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Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?
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Audi Q3 35 TDI (2.0 - 150 cv) Stronic
Copenhaga - Billund - Copenhaga
3 passageiros, bagageira composta.
Percurso maioritariamente em AE com o cruise control adaptativo ligado para o limite de velocidade. Na Dinamarca, o limite é 130 km/h, mas há muitas alturas em que passa para 110 e, no caso de haver obras, para 80 km/h.
Portanto, a velocidade variou.
Fiz alguns km em nacional, mas não muitos. Aí, foi também dentro do limite, tirando uns 20 km, onde andei acima.
Em cidade, diria que foram apenas uns 30 km. Mas nem sei ao certo.
No geral, acho, e já achava antes, este motor mais económico que o B47 da BMW. O meu, mesmo não estando montado num SUV, não faz consumos tão baixos como este Q3 fez.
Só mais uma achega. Atestei antes de entregar e também deu 4,7. Fiz todos estes quilómetros acompanhado por uns amigos num Toyota RAV4 Hybrid (HEV) e a média na bomba foi de 5,5 l/100 km.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostAudi Q3 35 TDI (2.0 - 150 cv) Stronic
Copenhaga - Billund - Copenhaga
3 passageiros, bagageira composta.
Percurso maioritariamente em AE com o cruise control adaptativo ligado para o limite de velocidade. Na Dinamarca, o limite é 130 km/h, mas há muitas alturas em que passa para 110 e, no caso de haver obras, para 80 km/h.
Portanto, a velocidade variou.
Fiz alguns km em nacional, mas não muitos. Aí, foi também dentro do limite, tirando uns 20 km, onde andei acima.
Em cidade, diria que foram apenas uns 30 km. Mas nem sei ao certo.
No geral, acho, e já achava antes, este motor mais económico que o B47 da BMW. O meu, mesmo não estando montado num SUV, não faz consumos tão baixos como este Q3 fez.
Só mais uma achega. Atestei antes de entregar e também deu 4,7. Fiz todos estes quilómetros acompanhado por uns amigos num Toyota RAV4 Hybrid (HEV) e a média na bomba foi de 5,5 l/100 km.
Que tal achaste o carro, por acaso gosto e este fim‑de‑semana em Andorra vi uns 2 ou 3 SQ3 que nunca tinha visto.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
O Toyota fez 5,5 ou foi o Q3 na bomba ?
Que tal achaste o carro, por acaso gosto e este fim‑de‑semana em Andorra vi uns 2 ou 3 SQ3 que nunca tinha visto.
Este Q3 é um Audi típico. Ou seja, não tem grande rasgo, mas faz tudo muito bem. O motor é melhor que o da BMW, a caixa DSG é impecável. A qualidade de construção é irrepreensível.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Na bomba, o Q3 fez 4,7 como no CB e o Toyota fez 5,5.
Este Q3 é um Audi típico. Ou seja, não tem grande rasgo, mas faz tudo muito bem. O motor é melhor que o da BMW, a caixa DSG é impecável. A qualidade de construção é irrepreensível.
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
É isso, um Audi. Que tal a bagageira ? tu tens um 318d carrinha ? o Q3 perde muito ?
A bagageira foi suficiente para 3 pessoas e permite arrumar melhor em largura do que o série 3 touring. Perde em versatilidade por não abrir o óculo e não tem abertura eléctrica, que é de série no BMW e opcional no Audi. Não é essencial, mas dá jeito.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostGostava mais do JGTB a falar dos consumos do Alfa 147 1.6i
E os carros atuais com motores normais gastam muito menos do que nessa altura, diga-se.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Isso já foi há quase 20 anos. Sou um gajo mudado e que agora tenta ser mais civilizado.
E os carros atuais com motores normais gastam muito menos do que nessa altura, diga-se.
E sim os carros hoje gastam mt menos, e os gasolina já são civilizados e não gastam tanto como antigamente.
Antigamente aqui no forum era mais a malta dos carros puristas, lembram-se do Paulo FVF e as suas banheiras à homem, nada económicas, mas dava gosto ver aquilo.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Eu sou ao contrário de vocês. Quando tinha 20 e poucos tinha banheiras a diesel, agora só quero é carros pequenos, simples, a gasolina ( ou GPL ) e com motores enérgicos, por falar nesse Alfa, gastava mt , mas era ao mesmo tempo desportivo e refinado, fiquei viciado naquilo e só o conduzi 1 vez.
E sim os carros hoje gastam mt menos, e os gasolina já são civilizados e não gastam tanto como antigamente.
Antigamente aqui no forum era mais a malta dos carros puristas, lembram-se do Paulo FVF e as suas banheiras à homem, nada económicas, mas dava gosto ver aquilo.
Habituo-me a carros recentes e tecnológicos (sem entrar no ridículo de ter mais tablets do que botões) e depois faz-me imensa confusão pegar em carros mais antigos que o meu.
Até posso dar o exemplo: por estes dias vou fazer uma viagem de 5 adultos + bagagem que é insana para os passageiros se for no meu Classe A.
Então vou levar o Mazda 6 cá de casa, de 2003 e que conta com 100.000kms , que até tem bastante equipamento de série e depois dou por mim a pensar em coisas que já eram instintivas, como:
- Ligar medios
- Comprar um adaptador para o isqueiro para poder ouvir música via bluetooth
- Menor refinamento do ruído do motor , e maior vibração ao ligar / desligar
- Travar com travão de mão manual - aqui já me ia lixando à grande…
- Comprar um suporte para o tlm porque o carro não tem GPS integrado - se bem que este problema também tenho no A e nas suas saídas de AC redondas que dificultam a compra de suportes.
Isto podem parecer 1st world problems, mas é compreensível. E estamos a falar de um carro de segmento acima do meu , que está impecavelmente bem mantido e pouco rodado - tem menos 20.000km que o meu carro.
Portanto eu por mim quero é modernismo e avanço tecnológico até certo ponto.
Quando a malta me diz que compra carros velhos porque “já não se fazem carros como antigamente” esboço sempre um sorriso e corto a conversa. Se estiver muito bem disposto ainda sou capaz de soltar um “espero é que não tenha nenhum acidente para depois comparar a segurança passiva do velho com um novo”.Editado pela última vez por Etcetera; 14 June 2023, 20:22.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
Olha eu então é ao contrário.
Habituo-me a carros recentes e tecnológicos (sem entrar no ridículo de ter mais tablets do que botões) e depois faz-me imensa confusão pegar em carros mais antigos que o meu.
Até posso dar o exemplo: por estes dias vou fazer uma viagem de 5 adultos + bagagem que é insana para os passageiros se for no meu Classe A.
Então vou levar o Mazda 6 cá de casa, de 2003 e que conta com 100.000kms , que até tem bastante equipamento de série e depois dou por mim a pensar em coisas que já eram instintivas, como:
- Ligar medios
- Comprar um adaptador para o isqueiro para poder ouvir música via bluetooth
- Menor refinamento do ruído do motor , e maior vibração ao ligar / desligar
- Travar com travão de mão manual - aqui já me ia lixando à grande…
- Comprar um suporte para o tlm porque o carro não tem GPS integrado - se bem que este problema também tenho no A e nas suas saídas de AC redondas que dificultam a compra de suportes.
Isto podem parecer 1st world problems, mas é compreensível. E estamos a falar de um carro de segmento acima do meu , que está impecavelmente bem mantido e pouco rodado - tem menos 20.000km que o meu carro.
Portanto eu por mim quero é modernismo e avanço tecnológico até certo ponto.
Quando a malta me diz que compra carros velhos porque “já não se fazem carros como antigamente” esboço sempre um sorriso e corto a conversa. Se estiver muito bem disposto ainda sou capaz de soltar um “espero é que não tenha nenhum acidente para depois comparar a segurança passiva do velho com um novo”.
Sem entrar em extremismos de carros de 1995 ou anteriores, um carro de 2003 a 2010 não será muito menos seguro que um carro atual. Neste momento existem tecnologias como Lane Assist e detetores de ângulo morto, mas em termos de segurança ativa e passiva diria que os carros não estão muito diferentes.
Creio que o Golf V de 2003 já vinha com ESP de série e 6 airbags.
Em 2008 trocámos um Vectra com 12 anos de 1996 que na altura me parecia um carro já velho, gasto, muito desatualizado.
O substituto vai fazer 15 anos e não sinto o mesmo. É um carro banal com sensores traseiros, uns 8 airbags, AC auto, CC, sensor de chuva e luz, Bluetooth. Ou seja, está perfeitamente válido e continua a fazer viagens grandes sempre que necessário.
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2.0 MZR-CD de 136 cv
Sim, o carro é excelente claro, é um segmento D como um Passat ou um Mondeo. Talvez até mais dinâmico.
A questão são as questões que eu falei, que damos como garantidas num carro mais atual, e que depois temos de “reaprender” quando pegamos num carro mais velho, sem que esteja a cair de podre.
Eu não mexo na manete das luzes no meu carro meses e meses a fio, por exemplo.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
Eu não mexo na manete das luzes no meu carro meses e meses a fio, por exemplo.
Onde se nota muita diferença é nos sistemas de infoentretenimento.
Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
Gasoleo versus gasolina, q raio de comparação
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Sem entrar em grande off-topic, em 2003 já havia muitos carros com sensor de luz e chuva.
Onde se nota muita diferença é nos sistemas de infoentretenimento.
Onde viste a comparação? Não a encontro.
Ia dizer isto. Cá em casa morou um Golf 5 (2003-2008) e já tinha sensor de luzes e chuva. Estacionamento traseiro não me recordo mas acho que também tinha. Só não tinha BT, mas já tinha CC e ESP, avisava das lâmpadas fundidas, aviso cinto não colocado, Leaving & Coming Home e mais umas cenas
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Sim, mas a minha comparação era com um modelo em específico.
E já sabemos que os japoneses no início dos anos 00 não apostavam muito em alguns gadgets.
Este Mazda é um exemplo de um segmento D cujo vidro do condutor é o único com a função de um toque e cujos botões não eram iluminados
Mas depois é todo em Pele, tem AC auto, cruise control, é mais uma carrada de coisas.
Para quem está habituado a japoneses com alguns anos, isto acaba por ser normal.
Mas vou acabar o OT
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Onde viste a comparação? Estou curioso porque eu não a encontro.
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Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
Aqui "Só mais uma achega. Atestei antes de entregar e também deu 4,7. Fiz todos estes quilómetros acompanhado por uns amigos num Toyota RAV4 Hybrid (HEV) e a média na bomba foi de 5,5 l/100 km."
Não há aí qualquer espécie de comparação e muito menos qualquer conclusão.
Mas já agora: é possível comparar motores que consumam combustíveis diferentes. É assim que se retiram conclusões.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
Não há aí qualquer espécie de comparação e muito menos qualquer conclusão.
Mas já agora: é possível comparar motores que consumam combustíveis diferentes. É assim que se retiram conclusões.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
Olha eu então é ao contrário.
Habituo-me a carros recentes e tecnológicos (sem entrar no ridículo de ter mais tablets do que botões) e depois faz-me imensa confusão pegar em carros mais antigos que o meu.
Até posso dar o exemplo: por estes dias vou fazer uma viagem de 5 adultos + bagagem que é insana para os passageiros se for no meu Classe A.
Então vou levar o Mazda 6 cá de casa, de 2003 e que conta com 100.000kms , que até tem bastante equipamento de série e depois dou por mim a pensar em coisas que já eram instintivas, como:
- Ligar medios
- Comprar um adaptador para o isqueiro para poder ouvir música via bluetooth
- Menor refinamento do ruído do motor , e maior vibração ao ligar / desligar
- Travar com travão de mão manual - aqui já me ia lixando à grande…
- Comprar um suporte para o tlm porque o carro não tem GPS integrado - se bem que este problema também tenho no A e nas suas saídas de AC redondas que dificultam a compra de suportes.
Isto podem parecer 1st world problems, mas é compreensível. E estamos a falar de um carro de segmento acima do meu , que está impecavelmente bem mantido e pouco rodado - tem menos 20.000km que o meu carro.
Portanto eu por mim quero é modernismo e avanço tecnológico até certo ponto.
Quando a malta me diz que compra carros velhos porque “já não se fazem carros como antigamente” esboço sempre um sorriso e corto a conversa. Se estiver muito bem disposto ainda sou capaz de soltar um “espero é que não tenha nenhum acidente para depois comparar a segurança passiva do velho com um novo”.
Mas também gosto de algumas mordomias, como o AC, além do basico fecho central etc etc, direcção assistida e por aí fora.
E claro motores turbo gasolina recentes que andam bem e gastam pouco, comparando com o antigamente.
Há algumas coisas que quase nunca uso, tipo limitador de velocidade ou cruise control, sensores de luz tb n me fazem confusao se n tiver.
Mas sem duvida que quando passo pa carros mais antigos noto a diferença, e até digo mais, gostava que o meu actial tivesse travao electrico, retrovisores rebativeis automaticamente, AC auto em vez de manual, etc, embora dê pa ter muitas dessas coisas em antigos mas de alta gama.
E claro adoro as caixas auto haha.
Portanto n me posso considerar purista, mas que gosto mt de clássicos, isso gosto. Aquela sensação homem-máquina é mt mais viva.
E cara.
Quer em consumos quer em manutenção pa quem n a sabe fazer em casa.
Aliás há que ver que o equipamento não costuma estar directamente associado à sensação de condução.
Embora quem meta ecrãs xpto em carros dos anos 90 me dê volta ao estomago.
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Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
Qual o motor desse Mazda? Não conheço o modelo mas será ainda um carro bem razoável.
Sem entrar em extremismos de carros de 1995 ou anteriores, um carro de 2003 a 2010 não será muito menos seguro que um carro atual. Neste momento existem tecnologias como Lane Assist e detetores de ângulo morto, mas em termos de segurança ativa e passiva diria que os carros não estão muito diferentes.
Creio que o Golf V de 2003 já vinha com ESP de série e 6 airbags.
Em 2008 trocámos um Vectra com 12 anos de 1996 que na altura me parecia um carro já velho, gasto, muito desatualizado.
O substituto vai fazer 15 anos e não sinto o mesmo. É um carro banal com sensores traseiros, uns 8 airbags, AC auto, CC, sensor de chuva e luz, Bluetooth. Ou seja, está perfeitamente válido e continua a fazer viagens grandes sempre que necessário.
Já os dos anos 90, em 2008 como referes de exemplo, já pareciam velhos, é impressionante.
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Este fim de semana fui até ao Baixo Alentejo - Mértola - e conforme referi algures, não levei o meu A, mas sim outro carro cá de casa, um Mazda 6 2.0d 136cv de 2003, mas com apenas 100.000kms.
Ia completamente carregado, com 5 adultos e a bagageira completamente cheia e com peso em barda - 5 grades de SuperBock, e restante bagagem bem como mantimentos para um fim de semana de 5 gajos cheios de sede.
Ida pela A2 (130-140) + nacional até Mértola (90-100) e AC sempre ligado.
Voltinhas por lá e regresso já fora de horas, com nacional a cerca de 100-110 e A2 a 140-145.
Média final das mini-férias: 6,2L/100. Mais um litrito que o meu A180cdi, diria.
Fortes elogios ao espaço e capacidade da mala, que evitou levar o meu Classe A e mais outro carro para esta deslocação.
De resto (já não conduzia o carro há uns tempos), falta-lhe uma 6ª velocidade claramente. Mas isso sou eu que sou fã das caixas mais modernas e que permitem velocidades de cruzeiro altas a rotações contidas. Aqui a 140, já vamos bem perto das 3000rpm.
Em andamento, eu diria que carregado anda exatamente o mesmo que o meu A… vazio.
Mas como usei desta vez o carro mais em nacional do que é costume, há ali um pormenor que não adorei e que tem a ver com o escalonamento da caixa: em nacional, a 80-90-100 andava constantemente a alternar entre 4ª e 5ª. Em 4ª, ia a rotações demasiado altas mas em 5ª ia ali pelas 1500-1600 rpm e carregado e com AC não ia muito confortável para o mínimo relevo da planície alentejana.
Aliado a isto, está o facto já bem conhecido de que o motor 2.0mzr-cd de 136cv não é um primor em baixa rotação - embora seja muito forte (para as specs, claro) entre as 2500 e as 3500 rpm. É linear , mas tem uma resposta melhor que o Passat 2.0 tdi de 140 cv algures de 2007 (pré-CR), que também conheço bem.
Quanto ao resto, foi um belo companheiro nestas mini-férias.
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Eh pah, anda o mesmo que o teu A vazio?
Isso é o A de 110cv?
Eu andei com isso num Megane, era mt similar ao meu velho C5 2.0 HDI 110cv.
mas nada que se compare com o 2.0 HDI 136cv pesadão C5 II que tb tivemos, carregado ou não, pois daí que acho estranho que esse Mazda ande o mesmo. Pronto mas foi a ideia com que fiquei, na prática não ando a fazer testes.
O mesmo diria para o 1.6 mjet 120cv face ao 1.5 DCI 110.
A menos que no mercedes tenha outra afinação.
Fiz muitas vezes Sintra-Mértola, sempre pela EN, e essa parte de montanha antes de lá chegar é uma delicia para as curvas, além do meu amado IC1.
Uma vez segui para sul até entrar no IC27 em direcção a VRSA, outra estrada boa inclusive pa consumos.
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