mechanical breakdowns nation wide on the jelly-like lumps. It says they make their way into fuel tanks, and block the filters that provide clean diesel to the injectors. This leads to the motor cutting out and, ultimately, a big repair bill for the owner.

                                  And the problem is set to get worse. The diesel-to-biofuel ratio set out in the Renewal Transport Fuel Obligation is currently 2.5 per cent. In 2010, however, it will double.

                                  An AA spokesman warned: “Fore court owners need to be prepared for managing the biodiesel properly, not simply flushing out the fuel reservoirs whenever they think it’s necessary.”

                                  Ray Holloway, head of the Petrol Retailers Association, said that action is already being taken to rectify the situation. “We’ve issued a set of guidelines to fuel stations to help them tackle the problem,” he said. “These include testing tanks for excess water – which helps the bacteria to breed – and taking advice from their supplier about the exact biofuel content of the diesel going into the tanks.”

                                  The AA added motorists should be particularly vigilant at small filling stations. Its representative said: “The situation isn’t as serious at large sites, where all the pumps have a high flow rate from the constant usage. It’s more prominent at less busy rural outlets, where the pumps might not be used so often.”

                                  Comentário


                                    Segundo valor apresentado no caderno de economia (página nº 06) do semanário expresso de 17 de Maio e 2008, o Bioetanol brasileiro é um dos combustíveis mais competitivos a nível internacional em igualdade de prática de taxas aduaneiras para com os combustíveis fósseis, (0.27 cêntimos o litro).

                                    Comentário



                                      Energia
                                      13/05 19:00 CET

                                      Transportes públicos com biogás

                                      Na Europa o biogás é utilizado essencialmente no aquecimento e na produção de electricidade, mas algumas cidades recorrem à utilização do biogás nos transportes públicos.
                                      Em http://www.euronews.net/index.php?page=science&article=486540&lng=6

                                      Comentário


                                        Gasolina e Gasóleo B15 com descontos na ordem dos 8 e dez cêntimos o litro!

                                        Prio baixa gasolina em oito cêntimos...

                                        A referência do combustível é o gasóleo B15, o qual tem incorporado 15% de biodiesel. A Prio foi uma das sete empresas de biodiesel que ficaram isentas de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), de acordo com decisão anunciada pelo Ministério da Economia e Inovação no final de Março.

                                        Comentário


                                          Biocombustíveis estão a provocar aumento de gases com efeito de estufa



                                          http://ww2.publico.clix.pt/print.asp...anal=undefined


                                          E esta, hein? A desflorestação para obtenção de solo arável acaba por induzir menos retenção de CO2.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Biocombustíveis estão a provocar aumento de gases com efeito de estufa



                                            http://ww2.publico.clix.pt/print.asp...anal=undefined


                                            E esta, hein? A desflorestação para obtenção de solo arável acaba por induzir menos retenção de CO2.
                                            Básicamente, a questão continua a debater-se no uso de solos aráveis e com potencialidades agrícolas em proveito de fabricação de BC, e um novoa prespectiva (individual) de cálculo de emissões para a atmosfera no processo e queima dos ditos BC.

                                            Ou seja o uso racional e sustentado de BC, das novas gerações continuam a ser uma mais valia e uma entre as actuais alternativas ao uso exclusivo de CF nos automóveis e não só.

                                            Comentário


                                              A colaboração com a Iogen, empresa especializada no fomento do etanol celulósico, é o elemento chave do programa estratégico da Shell para o investimento e desenvolvimento de biocombustíveis, em especial nos biocombustíveis 'da próxima geração' com o uso de recursos não alimentares. Este combustível é produzido a partir de matérias-primas tais como a palha de trigo e promete reduzir a geração de CO2 até 90% em comparação com a gasolina convencional.
                                              Dependendo dos desenvolvimentos futuros, a Shell considera a possibilidade de investir numa fábrica de etanol celulósico.
                                              Em http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=972557&div_id=1660

                                              Comentário


                                                A tecnologia de plataforma BioFormingTM da Virent utiliza catalisadores para transformar açúcares vegetais em moléculas de hidrocarboneto, semelhantes aquelas produzidas numa refinaria de petróleo. Os açúcares sempre foram fermentados em etanol e destilados, mas essas novas moléculas de 'biogasolina' têm conteúdo energético superior ao do etanol (ou butanol) e proporcionam maior eficiência de combustível. Podem ser misturadas com perfeição para produzir gasolina convencional ou combinadas com gasolina que contenha etanol.

                                                Os açúcares podem ser obtidos a partir de fontes não alimentares, como resíduos de milho, palha de trigo ou polpa de cana-de-açúcar, bem como de matérias-primas convencionais para produção de biocombustíveis, como o trigo, o milho ou a cana-de-açúcar.
                                                "As propriedades técnicas dos biocombustíveis actuais criam algumas dificuldades para sua adopção generalizada", explicou Graeme Sweeney, Vice-presidente Executivo da Shell para Future Fuels e CO2. "A infra-estrutura de distribuição de combustíveis e os motores dos veículos estão a ser modificados para lidar com as dificuldades, mas os novos combustíveis que estão a surgir, como o da Virent, que têm características semelhantes ou mesmo superiores às da gasolina e do diesel".
                                                Em http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=933706

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