Hoje na Rede Globo/GNT passou exactamente sobre a segurança das pick-ups com 4WD ligado em situações extremas.
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A4 1.9tdi quattro...isso existe?
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postnão percebes porque não sabes muito de carros :P
para as rodas de trás funcionarem, tens de ter muito mais mecânica, veios de transmissão, etc. tudo isso dissipa potência do motor (reduzindo a sua potencia à roda). e aumenta o peso. tudo isso faz aumentar os consumos.
Logicamente que sim.
Mas se essa é a única consequência dum sistema 4wd ...
... se calhar não percebo mesmo muito de carros
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Poste com este post ficámos a saber exactamente o mesmo que tal partilhares algum do conhecimento que adquiriste nesse programa?
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postainda não percebeste a discussão. quando há aquaplaning, não interessa que tracção tem o carro. as rodas não tocam no chão.
ele disse que um carro 4wd reduz o aquaplaning, o que é incorrecto.
Agora acredita por quem passou por situações de aquaplanning em 2 rodas motrizes e em 4 rodas motrizes que não tem nada a ver uma com a outra.
Sim, já tive acidentes por aquaplanning (3 para se mais concreto, todos no pajero), e quando ia com as 2 rodas motrizes nunca me safei. Quando ia com as 4, tive um, mas safei-me muitas vezes devido ao superior controlo que as 4 rodas motrizes implicam.
Não achas que se perderes tracção numa roda motriz por aquaplanning, é melhor ter outras 3 com tracção do que ter só uma. E mesmo essa fica sem tracção, porque a maioria dos carros não tem diferenciais autoblocantes...Editado pela última vez por Whisperdancer; 17 June 2007, 19:43.
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Sem ler os posts todos,
eu tenho um A4 Avant 1,9 TDI S-Line Quattro
e para ser franco estou muito satisfeito com ela, é o meu carro do dia a dia desde 2004, vai ser substituida este ano, carro muito seguro, a tracçao traz, mesmo que em parte seja um placebo, uma sensaçao enorme de segurança sobretudo em curva e em pisos dificeis...nunca me deixou ficar mal...
os consumos diria mais 1 a 1,5 ltrs...
Abraço
JC
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostApesar de tudo, tens já algumas respostas!:
1- A carrinha está cara!
2- A tracção integral tem vantagens em termos de comportamento em condições adversas, SIM! Exemplo: estradas com pouca aderência, seja pela razão que for (chuva, neve, tipo de piso). Desvantagens do sistema integral: maior consumo, piores performances, maior possibilidade de problemas mecânicos, quase nunca baratos de resolver, pela complexidade inerente ao sistema.
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Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post?? Só se a diferença de pesos for mto maior, pq de resto em situações de bastante potência as 4 rodas motrizes vão dar melhores performances.
Convido-te a comparares os tempos de acelerações oficiais (i. e., declaradas pela marca) entre um carro e a sua versão AWD e verás que existem diferenças não desprezáveis!
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postnão percebes porque não sabes muito de carros :P
para as rodas de trás funcionarem, tens de ter muito mais mecânica, veios de transmissão, etc. tudo isso dissipa potência do motor (reduzindo a sua potencia à roda). e aumenta o peso. tudo isso faz aumentar os consumos.
se é so esta desvantagem
prefiro ter um carro que consuma mais, nao ande tanto mas que seja mais seguro
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Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Postse é so esta desvantagem
prefiro ter um carro que consuma mais, nao ande tanto mas que seja mais seguro
ora nem mais....
principalmente nas estradas que temos com pisos "exelentes" a curvar o sistema quattro faz um gajo sentir-se seguro! É lindo curvar em estrada molhada e nao fugir nem um bocadinho....
Metam um awd a curvar lado a lado com um 4wd a mesma velocidade em piso molhado ou detriorado....(metam o awd na parte de fora da curva )
O meu pai tem um A4 2.5tdi quattro e eu ando dois dias por semana no carro vê-se bem a diferença do meu carro do dia a dia com awd!!!!
Consumos sim aumenta bastante mas isso são preferencias de cada um.....
Segurança/consumos.... Eu perfiro estar seguro. Quanto á escolha dos outros não é comigo!
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Originalmente Colocado por UnlimitedGamer Ver Postora nem mais....
principalmente nas estradas que temos com pisos "exelentes" a curvar o sistema quattro faz um gajo sentir-se seguro! É lindo curvar em estrada molhada e nao fugir nem um bocadinho....
Metam um awd a curvar lado a lado com um 4wd a mesma velocidade em piso molhado ou detriorado....(metam o awd na parte de fora da curva )
O meu pai tem um A4 2.5tdi quattro e eu ando dois dias por semana no carro vê-se bem a diferença do meu carro do dia a dia com awd!!!!
Consumos sim aumenta bastante mas isso são preferencias de cada um.....
Segurança/consumos.... Eu perfiro estar seguro. Quanto á escolha dos outros não é comigo!
Ou seja, as vantagens são marginais(em Portugal)...Sim é mais seguro e tal, mas em andamentos normais, as diferenças são pontuais!
E sim, sei que é melhor 4wd que, Fwd ou Rwd, em termos de segurança
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Originalmente Colocado por UnlimitedGamer Ver Postora nem mais....
principalmente nas estradas que temos com pisos "exelentes" a curvar o sistema quattro faz um gajo sentir-se seguro! É lindo curvar em estrada molhada e nao fugir nem um bocadinho....
Metam um awd a curvar lado a lado com um 4wd a mesma velocidade em piso molhado ou detriorado....(metam o awd na parte de fora da curva )
O meu pai tem um A4 2.5tdi quattro e eu ando dois dias por semana no carro vê-se bem a diferença do meu carro do dia a dia com awd!!!!
Consumos sim aumenta bastante mas isso são preferencias de cada um.....
Segurança/consumos.... Eu perfiro estar seguro. Quanto á escolha dos outros não é comigo!
Num de 4 rodas: 2WD=FWD ou RWD
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Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver PostOu seja, as vantagens são marginais(em Portugal)...Sim é mais seguro e tal, mas em andamentos normais, as diferenças são pontuais!
E sim, sei que é melhor 4wd que, Fwd ou Rwd, em termos de segurança
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostO problema é que pode surgir "aquela" situação em que se tivessemos mais uma ajudinha, poder-se-ia ter evitado a sucata.
Azar!!!
Se as rodas não estiverem a tocar no chão... até podes ter tracção na roda sobressalente que não te safas!!!
Essa história do perder tracção numa roda e ficar com tracção nas outras 3 tem muito que se lhe diga... não é bem assim como pintas!!!
Conheces o efeito "diferencial"?
Se uma roda patina, a potência esgota-se por essa roda deixando a do lado oposto parada.
Que transmissão tem o teu Pagero??
No caso da maioria das PickUp's, com excepção para algumas versões da actual Strakar, não adianta muito andar em 4x4 no molhado, pois não têm diferencial central o que quer dizer que andam sempre "trancadas"... dá cabo das mecânicas, aumenta os consumos, aumenta o ruido e alargam as curvas estupidamente saindo de frente... para contrariares esta situação tens que ter dotes de condução acima da média e provocar o desiquilibrio antes da curva para depois patinares ás 4 rodas e saires com tudo controlado... digamos que não é muito normal andar por ai a fazer isso.
Por isso, não é assim tão linear dizer que 4WD é sempre melhor que 2WD.Editado pela última vez por Automobilista; 18 June 2007, 16:47.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostA única vez que me estampei por causa do aquaplanning... foi num 4WD!!!
Azar!!!
Se as rodas não estiverem a tocar no chão... até podes ter tracção na roda sobressalente que não te safas!!!
Essa história do perder tracção numa roda e ficar com tracção nas outras 3 tem muito que se lhe diga... não é bem assim como pintas!!!
Conheces o efeito "diferencial"?
Se uma roda patina, a potência esgota-se por essa roda deixando a do lado oposto parada.
Que transmissão tem o teu Pagero??
No caso da maioria das PickUp's, com excepção para algumas versões da actual Strakar, não adianta muito andar em 4x4 no molhado, pois não têm diferencial central o que quer dizer que andam sempre "trancadas"... dá cabo das mecânicas, aumenta os consumos, aumenta o ruido e alargam as curvas estupidamente saindo de frente... para contrariares esta situação tens que ter dotes de condução acima da média e provocar o desiquilibrio antes da curva para depois patinares ás 4 rodas e saires com tudo controlado... digamos que não é muito normal andar por ai a fazer isso.
Por isso, não é assim tão linear dizer que 4WD é sempre melhor que 2WD.
O Pajero, como deves saber, teve a partir de 1990 ou 1991 a tranmissão super select, com diferencial central viscoso, possibilitando a condução permanente em 4x4 com repartição variável da potência pelos dois eixos.
Se te "espetaste" com um 4x4 em aquaplanning, das 3 uma: ou foi azar e acontecia-te com outro carro qualquer, ou era um jipe com um centro de gravidade muito alto passível de um desiquilíbrio maior, ou confiaste demasiado no carro à chuva.Editado pela última vez por Whisperdancer; 18 June 2007, 19:06.
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Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Postgasta mais, é mais pesado, tem maior dissipação de potência, é mais caro. já agora, que surpresa... um carro importado com... 85mil km. LOLEditado pela última vez por FilipeBraga; 18 June 2007, 18:39.
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http://www.mobile.de/SIDNAZClqnz9A2s...&doSearch.y=16
Basta ver aqui carros de 2003 iguais a este quantos km tem. Bem mais de 80.000km.
Com menos de 80.000km são 66.
Com mais de 80.000km são 166.
A diferença de preço são 6.000eur dos de 80.000km para os mais de 80.000km.
Qual será os que eles importam?Editado pela última vez por rogerAjacto; 18 June 2007, 19:20.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostIsso é verdade.
Quando vendi o 307 (comprado novo) com 101.000km passado um ano apareceu com 80.000km.
Por isso prefiro ter um carro mais fraco mas novo. O risco é muito menor.
Claro que muitos dos importados que andam por ai à venda não tem km reais... mas alguns certamente que têm! É preciso procurar.
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostSim, a potência esgota-se pelos diferenciais, mas não tão rapidamente assim. Todo o conjunto, por forças de atrito tem um tempo de reacção, e nesse tempo as rodas ainda possuem tracção.
O Pajero, como deves saber, teve a partir de 1990 ou 1991 a tranmissão super select, com diferencial central viscoso, possibilitando a condução permanente em 4x4 com repartição variável da potência pelos dois eixos.
Se te "espetaste" com um 4x4 em aquaplanning, das 3 uma: ou foi azar e acontecia-te com outro carro qualquer, ou era um jipe com um centro de gravidade muito alto passível de um desiquilíbrio maior, ou confiaste demasiado no carro à chuva.
O aquaplanning, mal comparado, é como ter uns grandes pneus com uma suspensão toda afanada... as rodas saltitam, não tocam no chão e não existe aderência, logo, os pneus XPTO não servem de muito.
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostEstás a dar-me razão!!! ou seja, em nenhum desses casos o 4WD traz vantagens!!! muito menos se o carro em questão não tiver 3 diferenciais. (que não é o caso do A3).
O aquaplanning, mal comparado, é como ter uns grandes pneus com uma suspensão toda afanada... as rodas saltitam, não tocam no chão e não existe aderência, logo, os pneus XPTO não servem de muito.
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O que me parece obvio para ajudar este utilizador que está na dúvida em relação á mais valia do sistema quattro é que:
Só quem precisa mesmo dum sistema de tracção total é que poderá valer a pena ter, porque como já foi dito tem desvantagens a nível de manutenção e consumos.
Se precisar de rebocar qualquer coisa (o jeito que dá para meter uma mota de água ou um barco numa rampa de uma marina escorregadia), fizer estrada de montanha no inverno ou qualquer outro tipo de situação onde a tracção ás 4 rodas seja necessária é uma excelente escolha... o sistema Quattro é lendário.
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