Não sei se já existe algum topico com o mesmo conteudo, mas achei interessante postar aqui um email que recebi:
*Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos
de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos
aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos
aficionados por carros. *
*Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis,
no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras
associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um
símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade
Média, como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais
ficaram marcados na história do automóvel: *
* **Audi - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que
formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e
DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG,
com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha. *
* **Alfa Romeo - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha
(brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da
família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a
combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o
sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.*
*BMW - Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada
depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do
governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a
ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a
abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk). *
* **Chevrolet - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi
baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos
fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant
guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel
que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet. *
* Chrysler - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um
pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo
atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas
de 30 e 50. *
* Citroën - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux
Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre
Citroën, fundador da marca francesa. *
* Dodge - O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de
Kansas (EUA), no oeste norte-americano. *
* **Ferrari - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no
avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra
Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a
adotar o emblema em seus carros a partir de 1923. *
* Fiat - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica
Italiana de Automóveis de Turim. *
* Ford - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase
inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho
das grades dos carros da marca. *
*Jeep - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da
sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos
destinados a vários tipo de uso. *
* *
*Lamborghini - O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma
homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro,
pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago)
têm nomes de touros famosos. *
*Maserati - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Neptuno,
símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos
Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati. *
*Mercedes-Benz - A estrela de três pontas representa a fabricação de motores
para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou
cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria
brilhar sobre sua obra. *
*Mitsubishi - Um diamante de três pontas que remete à resistência e
preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em
japonês; "Bishi", diamante *
* Nissan - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e
um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade)
remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa
"indústria japonesa". *
* *
* Peugeot - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da
marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde
então, o logotipo sofreu sete modificações.*
* Porsche - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg
e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca
adotou o símbolo a partir de 1949. *
*Quadrifoglio - O trevo de quatro folhas dos desportivos da Alfa Romeo é o
amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de
ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir
daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na
carroceria. *
* Renault - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para
sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de
visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos
Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. *
* Rolls Royce - Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a
morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce
(1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto. *
*Saab - Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar
aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de
automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com
cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a
cor da marinha. *
* Subaru - Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de
estrelas). Isso explica a constelação adoptada como logotipo da marca. *
* Volvo - O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela
Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado
por movimentos feministas na Europa *
Cumprimentos
Editado pela última vez por saurio33; 02 July 2007, 13:40.
O q eu só fiquei a saber à pouco tempo é q a Jaguar chamava-se originalmente "SS Cars" mas, no tempo da II guerra mundial mudaram para o nome do carro c mais vendas da altura "jaguar".
Seta com asas! E eu que sempre pensei que isso era um papagaio
Também pensei que era um pássaro!
E lá vai o tempo em que pensava que o emblema da Rover era um morcego com as asas abertas , até que o meu colega de carteira (os pais dele tinham um 214 Plus) me desenhou no caderno o símbolo detalhado, com o barco viking.
O simbolo representa uma helice de um avião, nas cores azul e preta, foi criada depois de dois irmãos que não me recorda agora o nome, começarem a fazer motores de aviões, pouco depois de 1900.
BMW quer dizer Fabrica de Motores da Bavaria.
é uma helice de aviao. e as cores escolhidas sao as da baviera
Sim senhor!!! É uma hélice de avião, já que a BMW começou por construir motores de avião. Aliás, com muito sucesso, batendo imensos recordes, com os seus motores de 12 cilindros para a aeronáutica. Ainda hoje voam aviões com motores BMW. O último a tê-los foi o Boeing 717, que acabou a sua carreira comercial há dois anos. Recentemente, e, em conjunto com a Rolls Royce, a BMW fabricou mais alguns modelos de turbofans.
Daí o simbolo da Hélice branca sobre o céu azul. E as iniciais de Bayerische Motoren Werke - Fábrica de Motores da Baviera.
Honda
O logótipo da marca nipónica frabricante de automóveis e de navios consiste no "H" alusivo à sua denominação. No entanto, este "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.
Fabricante de navios e com o H inclinado para a direita é a Sul Koreana Hyundai e não a Honda.
Em relação à ponte 25 de Abril, tenho a dizer que se trata de uma ponte do tipo Pencil, ou seja, é concebida e projectada para oscilar até um nivel satisfatório, que não coloque em perigo quem nela viaja. Este tipo de ponte, é suportada pelos tirantes que suportam os tabuleiros e que estão ligados aos pilares. Tendo o local de implantação da ponte fortes correntes de ar, é normal projectarem pontes deste tipo. A concepção dos tabuleiros, em trama, tem a finalidade, como aqui foi dito, de permitir a circulação dos ventos com os menores danos.
Estas pontes têm um melhor comportamento em relação a sismos.
(por coincidência, enquanto escrevo estas linhas, acaba de dar na tv a queda de uma ponte nos Estates ! )
Editado pela última vez por strecht; 02 August 2007, 00:49.
Porque é que agora há imensos modelos com as luzes de nevoeiro e/ou de marcha-atrás no fundo do para choques? (por exemplo, os Focus, Corsas C, o novo Clio, etc) Há algum beneficio das luzes irem na parte inferior do carro?
Porque é que regra geral, os jipes têm os farolins separados? Exemplo:
é uma helice de aviao. e as cores escolhidas sao as da baviera
Não a BMW não tinha ideia de fazer a cena de uma hélice... isso foi atribuido por uma publicidade que a BMW teve em que faziam alusão a isso, mas não é nada oficial...
Apenas meteram as cores da bandeira da Baviera (azul e branco, ao chadrez)...
Comentário