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Fidel Castro diz que biocombustíveis são «monstruosidade»

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    #61
    LOL

    isso é crackpot. violações flagrantes da 2ª lei da termodinâmica.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
      LOL

      isso é crackpot. violações flagrantes da 2ª lei da termodinâmica.




      Short minded...

      URL

      Esse site tem coisas muito interesantes.

      Comentário


        #63
        Neste momento, a resposta é ser o mais eficiente possível..

        Não há ainda uma solução consensual (e não me parece que surja nos tempos mais próximos).

        O hidrogénio (em potência) é a solução mas ainda tem muito que evoluir. Além da produção, é necessário melhor as técnicas de transporte e armazenamento.
        No caso da produção do hidrogénio, tem sido feitos estudos alternativos à electrólise. Por exemplo, há certas algas e microorganismos que nos seus processos libertam hidrogénio.
        No entanto, como já foi bem referido, no presente o ideal é aproveitar a energia proveniente de fontes renováveis para a electrólise da água, sobretudo em momentos em que essas fontes não estão a injectar energia na rede.
        O cientista italiano Cesare Marchetti já nos anos 70 defendia o conceito da economia do hidrogénio em oposição à economia do petróleo.
        Segundo ele, uma das hipóteses seria construir mega-centrais nucleares em ilhas remotas e usar a energia por ela produzidas para a obtenção de hidrogénio..

        Enfim, aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos..

        Comentário


          #64
          ....

          tudo isso é muito bonito mas a começar pelo abastecimento numa normal bomba tudo parece dificil de conseguir

          http://www.youtube.com/watch?v=LjWCXD4P3XQ

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
            (...)
            Por outro lado, o hidrogénio à primeira vista seria o sucessor lógico do petróleo, assim que fossem resolvidos os problemas relacionados com o seu armazento e os custos de produção baixassem pois é o elemento mais abundante do universo e é altamente energético. Porém, tenho ideia que o vapor de água, principal resíduo da combustão do H2, também é um gás que poderá causar efeito de estufa.

            (...)
            O custo de produção do hidrogénio com recurso a energias renováveis (neste caso eólica) já é mais baixo que o preço actual da gasolina. O único entrave de momento é o preço dos veículos fuel-cell que ainda é elevado por isso é que os veículos a circular são normalmente de frotas em renting.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              O custo de produção do hidrogénio com recurso a energias renováveis (neste caso eólica) já é mais baixo que o preço actual da gasolina. O único entrave de momento é o preço dos veículos fuel-cell que ainda é elevado por isso é que os veículos a circular são normalmente de frotas em renting.
              Não é nada disso... o hidrogénio não é uma questão de preço, é uma questão de ESCALA. Ou seja, só dá para meia-dúzia de carros.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por JBM Ver Post




                Short minded...
                LOL

                ao menos sabes o que estás a dizer? é que o pessoal pensava nessas baboseiras de motores perpétuos em 1850, antes de se descobrir as leis da termodinâmica.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                  Não é nada disso... o hidrogénio não é uma questão de preço, é uma questão de ESCALA. Ou seja, só dá para meia-dúzia de carros.
                  Resumindo e no futuro a medio prazo, os hibridos são a solução, como forma de diversificar as fontes, dado que não há nenhuma por si só que substitua o petroleo.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por JBM Ver Post
                    Segundo muitas marcas, o Hidrogénio é o futuro.

                    Há pouco tempo tava a dar um programa do BBC world sobre a Formula 1, e quando chegou à parte do futuro da disciplina, estavam a falar da preocupação que há agora com o ambiente. Depois, até um gajo qualquer que tava a representar o Honda Civic Hybrid, dizia que os hibridos são apenas uma solução de curto prazo, que o hidrogénio é o futuro. A BMW e a Mazda falam por si. E por falar em Mazda, para o ano que vem vai começar a ser comercializado o primeiro carro a hidrogénio no Japão, inicialmente por leasing.

                    Quanto à produção de hidrogénio, basta pesquisarem um pouco e "abrirem a mente" para descobrirem que há milhões de maneiras de se ter carros a hidrogénio sem nunca terem de parar numa estação de abastecimento outra vez. As pessoas é que já tem esse "hábito" na mente e já não o tiram de lá

                    Há uma revista que custumo comprar que é a T3, e numa vinha uma carro, de brincar (por agora), que bastava por um bocado de agua, e transformava em hidrogénio e andava. Eu sei que é pouco, mas já demonstra que a as coisas podem ser feitas mas assim ninguém ganha com isso. Um pouco de pesquisa e encontrei isto:



                    Link

                    Com um pouco mais de pesquisa, e descobre-se isto, que tem coisas como:

                    "Daniel Dingel’s working Water Car Demonstration

                    This is a REAL car working with REAL water… through electrolysis. It seems that the re-mix of hydrogen and oxygen actually produces more energy than it takes to split them! Daniel Dingel from Philippines has made 100 motors work on water and wants to spread them to the world, so any country can reverse engineer it and make something better off it. It’s really amazing how we were taught since kids that water only kills fire… not always!"

                    ou

                    "THE CAR THAT MAKES ITS OWN FUEL

                    A unique system that can produce Hydrogen inside a car using common metals such as Magnesium and Aluminum was developed by an Israeli company. The system solves all of the obstacles associated with the manufacturing, transporting and storing of hydrogen to be used in cars. When it becomes commercial in a few years time, the system will be incorporated into cars that will cost about the same as existing conventional cars to run, and will be completely emission free."

                    Just a thought...
                    Este carrinho da fotografia está a venda em qualquer Imaginarium ao pe de nós, (quem te filhos pequenos sabe onde é)

                    mas não existe isso de motores completamente livres de emissões, só os electricos e a esses estão associadas as emissões para gerar a electricidade...

                    Qualquer elemento quimico que se emite para a atmosfera é potencialmente poluidor é uma questão de escala apenas.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                      mas não existe isso de motores completamente livres de emissões, só os electricos e a esses estão associadas as emissões para gerar a electricidade...
                      Bem, carro eléctrico com electricidade vinda de renováveis polui zero, mas não é uma coisa massificável para já

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        O custo de produção do hidrogénio com recurso a energias renováveis (neste caso eólica) já é mais baixo que o preço actual da gasolina. O único entrave de momento é o preço dos veículos fuel-cell que ainda é elevado por isso é que os veículos a circular são normalmente de frotas em renting.
                        O problema da produção através da energia eólica é que obriga sempre a ter uma fonte de energia alternativa para o caso de não haver vento, portanto continuaria dependente do petróleo embora em menos escala o que é sempre positivo.
                        Por curiosidade, quando saiu o BMW Hydrogen 7 ouvi falar que o preço do hidrogénio para abastecer ainda era de 7€ por litro...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                          LOL

                          ao menos sabes o que estás a dizer? é que o pessoal pensava nessas baboseiras de motores perpétuos em 1850, antes de se descobrir as leis da termodinâmica.
                          Eu eu estou a dizer isso? Nessa altura sonhava-se com motores perpétuos em que nunca se teria que fazer mais nada para andar, nem gasolina, nem hidrogénio...

                          Este carro de brincar só mostra que nós próprios, em casa, podemos produzir hidrogénio, com um certo investimento, neste caso, em paineis solares e naquela maquina que faz a electrolise da água, ou em algo como aquelas algas que libertam hidrogénio, como alguém aqui referiu.

                          Produzir hidrogénio em escala mundial impossivel? Talvez, especialmente se as companhias petroliferas não ajudarem...

                          Comentário


                            #73
                            JMB: É obviamente possível fazer electrólise em casa. Mas há 2 problemas:

                            1. Precisas de área suficiente para montar aerogeradores e painéis solares. Não é com uma placa solar de 2 metros quadrados que vais abastecer um carro para 30 km, mesmo que ele seja leve e eficiente. Ou seja, é coisa para quem tem propriedade. Para quem vive num apartamento isso é impossível.

                            2. Mesmo que tenhas os geradores/painéis, a quantidade de energia gerada nunca será grande, além de que pode demorar mais de um dia inteiro a gerar hidrogénio suficiente para um passeiozito.

                            Para ser assim mais vale usar a electricidade para carregar baterias de polímero de lítio em vez de perder metade dessa electricidade na electrólise, que nem é um processo lá muito eficiente..

                            Comentário


                              #74
                              Biocombustível é "crime contra a Humanidade"


                              O perito das Nações Unidas Jean Ziegler pediu a uma comissão da Assembleia Geral da ONU uma moratória de cinco anos na produção de biocombustíveis, para permitir desenvolver novas tecnologias e estabilizar os preços dos alimentos.

                              Num só ano, o custo do trigo duplicou e o de milho quadruplicou, devido ao crescente interesse nos biocombustíveis, considerados boa alternativa ao petróleo. Mas, para o sociólogo suíço, estes produtos são "um crime contra a Humanidade".

                              Jean Ziegler apresentou anteontem o seu relatório e aprofundou algumas das conclusões que anunciara há duas semanas, numa controversa conferência de Imprensa, em Genebra. Segundo diz o perito da ONU, os biocombustíveis estão a provocar o aumento vertiginoso no preço dos alimentos, com potenciais efeitos catastróficos nos países em desenvolvimento, sobretudo nas camadas mais pobres da população.

                              Uma em cada seis pessoas passa fome, ou seja, um total de 854 milhões. O flagelo atinge as crianças de forma desproporcionada. Segundo a ONU, o planeta produz alimentos suficientes para alimentar 12 mil milhões de seres humanos, quase o dobro da população mundial. Mesmo assim, o número de pessoas severamente mal nutridas subiu, nos últimos 30 anos, de 80 milhões para 200 milhões. Em cada dia que passa, morrem de fome, ou das suas consequências directas, 100 mil pessoas.

                              Por outro lado, a ciência está a evoluir depressa no campo dos biocombustíveis, acrescentou Ziegler e, "em apenas cinco anos, será possível produzir bioetanol e biodiesel a partir de restos agrícolas". O perito referia-se às partes celulósicas das plantas, hoje inúteis, em vez de milho, trigo e cana de açúcar. Os cientistas também estão a estudar alternativas, como o de um arbusto, Jatropha Curcas, que cresce em zonas áridas, impróprias para a agricultura.

                              A argumentação do perito da ONU centra-se na questão da alimentação, mas é também controversa a ideia de que há cortes substanciais de emissões de gases de efeito de estufa no uso de biocombustíveis na gasolina. Alguns cientistas dizem que a fase de produção anula esses ganhos.

                              Com a apresentação oficial do relatório, o debate chega, enfim, ao mais alto nível político, após os mesmos argumentos terem sido sublinhados pelo regime cubano, mas também pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

                              Um exemplo adiantado por Ziegler é o do milho, um dos alimentos menos eficientes nos biocombustíveis. São precisos 250 quilos de milho para produzir apenas 50 litros de bioetanol. Aquela quantidade permitiria alimentar uma criança durante um ano inteiro.|
                              http://dn.sapo.pt/2007/10/28/ciencia/index.html

                              Comentário


                                #75
                                Essa era uma questão que se tentou desvalorizar, mas que é preocupante.

                                Mas como permite manter a dependência da opep em vez de se investigar novas fontes de energia....

                                Comentário


                                  #76
                                  Afinal, as palavras do Fidel não eram assim tão descabidas...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Lobbie Petrolifero vs Biodiesel ! Será ?

                                    Será que estes atrasos têm a ver com os poderosos Lobbie's das petroliferas ?



                                    Nááááá ....



                                    Acção em tribunal
                                    12.11.2007, Jorge TalixaA Iberol, pioneira na produção de biodiesel em Portugal, leva o Estado a tribunal para reclamar pagamento de nove milhões de euros relativos ao primeiro trimestre de 2007


                                    Uma das consequências do atraso já verificado neste processo no final de 2006 foi, segundo João Rodrigues, a recusa da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais em pagar os valores das isenções do primeiro trimestre de 2007, porque as quotas só foram atribuídas em Abril. "Argumentam que só começou em Março, mas pensamos que a quota é atribuída para o ano inteiro.

                                    O Estado deve-nos 9,8 milhões de euros e vai ter de pagar", garante o empresário, salientando que a acção decorre no Tribunal Administrativo.

                                    A Iberol, empresa de Alhandra pioneira na produção de biodiesel em Portugal e com capacidade para produzir anualmente 135 mil toneladas deste produto, não entende por que é que o Governo ainda não publicou a portaria que define as condições de acesso a quotas de isenção de ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos Energéticos) em 2008.

                                    O presidente da empresa diz saber que a proposta de portaria já foi concluída há dois meses pela Direcção-Geral de Energia (DGE) e que, nestas condições, os industriais de biocombustíveis não podem programar a sua actividade para o próximo ano, uma vez que as encomendas de matéria-prima importada têm de ser feitas com grande antecedência.

                                    O Ministério da Economia garante que a publicação da portaria está para "muito breve".
                                    "No ano passado, a portaria só saiu em Dezembro, com um prazo apertadíssimo de candidatura. Este ano estão-se a preparar para o mesmo.

                                    É uma desgraça", critica João Rodrigues, presidente da Iberol, que no final de Setembro diz ter alertado o ministro Manuel Pinho para o problema, mas não teve resposta.

                                    O empresário sustenta que os atrasos verificados na publicação da portaria de Dezembro de 2006 levaram a que as quotas só fossem atribuídas em Abril de 2007 e a que os pagamentos relativos ao primeiro trimestre tenham sido recusados pelo Governo. Situação que levou a Iberol a interpor uma acção no Tribunal Administrativo.

                                    João Rodrigues diz que não sabe que interesses é que estão por trás desta demora. "Ou é o Ministério da Economia que está a dormir ou as Finanças que querem ficar com o que não lhes pertence", afirma o empresário, frisando que já em 2007 foram atribuídas quotas a empresas que até à data ainda não produziram e nem sequer têm fábricas a funcionar. "Já em 2006 beneficiaram empresas que nem tinham fábricas. Este ano, vamos ver se querem dar oportunidade a algumas delas de produzirem em Janeiro ou Fevereiro", critica.

                                    À Iberol, com capacidade para produzir 135 mil toneladas de biodiesel, foi atribuída, em 2007, uma quota de isenção de ISP de 70 mil toneladas, num total de 205 mil. O Governo estabeleceu então uma isenção de 280 euros por cada mil litros de quota.

                                    "Esta é uma portaria técnica. Será que estão a querer transformá-la numa portaria política? A DGE já a fez há dois meses, por que é que não a publicam?, diz o industrial.

                                    O Ministério da Economia esclarece que a portaria em causa é assinada por cinco ministros e resulta de "um trabalho de articulação entre as visões dos vários ministérios" - Ambiente, Agricultura, Economia, Finanças e Obras Públicas e Transportes. O gabinete de Manuel Pinho acrescenta que o texto da portaria "está concluído" e assinado pelo ministro, prevendo-se que venha a ser publicada "muito brevemente", depois de recolher as restantes assinaturas. "Não se pretende prejudicar nenhum operador, mas sim dar condições ao desenvolvimento da indústria dos biocombustíveis", garante o Ministério da Economia.

                                    Comentário


                                      #78
                                      É mais uma questão de €€€.

                                      Mais uma vez a ganancia e calotice do governo que põe em causa o bom funcionamento de empresas privadas.

                                      O governo não quer é pagar os subsidios acordados e por isso inventa desculpas e mentiras. Espero bem que a Iberol entale o governo obrigando a pagar o que deve.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Provavelmente sim, mas não é só em Portugal que vemos disso.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Os biocombustíveis são uma asneira e já estamos a pagar por isso...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                            Os biocombustíveis são uma asneira e já estamos a pagar por isso...

                                            Também tenho muitas duvidas sobre a o real valor ecologico dos biocombustiveis! Não haverá outras hipoteses mais positivas para o meio ambiente?!!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por tiago2 Ver Post
                                              Também tenho muitas duvidas sobre a o real valor ecologico dos biocombustiveis! Não haverá outras hipoteses mais positivas para o meio ambiente?!!
                                              Há. O biodiesel de segunda geração.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                Os biocombustíveis são uma asneira e já estamos a pagar por isso...
                                                Claro que sim, todos sabemos que continuar a queimar combustíveis fosseis é que é bom e saudável.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Nthor até tentaste ser engraçadinho mas o tema nem tem muita graça.

                                                  Os biocombustíveis são um erro, ponto. Estamos a falar de algo que está a aumentar o preço do milho e dos óleos vegetais, bens alimentares! E estamos a falar de aumentos directos, mais altos do que certos aumentos na gasolina, caso do óleo vegetal que levou um aumento de 10 cêntimos!

                                                  Depois temos a desflorestação para dar lugar a monoculturas intensivas para a produção de biocombustíveis, temos também o abandono de certas culturas para dar lugar aos biocombustíveis.

                                                  E as emissões reduzidas? Com gasolina ou E85 as emissões andam ela por ela, já a queima que fazem à cana de açucar para a sua apanha emite CO2 que é uma coisa doida, e fica dias e dias a arder. Sem falar da exploração barata da mão de obra, mas isso também fazemos aos chineses, directa ou indirectamente. Como se costuma dizer, longe da vista...

                                                  Se calhar em vez de desflorestação para a plantação de biocombustíveis fosse incentivada a reflorestação do planeta e incentivada a limpeza das florestas para entregar o excesso para as centrais de biomassa em vez das "tradicionais" queimadas que também poluem bastante...

                                                  O que interessa neste momento é a produção de electricidade limpa para darmos lugar aos automóveis eléctricos e a células de combustível.

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    Nthor até tentaste ser engraçadinho mas o tema nem tem muita graça.
                                                    Eu sei, é bastante grave mesmo, mas a alternativa "é pior do que o soneto"

                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    Os biocombustíveis são um erro, ponto. Estamos a falar de algo que está a aumentar o preço do milho e dos óleos vegetais, bens alimentares! E estamos a falar de aumentos directos, mais altos do que certos aumentos na gasolina, caso do óleo vegetal que levou um aumento de 10 cêntimos!

                                                    Depois temos a desflorestação para dar lugar a monoculturas intensivas para a produção de biocombustíveis, temos também o abandono de certas culturas para dar lugar aos biocombustíveis.

                                                    E as emissões reduzidas? Com gasolina ou E85 as emissões andam ela por ela, já a queima que fazem à cana de açucar para a sua apanha emite CO2 que é uma coisa doida, e fica dias e dias a arder. Sem falar da exploração barata da mão de obra, mas isso também fazemos aos chineses, directa ou indirectamente. Como se costuma dizer, longe da vista...

                                                    Se calhar em vez de desflorestação para a plantação de biocombustíveis fosse incentivada a reflorestação do planeta e incentivada a limpeza das florestas para entregar o excesso para as centrais de biomassa em vez das "tradicionais" queimadas que também poluem bastante...

                                                    O que interessa neste momento é a produção de electricidade limpa para darmos lugar aos automóveis eléctricos e a células de combustível.
                                                    Claro, concordo contigo.

                                                    Saliento apenas este ponto, entre plantar florestas e "semear o mar" para reter o CO2 e plantar espécies aproveitáveis para biocombustíveis, qual será a melhor opção?

                                                    É que pagar mais caro milho, óleos vegetais e bens alimentares no geral pq são utilizados para produzir biocombustíveis ou pagar mais caro pq o petróleo é cada vez mais raro, guerras ou opções da OPEP, acaba por ir dar quase ao mesmo, não?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      E andamos todos com carros a GPL

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        o governo também deve milhões às farmácias. aos hospitais. a toda a gente.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                          E andamos todos com carros a GPL
                                                          Isso seria dar um valente tiro no pé. O GPL não é solução.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Sem falar da agua que é precisa para alimentar essas culturas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              N percebi onde é q entra aqui o lobbie das petroliferas?

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