Mais do mesmo. Em todos os estudos os japoneses lideram. Seja feito nos USA, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Italia, etc.
Essa é que é uma grande verdade!
Seja qual fôr o estudo (satisfação dos consumidores, avaliação técnica, etc.) e a sua origem (país onde é realizado) as marcas japonesas estão sempre no topo (sobretudo Toyota e Honda).
Por alguma razão será. Constatação: são as mais fiáveis e as que geram junto dos seus Clientes os maiores índices de satisfação.
São as melhores? Isso é relativo (depende dos parâmetros que cada um de nós mais valoriza). Mas são as mais fiáveis e as que dão menos "chatisses". Disso não há dúvidas...
Seja qual fôr o estudo (satisfação dos consumidores, avaliação técnica, etc.) e a sua origem (país onde é realizado) as marcas japonesas estão sempre no topo (sobretudo Toyota e Honda).
Por alguma razão será. Constatação: são as mais fiáveis e as que geram junto dos seus Clientes os maiores índices de satisfação.
São as melhores? Isso é relativo (depende dos parâmetros que cada um de nós mais valoriza). Mas são as mais fiáveis e as que dão menos "chatisses". Disso não há dúvidas...
mais importante do que não dar chatisses, é quando as der ter uma boa assistência. aí é que está a vantagem relevante.
A Alfa fica cá para baixo por causa de um factor muito importante. A péssima representação da marca em terras de sua majestade.
A rede de concessionários é muito má, e muitas vezes incompetente, o que leva muita gente a fugir da marca. Conheço algumas pessoas no UK e praticamente todas dizem que até gostariam de ter um Alfa, mas que nunca o terão porque o serviço pós-venda é simplesmente desastroso.
Pois, as marcas continuam a não dar a devida atenção ao serviço pós-venda e depois os resultados não perdoam.
Mas não é só no Reino Unido que acontecem coisas dessas. A Alfa também deixa a desejar nesse capítulo cá em Portugal (mas não é caso único, longe disso). Aliás são raras as marcas que conseguem ter um serviço pós-venda aceitável por terras lusas.
O problema é que lá fora, dá-se muito mais importância a este factor (serviço pós-venda). Pessoalmente não compro carros de marcas cuja assistência tenho em má consideração (a não ser que tenha um mecânico particular de confiança que seja profundo conhecedor dessa marca).
Os japoneses sempre tiveram uma filosofia de negócio baseada na fiabilidade e no serviço pós-venda. Talvez por isso os resultados sejam sempre muito bons. Mas não é só teoria: na prática é possível verificar a fiabilidade mecânica bem como o melhor serviço pós-venda que habitualmente caracterizam as marcas do país do sol nascente.
Editado pela última vez por PauloRaposo; 16 May 2007, 09:36.
A assistência ajuda a explicar a suposta má fama da VW aqui no fórum. De facto é cara e miserável. Mas isso nada tem a ver com a qualidade dos automóveis, embora a sua fiabilidade também dependa, e muito, da manutenção.
mais importante do que não dar chatisses, é quando as der ter uma boa assistência. aí é que está a vantagem relevante.
Claro! Esse aspecto é muito importante. Aliás a garantia é outro factor que considero muito relevante na decisão de compra de um automóvel.
E não é só a duração da garantia que interessa mas sobretudo a forma como funciona. E nas marcas as japonesas as garantias costumam funcionar muito bem. No meu caso (HONDA) posso dizer que é do melhor que já vi. A rapidez de execução da garantia é 5* (não há qualquer espécie de entraves e tudo é tratado com celeridade e simpatia).
A assistência ajuda a explicar a suposta má fama da VW aqui no fórum. De facto é cara e miserável. Mas isso nada tem a ver com a qualidade dos automóveis, embora a sua fiabilidade também dependa, e muito, da manutenção.
Nem mais! Mas isso também se aplica a outras marcas...
E a Mercedes? Será só mesmo diminuição da fiabilidade, ou um brutal aumento da complexidade dos carros, e oficinas mal preparadas para o "choque tecnológico"?
É que passar de motores diesel atmosféricos a fazer um milhão para motores common rail, de um dia para o outro, é complicado.
Pois, as marcas continuam a não dar a devida atenção ao serviço pós-venda e depois os resultados não perdoam.
Mas não é só no Reino Unido que acontecem coisas dessas. A Alfa também deixa a desejar nesse capítulo cá em Portugal (mas não é caso único, longe disso). Aliás são raras as marcas que conseguem ter um serviço pós-venda aceitável por terras lusas.
O problema é que lá fora, dá-se muito mais importância a este factor (serviço pós-venda). Pessoalmente não compro carros de marcas cuja assistência tenho em má consideração (a não ser que tenha um mecânico particular de confiança que seja profundo conhecedor dessa marca).
Os japoneses sempre tiveram uma filosofia de negócio baseada na fiabilidade e no serviço pós-venda. Talvez por isso os resultados sejam sempre muito bons. Mas não é só teoria: na prática é possível verificar a fiabilidade mecânica bem como o melhor serviço pós-venda que habitualmente caracterizam as marcas do país do sol nascente.
nem todos têm resultados consistentes, como a Toyota/Lexus e a Honda.
a Suzuki, a Mitsubishi e a Nissan variam muito.
no entanto conseguem ter piores resultados do que as marcas que lhes cedem os motores, pelo que o problema não são os motores.
Claro, a Skoda está em 2º lugar e usa os mesmos 2.0TDi. Não deve ser dos motores, o mal dos Mitsubishi.
A mim parece-me é que o pessoal compra um Suzuki, Nissan ou Mitsubishi com a mesma expectativa de fiabilidade de um Toyota ou Honda, apenas por serem japoneses. Depois ficam defraudados, sem que os carros sejam maus...
Claro, a Skoda está em 2º lugar e usa os mesmos 2.0TDi. Não deve ser dos motores, o mal dos Mitsubishi.
A mim parece-me é que o pessoal compra um Suzuki, Nissan ou Mitsubishi com a mesma expectativa de fiabilidade de um Toyota ou Honda, apenas por serem japoneses. Depois ficam defraudados, sem que os carros sejam maus...
eu também não disse que eram maus, apenas que não são tão consistentes como a Toyota ou a Honda, pelo que não se deve generalizar a falar dos nipónicos.
Já repararam que as marcas que vendem mais tem piores resultados.
Oficinas cheias... é um problema. E nisso os toyotas e afins conseguem controlar, até as proprias vendas sao controladas de forma a não encher muito as oficinas. E essa é a vantagem skoda, vende menos, tem melhores oficinas.
Já repararam que as marcas que vendem mais tem piores resultados.
Oficinas cheias... é um problema. E nisso os toyotas e afins conseguem controlar, até as proprias vendas sao controladas de forma a não encher muito as oficinas. E essa é a vantagem skoda, vende menos, tem melhores oficinas.
nem todos têm resultados consistentes, como a Toyota/Lexus e a Honda.
a Suzuki, a Mitsubishi e a Nissan variam muito.
Sim, por isso eu disse "sobretudo a Toyota e a Honda" num post anterior.
Mas estas duas marcas são exclusivamente japonesas. Não têm parcerias nem posições estranjeiras no seu capital.
O caso Nissan é paradigmático. Esta marca gozava de uma excelente imagem em termos de fiabilidade e assistência. Desde que foi comprada por um grupo automóvel estrangeiro, a sua imagem tem sofido forte revés neste capítulo. Penso que tem a ver com a tal filosofia nipónica que fazem da fiabilidade e serviço pós-venda o ****r do sucesso do seu negócio. Outro construtores optam por estratégias diferentes para atingir os seus objectivos...
Já repararam que as marcas que vendem mais tem piores resultados.
Oficinas cheias... é um problema. E nisso os toyotas e afins conseguem controlar, até as proprias vendas sao controladas de forma a não encher muito as oficinas. E essa é a vantagem skoda, vende menos, tem melhores oficinas.
Errado! A Toyota é a líder mundial em vendas (passou recentemente para nº 1 mundial) e está sempre bem classificada neste tipo de estudos. Não nos podemos cingir à realidade do mercado português ou inglês.
Não tem a ver com dimensão, mas sim com filosofia de negócio orientada para o Cliente.
Sim, por isso eu disse "sobretudo a Toyota e a Honda" num post anterior.
Mas estas duas marcas são exclusivamente japonesas. Não têm parcerias nem posições estranjeiras no seu capital.
O caso Nissan é paradigmático. Esta marca gozava de uma excelente imagem em termos de fiabilidade e assistência. Desde que foi comprada por um grupo automóvel estrangeiro, a sua imagem tem sofido forte revés neste capítulo. Penso que tem a ver com a tal filosofia nipónica que fazem da fiabilidade e serviço pós-venda o ****r do sucesso do seu negócio. Outro construtores optam por estratégias diferentes para atingir os seus objectivos...
podes dizer... desde que foi comprada pela Renault!
Errado! A Toyota é a líder mundial em vendas (passou recentemente para nº 1 mundial) e está sempre bem classificada neste tipo de estudos. Não nos podemos cingir à realidade do mercado português ou inglês.
Não tem a ver com dimensão, mas sim com filosofia de negócio orientada para o Cliente.
sim, mais ou menos. se a assistencia não estiver preparada para lidar com o volume dá raia certamente.
podes dizer... desde que foi comprada pela Renault!
Não referi porque acho que não tem a ver com a Renault em si. Qualquer outro grupo estranjeiro iria sempre alterar a filosofia de negócio nipónica.
Talvez não seja por acaso que a Toyota e a Honda estejam sempre em bom plano estes estudos. São as únicas marcas nipónicas que se mantêm 100% japonesas.
sim, mais ou menos. se a assistencia não estiver preparada para lidar com o volume dá raia certamente.
A Toyota vende "às carradas" nos EUA. No entanto, a sua assistência não "dá raia". Porque será?
Porque o negócio deles está muito centrado no serviço pós-venda e, como tal, adequam devidamente a sua rede de concessionários às exigências do mercado.
Porque tenho um Honda e não estou a ver onde é superior ao meu Toyota(muito pelo contrário)...Mas é uma pergunta inocente, nada mais.
E? O facto de teres um Toyota e o achares superior ao Honda apenas quer dizer que essa é a tua realidade. Repara que nem perguntei que modelos tens, se são do mesmo segmento, etc.
Aqui fala-se de satisfação, fiabilidade o e qualidade de serviço pós-venda, a nível mundial. O teu caso é particular, não geral.
Considero que a Toyota e a Honda estão num patamar (elevado) de igualdade no que toca a este tipo de estudos.
Se uma é melhor que a outra, isso pouco me interessa. Ambas são excelentes neste capítulo, e normalmente são marcas em que podemos confiar...
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