não é mais difícil de entrar em aquaplaning PORQUE isso depende apenas da capacidade de escoamento dos pneus!!
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A4 1.9tdi quattro...isso existe?
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostEsquece.
mas não reduz nem pode reduzir as ocorrencias de aquaplaning, porque isso depende da capacidade de escoamento dos pneus!
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostNem eu disse que ia ter menos.
Disse que era mais difícil de entrar em aquaplanning e mais fácil de recuperar uma vez estando nessa situação.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postnão esqueço nada. quando é que vais admitir que estás a falar de coisas diferentes? 4wd dá mais estabilidade ao carro em piso molhado? sim senhor.
mas não reduz nem pode reduzir as ocorrencias de aquaplaning, porque isso depende da capacidade de escoamento dos pneus!
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Originalmente Colocado por mike22 Ver Poste voltarmos ao assunto do topico? pode ser^?
1- A carrinha está cara!
2- A tracção integral tem vantagens em termos de comportamento em condições adversas, SIM! Exemplo: estradas com pouca aderência, seja pela razão que for (chuva, neve, tipo de piso). Desvantagens do sistema integral: maior consumo, piores performances, maior possibilidade de problemas mecânicos, quase nunca baratos de resolver, pela complexidade inerente ao sistema.
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostApesar de tudo, tens já algumas respostas!:
1- A carrinha está cara!
2- A tracção integral tem vantagens em termos de comportamento em condições adversas, SIM! Exemplo: estradas com pouca aderência, seja pela razão que for (chuva, neve, tipo de piso). Desvantagens do sistema integral: maior consumo, piores performances, maior possibilidade de problemas mecânicos, quase nunca baratos de resolver, pela complexidade inerente ao sistema.
Aí está uma coisa nova pa mim! piores performances e maior possibilidade de problemas mecanicos! e a manutençao tb deve ser mais cara certo?
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Originalmente Colocado por mike22 Ver PostAí está uma coisa nova pa mim! piores performances e maior possibilidade de problemas mecanicos! e a manutençao tb deve ser mais cara certo?
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostEu entendo onde o whisperdancer quer chegar. Imagina que entras em aquaplaning, seja em que carro for. Ao readquirires o contacto com a 1ª roda no chão, tens mais possibilidades de controlar o carro sem te despistares se for um AWD do que um FWD. Mas só então, claro!
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostEssa versão quattro não vinha com suspensão independente atrás?
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Posthá bocado dizias que o 4wd diminuía a entrada em aquaplaning :D
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tendo em conta que as rodas da frente (normalmente as que têm tracção) estão em aquaplaning, o carro vai fugir de frente, e as rodas de trás vão entrar no lençol de água dali a 1 segundo. em que é que as rodas de trás terem potencia vai afectar isso? se acelerares só vais sair de estrada mais depressa :D
de qualquer maneira, não era isso que estávamos a dizer há bocado. tu dizias que o 4wd reduzia a entrada em aquaplaning. isso não é verdade.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postse entrar em aquaplaning, ter tracção às 2 ou às 4 é igual, as rodas não têm contacto com a estrada. não vais controlar coisíssima nenhuma.
pensa numa coisa, tas numa subida, e a chover a potes, fazes o ponto-de-embriagem e aceleras demais, as rodas da frente começam a patinar(mesmo desacelerando ele patina na mesma, porque o motor ainda transmite potencia para as rodas) e o carro a andar para tras (isto ja me aconteceu)
com um 4wd a potencia é distribuido pelas 4 rodas e o carro nao derrapa em situaçao nenhuma(mesmo num arranque forçado)
o aquaplaning e a mesma coisa, se perderes o controlo da traseira pelo piso molhado o sistema AWD e os sistemas de ajuda(ESP, BAS, ASR, MSR wharever) fazem com o carro volte para a sua trajectoria de origem, sem perder o controlo
e por isto que os AWD sao os carro mais usados em paises como a Noruega e a Suecia que neva quase todo o ano e os carro fazem muito aquaplaning ou snowplaning
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drifter, se tivesses noção da asneira que disseste...
se perderes o controlo da traseira por aquaplaning, as rodas não tocam no chão, que interessa teres um carro de 4 rodas motrizes? as rodas de trás NÃO estão a fazer nada.
estás a confundir aquaplaning com falta de aderencia.
aquaplaning = rodas fora de contacto com o chão. não é possivel ter controlo sobre essas rodas. é esperar (e rezar) para que as rodas voltem a tocar no chão. só aí poderás fazer alguma coisa, e só aí o 4wd e o 2wd podem ter diferenças (e mesmo assim depende da situação).Editado pela última vez por LuisCapelo; 17 June 2007, 16:08.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Posttendo em conta que as rodas da frente (normalmente as que têm tracção) estão em aquaplaning, o carro vai fugir de frente, e as rodas de trás vão entrar no lençol de água dali a 1 segundo. em que é que as rodas de trás terem potencia vai afectar isso? se acelerares só vais sair de estrada mais depressa :D
de qualquer maneira, não era isso que estávamos a dizer há bocado. tu dizias que o 4wd reduzia a entrada em aquaplaning. isso não é verdade.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostSinceramente acho que estás a ser muito picuínhas com a definição de aquaplannig. A estrada não é um oceano e logo a seguir as rodas já têm contacto com o solo. Depois de um aquaplanning, é mais fácil, ao tentar controlar o carro, haver uma chicotada na tentativa das rodas voltarem a ter aderência. Aqui, o 4wd superioriza-se a um carro 2wd pela maior facilidade que se tem nesse controlo e à diminuição dessa chicotada.
o que tu disseste (e foi asneira) é que um carro 4wd diminui o aquaplaning.
o que acontece depois do carro sair do aquaplaning, já é outro assunto.
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Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Posto aquaplaning nao acontece assim do nada existe varios factores para isto acontecer
e como disse o Whisperdancer a estrada nao e um oceano, e a falta de aderencia dos pneus acontece em segundos
ele disse que um carro 4wd reduz o aquaplaning, o que é incorrecto.
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostA Audi gastou milhões a desenvolver um sistema de tracção integral porque isso não traz vantagens NENHUMAS, foi só mesmo por uma questão de imagem!!!
Claro, os homens como não tinham mais nada para fazer, resolveram passar o tempo a desenvolver o sistema, mas que pelos vistos não tem vantagens.
Experimentem só fazer 1000kms com dois carros iguais, mas em que a única diferença entre ambos seja que um tenha fwd (ou rwd) e o outro tenha 4wd, e depois vejam as diferenças ...
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postmgomes, pelos vistos não conheces o conceito de ironia. volta a ler o post que tanto te incomodou, a ver se o percebes.
Eu sei perfeitamente o que o Lino quis dizer, e estava apenas a reforçá-lo.
O que eu acho incrível é a opinião da generalidade das pessoas quando se confronta awd vs 4wd, onde estas dizem que não existem vantagens, e que um sistema 4wd só serve para aumentar os consumos.
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Originalmente Colocado por MGomes Ver PostEu sei perfeitamente o que o Lino quis dizer, e estava apenas a reforçá-lo.
O que eu acho incrível é a opinião da generalidade das pessoas quando se confronta awd vs 4wd, onde estas dizem que não existem vantagens, e que um sistema 4wd só serve para aumentar os consumos.
quem me dera ter um AWD, acho muito mais seguro, e os consumos nao percebo porque aumentam, uma diferença e as rodas da frente ou tras so puxarem o carro, outro e as 4, o motor nao faz tanto esforço a puxar o peso
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