Eu apostava no Saxo 1.5d. Custo de aquisição relativamente baixo, consumos dos mais baixos que conheço, e mecanica fiável e barata de manter. Enfim uma máquina!
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Qual o meio de transporte mais económico ?
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Originalmente Colocado por Talha Ver PostEu apostava no Saxo 1.5d. Custo de aquisição relativamente baixo, consumos dos mais baixos que conheço, e mecanica fiável e barata de manter. Enfim uma máquina!
Se um Volvo 940 contra um Renault Modus não tem hipótese, imagina o Saxo contra o Modus (ou outro carro mais moderno)
Segurança 5* all the way, se o orçamento permitir...
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Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver PostReavivando o tópico ...
Estou muito inclinado para uma mota por todas as vantagens que
apresenta em termos de transito e tempo.
Considero a Honda CB500, Kawasaki ER-5 ou Suzuki GS500.
Penso serem as mais económicas (custo aquisiçãi/manutenção) e
as mais capazes de agentar o 'estalo' do dia a dia.
Tem de ser coisa fiável e duradoura.
Também considero a Honda CB250 que é mais fraca mas conheço
um tipo que tem uma com 120.000 kms e a andar sem problemas.
Manutenção baratinha tb.
Não pretendo gastar mais de 2500€ na mota, que pretendo comprar usada.
Já conduzo motas há alguns anos, mas nao tenho carta.
Apenas conduzo nas aldeolas quando tenho oportunidade.
Vou tirar a carta de moto, com 300€ faz-se a festa e nao demora
muito tempo.
Em termos de consumos, penso que qualquer destas motos faz consumos
a rondar o 5l/100 km, o que me vai dar um gasto mensal semelhante ao que
tenho com o meu carro a diesel actualmente. A vantagem é que demoro
menos tempo e faço menos kms pois ja nao preciso de ir por vias alternativas
para fugir ao transito.
Em dias mais chuvosos sempre posso optar por ir de carro.
Têm ideia dos intervalos de manutenção destas motos e respectivos custos médios,
para poder completar as minhas contas ?
Que vos parece a ideia ?
Um abraço
Podes fazer consumos de 5L facilmente com ele se não andares a apertar.
Ao comprares outro veículo mesmo que seja mota, vais ter de investir na compra, mais um seguro, mais um imposto de circulação, neste caso tirar a carta, mais manutenções(que até são pouco espaçadas) mais um depósito para encher e a gasolina nunca ficará mais barata que um diesel a fazer bons consumos.
Tens de investir também no equipamento para poderes andar de mota e com alguma segurança e conforto.
A única vantagem que vejo é poupares tempo na viagem, mas não economia!
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Boas, em tudo este tópico faz-me lembrar alguns dilemas que também me assombram .
Eu faço 50km´s por dia para o trabalho (não são 80km´s, mas já é um bocadinho ).
Vou-vos falar das minhas opções, porque também estive a ponderar em comprar uma "motita" ou até mesmo um saxo 1.1, mas cheguei á conclusão (POR ENQUANTO ) que mais vale levar a moto nos dias de "sol" e o carro nos dias de chuva.
Aqui é que a Vaca torce, tenho uma Ninja zx-10r (com 184cv), "gasta muito" , tenho um S2000, gasta muito e tenho uma 320i touring, "gasta muito" , resultado, se levar a moto e andar com ela nos 90km´s/hr (tudo AE´S) faço média de 6 litros, mas não me posso esticar , se levar a carrinha, faço 8.5 e o S ronda os 12 litros, resumindo fui á procura de um saxo 1.1 mas não queria excesso de viaturas, fui á procura de uma motita, mas a minha a beber 6 litros é aceitável, isto se for sempre na média dos 90km´s/hr, resultado, levo a moto que é dos modelos mais radicais que existe, sim doí-me o cabedal, mas é o veículo que menos bebe e como também dou imensas "voltinhas" tenho que olhar aos gastos e não deixar que chegue a 300 euros de gota por mês como já chegou , continuo-o a leva-la porque é o veículo que me bebe menos(nestas circuntâncias), percorro com ela 1050 km´s só para o trabalho poe mês e não me canso por ali além e vou sempre nos 90km´s/hr, ela pode chegar a ter picos de médias de 15 litros, mas para isso tinha de espremê-la, coisa que não convém fazer sempre.
PS: Compra uma moto, uma cb500 faz médias de 4 litros aos 100 e nem se compara o conforto que tem com a minha ...
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E agora regressando à actualidade com o encerramento proposto do metropolitano de Lisboa a partir de várias estações a partir das 21 horas (ridículo...) será que a honda 125 pcx seria uma boa opção???? a fazer seria 30 kms diários. Ou seja ao preço da gasosa e as médias que eles anunciam conseguiria fazer cerca de 700 kms mensais (distribuídos por 23 dias) com o preço de um passe de 23,90 euros.
claro que fica sempre mais caro com seguro, manutenção, selo e equipamento... mas isso a um carro...
vamos ver pode ser que não aprovem é que trabalho por turnos sou um fiel adepto do metro no entanto se passar a encerrar às 21 h vou ter de deixar de o ser.
O País era bonito muitos é que os estragaram...Editado pela última vez por RMRLG; 29 October 2011, 23:29.
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Postah...e olha, uma 50cc nunca é uma mota economica, ainda mais comparativamente!
uma 50 cc 2t têm uma velocidade de cruzeiro de uns 60km/H , gasta 4/5 lts aos 100, gasta imenso oleo, e o motor tem uma vida relativamente curta (uns 30/35.000km sem abrir no máximo e estando de origem)e metes velas de 3 em 3 meses!
enquanto que uma 125 4 tempos tem uma velocidade de cruzeiro de uns 80km/H ...gasta sensivelmente menos um litro que uma 50, gasta pouco oleo e os motores costumam durar pelo menos o dobro da 50cc!
Tenho uma DT50 que utilizo com uma certa regularidade a esmifrar não passa dos 3,5l/100, o óleo é 2%, 1 litro 3€ dá para 1500 kms (quando se muda óleo a uma 4 tempos vão 2 ou 3 litros de óleo susbstancialmente mais caro à vida) e a Vela, a última revisão anual mnem mudou. Portanto faz 2 anos na boa
Quanto ás questão do tópico, já tinha feito a minha comparativa num outro tópico que era
TRANSPORTE---CUSTO DIA--- CUSTO ANUAL 1 PESSOA--- CUSTO ANUAL COM LOTAÇÃO COMPL,(PER CAPITA)
Bicicleta…………………......0,00€/Dia…………………….....0,00€/ano……………………….....………0,00€
Mota……………....…….…….1,20€/Dia………...........……316,80€/ano………………….………..158,40€
AutoGás.………....…………..1,55€/Dia……..………...……409,20€/ano………….………………….81,84€
Gasóleo..………………….....2,,00€/Dia…………...…...…528,00€/ano…………………………......105,60€
Gasolina.………………….....2,60€/Dia……………....……686,80€/ano……………………...………137,36€
Passe Social………...………n/a…………………….....…....660,00€/ano…………………...……….3300,00€
Autocarro expresso……...…4,00€/dia……....…….…1056,00€/ano……...…………….….5280,00€
A mota que ali está é a DT50
Os transportes públicos não são tão baratos como nos querem fazer crer e agora até vão ter mais uma receita na forma de IMI. É dartar vilanagem!!!
Abraços
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Acho que o mais económico, para o que anda, seria uma moto talvez de 250cc: anda um pouco mais que a 125 sem consumir muito mais.
E quem diz que a 125 é económica...bem o governo já se apressou a alterar coisas, agora as 125 também pagam imposto de selo.
Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2012 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação
Por isso entre 125 e 250. é uma questão quase pessoal.
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Originalmente Colocado por LuisMaia Ver PostXiii quanta desinformação
Tenho uma DT50 que utilizo com uma certa regularidade a esmifrar não passa dos 3,5l/100, o óleo é 2%, 1 litro 3€ dá para 1500 kms (quando se muda óleo a uma 4 tempos vão 2 ou 3 litros de óleo susbstancialmente mais caro à vida) e a Vela, a última revisão anual mnem mudou. Portanto faz 2 anos na boa
Quanto ás questão do tópico, já tinha feito a minha comparativa num outro tópico que era
TRANSPORTE---CUSTO DIA--- CUSTO ANUAL 1 PESSOA--- CUSTO ANUAL COM LOTAÇÃO COMPL,(PER CAPITA)
Bicicleta…………………......0,00€/Dia…………………….....0,00€/ano……………………….....………0,00€
Mota……………....…….…….1,20€/Dia………...........……316,80€/ano………………….………..158,40€
AutoGás.………....…………..1,55€/Dia……..………...……409,20€/ano………….………………….81,84€
Gasóleo..………………….....2,,00€/Dia…………...…...…528,00€/ano…………………………......105,60€
Gasolina.………………….....2,60€/Dia……………....……686,80€/ano……………………...………137,36€
Passe Social………...………n/a…………………….....…....660,00€/ano…………………...……….3300,00€
Autocarro expresso……...…4,00€/dia……....…….…1056,00€/ano……...…………….….5280,00€
A mota que ali está é a DT50
Os transportes públicos não são tão baratos como nos querem fazer crer e agora até vão ter mais uma receita na forma de IMI. É dartar vilanagem!!!
Abraços
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Ontem o fórum estava lento e não apanhou o meu edit:
Estes trajectos é 10 para lá e 10 para cá=20 kms/dia. Os restantes ando a pé.
Tb editei que não é difícil fazer os 80 kms de DT, aliás a média que faço é bastante mais rápida do que quando vou de carro, o estacionamento é outra grande mais valia e o prazer do vento na venta então nem se fala.
O único Handicap para a mota é quando caiem aquelas trombas de água e temos que estar apresentávei por qualquer motivo logo a seguir eheh
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Originalmente Colocado por krendam Ver PostQue valores usaste para isso? Em termos de Km's ? É que por exemplo, há que entrar com custos de estacionamento por exemplo. E há uma coisa que, apesar de depender dos trajectos, não tem preço: o tempo. Isto é, pode sair mais barato o carro a GPL\Gasóleo, mas o transporte publico(longas distancias de comboio por exemplo) ser muito mais rapido.
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Originalmente Colocado por Gonzas Ver PostDesgaste/oficina, seguro, inspecção são custos a ter em conta também.Originalmente Colocado por Karma Ver PostSe é para comparar custos de utilização não esquecer os seguros, revisões, reparação de eventuais avarias e desvalorização ao longo do tempo.
Além disso vou muito mais rápido e como alguém disse, o tempo não tem preço
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Originalmente Colocado por LuisMaia Ver PostClaro, seguro 69,00€, revisão 62,50€. Mesmo assim o que poupo num ano andando de mota e não de transportes públicos,o expresso, daria para comprar outra DT igual à minha. Ou seja. Neste momento já podia ter 6 DT's eheh . Só que esse dinheiro apliquei-o e bem n'outros bens em vez de o entregar de mão beijada ao RN que é quem explora os expressos do Infantado.
Além disso vou muito mais rápido e como alguém disse, o tempo não tem preço
...e nem estou a referir aos casos de casmurrice nossa/ quedas etc. Estou a falar mesmo quando "os outros" batem contra nós.
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Originalmente Colocado por LuisMaia Ver PostClaro, seguro 69,00€, revisão 62,50€. Mesmo assim o que poupo num ano andando de mota e não de transportes públicos,o expresso, daria para comprar outra DT igual à minha. Ou seja. Neste momento já podia ter 6 DT's eheh . Só que esse dinheiro apliquei-o e bem n'outros bens em vez de o entregar de mão beijada ao RN que é quem explora os expressos do Infantado.
Além disso vou muito mais rápido e como alguém disse, o tempo não tem preço
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Originalmente Colocado por krendam Ver PostDepois de ler sobre combustiveis, selo, seguros e o simples preço de aquisição, lembrei-me das bicicletas a motor(já vi algumas em Aveiro).
Alguém sabe de modelos\preços?
Vi esta (no site da foto a 299€) e fiquei a pensar:"porque é que isto ainda não se vende em massa?"
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostPorque ninguém vai para o trabalho de bicicleta.
Eu sei que certas cidades em Portugal não o permitem devido a declives, mas é pena que em Portugal se veja Bicicletas e Motos ou como coisa para brincar, ou como coisa que só "pobre" usa para se deslocar.
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Originalmente Colocado por krendam Ver Postmas é pena que em Portugal se veja Bicicletas e Motos ou como coisa para brincar, ou como coisa que só "pobre" usa para se deslocar.
Portanto a 125 só pode ser coisa que só rico usa!!!!!!!!!!
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Penso que estão aí a baralhar alguns valores.
As motas entre 120-180cc passarão a pagar 60€ de ISV e 5,37€ de IUC (imposto anual).
E sim, uma mota 125cc é o meio de transporte mais barato e equilibrado que se pode ter. Só não aconselho pra AE, porque aí é claramente insuficiente.
Se for para fazer nacional ou cidade, 125 all the way.
Eu tenho uma e fica-me a metade do preço de andar de carro ou de transportes públicos.
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